EDUFPI registra obras do Museu do Piauí para nova coleção editorial

A arte piauiense ganha novos suportes e amplia seus horizontes a partir de um cuidadoso trabalho de registro fotográfico realizado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI). Obras do acervo do Museu do Piauí estão sendo fotografadas para integrar as capas dos livros da Coleção Nascer, projeto editorial viabilizado por meio de edital, com apoio da UFPI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

O trabalho está sendo desenvolvido pelos fotógrafos Sergio Donato e Victor Martins, profissionais que unem técnica, sensibilidade e olhar artístico para captar não apenas a imagem das obras, mas também sua essência, história e força simbólica. O cuidado com iluminação, enquadramentos e detalhes revela o compromisso da equipe em traduzir, em imagem, a riqueza da produção artística do estado.

Mais do que um processo técnico, o registro das obras representa um encontro entre a arte visual e a produção editorial universitária. A iniciativa reforça o papel da EDUFPI como agente de valorização da cultura, da memória e da identidade piauiense, ao levar obras de artistas locais para novos espaços de circulação e diálogo, agora estampando capas de livros que alcançam leitores, pesquisadores e a comunidade acadêmica. A diretora da EDUFPI, Olívia Cristina Pérez, que acompanhou de perto o processo de fotografia, destacou a receptividade da equipe do Museu do Piauí, essencial para a realização do trabalho. “A receptividade da equipe do Museu do Piauí foi fundamental para a realização do trabalho. Mesmo em processo de mudança, os funcionários se dispuseram a desembalar obras para o registro fotográfico”, afirmou.

O projeto também fortalece a relação entre a universidade, os artistas e instituições culturais como o Museu do Piauí, reafirmando o compromisso da UFPI com a preservação e difusão do patrimônio cultural do estado, além de reconhecer a arte como parte fundamental da produção de conhecimento. Por meio de ações como a Coleção Nascer, a EDUFPI reafirma sua missão de ir além da publicação de livros, atuando como ponte entre conhecimento, arte e cultura, e contribuindo para que a produção intelectual e artística do Piauí continue a ganhar visibilidade e reconhecimento.