Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Laser e epiisopiloturina são temas de pesquisas na UFDPar

Laser e epiisopiloturina são temas de pesquisas na UFDPar

Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h08
O professor e pesquisador Dr. Marcelo de Carvalho Filgueiras, do curso de Fisioterapia da UFDPar, desenvolve dois projetos de pesquisas, o 1º intitulado “Efeito da Fotobiomodulação no status oxidativo em um modelo experimental de fibromialgia”. Na qual foi utilizado um modelo animal, que simula os sinais e sintomas que acometem a síndrome fibromiálgica, a partir de uma droga específica chamada de reserpina, indutora do processo doloroso. A ideia foi utilizar o efeito analgésico do laser no tratamento desse quadro.  Assim, foi observado que o laser diminui a dor causada pela fibromialgia, especificamente em alguns pontos de radiação dessa dor. A 2ª pesquisa trata-se do “Efeito cicatrizante da epiisopiloturina em modelos experimentais”. Será analisado a velocidade cicatrizante com a utilização da epiisopiloturina em feridas cirúrgicas em camundongos.

Essas pesquisas contam com a colaboração dos professores Dr. Jand Venes Rolim Medeiros do curso de Ciências Biológicas, Dr. Andre Luiz dos Reis Barbosa do curso de Fisioterapia e o Dr. Lucas Antonio Duarte Nicolau do curso de Medicina, além dos alunos de mestrado, Liviane Alves de Araujo, Janyere Alexandrino de Sousa, Mickael de Souza, Cassia Kethelin Campos de Araujo, Moisés Augusto Gonçalves e Alane Spindola de Oliveira  e alunos de graduação Camila Milenna dos Santos Vieira do curso de Fisioterapia, Lorena Bezerra de Araujo, Aquiles Esaú da Silva Reis, e Sávio Breno Marques Pinto ambos do curso de Biomedicina, que participam de iniciação científica voluntária.

Os pesquisadores têm reuniões quinzenas que servem para o acompanhamento das pesquisas que estão sendo desenvolvidas e também como fonte de informação e discussão dos métodos utilizados.

A pesquisa sobre fibromialgia já está na fase final, com resultados escritos, nos quais a mestranda Janyere Alexandrino de Sousa apresentará os dados desse projeto na sua defesa de mestrado. O 2º projeto é o mais recente, e ainda está em na fase das coletas de dados.

Para mais informações:
Texto e edição: Narjara Dídimo e Victoria Sandys