Dissertações Defendidas
Repositório Institucional UFPI
Defesas realizadas a partir de 2010
Defesas realizadas de 1995 até 2009
Resumos das Dissertações
2022
1995 a 2004
Dissertações Completas
{slider=2022}
01. PRÁTICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. (23.02.2022)
Autor: ITALO RÔMULO COSTA DA SILVA [baixar]
02. FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUTOS PARA REELABORAÇÃO DA PRÁTICAPEDAGÓGICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. (24.02.2022)
Autora: MARLI DE LOURDES SOUSA SILVA [baixar]
03. O DESENHO DAS POLÍTICAS DE BONIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA (2001 a 2019). (13.04.2022)
Autora: MICHELLE MORGANA GOMES FONSECA ALCÂNTARA [baixar]
04. As práticas educativas das Escolas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina (1936-2019). (05.08.2022)
Autora: JAMYLLE TORRES VIANA VIEIRA DE ALENCAR LEITE LIMA [baixar]
05. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL (2015 – 2021): caminhos e espaços da produção intelectual. (15.08.2022)
Autor: RICARDO DOS SANTOS ALENCAR [baixar]
06. PROCESSAMENTO SENSORIAL E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19 NA PERSPECTIVA DAS FAMÍLIAS. (18.08.2022)
Autora: JOYCY BEATRIZ MOREIRA MAIA [baixar]
07. O Plano de Formação na articulação dos diferentes tempos e espaços educativos na Escola Família Agrícola Serra da Capivara. (19.08.2022)
Autora: MARIA FRANCISCA BRASILEIRO COSTA BARBOSA DE LIMA [baixar]
08. ENSINO REMOTO EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA. (23.08.2022)
Autora: MARÍLIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM [baixar]
09. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA. (24.08.2022)
Autora: LUZENIR MEDEIROS BEZERRA [baixar]
10. “AS LUZES DO SABER”: Cultura escolar do Ginásio José Narciso da Rocha Filho (1961-1971). (25.08.2022)
Autora: JULIANA ASSUNÇÃO OLIVEIRA [baixar]
11. GRUPO ESCOLAR COELHO RODRIGUES: UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A CULTURA ESCOLAR PRIMÁRIA NA CIDADE DE PICOS/PI (1954-1971). (25.08.2022)
Autora: DANILA DA SILVA NASCIMENTO GOMES [baixar]
12. A formação continuada de professores da educação básica: ações formativas e desenvolvimento profissional docente. (26.08.2022)
Autora: MÁRCIA MILANE VERÇOSA ROCHA [baixar]
13. LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI (2009-2015): criação, implementação e reconhecimento. (26.08.2022)
Autora: ÉRICA OLIVEIRA PAIXÃO [baixar]
14. ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS EM ESCOLA DO/NO CAMPO: ENTRELUGARES DA LEITURA E DA ESCRITA. (29.08.2022)
Autor: DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR [baixar]
15. “PORQUE ELA É IGNORADA?”: O SOCIO-EMOCIONAL MEDIANDO A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO NA PEDAGOGIA SOCIAL/EDUCAÇÃO SOCIAL.
(29.08.2022)
Autora: SORAIA DUARTE OLIVEIRA CARVALHO [baixar]
16. AS NARRATIVAS DE PROFESSORES DAS TURMAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: ENTRE OS DILEMAS E AS POSSIBILIDADES DE (RE)INVENÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. (29.08.2022)
Autora: TAMARA REGINA DA SILVA MORAIS [baixar]
17. “PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO RELIGIOSO: Implicações das Concepções Religiosas na Prática Docente. (29.08.2022)
Autor: ANTONIO DE FREITAS MELO [baixar]
18. As contribuições das famílias nos projetos socioeducativos da EFA de Miguel Alves-PI. (30.08.2022)
Autora: ROSIMARY VIEIRA DA COSTA [baixar]
19. AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDÍCIOS DE REFLEXIVIDADE NAS NARRATIVAS DAS/OS PROFESSORAS/ES.
(30.08.2022)
Autora: LAUANDA SOARES GRANGEIRO [baixar]
20. A PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA. (30.08.2022)
Autor: IZAIAS DA SILVA ALVES [baixar]
21. EDUCADOR MUSICAL: FORMAÇÃO INICIAL, NOVA LICENCIATURA EM MÚSICA? (30.08.2022)
Autor: MARCOS FERNANDO RODRIGUES DA SILVA FILHO [baixar]
22. AQUILOMBADOS DE PERIPERI - Exclusão digital e educação: o que ensinam numa comunidade quilombola do Piauí? (31.08.2022)
Autora: ODILANIR DE OLIVEIRA LEÃO [baixar]
23. O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ação formativa do Coordenador Pedagógico no contexto escolar. (31.08.2022)
Autor: GILMAR ALVES DA SILVA [baixar]
24. POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB). (31.08.2022)
Autora: WYRLANNY DO SOCORRO FONTES MOREIRA LEAL [baixar]
25. "NÃO É SÓ SABER LER": SIGNIFICAÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS. (31.08.2022)
Autora: HELLEN KARLA DA SILVA PAES RODRIGUES [baixar]
26. MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO HUMANA: uma análise acerca da concepção de educação proposta pelo curso de Pedagogia de uma IES privada da cidade de Teresina – PI. (30.09.2022)
Autor: RENATO OLIVEIRA DA SILVA [baixar]
27. O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ: constituição, composição e dinâmica de funcionamento. (27.10.2022)
Autor: FLÁVIO ANDRÉ PEREIRA MOURA [baixar]
{/slider}
{slider=2021}
01. A pesquisa está sempre relacionada a prática”: significados sociais acerca do professor pesquisador
desenvolvidas em pesquisas. (08.03.2021)
Autora: LAYS CRISTINE SOARES DE CARVALHO [baixar]
02. PRÁTICAS EDUCATIVAS AFRORREFERENCIADAS - GRUPO AFOXÁ EM TERESINA-PIAUÍ: O QUE
SE APRENDE ENTRE ENCONTROS, CONEXÕES E ENCRUZILHADAS? (26.03.2021)
Autora: ARTENILDE SOARES DA SILVA [baixar]
03. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: contributos para as práticas pedagógicas exitosas de professores de
Matemática no Ensino Médio. (30.04.2021)
Autora: MARIA DE LOURDES CERQUEIRA DE ALMEIDA [baixar]
04. TECNOLOGIA ASSISTIVA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS
COM AUTISMO NA PANDEMIA. (07.05.2021)
Autora: JOANE LOPES RIBEIRO [baixar]
05. CAIXA DE AFECÇÕES SANKOFA (2015-2017): METODOLOGIAS E DISPOSITIVOS INVENTIVOS E
AFRORREFERENCIADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DESDE A LEI N°10.639/2003. (14.05.2021)
Autora: THAYSA TAMARA MACIEL DOS SANTOS [baixar]
06. Circulação dos Saberes Jazzísticos em Teresina: viagens de formação, eventos culturais e produções fonográficas (1992-2002). (18.05.2021)
Autor: PAULO HENRIQUE SOUSA DANTAS [baixar]
07. A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA MEDIANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA. (28.05.2021)
Autor: JEAN CARLOS DE SOUSA PESSOA [baixar]
08. EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: A EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DA ECOESCOLA THOMAS A KEMPIS EM PEDRO II - PIAUÍ.
