Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > Atelier UFPI ALASS fortalece a produção do conhecimento e o trabalho na saúde

Atelier UFPI ALASS fortalece a produção do conhecimento e o trabalho na saúde

Última atualização em Quinta, 07 de Mai de 2020, 10h10

A Universidade Federal do Piauí é uma instituição pública consagrada à internacionalização de diversos projetos, seja por meio de intercâmbios, congressos, comitês e centenas de trabalhos científicos apresentados nos 50 anos de sua história. A educação superior de qualidade tem um importante papel na divulgação externa do país e de pesquisas acadêmicas, um dos pilares fundamentais desta instituição federal.

Os programas de pós-graduação e a própria graduação da UFPI têm buscado o fortalecimento mediante a internacionalização de projetos, é o caso, por exemplo, dos eventos denominados Ateliers UFPI ALASS, que desde o ano de 2016 têm sido organizados, semestralmente, tendo como tema diferentes questões relacionadas ao campo da saúde e às políticas públicas em diferentes contextos, com vistas a gerar um aprofundamento conceitual, ao mesmo tempo que, contribui para a capacitação e para a educação permanente nos diferentes espaços sócio ocupacionais das políticas sociais públicas locais e regionais.

Os sete Ateliês UFPI ALASS tem ultrapassado as fronteiras do país e tem dado visibilidade a importantes discussões referentes às diversas políticas sociais públicas e às pesquisas em curso, o que tem contribuído para abrir espaços de discussão da produção científica com relevantes centros de pesquisa. A produção científica divulgada tanto no site da UFPI, quanto no site da Associação Latina de Análise de Sistemas de Saúde, Barcelona, Espanha, contribuíram para dar visibilidade aos debates locais e regionais da realidade social.

shshhshsh.png

Foto: Registros da VII Oficina de ALAS da UFPI

A relação colaborativa e a participação efetiva no Comitê Diretivo da Associação Latina de Análise de Sistemas de Saúde permitiram a organização e a realização da série histórica dos setes ateliês, cujo resultado contribuiu para uma divulgação de temáticas trabalhadas no âmbito da formação, da pesquisa e da extensão universitária do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas de forma a torná-las conhecidas em contextos nacionais diversos, estimulando o fortalecimento da participação da Universidade no processo de internacionalização, bem como, construindo um canal para a aproximação entre discentes, docentes e pesquisadores.

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Edna Maria Goulart Joazeiro, Coordenadora Geral dos Ateliês UFPI ALASS, os eventos realizados na Universidade permitem uma dupla visibilidade. “De uma lado, dentro da estrutura da ALASS e do conjunto de países que conosco participam da discussão para o fortalecimento dos Sistemas de Saúde universais, de outro, nos permite internamente [Estado do Piauí] fortalecer a relação com os pesquisadores e profissionais do Estado do Piauí e de outros Estados da federação para discutir com propriedade as questões que são relevantes, prevalentes e importantes no fortalecimento da saúde”.

WhatsApp Image 2020-05-06 at 12.25.43.jpeg

Foto: Prof. Dra. Edna Maria Goulart Joazeiro, Coordenadora Geral dos Ateliês UFPI ALASS

A professora também esclarece que a saúde não pode se limitar à sua dimensão nacional, ela se dá também no âmbito da sociedade em geral. “Nesse tempo que vivemos, o processo de aproximação e de produção do conhecimento, nos permite a possibilidade de ampliar a análise, a compreensão, ao mesmo tempo que fortalece a nossa relação na produção da ciência e no compartilhamento com a sociedade dos produtos das pesquisas. Temos um compromisso intenso e forte com a saúde, com a população e cidadania, haja vista que são aspectos importantes para pensar a saúde no presente e no futuro que há de vir”, pontua.

A Universidade Federal do Piauí continua apoiando todos os projetos que agregam à produção científica e que levam ao fortalecimento da internacionalização, ao mesmo tempo, que trabalha para uma educação pública de qualidade e autônoma.

Confira o vídeo da Presidente da Alass enviado para abertura oficial do VII Atelier:

jjjjjjjjjjj.PNG