Página inicial > Últimas Notícias - CCS > "O Exame Neurológico", livro de autoria do Prof. Dr. Kelson James Almeida é lançado em Teresina

Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 08h33

a01

Ocorreu neste sábado, 20 de abril em livraria da Zona leste de Teresina, o lançamento do livro do Prof. Dr. Kelson James Almeida. O referido professor é coordenador da disciplina de Neurologia e a chefe eleito do Departamento de Medicina Especializada do CCS. Egresso do curso de Medicina da UFPI em Teresina, concluiu residência médica e doutorado em Neurologia pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP.

Dividida em 13 capítulos, a obra com 448 páginas aborda os principais testes e formas de examinar os pacientes com síndromes neurológicas em uma linguagem simplificada que combina teoria e prática. Uma estratégia inovadora utilizada foi a aplicação de “QR codes” após a explicação de cada exame em texto, o qual permite acesso a um vídeo em plataforma pública que explicita a forma correta de realização do teste, com pacientes e modelos reais.

Estiverem presentes na solenidade, o reitor Prof. Dr. Gildasio Guedes, o vice- reitor Prof. Dr. Viriato Campelo e o diretor do CCS, Prof. Dr. Arquimedes Cardoso representando a administração superior da Universidade. A comunidade médica local e professores de demais disciplinas do curso de medicina da UFPI estiveram amplamente presentes e discutiram a situação atual da educação médica no Piauí em um formato de saral.

Ainda, foi realizada uma homenagem ao docente da UFPI aposentado Prof. Msc. Reynaldo Mendes de Carvalho pelos serviços prestados a disciplina de Neurologia da UFPI e a contribuição a formação médica local. Por fim, o autor da obra, Prof. Dr. Kelson James Almeida se manifestou com as seguintes palavras: “Estou muito feliz com a presença em peso da comunidade Universitária coroando esse desafio constante de produzir ciência nesse estado, agora na forma de um livro voltado para a formação de médicos na área das Neurociências”

a02

a03