(22.06.2021)
Autor: FRANCISCO DE ASSIS SANTOS [baixar]
09. SIGNIFICAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA PRODUZIDAS EM CONTEXTO DE PESQUISA-FORMAÇÃO.
(31.05.2021)
Autora: ALINY DE MARIA OLIVEIRA BARBOSA [baixar]
10. AS PRATICAS EDUCATIVAS NA CASA FAMILIAR RURAL “VIVENDO A ESPERANÇA” EM SÃO JOÃO DO SÓTER - MA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA E A EDUCAÇÃO POPULAR. (31.05.2021)
Autor: ELSON SILVA SOUSA [baixar]
11. A Educação Extraescolar do Movimento Escoteiro do Piauí (1930-2020): História e Memória. (23.06.2021)
Autora: JENNYANE VASCONCELOS RAMOS DE MOURA RUFINO [baixar]
12. HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE NO PIAUÍ: NOTÍCIAS, MENSAGENS E DISCURSOS(1910–1946). (23.08.2021)
Autora: THAIS BATISTA RABÊLO [baixar]
13. O Direito à educação infantil no Estado do Piauí: configuração no contexto dos planos de educação. (24.08.2021)
Autora: ELIONAIRA VIEIRA DE SÁ [baixar]
14. SER O FAZ TUDO’ NO ‘EMARANHADO DE AÇÕES’ DESENVOLVIDAS NO IFPI: significaçõesproduzidas pelos pedagogos sobre sua atuação profissional. (30.08.2021)
Autora: MICHELANDE CARDOSO MADEIRA [baixar]
15. ENSINAR MATEMÁTICA PARA RESOLVER PROBLEMAS DA VIDA REAL: SIGNIFICAÇÕESACERCA DO ENSINAR MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (31.08.2021)
Autora: DILLIANY MOUZINHO PEDROSA CASTRO [baixar]
16. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃOEMEDUCAÇÃODO NORDESTE: uma análise da produção do conhecimento nas universidades federais. (31.08.2021)
Autora: MARIA DE JESUS RODRIGUES DUARTE [baixar]
17. AS SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO AFETIVIDADE E APRENDIZAGEMNOENSINO FUNDAMENTAL MEDIANDO A ATIVIDADE PEDAGÓGICA. (31.08.2021)
Autora: MAGNÓLIA MOREIRA E SILVA [baixar]
18. “DO NORMAL REGIONAL ÀS LICENCIATURAS CURTAS: HISTÓRIA E MEMÓRIADAFORMAÇÃODE PROFESSORES EM IMPERATRIZ – MA (1960-1981). (31.08.2021)
Autora: KLLENNE LYS SILVA BASTOS [baixar]
19. “A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) no Piauí: 1953-2020. (26.10.2021)
Autora: RAYLANA SCARLETT VELOSO SANTOS [baixar]
20. A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIMENSÕES ESTRUTURANTES DA PRÁTICA EDUCATIVA. (15.12.2021)
Autora: SILMARA BEZERRA PAZ CARVALHO [baixar]
{/slider}
{slider=2020}
01. O CURSO TÉCNICO EM VESTUÁRIO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO DIMENSÃO INTEGRALIZADORA. (31.01.2020)
Autora: LONNE RIBEIRO ARAÚJO [baixar]
02. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO
BÁSICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI / CAMPOS MINISTRO PETRÔNIO
PORTELA - CMPP. (10.02.2020)
Autor: JOSILDO LIMA PORTELA [baixar]
03. APROPRIAÇÃO E OBJETIVAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO. (17.02.2020)
Autora: ELAYNA MARIA SANTOS SOUSA [baixar]
04. PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:
PRODUÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA. (17.02.2020)
Autora: SAMARA BORGES DA SILVA [baixar]
05. Histórias que se cruzam na EJA: as Trajetórias de Vida de Mulheres Afrodescendentes de Sucesso Educacional. (21.02.2020)
Autora: EFIGÊNIA ALVES NERES [baixar]
06. O PRONERA NO ESTADO DO PIAUÍ: a implantação do Projeto de Educação de Jovens e Adultos de
Assentamentos de Reforma Agrária - Proejapi. (27.02.2020)
Autora: JULLYANE FRAZÃO SANTANA [baixar]
07. O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: CONSTRUÇÃO DE
SABERES E RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR. (27.02.2020)
Autora: MAURICÉIA SILVA DA TRINDADE MACHADO [baixar]
08. PRÁTICA DOCENTE E AFETIVIDADE NO CURSO DE MÚSICA/IFPI: NO COMPASSO DE NARRATIVAS DE
PROFESSORES. (27.02.2020)
Autora: ELINÊIDE SOARES BRAGA PEREIRA [baixar]
09. É PRECISO APRENDER A ENSINAR: SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS
NA FORMAÇÃO MEDIADA PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO. (27.02.2020)
Autora: GEANE DA SILVA VIEIRA [baixar]
10. O ensino secundário no Piauí em páginas de jornais (1942 – 1971). (27.02.2020)
Autor: ROGÉRIO DE MEDEIROS SILVA [baixar]
11. FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PARA O LETRAMENTO DA CRIANÇA. (28.02.2020)
Autora: MARCELLA DE OLIVEIRA ABREU FONTINELE [baixar]
12. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TERESINA (PI): contradições entre a proclamação do direito e a
efetivação da oferta. (28.02.2020)
Autora: FRANCISLENE SANTOS CASTRO [baixar]
13. A ESCOLA DO ESTABELECIMENTO RURAL DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA, NO PIAUÍ: Implantação e funcionamento de um projeto educacional para negros libertos pela Lei do Ventre Livre (1871 - 1888). (28.02.2020)
Autor: JALINSON RODRIGUES DE SOUSA [baixar]
14. CASA DE SONS - ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA (1981–1991): sujeitos e práticas educativas entre salas e palcos. (28.02.2020)
Autor: JUNIEL PEREIRA DA SILVA [baixar]
15. A TEMÁTICA RACIAL EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO BRASIL: o caso do Piauí. (28.02.2020)
Autor: ALISSON EMANUEL SILVA [baixar]
16. A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ÂMBITO DAS EXPERIÊNCIAS DO MST: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS
EDUCATIVAS NA ESCOLA LUCAS MEIRELES NO ASSENTAMENTO 17 DE ABRIL. (16.03.2020)
Autora: LORENA RAQUEL DE ALENCAR SALES DE MORAIS [baixar]
17. A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM TERESINA. (27.05.2020)
Autora: MILENA VIANA MEDEIROS BARBOSA DO NASCIMENTO [baixar]
18. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES FORMADORES: DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM INCLUSIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI. (23.06.2020)
Autor: JÚLIO LAISSONE MAQUISSENE [baixar]
19. Prática docente na educação infantil em classes multisseriadas: experiências/resistências no Campo no município
de Altos/PI. (27.07.2020)
Autora: AIRAN CELINA SEPÚLVEDA DOS SANTOS ROCHA DE ABREU [baixar]
20.ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições das práticas de leitura e escrita em Ciências Naturais. (29.07.2020)
Autora: ILEANA CARDOSO DA SILVA CALASSO [baixar]
21. Pedagogia intermulticultural e a prática pedagógica das/os pedagogas/os nos anos iniciais do Ensino
Fundamental: experiência colaborativa. (18.08.2020)
Autora: SIMONE DE JESUS SENA DA SILVA SOUSA [baixar]
22. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE DIDÁTICA: OS SABERES
CONSTRUÍDOS QUE CONTRIBUEM PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO
SUPERIOR. (27.08.2020)
Autora: ROBERTA KAROLINE AZEVEDO MOREIRA [baixar]
23. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – (BNCC) NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TERESINA.
