Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA)
Início do conteúdo da página

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 13h28

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba é um órgão de assessoria institucional autônomo, multidisciplinar e deliberativo, responsável pela normatização, do ponto de vista ético, do uso de animais em ensino e experimentação, credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

A CEUA da UFDPar reúne-se ordinariamente em reuniões mensais e, extraordinariamente, sempre que necessário, por convocação do seu Coordenador, sendo suas decisões tomadas por maioria de votos. Para maiores informações, acesse aqui o Regimento em vigor do CEUA/UFDPar.

 

Calendário de reuniões ordinárias de 2022
Mês Dia
Janeiro Férias dos docentes
Fevereiro 11
Março 11
Abril 08
Maio 13
Junho 11
Julho 10
Agosto A definir
Setembro A definir
Outubro A definir
Novembro A definir
Dezembro A definir
Prazo mínimo de 20 dias anteriores para enviar o projeto de pesquisa ou roteito de aula para o e-mail da CEUA para que o mesmo seja avaliado nas reuniões programadas acima. 

 

Atenção: Para submeter projetos de pesquisa ou aulas práticas para avaliação pela CEUA/UFDPar o Professor Responsável deverá enviar os documentos para o endereço eletrônico . Todos os documentos devem ser enviados em formato “.pdf”, como um único arquivo, seguindo as orientações apresentadas nos arquivos disponibilizados abaixo.

Arquivos para envio de Projeto de pesquisa/treinamento:

1 - Documentação necessária para submissão de projetos de pesquisa ou treinamento (ler antes de submeter o projeto)
2 - Formulário unificado 
3 - Cálculo amostral
4 - Cálculo de perdas
5 - Declaração de ciência de participação no projeto de pesquisa (para colaboradores da pesquisa)
6 - Declaração de participação do médico veterinário
7 - Termo de consentimento livre e esclarecido
8 - Relatório Final de atividades
9 - Checklist do parecerista quanto ao projeto avaliado (uso exclusivo da comissão)

Arquivos para envio de Roteiros de aulas-práticas

1 - Documentação necessária para submissão de roteiros de aulas-práticas (ler antes de submeter o roteiro da aula prática)
2 - Formulário unificado
3 - Cálculo amostral
4 - Cálculo de perdas
5 - Roteiro da aula-prática
6 - Termo de responsabilidade
7 - Declaração de ciência de participação no projeto de pesquisa (para colaboradores da atividade)
8 - Declaração de participação do médico veterinário
9 - Termo de consentimento livre e esclarecido
10 - Relatório Final de atividades
11 - Checklist do parecerista quanto ao projeto avaliado (uso exclusivo da comissão)

Outros Formulários

1 - Formulário de solicitação de mudança de animais

__________________________________________________________________________

 

Acesse aqui a lista de Projetos Aprovados pela CEUA/UFDPar (Ultima atualização 15/12/2021)

__________________________________________________________________________

 

Composição da CEUA da UFDPar

De acordo com o Ato da Reitoria N°. 19 de 01 de abril de 2020, e a Portaria Nº. 26 de 16 de fevereiro de 2021, a CEUA-UFDPAr apresenta-se composta pelos seguintes membros:

Coordenador: Prof. Dr. Jefferson Soares de Oliveira
Vice-coordenador: Prof. Dr. Jand Venes Rolim Medeiros
Membro Suplente: Profa. Dra. Rosa Helena Rebouças
Médica Veterinária: Profa. Dra. Karina Rodrigues dos Santos - Membro efetiva
Médica Veterinária: Profa. Dra. Karina Oliveira Drumond - Membro suplente
Biólogo: Prof. Dr. Leonardo Peres de Souza - Membro efetivo
Biólogo: Dr. Pedro Bastos Macedo - Membro suplente
Consultor ad hoc: Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Filgueiras
Consultor ad hoc: Prof. Dr. Daniel Fernando P. Vasconcelos
Consultor ad hoc: Prof. Dr. Thiago Fernandes Alves Silva

--

Secretário: Maria do Rosário Portela Oliveira 
Localização: Av. São Sebastião, 2819 – Setor II, Bloco 03, Pavimento 3º, Lado Oeste, Sala 01 

O atendimento é realizado de forma presencial (horário comercial),  por e-mail () ou por videoconferência (https://meet.google.com/rxr-pcuu-gsz).

Fim do conteúdo da página