Dissertações

Dissertações Defendidas

Repositório Institucional UFPI

Defesas realizadas a partir de 2010

Defesas realizadas de 1995 até 2009


Resumos das Dissertações 

2022

2021

2020

 2019 

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

1995 a 2004

Dissertações Completas

{slider=2022} 

01. PRÁTICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. (23.02.2022) 

Autor: ITALO RÔMULO COSTA DA SILVA [baixar

 

02. FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUTOS PARA REELABORAÇÃO DA PRÁTICAPEDAGÓGICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. (24.02.2022) 

Autora: MARLI DE LOURDES SOUSA SILVA [baixar

 

03. O DESENHO DAS POLÍTICAS DE BONIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA (2001 a 2019). (13.04.2022) 

Autora: MICHELLE MORGANA GOMES FONSECA ALCÂNTARA [baixar] 

 

04. As práticas educativas das Escolas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina (1936-2019). (05.08.2022) 

Autora: JAMYLLE TORRES VIANA VIEIRA DE ALENCAR LEITE LIMA [baixar] 

 

05. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL (2015 – 2021): caminhos e espaços da produção intelectual. (15.08.2022) 

Autor: RICARDO DOS SANTOS ALENCAR [baixar] 

 

06. PROCESSAMENTO SENSORIAL E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19 NA PERSPECTIVA DAS FAMÍLIAS. (18.08.2022) 

Autora: JOYCY BEATRIZ MOREIRA MAIA [baixar] 

 

07. O Plano de Formação na articulação dos diferentes tempos e espaços educativos na Escola Família Agrícola Serra da Capivara. (19.08.2022) 

Autora: MARIA FRANCISCA BRASILEIRO COSTA BARBOSA DE LIMA [baixar] 

 

08. ENSINO REMOTO EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA. (23.08.2022) 

Autora: MARÍLIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM [baixar] 

 

09. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA. (24.08.2022) 

Autora: LUZENIR MEDEIROS BEZERRA [baixar] 

 

10. “AS LUZES DO SABER”: Cultura escolar do Ginásio José Narciso da Rocha Filho (1961-1971). (25.08.2022) 

Autora: JULIANA ASSUNÇÃO OLIVEIRA [baixar] 

 

11. GRUPO ESCOLAR COELHO RODRIGUES: UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A CULTURA ESCOLAR PRIMÁRIA NA CIDADE DE PICOS/PI (1954-1971). (25.08.2022) 

Autora: DANILA DA SILVA NASCIMENTO GOMES [baixar] 

 

12. A formação continuada de professores da educação básica: ações formativas e desenvolvimento profissional docente. (26.08.2022) 

Autora: MÁRCIA MILANE VERÇOSA ROCHA [baixar] 

 

13. LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI (2009-2015): criação, implementação e reconhecimento. (26.08.2022) 

Autora: ÉRICA OLIVEIRA PAIXÃO [baixar] 

 

14. ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS EM ESCOLA DO/NO CAMPO: ENTRELUGARES DA LEITURA E DA ESCRITA. (29.08.2022) 

Autor: DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR [baixar] 

 

15. “PORQUE ELA É IGNORADA?”: O SOCIO-EMOCIONAL MEDIANDO A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO NA PEDAGOGIA SOCIAL/EDUCAÇÃO SOCIAL. 

(29.08.2022) 

Autora: SORAIA DUARTE OLIVEIRA CARVALHO [baixar] 

 

16. AS NARRATIVAS DE PROFESSORES DAS TURMAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: ENTRE OS DILEMAS E AS POSSIBILIDADES DE (RE)INVENÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. (29.08.2022) 

Autora: TAMARA REGINA DA SILVA MORAIS [baixar] 

 

17. “PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO RELIGIOSO: Implicações das Concepções Religiosas na Prática Docente. (29.08.2022)

 Autor: ANTONIO DE FREITAS MELO [baixar] 

 

18. As contribuições das famílias nos projetos socioeducativos da EFA de Miguel Alves-PI. (30.08.2022) 

Autora: ROSIMARY VIEIRA DA COSTA [baixar] 

 

19. AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDÍCIOS DE REFLEXIVIDADE NAS NARRATIVAS DAS/OS PROFESSORAS/ES.

(30.08.2022) 

Autora: LAUANDA SOARES GRANGEIRO [baixar] 

 

20. A PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA. (30.08.2022) 

Autor: IZAIAS DA SILVA ALVES [baixar] 

 

21. EDUCADOR MUSICAL: FORMAÇÃO INICIAL, NOVA LICENCIATURA EM MÚSICA? (30.08.2022) 

Autor: MARCOS FERNANDO RODRIGUES DA SILVA FILHO [baixar] 

 

22. AQUILOMBADOS DE PERIPERI - Exclusão digital e educação: o que ensinam numa comunidade quilombola do Piauí? (31.08.2022) 

Autora: ODILANIR DE OLIVEIRA LEÃO [baixar]  

 

23. O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ação formativa do Coordenador Pedagógico no contexto escolar. (31.08.2022) 

Autor: GILMAR ALVES DA SILVA [baixar] 

 

24. POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB). (31.08.2022) 

Autora: WYRLANNY DO SOCORRO FONTES MOREIRA LEAL [baixar] 

 

25. "NÃO É SÓ SABER LER": SIGNIFICAÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS. (31.08.2022) 

Autora: HELLEN KARLA DA SILVA PAES RODRIGUES [baixar] 

 

26. MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO HUMANA: uma análise acerca da concepção de educação proposta pelo curso de Pedagogia de uma IES privada da cidade de Teresina – PI. (30.09.2022) 

Autor: RENATO OLIVEIRA DA SILVA [baixar] 

 

27. O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ: constituição, composição e dinâmica de funcionamento. (27.10.2022) 

Autor: FLÁVIO ANDRÉ PEREIRA MOURA [baixar] 

 

{/slider}

{slider=2021}

01. A pesquisa está sempre relacionada a prática”: significados sociais acerca do professor pesquisador

desenvolvidas em pesquisas. (08.03.2021) 

Autora: LAYS CRISTINE SOARES DE CARVALHO [baixar] 

 

02. PRÁTICAS EDUCATIVAS AFRORREFERENCIADAS - GRUPO AFOXÁ EM TERESINA-PIAUÍ: O QUE

SE APRENDE ENTRE ENCONTROS, CONEXÕES E ENCRUZILHADAS? (26.03.2021)

Autora: ARTENILDE SOARES DA SILVA [baixar

 

03. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: contributos para as práticas pedagógicas exitosas de professores de

Matemática no Ensino Médio. (30.04.2021) 

Autora: MARIA DE LOURDES CERQUEIRA DE ALMEIDA [baixar

 

04. TECNOLOGIA ASSISTIVA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS

COM AUTISMO NA PANDEMIA. (07.05.2021)

Autora: JOANE LOPES RIBEIRO [baixar] 

 

05. CAIXA DE AFECÇÕES SANKOFA (2015-2017): METODOLOGIAS E DISPOSITIVOS INVENTIVOS E

AFRORREFERENCIADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DESDE A LEI N°10.639/2003. (14.05.2021) 

Autora: THAYSA TAMARA MACIEL DOS SANTOS [baixar] 

 

06. Circulação dos Saberes Jazzísticos em Teresina: viagens de formação, eventos culturais e produções fonográficas (1992-2002). (18.05.2021)

Autor: PAULO HENRIQUE SOUSA DANTAS [baixar] 

 

07. A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA MEDIANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA. (28.05.2021)

Autor: JEAN CARLOS DE SOUSA PESSOA [baixar] 

 

08. EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: A EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DA ECOESCOLA THOMAS A KEMPIS EM PEDRO II - PIAUÍ. 

(22.06.2021)

Autor: FRANCISCO DE ASSIS SANTOS [baixar

 

09. SIGNIFICAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA PRODUZIDAS EM CONTEXTO DE PESQUISA-FORMAÇÃO. 

(31.05.2021) 

Autora: ALINY DE MARIA OLIVEIRA BARBOSA [baixar]

 

10. AS PRATICAS EDUCATIVAS NA CASA FAMILIAR RURAL “VIVENDO A ESPERANÇA” EM SÃO JOÃO DO SÓTER - MA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA E A EDUCAÇÃO POPULAR. (31.05.2021) 

Autor: ELSON SILVA SOUSA [baixar

 

11. A Educação Extraescolar do Movimento Escoteiro do Piauí (1930-2020): História e Memória. (23.06.2021) 

Autora: JENNYANE VASCONCELOS RAMOS DE MOURA RUFINO [baixar] 

 

12. HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE NO PIAUÍ: NOTÍCIAS, MENSAGENS E DISCURSOS(1910–1946). (23.08.2021) 

Autora: THAIS BATISTA RABÊLO [baixar] 

 

13. O Direito à educação infantil no Estado do Piauí: configuração no contexto dos planos de educação. (24.08.2021) 

Autora: ELIONAIRA VIEIRA DE SÁ [baixar] 

 

14. SER O FAZ TUDO’ NO ‘EMARANHADO DE AÇÕES’ DESENVOLVIDAS NO IFPI: significaçõesproduzidas pelos pedagogos sobre sua atuação profissional. (30.08.2021) 

Autora: MICHELANDE CARDOSO MADEIRA [baixar] 

 

15. ENSINAR MATEMÁTICA PARA RESOLVER PROBLEMAS DA VIDA REAL: SIGNIFICAÇÕESACERCA DO ENSINAR MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (31.08.2021) 

Autora: DILLIANY MOUZINHO PEDROSA CASTRO [baixar] 

 

16. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃOEMEDUCAÇÃODO NORDESTE: uma análise da produção do conhecimento nas universidades federais. (31.08.2021) 

Autora: MARIA DE JESUS RODRIGUES DUARTE [baixar] 

 

17. AS SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO AFETIVIDADE E APRENDIZAGEMNOENSINO FUNDAMENTAL MEDIANDO A ATIVIDADE PEDAGÓGICA. (31.08.2021) 

Autora: MAGNÓLIA MOREIRA E SILVA [baixar] 

 

18. “DO NORMAL REGIONAL ÀS LICENCIATURAS CURTAS: HISTÓRIA E MEMÓRIADAFORMAÇÃODE PROFESSORES EM IMPERATRIZ – MA (1960-1981). (31.08.2021) 

Autora: KLLENNE LYS SILVA BASTOS [baixar] 

 

19. “A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) no Piauí: 1953-2020. (26.10.2021) 

Autora: RAYLANA SCARLETT VELOSO SANTOS [baixar] 

 

20. A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIMENSÕES ESTRUTURANTES DA PRÁTICA EDUCATIVA. (15.12.2021) 

Autora: SILMARA BEZERRA PAZ CARVALHO [baixar]  

 