(31.08.2020)
Autora: HELENA DO CARMO MORAES DE SOUZA [baixar]
24. Concertos pelo Sertão: formação e Mediação Cultural do Maestro Aurélio Melo. (26.10.2020)
Autora: GISLENE DANIELLE DE CARVALHO [baixar]
{/slider}
{slider=2019}
01. ENTRE TÊNIS E CADARÇOS – A LITERATURA INFANTIL AFRODESCENDENTE: O QUE ENSINA O MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO? (15.02.2019)
Autora: EMANUELLA GEOVANA MAGALHÃES DE SOUZA [baixar]
02. LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: USOS ELABORADOS/REELABORADOS? (29.02.2019)
Autora: FRANCISCO MARCOS PEREIRA SOARES [baixar]
03. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DA REFLEXÃO (20.02.2019)
Autora: ADALVANIRA SILVA BATISTA MACEDO [baixar]
04. RETALHOS DO SER JOVEM EM MEIO A HETERONORMATIVIDADE: EXPERIÊNCIAS JUVENIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA (20.02.2019)
Autora: SAMARA LAYSE DA ROCHA COSTA [baixar]
05. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS (21.02.2019)
Autora: NEIDE NAIRA PAZ LEMOS [baixar]
06. APRENDER COM A DIVERSIDADE: NARRATIVAS DE UM CORPO PARA ALÉM DA SALA DE AULA (21.02.2019)
Autora: KÁCIO DOS SANTOS SILVA [baixar]
07. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (22.02.2019)
Autora: ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO [baixar]
08. RESISTÊNCIAS DE MULHERES AFRODESCENDENTES ORGANIZADAS: O QUE ENSINAMOS E APRENDEMOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES? (25.02.2019)
Autora: ILANNA BRENDA MENDES BATISTA [baixar]
09. TRAJETÓRIA FORMATIVA DO PROFESSOR DE FRANCÊS DA UFPI: SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA (25.02.2019)
Autora: SMAEL MAICON DE SOUSA LIMA [baixar]
10. O QUE SE TRANSCRIA NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA COM ALEGRIA: LUGARES, EXPERIÊNCIAS E SABERES DE JOVENS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (25.02.2019)
Autora: MAYARA DANYELLE RODRIGUES DE OLIVEIRA [baixar]
11. INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PLANO DE ESTUDO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOS COCAIS (EFA COCAIS/PI)(26.02.2019)
Autora: MARIA RAQUEL BARROS LIMA [baixar]
12. EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO: A PRÁTICA EDUCATIVA DA ECOESCOLA THOMAS A KEMPIS EM PEDRO II – PIAUÍ(27.02.2019)
Autora: PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO LIMA TORRES [baixar]
13. FORMAÇÃO CONTINUADA DE MONITORES DE EFAS E A PRÁTICA DOCENTE: TRAVESSIA E EXPERIÊNCIAS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA (28.02.2019)
Autora: LUANA VIEIRA DE SOUSA [baixar]
14. ENTRE SALAS, LIVROS E JARDINS: PRODUÇÃO INTELECTUAL E TRAJETÓRIA DA PROFESSORA CONCEIÇÃO CARVALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (1974-1995)(28.02.2019)
Autora: RAIMUNDO NONATO DE SOUSA NETO [baixar]
15. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA (14.06.2019)
Autora: SARA CAVALCANTI SOUZA [baixar]
16. O PERFIL FORMATIVO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPATIBILIDADE ENTRE A FORMAÇÃO E A EXIGÊNCIA DA FUNÇÃO DOCENTE. (01.07.2019)
Autora: SANDRA REGINA DE MORAIS CUNHA RODRIGUES [baixar]
17. A POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA O ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA (02.07.2019)
Autora: ANA CRISTINA DE ASSUNÇÃO XAVIER FERREIRA [baixar]
18. A MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE TERESINA: História, Educação e Memória (1996-2007)(03.07.2019)
Autor: PEDRO THIAGO COSTA MELO [baixar]
19. SIGNIFICADOS E SENTIDOS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS AFIRMATIVAS PRODUZIDAS POR EDUCADORES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS. (05.08.2019)
Autora: JOSELIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA [baixar]
20. NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. (06.08.2019)
Autora: SANDRA DA CONCEIÇÃO CUNHA [baixar]
21. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE FÍSICA: ESPAÇODEAQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES. (14.08.2019)
Autora: TATIANE RODRIGUES DE MOURA MAURIZ [baixar]
22. A POLÍTICA DE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE OEIRAS-PI NA PERSPECTIVADOPROFESSORDACLASSSE COMUM. (19.08.2019)
Autora: JACYARA CAROLINE DA COSTA OSÓRIO [baixar]
23. A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO PIAUÍ: UMA ANÁLISE DA META DE ETI DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. (23.08.2019)
Autora: DEBORA RODRIGUES LIMA [baixar]
24. FINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM OLHAR SOBRE O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ. (23.08.2019)
Autora: ROSEANNE MADEIRA FRANCO [baixar]
25. A POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ. (26.08.2019)
Autora: MARLUCIA LIMA DE SOUSA MENESES [baixar]
26. PRÁTICA DOCENTE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE PROFESSORAS. (29.08.2019)
Autora: NATHÁLIA DE ALCÂNTARA ARRAIS BELFORT [baixar]
27. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR FISIOTERAPEUTA. (29.08.2019)
Autora: GILSANIA BEZERRA MOURA [baixar]
28. OS SABERES DOCENTES CONSTRUÍDOS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. (29.08.2019)
Autora: ANA VALÉRIA BORGES DE CARVALHO MELO [baixar]
29. ENTRE A FORMAÇÃO PRÁTICA E IMEDIATA E A FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRAL: SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES DOIFPI ACERCADA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. (27.09.2019)
Autor: DIRNO VILANOVA DA COSTA [baixar]
30. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO TECNÓLOGO-PROFESSOR, EMINÍCIODECARREIRA: SABERES ARTICULADOS À PRÁTICA DOCENTE. (27.11.2019)
Autora: LAURA MARIA ANDRADE DE SOUSA [baixar]
31. PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS NO PIAUÍ: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃOESPECIAL PROF.ª CONSUÊLO PINHEIRO (1970 -1996). (11.12.2019)
Autora: FÁTIMA LETÍCIA DA SILVA GOMES [baixar]
32. A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONALDEPROFESSORES: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. (12.12.2019)
Autora: EDILEUSA DE SOUZA SANTOS [baixar]
33. UM GINÁSIO PARA A MOCIDADE PICOENSE: CULTURA ESCOLAR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1950-1971). (12.12.2019)
Autor: HIGO CARLOS MENESES DE SOUSA [baixar]
{/slider}
{slider=2018}
01. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: contribuições para a construção da profissão docente em Artes Visuais (06.02.2018)
Autora: NUBIA SUELY CANEJO SAMPAIO [baixar]
02. O PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O SEU FAZER PROFISSIONAL NA ESCOLA (20.02.2018)
