FAPEPI e UFPI discutem acordo de cooperação para publicação de livros de pesquisadores piauienses

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciaram, nesta segunda-feira (31), um diálogo para um acordo de cooperação voltado à publicação de livros acadêmicos. A reunião, realizada na sede da FAPEPI, contou com a presença do presidente da fundação, João Xavier, do assessor de desenvolvimento científico e tecnológico, João Batista, do diretor financeiro, Ernaldo Vale, e da assessora Lara Falcão. Representando a UFPI, estiveram presentes a professora Olívia Perez, diretora da Livraria e da Editora da Universitária e Renan Marques, diretor da gráfica da universidade.

Fotos: Maria Catiany (Ascom Fapepi).

A proposta apresentada pela UFPI visa a publicação de livros de autores de diversas áreas e instituições do Piauí por meio da Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi). A editora vai se encarregar da seleção das obras via edital, além de todo o processo de formatação, editoração e impressão dos livros.

“Eu, como diretora, assim como o diretor da gráfica, Renan Marques, viemos aqui para propor um acordo de cooperação com a FAPEPI para publicação de livros de autores de diversas áreas das instituições do Piauí. A editora da UFPI ficaria responsável por todo o processo editorial, garantindo a qualidade das obras. O resultado da reunião foi positivo, e agora vamos iniciar os trâmites para formalizar esse acordo”, explicou Olívia Perez.

Professora Olívia Perez.
Foto: Maria Catiany (Ascom Fapepi)

O presidente da FAPEPI, João Xavier, destacou a importância da iniciativa para a valorização da produção acadêmica do estado. “Esse acordo representa um avanço significativo para a difusão do conhecimento científico produzido no Piauí. Com o apoio da FAPEPI e a expertise da editora da UFPI, os pesquisadores terão uma estrutura consolidada para publicar suas obras, garantindo visibilidade e impacto para seus trabalhos. Estamos confiantes de que essa parceria trará muitos frutos para a comunidade acadêmica”, afirmou Xavier.

João Xavier, presidente da FAPEPI.
Foto: Maria Catiany (Ascom Fapepi)

A expectativa é que, com o acordo, os pesquisadores possam contar com editais específicos para seleção de livros. Além disso, as obras publicadas terão ampla divulgação em feiras literárias pelo Brasil e pelo site da Edufpi, ampliando o alcance do conhecimento produzido no estado.