{/slider}

{slider=2020} 

01. O CURSO TÉCNICO EM VESTUÁRIO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO DIMENSÃO INTEGRALIZADORA. (31.01.2020) 

Autora: LONNE RIBEIRO ARAÚJO [baixar] 

 

02. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO 

BÁSICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI / CAMPOS MINISTRO PETRÔNIO

PORTELA - CMPP. (10.02.2020) 

Autor: JOSILDO LIMA PORTELA [baixar

 

03. APROPRIAÇÃO E OBJETIVAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO. (17.02.2020) 

Autora: ELAYNA MARIA SANTOS SOUSA [baixar] 

 

04. PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: 

PRODUÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA. (17.02.2020) 

Autora: SAMARA BORGES DA SILVA [baixar] 

 

05. Histórias que se cruzam na EJA: as Trajetórias de Vida de Mulheres Afrodescendentes de Sucesso Educacional. (21.02.2020)

Autora: EFIGÊNIA ALVES NERES [baixar

 

06. O PRONERA NO ESTADO DO PIAUÍ: a implantação do Projeto de Educação de Jovens e Adultos de 

Assentamentos de Reforma Agrária - Proejapi. (27.02.2020) 

Autora: JULLYANE FRAZÃO SANTANA [baixar] 

 

07. O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: CONSTRUÇÃO DE 

SABERES E RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR. (27.02.2020) 

Autora: MAURICÉIA SILVA DA TRINDADE MACHADO [baixar

 

08. PRÁTICA DOCENTE E AFETIVIDADE NO CURSO DE MÚSICA/IFPI: NO COMPASSO DE NARRATIVAS DE 

PROFESSORES. (27.02.2020) 

Autora: ELINÊIDE SOARES BRAGA PEREIRA [baixar

 

09. É PRECISO APRENDER A ENSINAR: SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS 

NA FORMAÇÃO MEDIADA PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO. (27.02.2020) 

Autora: GEANE DA SILVA VIEIRA [baixar] 

 

10. O ensino secundário no Piauí em páginas de jornais (1942 – 1971). (27.02.2020) 

Autor: ROGÉRIO DE MEDEIROS SILVA [baixar

 

11. FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 

PARA O LETRAMENTO DA CRIANÇA. (28.02.2020) 

Autora: MARCELLA DE OLIVEIRA ABREU FONTINELE [baixar

 

12. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TERESINA (PI): contradições entre a proclamação do direito e a 

efetivação da oferta. (28.02.2020) 

Autora: FRANCISLENE SANTOS CASTRO [baixar] 

 

13. A ESCOLA DO ESTABELECIMENTO RURAL DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA, NO PIAUÍ: Implantação e funcionamento de um projeto educacional para negros libertos pela Lei do Ventre Livre (1871 - 1888). (28.02.2020) 

Autor: JALINSON RODRIGUES DE SOUSA [baixar

 

14. CASA DE SONS - ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA (1981–1991): sujeitos e práticas educativas entre salas e palcos. (28.02.2020) 

 Autor: JUNIEL PEREIRA DA SILVA [baixar

 

15. A TEMÁTICA RACIAL EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO BRASIL: o caso do Piauí. (28.02.2020) 

Autor: ALISSON EMANUEL SILVA [baixar

 

16. A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ÂMBITO DAS EXPERIÊNCIAS DO MST: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS 

EDUCATIVAS NA ESCOLA LUCAS MEIRELES NO ASSENTAMENTO 17 DE ABRIL. (16.03.2020) 

Autora: LORENA RAQUEL DE ALENCAR SALES DE MORAIS [baixar]

 

17. A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM TERESINA. (27.05.2020)

Autora: MILENA VIANA MEDEIROS BARBOSA DO NASCIMENTO [baixar

 

18. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES FORMADORES: DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM INCLUSIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI. (23.06.2020) 

 Autor: JÚLIO LAISSONE MAQUISSENE [baixar

 

19. Prática docente na educação infantil em classes multisseriadas: experiências/resistências no Campo no município 

de Altos/PI. (27.07.2020) 

Autora: AIRAN CELINA SEPÚLVEDA DOS SANTOS ROCHA DE ABREU [baixar

 

20.ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições das práticas de leitura e escrita em Ciências Naturais. (29.07.2020) 

Autora: ILEANA CARDOSO DA SILVA CALASSO [baixar] 

 

21. Pedagogia intermulticultural e a prática pedagógica das/os pedagogas/os nos anos iniciais do Ensino

Fundamental: experiência colaborativa. (18.08.2020) 

Autora: SIMONE DE JESUS SENA DA SILVA SOUSA [baixar] 

 

22. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE DIDÁTICA: OS SABERES

CONSTRUÍDOS QUE CONTRIBUEM PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO 

SUPERIOR. (27.08.2020) 

Autora: ROBERTA KAROLINE AZEVEDO MOREIRA [baixar] 

 

23. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – (BNCC) NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TERESINA.

(31.08.2020) 

Autora: HELENA DO CARMO MORAES DE SOUZA [baixar] 

 

24. Concertos pelo Sertão: formação e Mediação Cultural do Maestro Aurélio Melo. (26.10.2020)

Autora: GISLENE DANIELLE DE CARVALHO [baixar]

 

{/slider}

{slider=2019}

 01. ENTRE TÊNIS E CADARÇOS – A LITERATURA INFANTIL AFRODESCENDENTE: O QUE ENSINA O MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO? (15.02.2019)

Autora: EMANUELLA GEOVANA MAGALHÃES DE SOUZA [baixar]

 

02. LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: USOS ELABORADOS/REELABORADOS? (29.02.2019)

Autora: FRANCISCO MARCOS PEREIRA SOARES [baixar]

 

03. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DA REFLEXÃO (20.02.2019)

Autora: ADALVANIRA SILVA BATISTA MACEDO [baixar]

 

04. RETALHOS DO SER JOVEM EM MEIO A HETERONORMATIVIDADE: EXPERIÊNCIAS JUVENIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA (20.02.2019)

Autora: SAMARA LAYSE DA ROCHA COSTA [baixar]

 

05. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS (21.02.2019)

Autora: NEIDE NAIRA PAZ LEMOS [baixar]

 

06. APRENDER COM A DIVERSIDADE: NARRATIVAS DE UM CORPO PARA ALÉM DA SALA DE AULA (21.02.2019)

Autora: KÁCIO DOS SANTOS SILVA [baixar]

 

07. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (22.02.2019)

Autora: ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO [baixar]

 

08. RESISTÊNCIAS DE MULHERES AFRODESCENDENTES ORGANIZADAS: O QUE ENSINAMOS E APRENDEMOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES? (25.02.2019)

Autora: ILANNA BRENDA MENDES BATISTA [baixar]

 

09. TRAJETÓRIA FORMATIVA DO PROFESSOR DE FRANCÊS DA UFPI: SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA (25.02.2019)

Autora: SMAEL MAICON DE SOUSA LIMA [baixar]

 

10. O QUE SE TRANSCRIA NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA COM ALEGRIA: LUGARES, EXPERIÊNCIAS E SABERES DE JOVENS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (25.02.2019)

Autora: MAYARA DANYELLE RODRIGUES DE OLIVEIRA [baixar]

 

11. INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PLANO DE ESTUDO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOS COCAIS (EFA COCAIS/PI)(26.02.2019)

Autora: MARIA RAQUEL BARROS LIMA [baixar]

 

12. EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO: A PRÁTICA EDUCATIVA DA ECOESCOLA THOMAS A KEMPIS EM PEDRO II – PIAUÍ(27.02.2019)

Autora: PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO LIMA TORRES [baixar]

 

13. FORMAÇÃO CONTINUADA DE MONITORES DE EFAS E A PRÁTICA DOCENTE: TRAVESSIA E EXPERIÊNCIAS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA (28.02.2019)

Autora: LUANA VIEIRA DE SOUSA [baixar]

 

14. ENTRE SALAS, LIVROS E JARDINS: PRODUÇÃO INTELECTUAL E TRAJETÓRIA DA PROFESSORA CONCEIÇÃO CARVALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (1974-1995)(28.02.2019)

Autora: RAIMUNDO NONATO DE SOUSA NETO [baixar]

 

15. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA (14.06.2019)

Autora: SARA CAVALCANTI SOUZA [baixar]

 

16. O PERFIL FORMATIVO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPATIBILIDADE ENTRE A FORMAÇÃO E A EXIGÊNCIA DA FUNÇÃO DOCENTE. (01.07.2019)

Autora: SANDRA REGINA DE MORAIS CUNHA RODRIGUES [baixar]

 

17. A POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA O ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA (02.07.2019)

Autora: ANA CRISTINA DE ASSUNÇÃO XAVIER FERREIRA [baixar]

 

18. A MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE TERESINA: História, Educação e Memória (1996-2007)(03.07.2019)

Autor: PEDRO THIAGO COSTA MELO [baixar

 

19. SIGNIFICADOS E SENTIDOS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS AFIRMATIVAS PRODUZIDAS POR EDUCADORES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS. (05.08.2019) 

Autora: JOSELIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA [baixar]

 

20. NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. (06.08.2019) 

Autora: SANDRA DA CONCEIÇÃO CUNHA [baixar]

 

21. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE FÍSICA: ESPAÇODEAQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES. (14.08.2019) 

Autora: TATIANE RODRIGUES DE MOURA MAURIZ [baixar

 

22. A POLÍTICA DE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE OEIRAS-PI NA PERSPECTIVADOPROFESSORDACLASSSE COMUM. (19.08.2019) 

Autora: JACYARA CAROLINE DA COSTA OSÓRIO [baixar] 

 

23. A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO PIAUÍ: UMA ANÁLISE DA META DE ETI DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. (23.08.2019) 

Autora: DEBORA RODRIGUES LIMA [baixar

 

24. FINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM OLHAR SOBRE O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ. (23.08.2019) 

Autora: ROSEANNE MADEIRA FRANCO [baixar

 

25. A POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ. (26.08.2019) 

Autora: MARLUCIA LIMA DE SOUSA MENESES [baixar

 

26. PRÁTICA DOCENTE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE PROFESSORAS. (29.08.2019) 

Autora: NATHÁLIA DE ALCÂNTARA ARRAIS BELFORT [baixar] 

 

27. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR FISIOTERAPEUTA. (29.08.2019) 

Autora: GILSANIA BEZERRA MOURA [baixar] 

 

28. OS SABERES DOCENTES CONSTRUÍDOS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. (29.08.2019) 

Autora: ANA VALÉRIA BORGES DE CARVALHO MELO [baixar

 

29. ENTRE A FORMAÇÃO PRÁTICA E IMEDIATA E A FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRAL: SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES DOIFPI ACERCADA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. (27.09.2019) 

Autor: DIRNO VILANOVA DA COSTA [baixar

 

30. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO TECNÓLOGO-PROFESSOR, EMINÍCIODECARREIRA: SABERES ARTICULADOS À PRÁTICA DOCENTE. (27.11.2019) 

Autora: LAURA MARIA ANDRADE DE SOUSA [baixar

 

31. PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS NO PIAUÍ: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃOESPECIAL PROF.ª CONSUÊLO PINHEIRO (1970 -1996). (11.12.2019) 

Autora: FÁTIMA LETÍCIA DA SILVA GOMES [baixar

 

32. A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONALDEPROFESSORES: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. (12.12.2019) 

Autora: EDILEUSA DE SOUZA SANTOS [baixar

 

33. UM GINÁSIO PARA A MOCIDADE PICOENSE: CULTURA ESCOLAR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1950-1971). (12.12.2019) 

Autor: HIGO CARLOS MENESES DE SOUSA [baixar]  

 

{/slider}

{slider=2018}

01. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: contribuições para a construção da profissão docente em Artes Visuais (06.02.2018)

Autora: NUBIA SUELY CANEJO SAMPAIO [baixar]

 

02. O PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O SEU FAZER PROFISSIONAL NA ESCOLA (20.02.2018)

Autora: JUCYELLE DA SILVA SOUSA [baixar]

 

03. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: contributos da ANA para a prática pedagógica no ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino (21.02.2018)

Autora: KELLY DANIELE SANTOS SILVA BRITO [baixar]

 

04. FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E PARA A PRÁTICA ALFABETIZADORA (23.02.2018)

Autora: LAURILENE CARDOSO DA SILVA LOPES [baixar]

 

05. A EDUCAÇÃO PIAUIENSE NAS FONTES LITERÁRIAS: do professor leigo ao professor normalista (1910 a 1930) (23.02.2018)

Autora: MARTA SUSANY MOURA CARVALHO [baixar]

 

06. AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL PIAUIENSE (1964-1983)  (27.02.2018)

Autora: ENAYDE FERNANDES SILVA [baixar]

 

07.  ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PIAUÍ (28.02.2018)

Autor: EMERSON DE SOUZA FARIAS [baixar]

 

08.  O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ALFA E BETO (28.02.2018)

Autora: CRISTIANE RÊGO DOS ANJOS [baixar]

 

09. “SERÁ QUE EU QUERO MESMO SER PROFESSORA?”: SIGNIFICAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR (28.02.2018)

Autora: LUANA LIMA FONSECA COUTO [baixar]

 

10. CORPOS QUE FALAM, MÃOS QUE CRIAM: O APRENDER ENTRE JOVENS SURDOS E OUVINTES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFPI (20.08.2018)

Autora: NATÁLIA DE ALMEIDA SIMEÃO [baixar]

 

11. MODELO DIR/FLOORTIME: BASES TEÓRICAS PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (21.08.2018)

Autora: ANDERSON RUBEM GUIMARÃES LEAL [baixar]

 

12. DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO (28.08.2018)

Autora: MARÍLIA PEREIRA LIMA [baixar]

 

13. "A ESCOLA" EM MANCHETE: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CODOENSE (1916 - 1920) (03.09.2018)

Autora: MARIA ALDA PINTOS SOARES [baixar]

 

14. PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS (07.11.2018)

Autor: TIAGO PEREIRA GOMES [baixar]

 

15. GRUPO ESCOLAR PADRE DELFINO (1958-2016) – HISTÓRIA E MEMÓRIA (12.12.2018)

Autora: ELISÂNGELA MARIA SILVA [baixar]

 

16. CAMINHOS DA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE ALFABETIZADORAS INICIANTES E EXPERIENTES (18.12.2018)

Autora: ROSANNE PEREIRA DE SOUSA CORREIA [baixar]

 

17. APRENDIZAGENS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E ESCRITAS DE SI (20.12.2018)

Autora: KELLY KARINE SOUSA RODRIGUES FIGUEIREDO [baixar]

 

{/slider}

{slider=2017}

01. A EXPERIÊNCIA DA CASA DE ZABELÊ EM TERESINA-PI (17.01.2017)

Autora: LEYLLANE DHARC CHAVES CARVALHO DOS SANTOS [baixar]

 02. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS APRENDIZAGENS DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA (23.01.2017)

Autora: LUANA MARIA GOMES DE ALENCAR [baixar]

 

03. A ESCOLA SACUDIDA EM SUAS BASES: SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS PELO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEEs (20.02.2017)

Autora: DENISE MARTINS DA COSTA E SILVA [baixar]

 

04.  DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: dilemas da prática pedagógica do professor bacharel em ciências contábeis da UFPI/Teresina (21.02.2017)

Autora: MARLENE OLIVEIRA SOARES PORTELA [baixar]

 

05.  DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: dilemas da prática pedagógica do professor bacharel em ciências contábeis da UFPI/Teresina (22.02.2017)

Autor: CARLOS JOSÉ DE SOUSA CARNEIRO [baixar]

 

06.  EDUCAÇÃO DO CAMPO: contributos da prática educativa para construção da identidade camponesa dos educandos/as (23.02.2017)

Autora: MARIA SUELEUDA PEREIRA DA SILVA [baixar]

 

07.  IMPOR, ORGANIZAR, VELAR, CUMPRIR E DIRIGIR: a direção escolar no ensino primário piauiense (1910-1947) (23.02.2017)

Autora: MARIANE VIEIRA DA SILVA [baixar]

 

08.  GINÁSIO PARNAIBANO: história e memória (1927-1959) (23.02.2017)

Autora: JULIANA BRONDANI DA COSTA [baixar]

 

09.  O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES (24.02.2017)

Autora: MARINA MARCOS COSTA [baixar]

 

10.  O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO PIAUÍ (10.03.2017)

Autora: VALQUIRA MACÊDO CANTUÁRIO [baixar]

 

11. SABERES CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (20.03.2017)   

Autora: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO [baixar]

 

12.  PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  (29.06.2017)

Autora: CELENE VIEIRA GOMES [baixar]

 

13.  ENTRE LETRAS E CANTOS: Educação, História e Memória Cultural de Ilha Grande do Piauí na literatura Griô de Sé Santana (1970-2015) (28.08.2017)

Auro: JOSÉ MARCELO COSTA DOS SANTOS [baixar]

 

14. FORMAÇÃO CONTINUADA: contributos para a prática educativa dos coordenadores pedagógicos no contexto escolar  (08.11.2017)

Autora: MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS [baixar]

 

15. EXPANSÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA PÚBLICA PIAUIENSE (1900-1946)  (15.12.2017)

Autora: CAMILA OLIVEIRA NEVES [baixar]

 

16. PROFISSÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR INICIANTE E A APRENDIZAGEM DA CULTURA ESCOLAR (18.12.2017)

Autor: CARLOS ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA PÁDUA [baixar]

 

{/slider}

{slider=2016}

01. ’MANOBRAS’ EDUCATIVAS: sociopoetizando o aprender em movimento com skatistas do litoral do Piauí (19.02.2016)
Autora: KRÍCIA DE SOUSA SILVA [baixar]


02. O DIAGNÓSTICO E A ESCOLARIZAÇÃO: OS SENTIDOS SUBJETIVOS CONSTITUÍDOS POR MÃES DE ALUNOS COM AUTISMO (22.02.2016)
Autora: DEBORAH LAURIANE DA SILVA SOUSA [baixar]


03. ENTRE VERSOS E VIOLAS: história e memória do Projeto Cordel nas escolas (1990-2007) (23.02.2016)
Autora: AMANDA RIBEIRO DA SILVA [baixar]


04. O ENSINO PRIMÁRIO PIAUIENSE NOS ANOS DE 1930 A 1940: o currículo como fonte de renovação da instituição pública (24.02.2016)
Autora: VILMARA DA SILVA [baixar]


05. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: narratividade de crianças (24.02.2016)
Autora: ANA LUIZA FLORIANO DE MOURA [baixar]


06. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: interfaces com a prática docente (25.02.2016)
Autora: FRANCISCA JELMA DA CRUZ SOUSA [baixar]


07. FORMAÇÃO CONTINUADA: a escola de ensino fundamental como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas (25.02.2016)
Autora: HAÊDE GOMES SILVA [baixar]


08. A REFLEXÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: dos desafios e das possibilidades (25.02.2016)
Autora: ERINEIDE CUNHA DE SOUSA [baixar]


09. O PRONATEC NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: da dualidade estrutural à mercantilização da qualificação profissional (26.02.2016)
Autora: MARIA LUZIRENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO [baixar]


10. OS SABERES E FAZERES DA PRÁTICA DO GESTOR: desafios para construção da gestão democrática na escola pública (26.02.2016)
Autora: KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO [baixar]


11. A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSORALIDADE DO BACHAREL DOCENTE: o aprender a ensinar na educação superior (26.02.2016)
Autor: LUIZ EDUARDO DAS NEVES SILVA [baixar]


12. LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: dilemas vivenciados no processo de formação inicial e a constituição do ser professor (26.02.2016)
Autora: CARLA TERESA DA COSTA PEDROSA [baixar]


13. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (26.02.2016)
Autora: ROSIMEYRE VIEIRA DA SILVA [baixar]


14. A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SUA INTERFACE COM O CURRICULO (27.02.2016)
Autora: ANNE CAROLINE SOARES DOURADO [baixar]


15. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (29.02.2016)
Autor: LUCIVANDO RIBEIRO MARTINS [baixar]


16. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (29.02.2016)
Autora: CARLA DAIANE ALENCAR MENDES [baixar]


17. EXPERIÊNCIAS DE RACISMO VIVENCIADAS POR TRÊS PROFESSORES AFRODESCENDENTES (27.04.2016)
Autor: CLÁUDIO JOSÉ ARAÚJO SILVA [baixar]


18. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PARTILHADAS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (20.06.2016)
Autor: JOSÉ FERREIRA DA SILVA JÚNIOR [baixar]


19. SIGNIFICADOS E SENTIDOS CONSTITUÍDOS POR PROFESSORES SOBRE O APRENDER A ENSINAR E QUE MEDEIAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA (24.06.2016)
Autora: SUELI MARIA DE SOUSA [baixar]


20. CAMINHO DAS PEDRAS EM ESPIRAL: mosaico dos significados e sentidos de ensinar artes visuais (25.06.2016)
Autora: ROSALINA DE SOUZA ROCHA DA SILVA [baixar]


21.  O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O PROGRAMA NACIONAL DE ENSINO TÉCNICO E EMPREGO EM TERESINA-PIAUÍ: contribuem para a autonomia de mulheres do bairro Santo Antonio? (12.07.2016)
Autora: LISIANY DANTAS LOPES TEIXEIRA [baixar]


22.  PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES (28.07.2016)
Autora: EDILMA MENDES RODRIGUES GONÇALVES [baixar]