Autora: JUCYELLE DA SILVA SOUSA [baixar]
03. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: contributos da ANA para a prática pedagógica no ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino (21.02.2018)
Autora: KELLY DANIELE SANTOS SILVA BRITO [baixar]
04. FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E PARA A PRÁTICA ALFABETIZADORA (23.02.2018)
Autora: LAURILENE CARDOSO DA SILVA LOPES [baixar]
05. A EDUCAÇÃO PIAUIENSE NAS FONTES LITERÁRIAS: do professor leigo ao professor normalista (1910 a 1930) (23.02.2018)
Autora: MARTA SUSANY MOURA CARVALHO [baixar]
06. AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL PIAUIENSE (1964-1983) (27.02.2018)
Autora: ENAYDE FERNANDES SILVA [baixar]
07. ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PIAUÍ (28.02.2018)
Autor: EMERSON DE SOUZA FARIAS [baixar]
08. O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ALFA E BETO (28.02.2018)
Autora: CRISTIANE RÊGO DOS ANJOS [baixar]
09. “SERÁ QUE EU QUERO MESMO SER PROFESSORA?”: SIGNIFICAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR (28.02.2018)
Autora: LUANA LIMA FONSECA COUTO [baixar]
10. CORPOS QUE FALAM, MÃOS QUE CRIAM: O APRENDER ENTRE JOVENS SURDOS E OUVINTES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFPI (20.08.2018)
Autora: NATÁLIA DE ALMEIDA SIMEÃO [baixar]
11. MODELO DIR/FLOORTIME: BASES TEÓRICAS PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (21.08.2018)
Autora: ANDERSON RUBEM GUIMARÃES LEAL [baixar]
12. DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO (28.08.2018)
Autora: MARÍLIA PEREIRA LIMA [baixar]
13. "A ESCOLA" EM MANCHETE: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CODOENSE (1916 - 1920) (03.09.2018)
Autora: MARIA ALDA PINTOS SOARES [baixar]
14. PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS (07.11.2018)
Autor: TIAGO PEREIRA GOMES [baixar]
15. GRUPO ESCOLAR PADRE DELFINO (1958-2016) – HISTÓRIA E MEMÓRIA (12.12.2018)
Autora: ELISÂNGELA MARIA SILVA [baixar]
16. CAMINHOS DA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE ALFABETIZADORAS INICIANTES E EXPERIENTES (18.12.2018)
Autora: ROSANNE PEREIRA DE SOUSA CORREIA [baixar]
17. APRENDIZAGENS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E ESCRITAS DE SI (20.12.2018)
Autora: KELLY KARINE SOUSA RODRIGUES FIGUEIREDO [baixar]
{/slider}
{slider=2017}
01. A EXPERIÊNCIA DA CASA DE ZABELÊ EM TERESINA-PI (17.01.2017)
Autora: LEYLLANE DHARC CHAVES CARVALHO DOS SANTOS [baixar]
02. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS APRENDIZAGENS DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA (23.01.2017)
Autora: LUANA MARIA GOMES DE ALENCAR [baixar]
03. A ESCOLA SACUDIDA EM SUAS BASES: SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS PELO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEEs (20.02.2017)
Autora: DENISE MARTINS DA COSTA E SILVA [baixar]
04. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: dilemas da prática pedagógica do professor bacharel em ciências contábeis da UFPI/Teresina (21.02.2017)
Autora: MARLENE OLIVEIRA SOARES PORTELA [baixar]
05. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: dilemas da prática pedagógica do professor bacharel em ciências contábeis da UFPI/Teresina (22.02.2017)
Autor: CARLOS JOSÉ DE SOUSA CARNEIRO [baixar]
06. EDUCAÇÃO DO CAMPO: contributos da prática educativa para construção da identidade camponesa dos educandos/as (23.02.2017)
Autora: MARIA SUELEUDA PEREIRA DA SILVA [baixar]
07. IMPOR, ORGANIZAR, VELAR, CUMPRIR E DIRIGIR: a direção escolar no ensino primário piauiense (1910-1947) (23.02.2017)
Autora: MARIANE VIEIRA DA SILVA [baixar]
08. GINÁSIO PARNAIBANO: história e memória (1927-1959) (23.02.2017)
Autora: JULIANA BRONDANI DA COSTA [baixar]
09. O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES (24.02.2017)
Autora: MARINA MARCOS COSTA [baixar]
10. O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO PIAUÍ (10.03.2017)
Autora: VALQUIRA MACÊDO CANTUÁRIO [baixar]
11. SABERES CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (20.03.2017)
Autora: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO [baixar]
12. PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (29.06.2017)
Autora: CELENE VIEIRA GOMES [baixar]
13. ENTRE LETRAS E CANTOS: Educação, História e Memória Cultural de Ilha Grande do Piauí na literatura Griô de Sé Santana (1970-2015) (28.08.2017)
Auro: JOSÉ MARCELO COSTA DOS SANTOS [baixar]
14. FORMAÇÃO CONTINUADA: contributos para a prática educativa dos coordenadores pedagógicos no contexto escolar (08.11.2017)
Autora: MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS [baixar]
15. EXPANSÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA PÚBLICA PIAUIENSE (1900-1946) (15.12.2017)
Autora: CAMILA OLIVEIRA NEVES [baixar]
16. PROFISSÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR INICIANTE E A APRENDIZAGEM DA CULTURA ESCOLAR (18.12.2017)
Autor: CARLOS ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA PÁDUA [baixar]
{/slider}
{slider=2016}
01. ’MANOBRAS’ EDUCATIVAS: sociopoetizando o aprender em movimento com skatistas do litoral do Piauí (19.02.2016)
Autora: KRÍCIA DE SOUSA SILVA [baixar]
02. O DIAGNÓSTICO E A ESCOLARIZAÇÃO: OS SENTIDOS SUBJETIVOS CONSTITUÍDOS POR MÃES DE ALUNOS COM AUTISMO (22.02.2016)
Autora: DEBORAH LAURIANE DA SILVA SOUSA [baixar]
03. ENTRE VERSOS E VIOLAS: história e memória do Projeto Cordel nas escolas (1990-2007) (23.02.2016)
Autora: AMANDA RIBEIRO DA SILVA [baixar]
04. O ENSINO PRIMÁRIO PIAUIENSE NOS ANOS DE 1930 A 1940: o currículo como fonte de renovação da instituição pública (24.02.2016)
Autora: VILMARA DA SILVA [baixar]
05. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: narratividade de crianças (24.02.2016)
Autora: ANA LUIZA FLORIANO DE MOURA [baixar]
06. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: interfaces com a prática docente (25.02.2016)
Autora: FRANCISCA JELMA DA CRUZ SOUSA [baixar]
07. FORMAÇÃO CONTINUADA: a escola de ensino fundamental como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas (25.02.2016)
Autora: HAÊDE GOMES SILVA [baixar]
08. A REFLEXÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: dos desafios e das possibilidades (25.02.2016)
Autora: ERINEIDE CUNHA DE SOUSA [baixar]
09. O PRONATEC NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: da dualidade estrutural à mercantilização da qualificação profissional (26.02.2016)
Autora: MARIA LUZIRENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO [baixar]
