Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Pesquisa da UFDPar evidencia o primeiro Museu virtual da educação do Piauí

Pesquisa da UFDPar evidencia o primeiro Museu virtual da educação do Piauí

Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h43
A professora e pesquisadora Dra. Maria Patrícia Freitas de Lemos, docente do curso de Pedagogia da UFDPar, atualmente coordena o projeto de pesquisa intitulado “Museu virtual de história da educação do Piauí: pesquisa, documentação, salvaguarda e comunicação do acervo da Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Delta do Parnaíba”. A ideia central do projeto é fazer a construção de um museu virtual da educação no Piauí, resgatando a história da Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso a partir de objetos antigos, depoimento das pessoas, contação de histórias. A escola em questão funciona através de uma parceria entre a Universidade Federal do Delta do Parnaíba e a Prefeitura Municipal de Parnaíba, responsável pela lotação de professores e outros profissionais.

As ações hoje desenvolvidas pelos profissionais e estudantes que atuam na Escola de Aplicação se voltam aos alunos, visando a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, com consequente melhoria dos resultados avaliativos; aos pais e familiares, buscando estabelecer vínculo e parceria entre escola e família; bem como à comunidade em geral, especialmente com ações que promovam a Escola como espaço educativo e formativo implicado com a sociedade na qual está inserida.

A equipe do projeto de pesquisa é composta por três docentes, sendo eles a Profa. Dra. Áurea da Paz Pinheiro da UFPI, a Profa. Dra. Cássia Moura da UFPI, e o Prof. Dr. Cleidivan Alves dos Santos da UFDPar. Há um discente envolvido na pesquisa, Ramon Lima de Sousa, que é bolsista do projeto. A professora Patrícia Lemos afirma que “Não é um espaço físico. É uma história. Um resgate histórico dessa história que é construída por objeto, por fotos, por pessoas, por várias entidades que compõe essa história... não só a história que o povo conhece, mas a história contada”.  Os resultados da pesquisa já foram publicados em forma de Banner digital e nos anais do I Congresso Nacional de Licenciaturas e Pesquisas Acadêmicas On-line, através da Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente.

Para mais informações:
Texto e edição: Victoria Sandys e Narjara Dídimo