Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CT > Filmes de embalagens para conservação de alimentos são produzidos com materiais biodegradáveis pelo LAPCON
Início do conteúdo da página

Filmes de embalagens para conservação de alimentos são produzidos com materiais biodegradáveis pelo LAPCON

Imprimir
Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2023, 18h03

O Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), está ativo desde o ano de 2010, contribuindo até hoje com o avanço dos estudos de materiais que compõem os produtos que chegam ao setor comercial e industrial da sociedade.

Ao longo desses últimos 13 anos, o laboratório agregou aos conhecimentos teóricos, a realização e resultados que a prática fornece, oportunizando aos estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia de Materiais, um contato direto com a pesquisa de materiais poliméricos e seus objetos.  Um dos produtos trabalhados pelo LAPCON, que está relacionado ao dia a dia da sociedade, é o filme de embalagens, também conhecido como filmes plásticos.

WhatsApp_Image_2023-05-22_at_5.47.33_PM.jpeg

(Embalagem produzida pelo LAPCON)

Hoje, as pesquisas nessa linha estão focadas na conservação de alimentos, buscando a possibilidade de agregação de materiais biodegradáveis na incorporação de materiais poliméricos, como o caso do babaçu, visando assim a redução do tempo de decomposição e menor agressão do produto ao meio ambiente após a sua utilização.

A Professora Dra. Renata Barbosa, uma das coordenadoras do LAPCON, explica sobre a produção dos filmes. "O objetivo desse projeto é desenvolver e trabalhar com misturas de materiais poliméricos e outros aditivos, aspirando uma linha biodegradável e voltada para a conservação de embalagens de alimentos, principal setor na utilização desse produto", pontua Renata.

WhatsApp_Image_2023-05-22_at_5.56.46_PM.jpeg

(Coordenadora do LAPCON, Profa. Dra. Renata Barbosa)

Raquel do Nascimento é Química formada pela UFPI e aluna de doutorado em Engenharia de Materiais pela pós-graduação do curso na UFPI. A doutoranda está na fase de ensaios e explica o processo e importância dessas pesquisas para a comunidade acadêmica e civil.

WhatsApp_Image_2023-05-22_at_5.56.32_PM.jpeg

(Aluna de doutorado em Engenharia de Materiais, Raquel do Nascimento)

"Meu projeto de pesquisa está voltado para o desenvolvimento de embalagens poliméricas. Eu trabalho com um tipo específico de polímeros e eu faço uma incorporação de um material natural, que no meu caso são 3 tipos de óleos vegetais. Então na fase em que estamos, a gente já aplica a embalagem produzida e vê os efeitos que ela causa na conservação de morangos, fruta escolhida para a testagem. Todo esse processo é necessário para a busca de embalagens que passem a prejudicar de forma menos intensa o nosso meio ambiente", conclui Raquel. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página