10. OS SABERES E FAZERES DA PRÁTICA DO GESTOR: desafios para construção da gestão democrática na escola pública (26.02.2016)
Autora: KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO [baixar]
11. A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSORALIDADE DO BACHAREL DOCENTE: o aprender a ensinar na educação superior (26.02.2016)
Autor: LUIZ EDUARDO DAS NEVES SILVA [baixar]
12. LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: dilemas vivenciados no processo de formação inicial e a constituição do ser professor (26.02.2016)
Autora: CARLA TERESA DA COSTA PEDROSA [baixar]
13. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (26.02.2016)
Autora: ROSIMEYRE VIEIRA DA SILVA [baixar]
14. A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SUA INTERFACE COM O CURRICULO (27.02.2016)
Autora: ANNE CAROLINE SOARES DOURADO [baixar]
15. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (29.02.2016)
Autor: LUCIVANDO RIBEIRO MARTINS [baixar]
16. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (29.02.2016)
Autora: CARLA DAIANE ALENCAR MENDES [baixar]
17. EXPERIÊNCIAS DE RACISMO VIVENCIADAS POR TRÊS PROFESSORES AFRODESCENDENTES (27.04.2016)
Autor: CLÁUDIO JOSÉ ARAÚJO SILVA [baixar]
18. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PARTILHADAS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (20.06.2016)
Autor: JOSÉ FERREIRA DA SILVA JÚNIOR [baixar]
19. SIGNIFICADOS E SENTIDOS CONSTITUÍDOS POR PROFESSORES SOBRE O APRENDER A ENSINAR E QUE MEDEIAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA (24.06.2016)
Autora: SUELI MARIA DE SOUSA [baixar]
20. CAMINHO DAS PEDRAS EM ESPIRAL: mosaico dos significados e sentidos de ensinar artes visuais (25.06.2016)
Autora: ROSALINA DE SOUZA ROCHA DA SILVA [baixar]
21. O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O PROGRAMA NACIONAL DE ENSINO TÉCNICO E EMPREGO EM TERESINA-PIAUÍ: contribuem para a autonomia de mulheres do bairro Santo Antonio? (12.07.2016)
Autora: LISIANY DANTAS LOPES TEIXEIRA [baixar]
22. PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES (28.07.2016)
Autora: EDILMA MENDES RODRIGUES GONÇALVES [baixar]
23. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS JOVENS DE 15 A 17 ANOS: desafios da prática docente na escola de tempo integral (28.07.2016)
Autora: RAQUEL MARIA DA CONCEIÇÃO MARQUES [baixar]
24. TRAVESSIA COLABORATIVA: os significados e sentidos de docência e sua relação com as necessidade formativas dos professores do IFMA-Campus Caxias (29.07.2016)
Autora: JOSIANE SOUSA COSTA DE OLIVEIRA [baixar]
25. VOZES AFRODESCENTES: o que contam alguns(mas) estudantes da UFPI sobre seus encontros memoráveis com programas de ações afirmativas? (03.08.2016)
Autora: ELISIENE BORGES LEAL [baixar]
26. ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE ALDEIAS ALTAS, ESTADO DO MARANHÃO (03.08.2016)
Autora: SILVIA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA [baixar]
27. RELAÇÕES RACIAIS E DISCRIMINAÇÃO NA ESCOLA: uma prática educativa emancipatória em construção? (04.08.2016)
Autora: VÂNIA SEBASTIANA MACÊDO DE OLIVEIRA [baixar]
28. PLANEJAMENTO DE ENSINO E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE: necessidades produzidas por professores nos anos finais do ensino fundamental de uma escola particular de Parnaíba-PI (30.08.2016)
Autora: MÁRCIA RIBEIRO SILVA FERNANDES [baixar]
29. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: entrelaces com a prática pedagógica (29.09.2016)
Autor: DEYVIS DOS SANTOS COSTA DE CASTRO [baixar]
30. REMUNERAÇÃO E CARREIRA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O IMPACTO DA LEI DO PISO NA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ NO PERÍODO DE 2008 A 2014 (27.10.2016)
Autora: MARINA GLEIKA FELIPE SOARES [baixar]
31. PRÁTICA DOCENTE EXITOSA COMO CONTEXTO SEMÂNTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INTERFACES ENTRE O SABER TÉCNICO E O SABER PEDAGÓGICO (11.11.2016)
Autora: MARIA RITA BARBOSA DE SOUSA [baixar]
32. O ENSINO PRIMÁRIO NOTURNO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO PIAUÍ (1871-1933) (06.12.2016)
Autora: CLEIDIANE DE CARVALHO PEREIRA [baixar]
33. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEAD/UFPI (22.12.2016)
Autora: ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI [baixar]
{/slider}
{slider=2015}
1. CONCEPÇÕES DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO ACERCA DA SUA ATUAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA (16.01.2015)
AUTORA: MARIA VALDICELSIA SOARES LEAL [baixar]
2. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS: significações que medeiam a constituição da identidade do professor homem (24.02.2015)
AUTORA: LUCÉLIA COSTA ARAÚJO [baixar]
3. “(ENTRE)OLHARES, VIVÊNCIAS E SENTIDOS DE DOCÊNCIA: caminhos construídos por professoras-estudantes do curso de Pedagogia-UFPI no âmbino do PARFOR (25.02.2015)
AUTORA: ADRIANA LIMA MONTEIRO [baixar]
4. O ANTES E O DEPOIS DA ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM (25.02.2015)
AUTORA: MARIA DE NAZARETH FERNANDES [baixar]
5. HISTÓRIA E MEMÓRIA DO COTIDIANO ESCOLAR: lembranças literárias de escola (1867-1920) (26.02.2015)
AUTORA: MARIA SOLANGE ROCHA DA SILVA [baixar]
6. CONFETOS DE BARRO SOBRE EDUCAR PELOS SOCIOEDUCADORES DO CENTRO EDUCACIONAL DE INTERNAÇÃO PROVISÓRIA DE TERESINA-PI (26.02.2015)
AUTORA: ANA MARIA CORTEZ DE CASTRO [baixar]
7. O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: histórias de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (27.02.2015)
AUTORA: MARIA DO SOCORRO BRITO DE OLIVEIRA [baixar]
8. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: revendo mitos, ritos, realidades (27.02.201)
AUTOR: FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES RODRIGUES [baixar]
9. ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: currículo e prática pedagógica (27.02.2015)
AUTORA: MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO [baixar]
10. A PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO No CONTEXTO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: desafios da educação integral integrada (27.02.2015)
AUTORA: ANTONIA FLÁVIA MORAES DA COSTA [baixar]
11. A POLITICA DO TRANSPORTE ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA (27.02.2015)
AUTORA: ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA [baixar]
12. CONSTITUIÇÕES DE FEMINILIDADES DE PROFESSORAS AFRODESCENDENTES ‘ENTRE CONTEXTOS’ DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ (27.02.2015)
AUTORA: ADRIANA DE SOUSA [baixar]
13. EDUCAÇÃO.COM TECNOLOGIA: conectando a dimensão subjetiva do trabalho docente mediado pelas TIC’s (28.02.2015)
