Página inicial > Últimas Notícias - CT > Alunos de Engenharia Mecânica da UFPI constroem carro de Fórmula 1 e participam da competição nacional Fórmula SAI

Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 21h14

IMG 20230805 WA0000

No Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), na cidade de Piracicaba, acontece a tão aguardada competição Fórmula SAI, entre os dias dois e seis de agosto. Dentre os competidores está a equipe Bull Racing Fórmula SAE-UFPI, formada por alunos de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí.

A competição Formula SAE BRASIL tem como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de um projeto completo: um veículo do tipo Fórmula. Os trabalhos são realizados em equipe.

Apesar de ter tido início em 2018, o projeto do carro de fórmula 1 que estará sendo utilizado na competição começou a ser posto em prática em 2021, quando se iniciou a construção do carro. Após meses de trabalho coordenados pela professora Simone dos Santos, e com a colaboração de patrocinadores e professores, finalmente conseguiram finalizar a criação do carro e estão prontos para competir no evento.

Por um período de três dias, ocorrem testes estáticos e dinâmicos com os carros, com o objetivo de avaliar o desempenho de cada projeto na pista. Além disso, as equipes apresentam suas propostas técnicas, incluindo detalhes sobre o projeto, custos e também uma apresentação de marketing.

IMG 20230808 WA0041

Segundo Ryan Dino, aluno de engenharia mecânica e membro da equipe, a expectativa do grupo é imensa, pois são os primeiros representantes do Piauí a montar e levar um carro de Fórmula 1 para competir fora do estado. A competição não apenas proporciona uma oportunidade única de participar em âmbito nacional, mas também permite aos estudantes conhecerem outras regiões do Brasil e mostrar os projetos desenvolvidos pela universidade.

Para viabilizar os gastos da viagem, como inscrição na competição, alimentação e estadia, os alunos se mobilizaram com iniciativas criativas, como bingos, rifas, busca por patrocínios e ações para arrecadar a quantia necessária. A UFPI também contribuiu, disponibilizando um ônibus para levar o grupo até a cidade do evento, evidenciando o apoio institucional ao esforço da equipe.
 IMG 20230808 WA0042

A participação na Fórmula SAI é uma conquista notável para a equipe Bull Racing UFPI e reflete o comprometimento e dedicação dos alunos envolvidos. Além de competir, eles têm a chance de representar a UFPI no cenário nacional e divulgar a excelência acadêmica da instituição. Todos aguardam ansiosos pelo desempenho e resultados alcançados na competição.
registrado em: ,