Página inicial > Últimas Notícias - CCA > Reitor da UFPI participa de colheita de frutas no CCA

Reitor da UFPI participa de colheita de frutas no CCA

Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 08h52

WhatsApp_Image_2023-09-26_at_15.39.31.jpeg

Da esquerda para a direita: o chefe do Departamento de Fitotecnia, prof. José Evando Aguiar Beserra Júnior; o reitor da UFPI Gildásio Guedes e o professor Gustavo Alves Pereira

Na manhã desta terça-feira (26), o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, visitou o Centro de Ciências Agrárias (CCA) para participar da primeira colheita de goiaba e banana da área de Fruticultura do Departamento de Fitotecnia realizada pelo Grupo Frutagro. Os alimentos colhidos serão destinados para consumo nos Restaurantes Universitários (RU) do Campus Ministro Petrônio Portella. Na ocasião, também estiveram presentes estudantes do curso de Engenharia Agronômica.

Animado pelo sucesso da produção, o reitor Gildásio Guedes enfatizou a importância de investimentos para o cultivo de plantas no CCA. “A Universidade financiou a busca de mudas em Pernambuco, para o devido melhoramento na produção. A UFPI sempre está disposta a incentivar e financiar os projetos de nossos professores e alunos. Afinal, projetos bem desenvolvidos geram bons frutos e isso pudemos observar na colheita que fizemos hoje”, destacou.

WhatsApp_Image_2023-09-26_at_15.39.32.jpeg

O reitor da UFPI Gildásio Guedes acompanhado pelo professor Gustavo Alves Pereira e discentes

O professor Gustavo Alves Pereira, líder do Grupo de Pesquisa em Fruticultura da UFPI (Frutagro), contou que a área da fruticultura em Teresina é muito viável e que o setor poderá ser berço para pesquisas e mais produções que serão benéficas a comunidade acadêmica e externa. “Hoje a área da fruticultura é composta por um hectare e meio dentro do departamento de Fitotecnia. Temos diversas culturas como banana, goiaba, caju, limão-tahiti, manga, maracujá, abacaxi, figo, graviola, pinha e acerola. Com menos de um ano implantadas já temos frutas sendo colhidas. Nesse espaço também estão sendo desenvolvidos trabalhos de TCC, de PIBICs e dissertações de mestrado. Portanto, as atividades elaboradas nesse espaço servirão para valiosos estudos, o que mais uma vez ressalta o compromisso da Universidade no desenvolvimento do conhecimento”, afirmou.

Ele também destacou a colaboração dos discentes na produção. “A participação dos alunos foi fundamental para esse processo, pois na prática eles aprendem desde o início sobre a análise de solos, controle de pragas e doenças e a parte da colheita e pós-colheita. Da formação da muda à comercialização. É o momento de aprender na prática o que estudam e pesquisam na teoria”, pontuou.

Para o chefe do Departamento de Fitotecnia, prof. José Evando Aguiar Beserra Júnior, a produção de frutas na área experimental do referido Departamento, está apoiada no tripé ensino-pesquisa-extensão, uma vez que tem a função didática para os alunos de Engenharia Agronômica da UFPI, ser local de desenvolvimento de projetos de pesquisas para alunos de graduação e pós-graduação, e poder ser usada como para visitas e demonstrações de tratos fitotécnicos para o público externo à academia. "Além disso, toda a produção está sendo enviada para o Restaurante Universitário da UFPI, ajudando na oferta de alimentos saborosos e saudáveis", frisou.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2023-09-26_at_15.39.29.jpg