AUTORA: FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO [baixar]
14. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL A PARTIR DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM TERESINA – PI (10.08.2015)
AUTORA: ADRIANA FERREIRA DE SOUSA [baixar]
15. ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO E NO CAMPO EM CLASSES MULTISSERIADAS: REGISTROS SOBRE PRÁTICAS (21.08.2015)
AUTORA: ROSIMAR DA SILVA FEITOSA SOARES COSTA [baixar]
16. JOVENS BAILARINAS DE VAZANTINHA: conceitos de corpo nos entrelaces afroancestrais da dança na educação (31.08.2015)
AUTORA: MARIA DO LIVRAMENTO DA SILVA MACHADO [baixar]
17. A PRÁTICA DOCENTE DOS ALUNOS MESTRES DE BIOLOGIA: saberes mobilizados no estágio supervisionado (29.09.2015)
AUTORA: NILDA MASCIEL NEIVA GONÇALVES [baixar]
18. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS EM INTERFACE COM A PRÁTICA DOCENTE (30.09.2015)
AUTOR: CAIO VELOSO [baixar]
19. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: currículo e prática pedagógica (07.11.2015)
AUTORA: MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO MOURA [baixar]
20. A MOBILIZAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE SABERES POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO VIVENCIAREM EXPERIÊNCIAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS (16.12.2015)
AUTORA: NALDIA PAULA COSTA DOS SANTOS [baixar]
21. FORMAÇÃO CONTIUADA DE PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: do texto ao contexto (18.12.2015)
AUTORA: CLÁUDIA FIGUEIREDO DUARTE VIEIRA [baixar]
{/slider}
{slider=2014}
01. O PROFESSOR BACHAREL EM DIREITO: investigando o desenvolvimento profissional docente
AUTORA: ELIANA FREIRE DO NASCIMENTO [baixar]
02. OS USOS DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTORA: KEYLLA REJANE ALMEIDA MELO [baixar]
03. A ETNOMATEMÁTICA APLICADA A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO PIAUÍ
AUTORA: CLÁUDIA LÚCIA ALVES [baixar]
04. PRÁTICAS AVALIATIVAS DINÂMICAS: sentidos e significados compartilhados com professores de Direito
AUTORA: SUÊNYA MARLEY MOURÃO BATISTA [baixar]
05. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA DE TERESINA: história e memória
AUTORA: VILMA DA SILVA MESQUITA ABREU [baixar]
06. OS ACORDES DAS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE INTEGRANTES DA ORQUESTRA JOVEM DA ESCOLA PADRE LUÍS DE CASTRO BRASILEIRO EM UNIÃO-PIAUÍ (2010-2012)
AUTORA: MARIA DOLORES DOS SANTOS VIEIRA [baixar]
07. JUVENTUDES DA PERIFERIA E EDUCAÇÃO DE PAZ: ações educativas do movimento pela paz na periferia (MP3) no processo de implantação de políticas públicas (2000-2013)
AUTORA: MARIA DO SOCORRO PEREIRA DA SILVA [baixar]
08. O PROFESSOR DE INGLÊS E SEU PERCURSO FORMATIVO: saberes e desenvolvimento profissional
AUTORA: JOSÉ LUIZ MEIRELES DA SILVA [baixar]
09. (RE)ESCREVENDO A FORMAÇÃO: autobiografização de pedagogos egressos da UFPI
AUTORA: ALINE ASSUNÇÃO TRANQUEIRA [baixar]
10. AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contributos para a organização curricular e pedagógica
AUTORA: JOSELINA FERREIRA ARAÚJO [baixar]
11. SOCIOPOETIZANDO A FILOSOFIA DE JOVENS SOBRE AS VIOLÊNCIAS E A RELAÇÃO COM A CONVIVÊNCIA NA ESCOLA, EM TERESINA-PI
AUTORA: VANESSA NUNES DOS SANTOS [baixar]
12. PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: a abordagem do eixo temático recursos tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental
AUTORA: ROSANE CARVALHO LEITE [baixar]
13. JUVENTUDES E CULTURA DE PAZ: a educação musical no enfrentamento das violências na unidade escolar ‘Lourival Parente’
AUTORA: CLAUDILENE SANTOS DE LIMA [baixar]
14. PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: sentidos e significados produzidos em colaboração
AUTORA: FABRÍCIA DA SILVA MACHADO [baixar]
15. RELAÇÕES SOCIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTOS, PIAUÍ: um estudo da realidade com alunas/alunos afrodescendentes e as professoras
AUTORA: ANTONIA REGINA DOS SANTOS ABREU [baixar]
16. MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PIAUIENSES: itinerários escolares e experiências docentes (1940-1970)
AUTOR: FRANCISCO GOMES VILANOVA [baixar]
17. CUSTO ALUNO/ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA-PI, NO ANO DE 2012
AUTORA: ANTONIA MELO DE SOUSA [baixar]
18. DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL À PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: reelaboração de saberes docentes
AUTORA: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA [baixar]
19. A POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA-PI (1996-2012)
AUTORA: SILVANIA UCHÔA DE CASTRO [baixar]
20. NARRATIVAS DE PROFESSORES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA: reflexões sobre a docência
AUTORA: JOIMARA LIMA SANTOS [baixar]
21. PRÁTICA DOCENTE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
AUTORA: LILIANA MONTEIRO CARCARÁ [baixar]
22. ASSIM CAMINHA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: concepções de adolescentes em cumprimento de medida de semiliberdade acerca da inclusão
AUTORA: KATARINY MARIA LEAL SANTOS [baixar]
23. DESCOLONIZANDO SEXUALIDADES E CURRÍCULO NA ESCOLA: confetos produzidos por jovens da Ilha
AUTOR: ROMÁRIO RAWLYSON PEREIRA DO NASCIMENTO [baixar]
24. UMA VOZ CHAMADA ‘NÓS’: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Ensino Médio
AUTORA: LÉIA SOARES DA SILVA [baixar]
25. JOVENS CIRCENSES NA CORDA BAMBA: confetos sobre o riso e o corpo na Educação em Movimento
AUTORA: MARIA DILMA ANDRADE VIEIRA DOS SANTOS [baixar]
26. A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE FÍSICA: percepções do formador sobre o ensino
AUTOR: FÁBIO SOARES DA PAZ [baixar]
27. A TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
AUTORA: CLEUDIA MARIA FERREIRA DA SILVA [baixar]
28. A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR DE TIMON-MA: do Grupo Escolar ao Ginásio Bandeirante
AUTOR: CRISTIANO DE ASSIS SILVA [baixar]
29. O COLÉGIO SÃO JOSÉ E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NORMALISTAS EM CAXIAS-MARANHÃO: formando para a igreja, para a pátria e o lar (1949-1972)
AUTORA: SUELY BARBOSA DE MOURA [baixar]
30. PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DO CAMPO: diálogos sobre a articulação dos conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa
AUTORA: RAIMUNDA ALVES MELO [baixar]
31. HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PDROJETO MINERVA EM TERESINA: a educação nas ondas do rádio (1971-1982)
AUTORA: REJANIA REBELO LUSTOSA [baixar]