23.  DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS JOVENS DE 15 A 17 ANOS: desafios da prática docente na escola de tempo integral (28.07.2016)
Autora: RAQUEL MARIA DA CONCEIÇÃO MARQUES [baixar]


24.  TRAVESSIA COLABORATIVA: os significados e sentidos de docência e sua relação com as necessidade formativas dos professores do IFMA-Campus Caxias (29.07.2016)
Autora: JOSIANE SOUSA COSTA DE OLIVEIRA [baixar]


25.  VOZES AFRODESCENTES: o que contam alguns(mas) estudantes da UFPI sobre seus encontros memoráveis com programas de ações afirmativas? (03.08.2016)
Autora: ELISIENE BORGES LEAL [baixar]


26.  ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE ALDEIAS ALTAS, ESTADO DO MARANHÃO (03.08.2016)
Autora: SILVIA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA [baixar]


27.  RELAÇÕES RACIAIS E DISCRIMINAÇÃO NA ESCOLA: uma prática educativa emancipatória em construção? (04.08.2016)
Autora: VÂNIA SEBASTIANA MACÊDO DE OLIVEIRA [baixar]

28. PLANEJAMENTO DE ENSINO E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE: necessidades produzidas por professores nos anos finais do ensino fundamental de uma escola particular de Parnaíba-PI (30.08.2016)
Autora: MÁRCIA RIBEIRO SILVA FERNANDES [baixar]


29. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: entrelaces com a prática pedagógica (29.09.2016)
Autor: DEYVIS DOS SANTOS COSTA DE CASTRO [baixar]


30.  REMUNERAÇÃO E CARREIRA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O IMPACTO DA LEI DO PISO NA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ NO PERÍODO DE 2008 A 2014 (27.10.2016)
Autora: MARINA GLEIKA FELIPE SOARES [baixar]


31.  PRÁTICA DOCENTE EXITOSA COMO CONTEXTO SEMÂNTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INTERFACES ENTRE O SABER TÉCNICO E O SABER PEDAGÓGICO (11.11.2016)
Autora: MARIA RITA BARBOSA DE SOUSA [baixar]

32. O ENSINO PRIMÁRIO NOTURNO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO PIAUÍ (1871-1933) (06.12.2016)
Autora: CLEIDIANE DE CARVALHO PEREIRA [baixar]

33. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEAD/UFPI (22.12.2016)
Autora: ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI [baixar]

{/slider}

{slider=2015}

1. CONCEPÇÕES DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO ACERCA DA SUA ATUAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA (16.01.2015)
AUTORA: MARIA VALDICELSIA SOARES LEAL [baixar]


2. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS: significações que medeiam a constituição da identidade do professor homem (24.02.2015)
AUTORA: LUCÉLIA COSTA ARAÚJO [baixar]


3. “(ENTRE)OLHARES, VIVÊNCIAS E SENTIDOS DE DOCÊNCIA: caminhos construídos por professoras-estudantes do curso de Pedagogia-UFPI no âmbino do PARFOR (25.02.2015)
AUTORA: ADRIANA LIMA MONTEIRO [baixar]


4. O ANTES E O DEPOIS DA ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM (25.02.2015)
AUTORA: MARIA DE NAZARETH FERNANDES [baixar


5.  HISTÓRIA E MEMÓRIA DO COTIDIANO ESCOLAR: lembranças literárias de escola (1867-1920) (26.02.2015)
AUTORA: MARIA SOLANGE ROCHA DA SILVA [baixar


6. CONFETOS DE BARRO SOBRE EDUCAR PELOS SOCIOEDUCADORES DO CENTRO EDUCACIONAL DE INTERNAÇÃO PROVISÓRIA DE TERESINA-PI (26.02.2015)
AUTORA: ANA MARIA CORTEZ DE CASTRO [baixar]


7. O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: histórias de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (27.02.2015)
AUTORA: MARIA DO SOCORRO BRITO DE OLIVEIRA [baixar]
           


8. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: revendo mitos, ritos, realidades (27.02.201)
AUTOR: FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES RODRIGUES [baixar]


9. ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: currículo e prática pedagógica (27.02.2015)
AUTORA: MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO [baixar]


10.  A PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO No CONTEXTO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: desafios da educação integral integrada (27.02.2015)
AUTORA: ANTONIA FLÁVIA MORAES DA COSTA [baixar]


11. A POLITICA DO TRANSPORTE ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA (27.02.2015)
AUTORA: ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA [baixar]


12. CONSTITUIÇÕES DE FEMINILIDADES DE PROFESSORAS AFRODESCENDENTES ‘ENTRE CONTEXTOS’ DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ (27.02.2015)
AUTORA: ADRIANA DE SOUSA [baixar]


13. EDUCAÇÃO.COM TECNOLOGIA: conectando a dimensão subjetiva do trabalho docente mediado pelas TIC’s (28.02.2015)
AUTORA: FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO [baixar]

14. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL A PARTIR DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM TERESINA – PI (10.08.2015)
AUTORA: ADRIANA FERREIRA DE SOUSA [baixar]

15. ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO E NO CAMPO EM CLASSES MULTISSERIADAS: REGISTROS SOBRE PRÁTICAS (21.08.2015)
AUTORA: ROSIMAR DA SILVA FEITOSA SOARES COSTA [baixar]

16. JOVENS BAILARINAS DE VAZANTINHA: conceitos de corpo nos entrelaces afroancestrais da dança na educação (31.08.2015)
AUTORA: MARIA DO LIVRAMENTO DA SILVA MACHADO [baixar]


17. A PRÁTICA DOCENTE DOS ALUNOS MESTRES DE BIOLOGIA: saberes mobilizados no estágio supervisionado (29.09.2015)
AUTORA: NILDA MASCIEL NEIVA GONÇALVES  [baixar]


18. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS EM INTERFACE COM A PRÁTICA DOCENTE (30.09.2015)
AUTOR: CAIO VELOSO [baixar]


19.  FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: currículo e prática pedagógica (07.11.2015)
AUTORA: MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO MOURA [baixar]


20. A MOBILIZAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE SABERES POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO VIVENCIAREM EXPERIÊNCIAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS (16.12.2015)
AUTORA: NALDIA PAULA COSTA DOS SANTOS [baixar]


21. FORMAÇÃO CONTIUADA DE PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: do texto ao contexto (18.12.2015)
AUTORA: CLÁUDIA FIGUEIREDO DUARTE VIEIRA [baixar]

{/slider}

{slider=2014}

01. O PROFESSOR BACHAREL EM DIREITO: investigando o desenvolvimento profissional docente
AUTORA: ELIANA FREIRE DO NASCIMENTO [baixar]


02. OS USOS DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTORA: KEYLLA REJANE ALMEIDA MELO [baixar]


03. A ETNOMATEMÁTICA APLICADA A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO PIAUÍ
AUTORA: CLÁUDIA LÚCIA ALVES [baixar]


04. PRÁTICAS AVALIATIVAS DINÂMICAS: sentidos e significados compartilhados com professores de Direito
AUTORA: SUÊNYA MARLEY MOURÃO BATISTA [baixar]


05. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA DE TERESINA: história e memória
AUTORA: VILMA DA SILVA MESQUITA ABREU [baixar]


06. OS ACORDES DAS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE INTEGRANTES DA ORQUESTRA JOVEM DA ESCOLA PADRE LUÍS DE CASTRO BRASILEIRO EM UNIÃO-PIAUÍ (2010-2012)
AUTORA: MARIA DOLORES DOS SANTOS VIEIRA [baixar]


07. JUVENTUDES DA PERIFERIA E EDUCAÇÃO DE PAZ: ações educativas do movimento pela paz na periferia (MP3) no processo de implantação de políticas públicas (2000-2013)
AUTORA: MARIA DO SOCORRO PEREIRA DA SILVA [baixar]


08. O PROFESSOR DE INGLÊS E SEU PERCURSO FORMATIVO: saberes e desenvolvimento profissional
AUTORA: JOSÉ LUIZ MEIRELES DA SILVA [baixar]


09. (RE)ESCREVENDO A FORMAÇÃO: autobiografização de pedagogos egressos da UFPI
AUTORA: ALINE ASSUNÇÃO TRANQUEIRA [baixar]


10. AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contributos para a organização curricular e pedagógica
AUTORA: JOSELINA FERREIRA ARAÚJO [baixar]


11. SOCIOPOETIZANDO A FILOSOFIA DE JOVENS SOBRE AS VIOLÊNCIAS E A RELAÇÃO COM A CONVIVÊNCIA NA ESCOLA, EM TERESINA-PI
AUTORA: VANESSA NUNES DOS SANTOS [baixar]


12. PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: a abordagem do eixo temático recursos tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental
AUTORA: ROSANE CARVALHO LEITE [baixar]


13. JUVENTUDES E CULTURA DE PAZ: a educação musical no enfrentamento das violências na unidade escolar ‘Lourival Parente’
AUTORA: CLAUDILENE SANTOS DE LIMA  [baixar]


14. PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: sentidos e significados produzidos em colaboração
AUTORA: FABRÍCIA DA SILVA MACHADO [baixar]


15. RELAÇÕES SOCIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTOS, PIAUÍ: um estudo da realidade com alunas/alunos afrodescendentes e as professoras
AUTORA: ANTONIA REGINA DOS SANTOS ABREU [baixar]


16. MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PIAUIENSES: itinerários escolares e experiências docentes (1940-1970)
AUTOR: FRANCISCO GOMES VILANOVA [baixar]


17. CUSTO ALUNO/ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA-PI, NO ANO DE 2012
AUTORA: ANTONIA MELO DE SOUSA [baixar]


18. DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL À PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: reelaboração de saberes docentes
AUTORA: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA [baixar]  


19. A POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA-PI (1996-2012)
AUTORA: SILVANIA UCHÔA DE CASTRO [baixar]  


20. NARRATIVAS DE PROFESSORES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA: reflexões sobre a docência
AUTORA: JOIMARA LIMA SANTOS [baixar]


21. PRÁTICA DOCENTE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
AUTORA: LILIANA MONTEIRO CARCARÁ  [baixar]


22. ASSIM CAMINHA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: concepções de adolescentes em cumprimento de medida de semiliberdade acerca da inclusão
AUTORA: KATARINY MARIA LEAL SANTOS [baixar


23. DESCOLONIZANDO SEXUALIDADES E CURRÍCULO NA ESCOLA: confetos produzidos por jovens da Ilha
AUTOR: ROMÁRIO RAWLYSON PEREIRA DO NASCIMENTO  [baixar]


24. UMA VOZ CHAMADA ‘NÓS’: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Ensino Médio
AUTORA: LÉIA SOARES DA SILVA  [baixar]


25. JOVENS CIRCENSES NA CORDA BAMBA: confetos sobre o riso e o corpo na Educação em Movimento
AUTORA: MARIA DILMA ANDRADE VIEIRA DOS SANTOS  [baixar]  


