Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CT > Diagnóstico de situação da política de Recursos Hídricos no Piauí é tema de pesquisa acadêmica do Centro de Tecnologia
Início do conteúdo da página

Diagnóstico de situação da política de Recursos Hídricos no Piauí é tema de pesquisa acadêmica do Centro de Tecnologia

Imprimir
Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 18h56

png 20230711 182555 0000

A água é um recurso imprescindível para a composição bioquímica dos seres vivos e importante para a economia na medida que é um elemento inserido na produção de bens. Por ser um recurso essencial, pesquisadores buscam constantemente estratégias para o processo de otimização do seu uso.

No Centro de Tecnologia (CT-UFPI), uma linha de pesquisa voltada para a Engenharia Sanitária tem como tema “Diagnóstico de Situação da Política de Recursos Hídricos no Piauí” e objetiva levantar dados e analisar as políticas relacionadas à gestão dos Recursos Hídricos no Estado a fim de verificar aspectos que atendam ao Plano Nacional e Estadual de Recursos Hídricos e as necessidades de desenvolvimento.

O foco inicial está voltado para a análise da disponibilidade e funcionalidade das políticas relacionadas aos recursos hídricos no Piauí, como os comitês de bacias hidrográficas, além de compreender como é realizada a cobrança dos recursos hídricos através do cruzamento de dados com outros Estados do Brasil, como Ceará e São Paulo.

A pesquisa surgiu como uma oportunidade para potencializar o aprendizado e estudar um tema essencial para a formação no curso de Engenharia Civil, que apesar dos cálculos terem destaque ao longo da graduação, saber fazer o levantamento de parâmetros dos recursos hídricos é essencial para as tomadas de decisões. Realizada pela discente Letice Mousinho, do 7° período de Engenharia Civil, a pesquisa é classificada como Iniciação Científica Voluntária (ICV) e ocorre desde outubro de 2022 com coordenação da Professora Dr. Renata Shirley.

Letice Mousinho, estudante e pesquisadora voluntária acredita que o trabalho também contribui para a carreira acadêmica e permite entender o funcionamento de uma pesquisa, incluindo processos, etapas necessárias e a análise crítica de dados. “Até então eu tinha pouca experiência e informação sobre a área estudada e com essa oportunidade de pesquisa consegui me aprofundar na parte de legislação e gestão, que com certeza é uma base fundamental de outros assuntos e ramos profissionais que eu posso seguir futuramente”, afirmou Letice.

Para a professora Renata Shirley, o estudo oferece uma melhor compreensão das ações que estão sendo realizadas no Estado. “Nós só conseguimos propor uma melhora na gestão dos nossos recursos se já soubermos o que já está sendo realizado e a partir disso poderemos contribuir com o fornecimento de um saneamento básico de qualidade e diminuição das perdas de recursos”, finalizou a professora.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página