{/slider}
{slider=2013}
01. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA PROFESSOR: desafios implícitos-retratos e relatos
AUTORA: IVNA MARIA MELLO SOARES [baixar]
02. AFRORRESILIENTES: a resiliência de mulheres afrodescendentes de sucesso educacional
AUTORA: LUCIENIA LIBÂNIA PINHEIRO MARTINS [baixar]
03.A PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE SEUS DIREITOS: um estudo à luz do estatuto da criança e do adolescente - ECA
AUTORA: LÍLIAN GARCIA DEMES [baixar]
04. A FORMAÇÃO TÉCNICA AGROPECUÁRIA NA MODALIDADE EJA DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE TERESINA E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
AUTOR:MARTINHO DE SOUZA REGO [baixar]
05.HISTÓRIAS DE LEITURA DE PROFESSORES-LEITORES COMO SUBSÍDIO À FORMAÇÃO CONTINUADA: memória em movimento
AUTORA: ANA LÚCIA BARBOSA MONTEIRO [baixar]
06.DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: narrativas de professores bacharéis sobre dilemas da prática pedagógica
AUTORA: GENYVANA CRISCYA GARCIA CARVALHO [baixar]
07. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: o fazer do professor da rede municipal de ensino de Teresina
AUTORA:JULIANA FERREIRA DE SOUSA [baixar]
08. SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO MAL-ESTAR DOCENTE: o que pensam e sentem professores em início de carreira
AUTORA: ISANA CRISTINA DOS SANTOS LIMA [baixar]
09. CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS ALUNOS DE UMA ESCOLA TECNICO-PROFISSIONALIZANTE SOBRE OS AFETOS NA ESCOLA: uma pesquisa sociopoética
AUTORA: KATHIA RAQUEL PIAUILINO SANTOS[baixar]
10. O MOVIMENTO INCLUSIVO NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS CEGOS
AUTORA: ROGÉRIA PEREIRA RODRIGUES [baixar]
11. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: práticas educativas e permanência nas escolas de ensino médio
AUTOR: WAGNALDO NUNES DA SILVA CASTRO [baixar]
12. SOCIOPOETIZANDO O SER JOVEM NAS LINHAS DO PENSAMENTO DOS JOVENS DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAEM DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE BOM JESUS-PI
AUTORA: CRISTIANNE TEIXEIRA CARNEIRO [baixar]
13. DESBRAVANDO INTELIGÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO: o Projeto Bandeirante e a expansão do secundário maranhense na gestão Sarney (1966-1971)
AUTORA: ELIZANIA SOUSA DO NASCIMENTO [baixar]
14. ALFABETIZADORAS EXPERIENTES E A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE: trajetórias narradas
AUTORA: FRANCISCA DAS CHAGAS CARDOSO DO NASCIMENTO SANTOS [baixar]
15. PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO PRIMÁRIA AO USO DE DROGAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PARQUE ELIANE EM TERESINA/PI
AUTOR: FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA SOUSA [baixar]
16. A AVALIAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI E SUAS IMPLICAÇÃOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Autora: JOSÉLIA MARIA DA SILVA FARIAS [baixar]
17. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: desafios da docência no ensino profissionalizante
Autor: NELSON SOARES DA SILVA [baixar]
18. AS VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL MEDIANDO A CONSTITUIÇÃO DA IJDENTIDADE PROFISSIONAL EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
Autora: ANA MARIA BATISTA CORREIA [baixar]
19.O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO LOCUS FORMATIVO: dialógico entre professor experiente e professor em formação
Autora: ANA D’ARC LOPES DOS REIS [baixar]
20. SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: reflexão crítica e colaborativa de práticas educativas
Autora: ISOLINA COSTA DAMASCENO [baixar]
21. O "PRÊMIO PROFESSOR ALFABETIZADOR" COMO POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO MERITOCRÁTICA: o que pensam professores, gestores educacionais e dirigentes sindicais.
Autora: IRENE NUNES LUSTOSA [baixar]
22. EDUCAÇÃO, GÊNERO E AFRODESCENDÊNCIA: a educação escolar e a organização de mulheres quilombolas em Brejão dos Aipins, Piauí
Autor: RANCHIMIT BATISTA NUNES [baixar]
23. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: evocações a partir de registros escritos de professores
Autor: MARTTEM COSTA DE SANTANA [baixar]
24. POLÍTICAS PÚBLICAS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: uma análise quanto à regulamentação da carga horária de trabalho docente.
Autor: RICARDO AUGUSTO NUNES PRADO [baixar]
25. HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ENSINO JURÍDICO NO PIAUÍ: a Faculdade de Direito.
Autora: IDELCELINA BARROS XIMENES [baixar]
26. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS POR PROFESSORES ACERCA DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS MIGRANTES NO COLÉGIO AGRÍCOLA DE BOM JESUS.
Autora: MARIA ANGÉLICA PIAUILINO DA CRUZ [baixar]
27. A ESCOLA E A EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS DA MULHER LÉSBICA AFRODESCENDENTE.
Autora: ANA CAROLINA MAGALHÃES FORTES [baixar]
28. NECESSIDADES FORMATIVAS E PEDAGÓGICAS DOS LICENCIANDOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: compreensão de situações reflexivas
Autora: RUTH DE MORAES LIMA [baixar]
29. A ORDEM MERCEDÁRIA E A EDUCAÇÃO NO PIAUÍ: Escola Normal Helvídio Nunes de Barros.
Autor: ADEMIR MARTINS DE OLIVEIRA [baixar]
30. SOCIOPOETIZANDO AS SEXUALIDADES: o pensamento filosófico de jovens do Colégio Técnico de Floriano/PI
Autora: FRANCIMEIRY SANTOS CARVALHO [baixar]
31. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: saberes e fazeres construídos no espaço da sala de aula
Autora: SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA [baixar]
32. SABORES DA CASA, SABEDORIAS DE TERREIROS: práticas educativas e construção de saberes num terreiro de Teresina-Piauí
Autora: HALDACI REGINA DA SILVA [baixar]
33. AS EDUCAÇÕES ESCOLAR E SOCIAL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DE JOVENS NOS QUILOMBOS DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ
Autora: RAIMUNDA FERREIRA GOMES COELHO [baixar]
34. ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.
Autora: ALIETE GOMES DA COSTA [baixar]
35. PÁGINAS SOCIOPOÉTICAS: deslizando nas idéias e nos conceitos de jovens sobre leitura.
Autora: MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA SANTOS [baixar]
36. AÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA/ESCOLA DA GENTE COMO PRÁTICA DE CULTURA DE PAZ.
Autora: MARIA DA CRUZ SOARES DA CUNHA LAURENTINO [baixar]
37. DO ENSINO NORMAL AO PEDAGÓGICO: História e Memória das instituições escolares de formação de professores em Parnaíba (1927-1982).
