Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CT > Projeto de Extensão do CT é contemplado em edital de FAPEPI
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão do CT é contemplado em edital de FAPEPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 19h17

IMG 20230623 WA0044

 

O projeto Bombeamento de Água no Semiárido Piauiense usando energia solar do professor dr. Marcos Lira foi contemplado pelo edital nº 008-2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI, recebendo financiamento de R$ 30 mil reais para desenvolver suas atividades. Com esse recurso será possível instalar três equipamentos de bombeamento de água em poços na região piauiense do Vale do Canindé.

Marcos Lira destacou que essa verba vai ajudar muito as comunidades atendidas e também o Centro de Tecnologia da UFPI. "Graças a esse edital vamos conseguir ajudar a levar água para muitas comunidades necessitadas. Além disso, conseguir um recurso desses é um grande incentivo para toda a comunidade que está ao redor, o CT precisa de mais projetos de extensão e espero que essa conquista motive a comunidade do Centro de Tecnologia a também se envolver mais com a extensão", completou o professor.

Esse edital destinou recursos para instituições que contribuíssem para a redução das desigualdades ou vulnerabilidades sociais promovendo o desenvolvimento socioeconômico e ambiental nas diferentes microrregiões piauienses. No caso do projeto do professor Marcos, a microrregião atendida vai ser a do Vale do Canindé que abrange cidades como Oeiras e Tanque do Piauí.

IMG 20230623 WA0043

Professor Dr. Marcos Lira

Vale contextualizar que o professor Marcos Lira vem desenvolvendo ações de bombeamento de água de poços usando energia solar desde 2017, quando nasceu um projeto de extensão que, com apoio de uma emenda parlamentar, conseguiu instalar dez sistemas de bombeamento de água com energia solar em todo o Piauí. Essa ação foi premiada pela ONU em 2019 com o valor de 100 mil reais, quantia que possibilitou a implantação de mais 11 sistemas desses, totalizando 21 sistemas instalados todo o estado hoje em dia.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página