Página inicial > Últimas Notícias - CCN > PPG-Arqueologia convida: Palestra com o Prof. Dr. André Teixeira - Universidade Nova de Lisboa

Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 11h40

WhatsApp Image 2023 10 23 at 11.06.37

A Assessoria de Assuntos Internacionais do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos/PI) em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (UFPI/PPGARQ/CCN), promovem o evento "História e Arqueologia: estudos a partir de Portugal e suas conexões atlânticas" que será realizado de 24/10 a 26/10/2023.

Link para inscrição no evento: https://www.even3.com.br/historia-e-arqueologia-estudos-a-partir-de-portugal-e-suas-conexoes-atlanticas-405105/

Sobre o palestrante convidado:

Prof. Dr. André Pinto de Sousa Dias Teixeira

Licenciado em História e em História, variante de Arqueologia, mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e doutor em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professor auxiliar do Departamento de História, coordenador do mestrado em arqueologia e membro do Conselho Científico desta faculdade. Investigador integrado do CHAM, onde coordena o grupo de investigação de arqueologia moderna e da expansão portuguesa. No domínio da arqueologia tem desenvolvido projectos de investigação sobre fortificações portuguesas medievais e modernas, sendo responsável ou co-responsável por escavações nos castelos de Penamacor e Castelo Novo, na praça-forte de Almeida, nas antigas fortalezas e cidades portuguesas de Azamor, Safim e Alcácer Ceguer, em Marrocos. Dirigiu também trabalhos arqueológicos em Ceuta e na Cidade Velha, em Cabo Verde. Estudou materiais arqueológicos, sobretudo cerâmicas, de sítios de naufrágio, como Angra D (Terceira, Açores) e Santo António de Taná (Mombaça, Quénia), além de diversos contextos terrestres em Portugal e em Espanha. Tem desenvolvido e orientado estudos sobre arqueologia baixo-medieval e moderna na cidade de Lisboa. O trabalho de doutoramento incidiu sobre o território de Baçaim, antigo espaço de ocupação portuguesa na Índia, correspondente à actual metrópole de Mumbai. O de mestrado na ilha de São Nicolau de Cabo Verde.

AGENDA DO EVENTO:

24/10/2023 - 16h - Teresina/PI

Palestra: ‘História e Arqueologia no contexto das navegações marítimas portuguesas"

Local: Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia - CCN II - UFPI - Teresina/PI.

25/10/2023 -  14h - Picos/PI

Palestra: "Possibilidades de estudos em universidades portuguesas"

Local: Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Auditório Novo).

25/10/2023 - 16:30 - 18:00 e 26/10/2023 - 08:00 - 10:00 - Picos/PI

Minicurso: Arqueologia e Cultura na sociedade portuguesa medieval.

Local: Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Auditório Novo).

26/10/2023 - 16h - Teresina/PI

Roda de Conversa junto a discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (Teresina)