Página inicial > Últimas Notícias - PPGED > OBJUVE/ NEPEGECI promove curso “Juventudes, Escola e Projetos de Vida na BNCC”

OBJUVE/ NEPEGECI promove curso “Juventudes, Escola e Projetos de Vida na BNCC”

Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 14h45
imagem sem descrição.

O Observatório das Juventudes e Violências na Escola (OBJUVE), do Núcleo de Estudos e Pesquisas “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI), do DEFE/PPGED/CCE da UFPI, promove, no período de 21 de setembro a 14 de dezembro de 2022, o curso “Juventudes, Escola e Projetos de Vida na BNCC”, coordenado pelas professoras Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad e Dra. Maria Zenaide Alves.

Com carga horária de 24h, o curso será no formato virtual, pela plataforma GoogleMeet, e contará com a participação de pesquisadores das juventudes de diferentes Instituições Federais de Ensino Superior. Os encontros serão quinzenais, no horário das 14h às 17h. O curso destina-se a estudantes em formação inicial nas diferentes licenciaturas, docentes da Educação Básica e demais profissionais e pesquisadores das juventudes.

A formação irá abordar questões contemporâneas relativas à educação escolar e seus sujeitos, abordando algumas mudanças impostas ao Ensino Médio pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observando e refletindo especificamente sobre concepções de juventude e sobre um dos eixos de formação, o componente curricular Projeto de Vida.

Assim, pretende-se proporcionar aos cursistas abordagens teóricas e contemporâneas da categoria juventudes, para que reflitam sobre a condição juvenil e algumas questões que afetam as juventudes brasileiras na relação com a escola, de modo que analisem o documento da BNCC para o Ensino Médio e o papel desta instituição na construção dos projetos de vida de jovens discentes.

Confira a programação do curso.

Acesse aqui para realizar a sua inscrição.