26. A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE FÍSICA: percepções do formador sobre o ensino
AUTOR: FÁBIO SOARES DA PAZ [baixar]


27. A TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
AUTORA: CLEUDIA MARIA FERREIRA DA SILVA  [baixar]


28. A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR DE TIMON-MA: do Grupo Escolar ao Ginásio Bandeirante
AUTOR: CRISTIANO DE ASSIS SILVA  [baixar]   


29. O COLÉGIO SÃO JOSÉ E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NORMALISTAS EM CAXIAS-MARANHÃO: formando para a igreja, para a pátria e o lar (1949-1972)
AUTORA: SUELY BARBOSA DE MOURA [baixar]  

30. PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DO CAMPO: diálogos sobre a articulação dos conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa
AUTORA: RAIMUNDA ALVES MELO [baixar]


31. HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PDROJETO MINERVA EM TERESINA: a educação nas ondas do rádio (1971-1982)
AUTORA: REJANIA REBELO LUSTOSA [baixar]

{/slider}

{slider=2013}

01. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA PROFESSOR: desafios implícitos-retratos e relatos
AUTORA: IVNA MARIA MELLO SOARES [baixar]

02. AFRORRESILIENTES: a resiliência de mulheres afrodescendentes de sucesso educacional
AUTORA: LUCIENIA LIBÂNIA PINHEIRO MARTINS [baixar]

03.A PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE SEUS DIREITOS: um estudo à luz do estatuto da criança e do adolescente - ECA
AUTORA: LÍLIAN GARCIA DEMES [baixar]

04. A FORMAÇÃO TÉCNICA AGROPECUÁRIA NA MODALIDADE EJA DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE TERESINA E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
AUTOR:MARTINHO DE SOUZA REGO [baixar]
                                                                                               
05.HISTÓRIAS DE LEITURA DE PROFESSORES-LEITORES COMO SUBSÍDIO À FORMAÇÃO CONTINUADA: memória em movimento
AUTORA: ANA LÚCIA BARBOSA MONTEIRO [baixar]

06.DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: narrativas de professores bacharéis sobre dilemas da prática pedagógica
AUTORA: GENYVANA CRISCYA GARCIA CARVALHO [baixar]

07. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: o fazer do professor da rede municipal de ensino de Teresina
AUTORA:JULIANA  FERREIRA DE SOUSA [baixar]

08. SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO MAL-ESTAR DOCENTE: o que pensam e sentem professores em início de carreira
AUTORA: ISANA CRISTINA DOS SANTOS LIMA [baixar]

09. CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS ALUNOS DE UMA ESCOLA TECNICO-PROFISSIONALIZANTE SOBRE OS AFETOS NA ESCOLA: uma pesquisa sociopoética
AUTORA: KATHIA RAQUEL PIAUILINO SANTOS[baixar]

10. O MOVIMENTO INCLUSIVO NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS CEGOS
AUTORA: ROGÉRIA PEREIRA RODRIGUES [baixar]

11. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: práticas educativas e permanência nas escolas de ensino médio
AUTOR: WAGNALDO NUNES DA SILVA CASTRO [baixar]

12. SOCIOPOETIZANDO O SER JOVEM NAS LINHAS DO PENSAMENTO DOS JOVENS DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAEM DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE BOM JESUS-PI 
AUTORA: CRISTIANNE TEIXEIRA CARNEIRO [baixar]

13. DESBRAVANDO INTELIGÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO: o Projeto Bandeirante e a expansão do secundário maranhense na gestão Sarney (1966-1971)
AUTORA: ELIZANIA SOUSA DO NASCIMENTO [baixar]

14. ALFABETIZADORAS EXPERIENTES E A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE: trajetórias narradas 
AUTORA: FRANCISCA DAS CHAGAS CARDOSO DO NASCIMENTO SANTOS [baixar]

15. PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO PRIMÁRIA AO USO DE DROGAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PARQUE ELIANE EM TERESINA/PI
AUTOR: FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA SOUSA [baixar]

16. A AVALIAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI E SUAS IMPLICAÇÃOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Autora: JOSÉLIA MARIA DA SILVA FARIAS [baixar]

17. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: desafios da docência no ensino profissionalizante
Autor: NELSON SOARES DA SILVA [baixar]

18. AS VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL MEDIANDO A CONSTITUIÇÃO DA IJDENTIDADE PROFISSIONAL EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
Autora: ANA MARIA BATISTA CORREIA [baixar]

19.O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO LOCUS FORMATIVO:  dialógico entre professor experiente e professor em formação
Autora: ANA D’ARC LOPES DOS REIS [baixar]

20. SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: reflexão crítica e colaborativa de práticas educativas
Autora: ISOLINA COSTA DAMASCENO [baixar]

21. O "PRÊMIO PROFESSOR ALFABETIZADOR" COMO POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO MERITOCRÁTICA: o que pensam professores, gestores educacionais e dirigentes sindicais.
Autora: IRENE NUNES LUSTOSA [baixar]

22. EDUCAÇÃO, GÊNERO E AFRODESCENDÊNCIA: a educação escolar e a organização de mulheres quilombolas em Brejão dos Aipins, Piauí
Autor: RANCHIMIT  BATISTA NUNES [baixar]

23. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: evocações a partir de registros escritos de professores
Autor: MARTTEM COSTA DE SANTANA [baixar]

24. POLÍTICAS PÚBLICAS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: uma análise quanto à regulamentação da carga horária de trabalho docente.
Autor: RICARDO AUGUSTO NUNES PRADO [baixar]

25. HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ENSINO JURÍDICO NO PIAUÍ: a Faculdade de Direito.
Autora: IDELCELINA BARROS XIMENES [baixar]

26. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS POR PROFESSORES ACERCA DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS MIGRANTES NO COLÉGIO AGRÍCOLA DE BOM JESUS.
Autora: MARIA ANGÉLICA PIAUILINO DA CRUZ [baixar]
   
27. A ESCOLA E A EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS DA MULHER LÉSBICA AFRODESCENDENTE.
Autora: ANA CAROLINA MAGALHÃES FORTES [baixar]

28. NECESSIDADES FORMATIVAS E PEDAGÓGICAS DOS LICENCIANDOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: compreensão de situações reflexivas
Autora: RUTH DE MORAES LIMA [baixar]

29. A ORDEM MERCEDÁRIA E A EDUCAÇÃO NO PIAUÍ: Escola Normal Helvídio Nunes de Barros.
Autor: ADEMIR MARTINS DE OLIVEIRA [baixar]

30. SOCIOPOETIZANDO AS SEXUALIDADES: o pensamento filosófico de jovens do Colégio Técnico de Floriano/PI
Autora: FRANCIMEIRY SANTOS CARVALHO [baixar]

31. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: saberes e fazeres construídos no espaço da sala de aula
Autora: SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA [baixar]

32. SABORES DA CASA, SABEDORIAS DE TERREIROS: práticas educativas e construção de saberes num terreiro de Teresina-Piauí
Autora: HALDACI REGINA DA SILVA [baixar]

33. AS EDUCAÇÕES ESCOLAR E SOCIAL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DE JOVENS NOS QUILOMBOS DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ
Autora: RAIMUNDA FERREIRA GOMES COELHO [baixar]

34. ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.
Autora: ALIETE GOMES DA COSTA [baixar]

35. PÁGINAS SOCIOPOÉTICAS: deslizando nas idéias e nos conceitos de jovens sobre leitura.
Autora: MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA SANTOS [baixar]

36. AÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA/ESCOLA DA GENTE COMO PRÁTICA DE CULTURA DE PAZ.
Autora: MARIA DA CRUZ SOARES DA CUNHA LAURENTINO [baixar

37. DO ENSINO NORMAL AO PEDAGÓGICO: História e Memória das instituições escolares de formação de professores em Parnaíba (1927-1982).
Autora: MARIA DO SOCORRO MEIRELES RODRIGUES [baixar]

38.MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ESPAÇO ESCOLAR: LINGUGENS DE CULTURA  DE PAZ NA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA/PI.
Autora: MARIA GESSI-LEILA MEDEIROS [baixar]

39. INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e conflitos no cotidiano escolar.
Autor: MAURÍCIO RIBEIRO DA SILVA [baixar]

40. FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: autovalorização dos egressos.
Autora: VERBENA MARIA COSTA REIS FEITOSA [baixar]

41. SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS: uso de plantas medicinais na Educação e na Saúde.
Autora: LUZINETE DE ARAÚJO LIMA GUIMARÃES [baixar]

42. A TRAJETÓRIA FORMATIVA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA.
Autora: PATRÍCIA DA CUNHA GONZAGA [baixar]

43. FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: contribuições para a prática docente.
Autora: CONCEIÇÃO DE MARIA RIBEIRO DOS SANTOS [baixar]

{/slider}

{slider=2012}

01. HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE JOSÉ DE FREITAS-PI
Autora: MARIA DO AMPARO HOLANDA DA SILVA [baixar]                                               
            
02. O LIVRO DIDÁTICO NO COTIDIANO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS: usos que se revelam no semiárido brasileiro
Autora: VANDERLÉA ANDRADE PEREIRA  [baixar

03. O SENTIDO SUBJETIVO ATRIBUÍDO AO PRECONCEITO POR UMA ALUNA CEGA DO ENSINO SUPERIOR
Autora: SUSANA ARAÚJO CHAVES [baixar]

04. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO SABER ENSINAR
Autora: EMANOELA MOREIRA MACIEL [baixar]  

05. RAP DA ‘QUEBRADA’: construção de sentidos e saberes pelos grupos de RAP – ‘A IRMANDADE’ e ‘REAÇÃO DO GUETO’ de Teresina-PI
Autora: VICELMA MARIA  DE PAULA BARBOSA SOUSA [baixar]           

06. OS SENTIDOS SUBJETIVOS ATRIBUÍDOS AO BULLYING POR DISCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ
Autora: TELMA CRISTINA RIBEIRO FRANCO FREIRE  [baixar]

07. EDUCAÇÃO FEMININA NO ENSINO SECUNDÁRIO PIAUIENSE: da escolarização à profissionalização (1960-1982)
Autora: EDILENE LIMA DA SILVA   [baixar]

08. POVO BOM DA CANCELA-COMUNIDADE AFRODESCENDENTE: o que a escola tem com isso?
Autora: ELIZETE DIAS DA SILVA [baixar]

09. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: a docência, o ensino e a prática pedagógica em discussão
Autora: SANDRA SUELY OLIVEIRA [baixar]

10.FORMAÇÃO CONTÍNUA E ATIVIDADE DE ENSINAR: produzindo sentidos sobre o brincar na Educação Infantil
Autora: GRASIELA MARIA DE SOUSA COELHO [baixar]

11. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERTADA PELAS FACULDADES PARTILHADAS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autora: JANNA ÉRICA PAZ LINHARES OLIVEIRA [baixar]

12. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA PARTILHADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA
Autora: JULIANA GOMES DA SILVA SOARES  [baixar]

13. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: a trajetória formativa em serviço
Autora: MARIA LEMOS DA COSTA [baixar]

14. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS POR LICENCIANDOS ACERCA DO SALÁRIO DO PROFESSOR
Autor: RAIMUNDO NONATO SOUSA [baixar]

15. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA: um olhar sobre o desenvolvimento profissional
Autora: MARIA ONEIDE LINO DA SILVA [baixar]

16. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO: ultrapassando a fronteira das grades pela via da colaboração
Autora: MÍRIAM ABREU ALENCAR NUNES [baixar]

17. POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: para além do discurso
Autora: JANAÍNA GOMES VIANA DE SOUZA [baixar]     

18. O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 5º ANO: o contexto da prática pedagógica em escolas públicas estaduais de Teresina-PI
Autora: CRISTIANA BARRA TEIXEIRA  [baixar]

19. PSICÓLOGO-PROFESSOR: o processo de constituição da identidade docente
Autora: MILENE MARTINS [baixar]                           

20. PRÁTICA PEDAGÓGICA: instrumento e resultado no processo de reflexão crítica em contexto colaborativo
Autora: ARLETE FRAGAS DA SILVA ROCHA [baixar]
                                                                            
21. A CONSTITUIÇÃO DO CORPO DOCENTE DO ENSINO SECUNDÁRIO NO PIAUÍ (1942-1982)
Autor: ROMILDO DE CASTRO ARAÚJO [baixar]

22. PRÁTICAS AVALIATIVAS DE ELABORAÇÃO DE TESTES, ESPECIALMENTE DE QUESTÕES DISSERTATIVAS, UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAP/ TERESINA E OS SENTIDOS ENUNCIADOS DE ENADE
Autor: JOSÉ RIBAMAR DE BRITO SOUSA [baixar]

23. A FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ: uma análise a partir da prática pedagógica do oficial formador
Autora: ANTONIA MARIA DOS SANTOS SILVA [baixar]

24. A FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES: desafios e interpelações na prática docente 
Autora: WALDIRENE PEREIRA ARAÚJO [baixar]

25. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO GRADUANDO DE PEDAGOGIA: de professor a gestor
Autora: ELIZANGELA FERNANDES MARTINS [baixar]

26. POLÍTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE INTERNAÇÃO EM TERESINA-PI  
Autor: WLADIMY LIMA SILVA [baixar]

27. DA AQUISIÇÃO À MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE CAXIAS-MA  
Autora: SUELY LIMA CHAVES OLIVEIRA [baixar]

28.TRABALHO COLETIVO EM CONTEXTO DE PLANEJAMENTO: sentidos e significados atribuídos pelos professores
Autora: MARIA LUIZA SANTOS GAMA [baixar]

29. FORMAÇÃO CONTINUADA NA INTERFACE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA: o que pensam os professores  
Autora: ADÉLIA MEIRELES DE DEUS [baixar]

30. O OLHAR DOS DISCENTES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAPI: narrativas de formação 
Autor: PATRÍCIA SARA LOPES MELO [baixar]

31. MULHER AFRODESCENDENTE NA DOCÊNCIA SUPERIOR EM PARNAÍBA: memórias da trajetória de vida e ascensão social  
MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA VIEIRA DA SILVA [baixar]

32. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: tensões e interações entre o currículo e a prática pedagógica
Autora: DJANIRA DO ESPÍRITO SANTO LOPES CUNHA [baixar]

33. PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: significados e sentidos da atuação profissional  
Autora: LÍLIA CRISTIANA LOPES DE CARVALHO  [baixar

34. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE(S): qual a cor da homofobia no arco-íris da escola?  
Autora: VALDENIA PINTO DE SAMPAIO ARAÚJO [baixar]

35. OS DESAFIOS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: o ser e o fazer do professor-tutor à distância
Autora: SORAYA OKA LOBO [baixar]

36. SABER ENSINAR LÍNGUA MATERNA: vivências da prática pedagógica no ensino médio
Autora: LÚCIA MARIA DE SOUSA LEAL [baixar]

37. A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DE BOM JESUS-PI: articulações possíveis
Autora: WANNA SANTOS DE ARAÚJO [baixar]

38. FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: implicações políticas e pedagógicas
Autora: REJANE DE OLIVEIRA ALVES [baixar]

{/slider}

{slider=2011}

01. REVISITANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM-SUCEDIDAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Autora: JULIANA BRITO ARAÚJO [baixar]

02. VIOLENCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: o silêncio da escola 
Autor: ALCI MARCUS RIBEIRO [baixar]

03. A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR E A PRÁTICA DAS PROFESSORAS PRIMÁRIAS NA ZONA RURAL DO PIAUÍ NOS ANOS DE 1940 A 1970
Autora: MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO CASTELO BRANCO [baixar]

04. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO: sentido e significado de aprendizagem em contexto de colaboração
Autora: ELIENE MARIA VIANA DE FIGUEIRÊDO PIEROTE [baixar]

05. SENTIDOS E SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELO PSICÓLOGO ESCOLAR ACERCA DE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL: definindo passos e consolidando espaços 
Autora: ANA GABRIELA NUNES FERNANDES [baixar]

06. OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: experiências nas escolas públicas municipais de Caxias-MA 
Autora: FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO [baixar]

07. AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA FUNDAMENTAL ACERCA DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO 
Autor: ALAN KARDEC CARVALHO SARMENTO [baixar]

08. NARRATIVAS DE AUTOFORMAÇÃO DOCENTE: desvelando modos de ser e de fazer-se professor 
Autora: FRANCISCA DOS SANTOS TEIXEIRA [baixar]

09. PRÁTICAS DE GESTÃO DA UNIDADE ESCOLAR UTOPIA E O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
Autora: MARIA GENILDA MARQUES CARDOSO [baixar]

10. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ESCOLAS COM VIOLÊNCIAS E SEM VIOLÊNCIA EM TERESINA 
Autora: ELILIAN BASÍLIO E SILVA [baixar]

11. SUPERVISÃO ESCOLAR: produção de saberes e transformação de práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos-EJA 
Autora: DIANE MENDES FEITOSA [baixar]

12. UM OLHAR SOBRE SI: História e Memória da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na UFPI
Autora: SAMARA MARIA VIANA DA SILVA [baixar]

13. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: saberes e fazeres de egressos do curso de Pedagogia da UFPI 
Autora: MARIA DE JESUS ASSUNÇÃO E SILVA [baixar]

14. O PROFESSOR DE DIDÁTICA E AS APRENDIZAGENS DOCENTES: um estudo focalizando narrativas 
Autora: LIDENORA DE ARAÚJO CUNHA [baixar]

15. A MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA MODALIDADE DE DUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autora: CLEIDINALVA MARIA BARBOSA OLIVEIRA [baixar]

16. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO CEJA COMO CONTEXTO DE APRENDIZAGENS DOCENTES
Autora: 
CLÁUDIA MARIA LIMA DA COSTA [baixar]

17. O IMPACTO DO FUNDEF/FUNDEB NA REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ                                                
Autora: SAMARA DE OLIVEIRA SILVA [baixar

18. SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES EM INÍCIO DE CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo com os professores substitutos do Núcleo da UESPI em Amarante-PI                        
Autora: JOQUEBEDE DIAS DOS SANTOS NUNES [baixar
            
19. A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 5º ANO DO ENSIO FUNDAMENTAL    
Autora: SIMONE CARVALHO OLIVEIRA [baixar
           
20. O SENTIDO SUBJETIVO DA INCLUSÃO PARA O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER
Autor: CARLOS EDUARDO GONÇALVES LEAL [baixar                     

21. A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS PELO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Autora: CRISTINA CARDOSO DE ARÁUJO  [baixar                

22. CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS DO FUNDEF/FUNDB DO MUNICÍPIO DE TERESINA (2004-2009)
Autora: LUCINEIDE MARIA DOS SANTOS SOARES [baixar             

23. DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES AO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES: uma História da instalação e consolidação do Ensino Superior em Caxias (1968-1994) [baixar
Autor: ROLDÃO RIBEIRO BARBOSA

24. ARTE AFRODESCENDENTE A PARTIR DE TRÊS OLHARES DE EDUCADORA EM TERESINA [baixar]
Autora: FRANCILENE BRITO DA SILVA      

{/slider}

{slider=2010}

01 - (RE)PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: concepções de ensino e aprendizagem
Autor: 
JURANDIR GONÇALVES LIMA  [baixar]

02 - A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TERESINA: O DESAFIO DE IR ALÉM DA ESCOLARIZAÇÃO
 Autora: ROSÂNGELA MARIA DA SILVA MELO [baixar]

03 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: o desafio de tornar-se professor 
 Autora: VANESSA HIDD BASÍLIO  [baixar]

04 - SER PEDAGOGO: o conhecimento da identidade profissional pelas histórias de vida 
 Autora: THAIZI HELENA BARBOSA E SILVA LUZ  [baixar]

05 - NARRATIVAS SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: administradores-professores de ensino superior como protagonistas
 Autora: SHIRLEY DOURADO REBÊLO SARAIVA  [baixar]

06 - A ESCOLA DE QUALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE ESCOLAS DE TERESINA-PI, COM MELHOR PERFORMANCE NO ENEM - 2007
 Autora: CLEIRE MARIA DO AMARAL RODRIGUES  [baixar]

07 - OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM INÍCIO DE CARREIRA E A PRODUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE: um estudo com diários narrativos
 Autora: RENATA CRISTINA DA CUNHA [baixar]

08 - TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA: interfaces com o saber-ensinar 
 Autor: FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DA SILVA [baixar]

09 - A TRAJETÓRIA DAS ESCOLAS DA CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC NO PIAUÍ: 1952-1997
 Autor: JOÃO BATISTA DA SILVA  [baixar]

10 - "O PROCESSO DIALÓGICO: conceito de planejamento de ensino internalizado pelos professores de ensino superior e a prática pedagógica."
 Autora: MARLINDA PESSÔA ARAÚJO  [baixar]

11 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS (OS) PROFESSORAS (ES) DO ASSENTAMENTO DIAMANTE NEGRO JUTAIH NO MARANHÃO: “ a pedagogia dos aços”
 Autora: MARILDA DA CONCEIÇÃO MARTINS  [baixar]

12 - OS SENTIDOS PRODUZIDOS EM RELAÇÃO À ESCOLA MEDIANDO O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO
 Autora: MARIA ESCOLÁSTICA DE MOURA SANTOS  [baixar]

13 - INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE PARES: a importância do brincar para a inclusão escolar de criança com Síndrome de Down 
 Autora: CAMILA SIQUEIRA CRONEMBERGER FREITAS [baixar]

