Página inicial > Últimas Notícias - CT > Direção do Centro de Tecnologia comemora dois anos de gestão com fomento do Ensino, Pesquisa e Extensão

Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 18h31

O Centro de Tecnologias - CT destaca-se pela sua estrutura arquitetônica e paisagística, sendo o centro que 'é casa' para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, as Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica, de Agrimensura e de Produção.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 14.03.29

Centro de Tecnologia da UFPI

Para além da estrutura física, o ambiente é pensado para melhorar a qualidade de vida dos alunos, segundo o diretor do centro, Professor Marcos Lira, é um dever da gestão manter as áreas arborizadas para manutenção da qualidade do ambiente visando a melhoria da saúde física e mental de toda a comunidade acadêmica.

"Nestes dois anos buscamos inovar, empreender, otimizar e, acima de tudo, humanizar os nossos procedimentos de gestão, que tocam diretamente a vida de nossas e nossos alunos de graduação e de pós-graduação, professoras e professores, técnicas e técnicos administrativos e nossas servidoras e servidores terceirizados." Reforça a vice-diretora do Centro, Giovana Mira de Espindola.

A gestão do Centro de Tecnologias elenca cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS para nortear a gestão. O objetivo número cinco é alcançar a equidade de gênero e empoderar mulheres e meninas. "Um desafio que a gente tem bastante aqui é relacionado à questão da equidade. Os cursos de engenharia, sobretudo, têm uma baixa quantidade de mulheres. Hoje, em torno de 20% dos alunos de engenharia é composto por mulheres" afirma o diretor do CT, Professor Marcos Lira. A direção tem buscado diminuir a desigualdade de gênero promovendo projetos e programas que possam atrair meninas e mulheres para os cursos de engenharia. A exemplo do projeto Atena do curso de Engenharia Elétrica e o projeto Protagonistas, da Engenharia de Produção.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 14.03.35

Professor Marcos Lira, Diretor do CT

O objetivo número quatro busca assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem; A gestão trabalha também o objetivo número sete que diz respeito ao acesso às energias limpas e renováveis, eixo que vem sendo trabalhado através da atuação da Liga Acadêmica de Energia Solar Fotovoltaica - LASOL formada por estudantes de Engenharia Elétrica.

Ademais, o objetivo 13 busca tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos, o CT tem aderido a medidas para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Desde o ano de 2022, o centro eliminou o uso de copos descartáveis e diminuiu o consumo de papel. “A gente tinha uma demanda de quase dois mil copos por mês. Então agora cada um tem sua caneca”, informa o diretor.

O último ODS trabalhado pela gestão é o objetivo número 17 como forma de trabalhar a extensão dos cursos para com a comunidade. Através de parcerias foi possível viabilizar algumas atividades de extensão e concessão de bolsas para os alunos, atualmente a gestão dialoga com a Câmara dos Vereadores de Teresina, com a Assembleia Legislativa e a Federação das Indústrias do Piauí. Através desta relação, os alunos têm a oportunidade de inserção no mercado, além de resolverem problemas que existem em indústrias do estado do Piauí, por exemplo.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 14.03.34 1

Integrantes da Liga Acadêmica de Energia Solar Fotovoltaica - LASOL

Por meio da parceria com a escola da Câmara dos Vereadores foi possível promover um curso de extensão em Energia Solar com emissão de certificado para comunidades de jovens na condição de vulnerabilidade econômica. Mediante atividades extensionistas, a universidade cria uma ponte com a sociedade e cumpre o seu papel de retornar o conhecimento para a mesma, "quando a gente leva um aluno pra fazer um projeto de extensão lá no semiárido, no meio do mato, no meio do nada e mostra pra ele como é que funciona o sistema de bombeamento de água, usando energia solar, os alunos adoram esse tipo de prática e você vê as pesquisas se traduzindo em condições de melhoria de vida das pessoas", reitera o Professor Marcos Lira.

Para a aluna Teresa Cristina, o sentimento é de dever cumprido, ela afirma: “é tão gratificante poder participar do projeto de extensão e ver que aqueles alunos ou a população em geral fica tão empenhado em descobrir, entender como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica é muito importante porque a gente vê que a gente realmente tá contribuindo com a sociedade”

A oportunidade de os alunos poderem ter contato com essa experiência além da sala de aula impacta diretamente na formação profissional deles, como compartilha o estudante Adeilton Juscelino, diretor de comunicação da LASOL, que ministra as aulas no curso de extensão em parceria com a Escola da Câmara dos Vereadores. Ele afirma que a experiência “possibilitou que os estudantes de Engenharia Elétrica, mais precisamente os integrantes da Liga Acadêmica de Energia Solar Fotovoltaica tivessem a experiência de ministrar o minicurso acerca do tema na escola do legislativo. Tendo aulas teóricas e práticas que foi uma coisa extremamente importante durante o processo de formação dos engenheiros eletricistas”, conclui o estudante.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 14.03.34

Centro de Tecnologia da UFPI

Já no ano de 2023 o Centro de Tecnologias submeteu duas propostas de pós-graduação, uma do curso de Arquitetura e a segunda proposta é de mestrado em Engenharia Mecânica, que se forem aprovadas serão as primeiras, em suas respectivas áreas, no estado do Piauí. Neste mesmo ano, o centro aprovou o mestrado profissional em águas. O ProfÁgua é uma rede nacional que a UFPI e o CT passarão a fazer parte a partir de agosto de 2024.

registrado em: ,