Página inicial > Últimas Notícias - CT > Conheça os projetos de Iniciação Científica do Professor José Medeiros

Conheça os projetos de Iniciação Científica do Professor José Medeiros

Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2023, 20h20

Bancada Didática

Bancada didática de processos industriais

Desde 2014, o professor Dr. José Medeiros de Araújo Júnior submete anualmente projetos de iniciação científica para contemplar seus alunos da graduação em Engenharia Elétrica. Tais projetos são relacionados a área de controle, que é uma das subáreas da Automação. Os alunos pesquisam assuntos relacionados ao controle de temperatura, pressão, nível, entre outras possibilidades.

O professor, que já chegou a contar com quatro alunos de iniciação científica sob sua orientação, conta que é uma satisfação ajudar os alunos a terem uma experiência formadora que vai além dos assuntos vistos na grade comum do curso. "A experiência acadêmica é valiosa tanto para quem pretende seguir pela área acadêmica quanto ir para o mercado profissional e isso não é apenas restrito aos processos de controle, já que os alunos conseguem aprender sobre diversos assuntos e processos que estão ligados", afirma José Medeiros.

Uma das alunas que participou desses projetos de iniciação científica com o professor Medeiros foi a estudante Eudoxia Santos, que foi aluna dele de Iniciação Científica Voluntária (ICV) em 2021 e de pesquisa PIBIC em 2022. "Participar dessas pesquisas foi muito importante para a minha formação, me ajudou tanto no lado pessoal quanto no profissional. Pude adquirir mais conhecimentos, pois na pesquisa nós estudamos tópicos mais específicos, e por vezes tive facilidades nas disciplinas que se relacionam com as minhas pesquisas, devido ao conhecimento adquirido" ressalta a estudante.

Os estudos na área de controle geralmente são aplicados para empresas que trabalham com grandes tanques e precisam passar os líquidos de um tanque para outro com diferentes volumes, pressões, temperaturas, entre outras variáveis. Grandes empresas petroquímicas e alimentícias são alguns dos exemplos das que necessitam desses conhecimentos estudados pelo professor Medeiros e seus orientandos de iniciação científica.

As pesquisas sobre controle são melhor visualizadas por meio de equipamentos que facilitam as medições e o aprendizado dos estudantes como a Bancada didática de processos industriais, localizada no laboratório de Controle e Automação, do prédio de Engenharia Elétrica. "O laboratório é importante por ter os equipamentos necessários às pesquisas e pelo fato de possibilitar aos alunos um ambiente de troca de informações, conhecimentos e experiências", completa o professor José Medeiros.

registrado em: ,