14 -  A COMPREENSÃO DO SER PROFESSOR COMO PROFISSIONAL DO ENSINAR: um estudo com docentes da rede pública Estadual de Teresina 
 Autora: MÔNICA NÚBIA ALBUQUERQUE DIAS [baixar]

15 - SABERES DA PRÁTICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: análise de sua produção nos cursos de licenciatura da UEMA
 Autora: MARIANGELA SANTANA GUIMARÃES SANTOS [baixar]

16 - A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA
 Autora: MARIA CARMEM BEZERRA LIMA [baixar]

17 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO PIAUI: de 1939 a 1975
 Autor: JOSE CARLOS DE SOUSA [baixar]

18 - PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: estudo compartilhado com professoras da cidade de Parnaíba-PI
 Autora:
 FABRÍCIA PEREIRA TELES [baixar]

19 - CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO (UFPI): história e memória
 Autora: FRANCISCA DAS CHAGAS LOPES CAMPOS [baixar]

20 - DA FORMAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma reflexão sobre a formação matemática do pedagogo
  
Autora: VALDIRENE GOMES DE SOUSA [baixar]

21 - A DOCÊNCIA EM QUÍMICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para a construção da cidadania
  
Autora: MARIA DE FÁTIMA CARDOSO SOARES [baixar]

22 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sobre a prática como lócus da produção dos sabes docentes
  
Autora: MARIA DO SOCORRO SOARES [baixar]

23 - AÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: discutindo a mobilização de saberes experienciais
  
Autora: ANTONINA MENDES FEITOSA SOARES [baixar]

24 - "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: discutindo saberes docentes"
  
Autora: ROBERT MAURÍCIO DE OLIVEIRA ARAÚJO [baixar]

25 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: saberes e reflexividade na prática pedagógica
  
Autor: MARIA REGINALDA SOARES DA SILVA  [baixar]

26 - HISTÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DE UNIÃO-PIAUÍ: (re) visitando trajetórias profissionais
  
Autor: LOURIVAL DA SILVA LOPES  [baixar]

27 - O SENTIDO SUBJETIVO ATRIBUIDO PELO ALUNO SURDO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO REGULAR
  
Autor: RAFAELA COELHO SÁ [baixar]

28 - A EFETIVAÇÃO DOS SABRES PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS
  
Autor: CLEIDIVAN ALVES DOS SANTOS [baixar]

29 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: revelando os saberes da experiência
  
Autora: PAULA JANAÍNA MENDES LOPES [baixar]

30 - INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS ECOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI
  
Autora: MÁRCIA RAIKA E SILVA LIMA [baixar]

31 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES 
  
Autor: LOURENILSON LEAL DE SOUSA [baixar]

32 - POSTA VOZES DA CONQUISTA DA RIQUEZA: o ensino comercial e a escola União Caixeiral de Parnaíba (1918-1950) 
  
Autor: GILBERTO ESCÓCIO DUARTE FILHO [baixar]

33 - AUTORIA, COSCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: o fanzine como recurso formativo na escrita e reescrita de trajetórias formativas em formação
  
Autor: IONEIDE SANTOS DO NASCIMENTO [baixar]

34 - DOSCÊNCIA SUPERIOR EM FOCO: articulações entre formação continuada, saberes e práticas pedagógicas
  
Autor: ALDINA DE FIGUEIREDO CUNHA [baixar]

35 - O SUPERVISOR ESCOLAR NA INTERFACE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO: entre o dito e o vivido
  
Autor: LUIZ JESUS SANTOS BOMFIM [baixar]

36 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES 
  
Autor: SIDCLAY FERREIRA MAIA [baixar]

37 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PIAUÍ: 1968 a 1998: reflexões sobre suas história e memória
  
Autor: ROSA MARIA BORGES DE QUEIROZ [baixar]

38 - IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE TERESINA - PIAUÍ 
  
Autor: DANIELLE DE FREITAS FONSECA [baixar]

{/slider}

{slider=2009}

01. RELAÇÕES DE GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES: A EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE PRODUÇÃO ‘MULHERES PERSEVERANTES [baixar]
Autora: Ana Célia de Sousa Santos

02. JUVENTUDES DO CAMPO E PRÁTICAS EDUCATIVAS:O CASO DO ASENTAMENTO MARRECAS EM SÃO JOÃO DO PIAUÍ [baixar]
Autora: Marli Clementino Gonçalves

03. O SENTIDO SUBJETIVO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL [baixar]
Autora: Maria de Jesus Rodrigues

04. PRÁTICA PEDAGOGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR FORMATIVO: uma etnografia [baixar]
Autora: Cleide Maria Arraes Rezende

05. ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO : um estudo etnográfico [baixar]
Autora: Georgyana Andréa Silva Morais

06. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: desvelando significados do ser professor de Didática [baixar]
Autora: Mary Gracy e Silva Lima

07. OS SABERES EXPERIENCIAIS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TERESINA-PI [baixar]
Autor: Neuton Alves de Araújo Calaça

08. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MÚSICAS NO PIAUÍ: das primeiras iniciativas à Universidade [baixar]
Autor: João Valter Ferreira Filho

09. DE SUPERVISOR ESCOLAR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional [baixar]
Autora: Cristiane de Sousa Moura Teixeira

10. DOCÊNCIA SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO PROFISSIOINAL: interface com narrativas autobiográficas de médicos professores [baixar]
Autora: Samyla Miranda Monte

11. OS DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO NO PIAUÍ: reflexos dos ideais da Escola Nova – 1920 a 1947 [baixar]
Autora: Ana Maria Gomes de Sousa Martins

12. O ENSINO DE ENFERMAGEM NO PIAUÍ: História e Memória [baixar]
Autora: Anneth Cardoso Basílio da Silva

13. PSICOLOGIA ESCOLAR EM TERESINA: percursos de inserção e particularidades de uma atuação profissional [baixar]
Autora: Carla Andréia Silva

14. A APRENDIZAGEM DO ADOLESCENTE COM ALTAS HABILIDADES: uma compreensão a partir da Teoria da Subjetividade [baixar]
Autora: Patrícia Melo do Monte

15. AS ESCOLAS DO PROGRAMA DE EXPANSÃO E MELHORIA DO ENSINO (PREMEN) EM TERESINA – 1982 a 2000 [baixar]
Autora: Benedita Severiana de Sousa

16. O REENCANTMENTO DO MUNDO: educação não-formal e o protagonismo dos novos movimentos sociais [baixar]
Autor: Marcelino de Oliveira Fonteles

17. DOCÊNCIA SUPERIOR: o desenvolvimento profissional do professor bacharel em Direito [baixar]
Autora: Adriana Borges Ferro Moura

18. OS SENTIDOS DO CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE [baixar]
Autora: Maria Adréia Bezerra Marques

19. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESPI: articulação teoria-prática na formação docente [baixar]
Autor: Raimundo Dutra de Araújo

20. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA [baixar]
Autora: Maria Dilima Ponte de Brito

21. IMPLICAÇÕES DO ASSÉDIO MORAL ENTRE DISCENTES E DOCENTES NO AMBIENTE DA ESCOLA [baixar]
Autora: Tereza Cristina Ribeiro Franco

22. PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: interfaces entre a formação inicial e continuada [baixar]
Autora: Maria das Graças Silva Ciríaco

23. CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS “PROFESSOR MOACI MADEIRA CAMPOS” E “SANTA FÉ” EM TERESINA [baixar]
Autora: Maria do Socorro Moura Costa

{/slider}

{slider=2008}

01. OS OBSTÁCULOS DIDÁTICOS O COTIDIANO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO PROFESSOR: DA IDENTIFICAÇÃO À SUPERAÇÃO [baixar]
Autora: Malvina Thais Pacheco Rodrigues

02. PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO: o diário como instrumento de reflexão [baixar]
Autora: Hilda Maria Martins Bandeira

03. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO ATUANTE NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI: 1980 a 2006 [baixar]
Autora: Reijane Maria de Freitas Soares

04. A PRODUÇÃO DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR E OS ESCRITOS EM TORNO DELA: os Estudos Sociais do Maranhão [baixar]
Autora: Odaléia Alves da Costa

05. A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TERESINA – PI: Revelações a partir de histórias de vida [baixar]
Autora: Maria Goreti da Silva Sousa

06. CUSTO DIRETO DE FINANCIAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA – PIAUÍ [baixar]
Autora: Magna Jovita Gomes de Sales e Silva

07. A APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO [baixar]
Autora: Aída Teresa dos Santos Brito

08. POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL (1996-2006): o FUNDEF e a valorização do magistério [baixar]
Autora: Isabel Cristina da Silva Fontineles

09. EDUCAÇÃO-MERCADORIA: A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO PIAUÍ (1990 A 2005) [baixar]
Autor: Geraldo do Nascimento Carvalho

10. O PROFESSOR LEITOR: OS SENTIDOS DA LEITURA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS [baixar]
Autora: Virgínia Maria de Melo Magalhães

11. FAZERES DE GÊNERO E FAZERES PEDAGÓGIGOS: como se entrecruzam na Educação Infantil [baixar]
Autora: Carmen Lúcia de Sousa Lima

12. A PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA DO PROFESSOR: um processo colaborativo de (re)elaboração conceitual no Ensino Médio [baixar]
Autor: Francisco Afranio Rodrigues Teles

13. REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORAÇÃO: articulação teoria e prática no desenvolvimento da atividade docente [baixar]
Autora: Maria Ozita de Araujo Albuquerque

14. A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINAR: um estudo focalizando o docente do ensino jurídico [baixar]
Autor: José Augusto Paz Ximenes Furtado

15. A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM ESCOLA INCLUSIVA: um estudo de caso [baixar]
Autora: Daniela Coutinho de Morais Escórcio

16. POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE JOVENS EM INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS “ALTERNATIVAS” DE TERESINA-PI: Escola Municipal “Nau Cidadã” e Casa de Metara [baixar]
Autora: Marilde Chaves dos Santos

17. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE ALUNOS DO LICEU PIAUIENSE: sinalizando diferenças e desigualdades [baixar]

Autor: Ronaldo Matos Albano

18. A CRIATIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE ARTE: um estudo exploratório nas escolas públicas de Teresina-PI [baixar]
Autor: José Ribamar Santos Costa Júnior

19. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TERESINA: Piauí (1968 – 1996) [baixar]
Autora: Zélia Maria Carvalho e Silva

20. OS SABERES DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: da utopia à realidade formativa de professores da escola pública [baixar]
Autor: Julival Alves da Silva

21. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: concepções de professores [baixar]
Autora: Lucineide Morais de Sousa

22. ENTRE RIOS E LETRAS UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA-PI [baixar]
Autora: Célia Revilândia Costa

23. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO SEMI-ÁRIDO: valorizando experiências, reconstruindo valores e tecendo sonhos [baixar]
Autor: Elmo de Souza Lima

{/slider}

{slider=2007}

01. À LUZ DOS VALORES RELIGIOSOS: escolas confessionais católicas e a escolarização das mulheres piauienses (1906 – 1973) [baixar]
Autora: Samara Mendes Araújo Silva

02. DE TAMBORIL A ISAÍAS COELHO: A EDUCAÇÃO DOS MESTRES-ESCOLA AO GRUPO ESCOLAR (1935 A 1970) [baixar]
Autor: Welbert Feitosa Pinheiro

03. A MATERIALIZAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA PDE, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA: ASPECTOS E OLHARES QUE SE ENTRECRUZAM [baixar]
Autora: Adriana Lorena Mendes Crisóstomo

04. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA [baixar]
Autora: Vilma Lages Lopes da Silva

05. INTEGRAÇÃO DO PROGRAMA TV ESCOLA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE TERESINA-PI [baixar]
Autora: Jovina da Silva

06. GÊNERO E PRÁTICA DOCENTE NO TEMPO E NO ESPAÇO DE CLASSES MULTISSERIADAS: ENCANTOS E DESENCANTOS DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA ZONA RURAL DE TERESINA PIAUÍ [baixar]
Autora: Joana D´arc Socorro Alexandrino de Araújo

07. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EJA: uma etnografia do registro escrito na escola e na sala de aula [baixar]
Autora: Raimundo Nonato Moura Oliveira

08. TECENDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUPERVISOR ESCOLAR [baixar]
Autora: Marinalva Veras Medeiros

09. CRUZANDO OLHARES, REFLETINDO E DIALOGANDO: O PROJETO FORMATIVO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CMRV/UFPI – PARNAÍBA [baixar]
Autora: Sônia Maria Santos do Nascimento

10. DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL INCLUSIVO: um estudo de caso etnográfico sobre a deficiência visual [baixar]
Autora: Sandra Lima de Vasconcelos Ramos

11. DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: refletindo sobre a prática profissional [baixar]
Autora: Francisca da Costa Brito

12. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS MEDIANDO HISTÓRIAS DE FRACASSO ESCOLAR: Um estudo do cotidiano de uma sala de aula [baixar]
Autora: Eliana de Sousa Alencar

13. O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: Vozes de professoras alfabetizadoras [baixar]
Autora: Terezinha Gomes da Silva

14. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: A REFLEXÃO CRÍTICA COMO MEDIADORA DO SABER, DO SABER-SER E DO SABER-FAZER [baixar]
Autora: Hostiza Machado Vieira

15. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DE 5ª A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO OS SABERES DOCENTES [baixar]
Autora: Maria de Lourdes Bandeira Rodrigues

16. DISCUTINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: O Caso do Liceu Piauiense [baixar]
Autor: Elias Alves Barbosa

17. CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE MANIFESTADAS NAS VOZES DE ATORES E ATRIZES NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: um desvelar das faces ocultas [baixar]
Autora: Francisca Carla Silva de Melo Pereira

18. LICEU PIAUIENSE (1845-1970): DESVENDANDO ASPECTOS DE SUA HISTÓRIA E MEMÓRIA [baixar]
Autora: Maria Inêz Bandeira de Vasconcelos

19. PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA: CONTEXTO DE APRENDIZAGENS DOCENTES [baixar]
Autora: Joana D’arc Alves Rosal Adad

20. A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA [baixar]
Autora: Fernanda Antônia Barbosa da Mota

21. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO CEFET – PI: DESVELANDO CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM [baixar]
Autora: Helenildes Maria de Albuquerque Batista

22. A AÇÃO EDUCATIVA DO CENTRO DE CULTURA NEGRA DO MARANHÃO: combate ao racismo (baixar)
Autora: Káthia Regino Pinto

23. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA NORMAL OFICIAL DE PICOS (1967-1987) [baixar]
Autora: Cristiane Feitosa Pinheiro

{/slider}

{slider=2006}

01. GESTÃO ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DE ESPAÇOS DE CIDADANIA EM ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO DE TERESINA [baixar]  
Autora: Maria Elisabete Evaristo de Paiva

02. A PRÁTICA DOCENTE NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ: uma abordagem à luz do agir comunicativo [baixar]  
Autor: José Adersino Alves de Moura

03. A EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA ESTADUAL NO PIAUÍ: aspectos da origem e o processo de expansão nos anos 1990 [baixar]
Autora: Maria da Penha Feitosa

04. PROJETO ESCOLA ATIVA: os desafios de ensinar ciências naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina-Piauí [baixar]
Autora: Marta Maria Azevedo Queiroz

05. A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo exper imental com pr éescolares do ensino público municipal de Teresina-Piauí [baixar]
Autora: Maria Beike Waquim Figueirêdo

06. INTERFACES ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ À LUZ DO DISCURSO DE SEUS PROFESSORES [baixar]
Autor: Eduardo Souza de Lobão Veras

07. EDUCAÇÃO SUPERIOR NO EXTREMO SUL PIAUIENSE (1986 2005): História e Memória [baixar]
Autora: Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Nogueira

08. A TRAJETÓRIA SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA NO PIAUÍ [baixar]  
Autor: Ariosto Moura da Silva

09. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DOS PROGRAMAS DE OTIMIZAÇÃO DO FLUXO ESCOLAR [baixar]  
Autora: Maria Cézar de Sousa Falcão

10. A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E CULTURA DE PAZ COM ADOLESCENTES DE 5ª SÉRIE DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE TERESINA [baixar]
Autora: Leontina Pereira Lopes

11. ANÁLISE DO DESEMPENHO DOCENTE NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DO CEFET-PI:  elementos para referenciar a avaliação interna [baixar]  
Autora: Maria do Perpétuo Socorro Marques Lopes

12. PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo da formação do magistério leigo em Oeiras (PI) 1970 a 2004 [baixar]
Autor: Baltazar Campos Cortez

13. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS DO CURSO DE ENFERMAGEM: revisitando a construção dos saberes docentes [baixar]
Autora: Maria Zélia de Araújo Madeira

14. DESVELANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CEFETPI: Análise de Dilemas Emergentes [baixar]
Autora: Dinalva Clara Monteiro Santos

15. A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE TORNAR-SE PROFESSOR: um estudo focalizando o Administrador [baixar]
Autora: Maria Teresa de Jesus Andrade Portela

16. TRAJETÓRIAS DE VIDAS PROFISSIONAIS: histórias de professores das séries iniciais do ensino fundamental [baixar]
Autora: Georgina Quaresma

17. OS ALICERCES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PIAUÍ: Uma avaliação das experiências das faculdades de Dir eito e Católica de Filosofia (1930 – 1970) [baixar]
Autor: Antonio Maureni Vaz Verçosa de Melo

18. AS INTERRELAÇÕES ENTRE O CURRÍCULO ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO À 4º SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MOACI MADEIRA CAMPOS [baixar]
Autora: Umbelina Saraiva Alves

19. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM OEIRAS - PIAUÍ [baixar]
Autora: Amada de Cássia Campos Reis

20. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PARA ALUNOS DO 1°. ANO DO ENSINO MÉDIO [baixar]
Autor: Luiz Carlos Carvalho de Oliveira

21. O COTIDIANO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: uma perspectiva transformadora [baixar]
Autora: Yolete Araújo Dourado

22. A METODOLOGIA DA ESCOLA ATIVA: avaliação de experiências nas escolas municipais de Teresina-PI [baixar]
Autora: Martha Goretti Vasconcelos Said Araújo

23. RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO CEFET-PI [baixar]
Autor: João Pedro de Sousa Ribeiro Filho

24. PROFESSORES DE INGLÊS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DO ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA [baixar]
Autora: Francisca de Fátima de Lima 

{/slider}

{slider=2005}

SINDICALISMO, REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E PRÁTICAS SOCIOPOLÍTICAS EMERGENTES [baixar]
Autor: João Gervásio dos Santos Neto

A PROPAGANDA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLAS PARTICULARES DE TERESINA [baixar]
Autor: Iônio Alves da Silva

A ESCOLA HOSPITALAR: um estudo sobre o acompanhamento psicopedagógico e o desenvolvimento escolar de crianças hospitalizadas por tempo prolongado [baixar]
Autora: Francisca Maria de Sousa

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA PÚBLICA NOS JORNAIS DE TERESINA (1960–1989) [baixar]
Autora: Maria Gláucia Ferreira da Ponte

O CONTROLE SOCIAL DO FUNDEF EM MUNICÍPIOS RECÉM-EMANCIPADOS DO PIAUÍ [baixar]
Autora: Laura Emília de Carvalho Meireles

COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ (1874 a 1915): História de uma Instituição Educativa [baixar]
Autora: Rozenilda Maria de Castro Silva

PICOS E A CONSOLIDAÇÃO DE SUA REDE ESCOLAR: do Grupo Escolar ao Ginásio Estadual [baixar]
Autora: Jane Bezerra de Sousa

{/slider}

{slider=2004}

ESCOLA NORMAL EM TERESINA (1864 – 2003): reconstruindo uma memória da formação de professores [baixar]
Autora: Norma Patricya Lopes Soares

FUNDEF NA GESTÃO EDUCACIONAL PARNAIBANA: entre a fragilidade estrutural e os vícios do sitema [baixar]
Autora: Maria Helena Cortez de Melo Pires

O VALOR SIMBÓLICO DA ESCOLA E DO TRABALHO: representações sociais das crianças trabalhadoras das camadas populares de Teresina-Piauí (17/09/2004)
Autor: Eduardo Aguiar Bezerra [baixar]

{/slider}

{slider=2003}

1. A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: um olhar psicossocial(22.08.2003)
Autora: Fernanda Lourdes de Carvalho Gomes Lustosa [baixar]

{/slider}

{slider=2001}

O LIVRO DIDÁTICO, A POESIA E O LEITOR: um estudo das atividades propostas para alunos de 3ª Série do Ensino Fundamental
Autora: Maria da Glória Duarte Ferro Silva [baixar]

{/slider}

{slider=1999}

PARNAÍBA: Educação e Sociedade na Primeira Republica [baixar]
Autor: Francisco Iweltman Vasconcelos Mendes

{/slider}

{slider=1997}

01. UTILIZAÇÃO DA ENSIMA UREASE DE SEMENTES DE ALGUMAS ESPÉCIES DE LEGUMINOSAS DO CERRADO PIAUIENSE NA PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO EXPERIMENTAL NAS ÁREAS BIOMÉDICA E QUÍMICA [baixar]

02. O PAGODE NO TERREIRO: um estudo de uma manifestação cultural no Médio-Parnaíba piauiense [baixar]

{/slider}


Revalidações


Revalidações realizadas 2006-2012