Autora: MARIA DO SOCORRO MEIRELES RODRIGUES [baixar]
38.MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ESPAÇO ESCOLAR: LINGUGENS DE CULTURA DE PAZ NA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA/PI.
Autora: MARIA GESSI-LEILA MEDEIROS [baixar]
39. INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e conflitos no cotidiano escolar.
Autor: MAURÍCIO RIBEIRO DA SILVA [baixar]
40. FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: autovalorização dos egressos.
Autora: VERBENA MARIA COSTA REIS FEITOSA [baixar]
41. SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS: uso de plantas medicinais na Educação e na Saúde.
Autora: LUZINETE DE ARAÚJO LIMA GUIMARÃES [baixar]
42. A TRAJETÓRIA FORMATIVA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA.
Autora: PATRÍCIA DA CUNHA GONZAGA [baixar]
43. FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: contribuições para a prática docente.
Autora: CONCEIÇÃO DE MARIA RIBEIRO DOS SANTOS [baixar]
{/slider}
{slider=2012}
01. HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE JOSÉ DE FREITAS-PI
Autora: MARIA DO AMPARO HOLANDA DA SILVA [baixar]
02. O LIVRO DIDÁTICO NO COTIDIANO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS: usos que se revelam no semiárido brasileiro
Autora: VANDERLÉA ANDRADE PEREIRA [baixar]
03. O SENTIDO SUBJETIVO ATRIBUÍDO AO PRECONCEITO POR UMA ALUNA CEGA DO ENSINO SUPERIOR
Autora: SUSANA ARAÚJO CHAVES [baixar]
04. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO SABER ENSINAR
Autora: EMANOELA MOREIRA MACIEL [baixar]
05. RAP DA ‘QUEBRADA’: construção de sentidos e saberes pelos grupos de RAP – ‘A IRMANDADE’ e ‘REAÇÃO DO GUETO’ de Teresina-PI
Autora: VICELMA MARIA DE PAULA BARBOSA SOUSA [baixar]
06. OS SENTIDOS SUBJETIVOS ATRIBUÍDOS AO BULLYING POR DISCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ
Autora: TELMA CRISTINA RIBEIRO FRANCO FREIRE [baixar]
07. EDUCAÇÃO FEMININA NO ENSINO SECUNDÁRIO PIAUIENSE: da escolarização à profissionalização (1960-1982)
Autora: EDILENE LIMA DA SILVA [baixar]
08. POVO BOM DA CANCELA-COMUNIDADE AFRODESCENDENTE: o que a escola tem com isso?
Autora: ELIZETE DIAS DA SILVA [baixar]
09. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: a docência, o ensino e a prática pedagógica em discussão
Autora: SANDRA SUELY OLIVEIRA [baixar]
10.FORMAÇÃO CONTÍNUA E ATIVIDADE DE ENSINAR: produzindo sentidos sobre o brincar na Educação Infantil
Autora: GRASIELA MARIA DE SOUSA COELHO [baixar]
11. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERTADA PELAS FACULDADES PARTILHADAS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Autora: JANNA ÉRICA PAZ LINHARES OLIVEIRA [baixar]
12. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA PARTILHADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA
Autora: JULIANA GOMES DA SILVA SOARES [baixar]
13. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: a trajetória formativa em serviço
Autora: MARIA LEMOS DA COSTA [baixar]
14. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS POR LICENCIANDOS ACERCA DO SALÁRIO DO PROFESSOR
Autor: RAIMUNDO NONATO SOUSA [baixar]
15. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA: um olhar sobre o desenvolvimento profissional
Autora: MARIA ONEIDE LINO DA SILVA [baixar]
16. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO: ultrapassando a fronteira das grades pela via da colaboração
Autora: MÍRIAM ABREU ALENCAR NUNES [baixar]
17. POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: para além do discurso
Autora: JANAÍNA GOMES VIANA DE SOUZA [baixar]
18. O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 5º ANO: o contexto da prática pedagógica em escolas públicas estaduais de Teresina-PI
Autora: CRISTIANA BARRA TEIXEIRA [baixar]
19. PSICÓLOGO-PROFESSOR: o processo de constituição da identidade docente
Autora: MILENE MARTINS [baixar]
20. PRÁTICA PEDAGÓGICA: instrumento e resultado no processo de reflexão crítica em contexto colaborativo
Autora: ARLETE FRAGAS DA SILVA ROCHA [baixar]
21. A CONSTITUIÇÃO DO CORPO DOCENTE DO ENSINO SECUNDÁRIO NO PIAUÍ (1942-1982)
Autor: ROMILDO DE CASTRO ARAÚJO [baixar]
22. PRÁTICAS AVALIATIVAS DE ELABORAÇÃO DE TESTES, ESPECIALMENTE DE QUESTÕES DISSERTATIVAS, UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAP/ TERESINA E OS SENTIDOS ENUNCIADOS DE ENADE
Autor: JOSÉ RIBAMAR DE BRITO SOUSA [baixar]
23. A FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ: uma análise a partir da prática pedagógica do oficial formador
Autora: ANTONIA MARIA DOS SANTOS SILVA [baixar]
24. A FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES: desafios e interpelações na prática docente
Autora: WALDIRENE PEREIRA ARAÚJO [baixar]
25. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO GRADUANDO DE PEDAGOGIA: de professor a gestor
Autora: ELIZANGELA FERNANDES MARTINS [baixar]
26. POLÍTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE INTERNAÇÃO EM TERESINA-PI
Autor: WLADIMY LIMA SILVA [baixar]
27. DA AQUISIÇÃO À MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE CAXIAS-MA
Autora: SUELY LIMA CHAVES OLIVEIRA [baixar]
28.TRABALHO COLETIVO EM CONTEXTO DE PLANEJAMENTO: sentidos e significados atribuídos pelos professores
Autora: MARIA LUIZA SANTOS GAMA [baixar]
29. FORMAÇÃO CONTINUADA NA INTERFACE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA: o que pensam os professores
Autora: ADÉLIA MEIRELES DE DEUS [baixar]
30. O OLHAR DOS DISCENTES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAPI: narrativas de formação
Autor: PATRÍCIA SARA LOPES MELO [baixar]
31. MULHER AFRODESCENDENTE NA DOCÊNCIA SUPERIOR EM PARNAÍBA: memórias da trajetória de vida e ascensão social
MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA VIEIRA DA SILVA [baixar]
32. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: tensões e interações entre o currículo e a prática pedagógica
Autora: DJANIRA DO ESPÍRITO SANTO LOPES CUNHA [baixar]
33. PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: significados e sentidos da atuação profissional
Autora: LÍLIA CRISTIANA LOPES DE CARVALHO [baixar]
34. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE(S): qual a cor da homofobia no arco-íris da escola?
Autora: VALDENIA PINTO DE SAMPAIO ARAÚJO [baixar]
35. OS DESAFIOS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: o ser e o fazer do professor-tutor à distância
Autora: SORAYA OKA LOBO [baixar]
36. SABER ENSINAR LÍNGUA MATERNA: vivências da prática pedagógica no ensino médio
Autora: LÚCIA MARIA DE SOUSA LEAL [baixar]
37. A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DE BOM JESUS-PI: articulações possíveis
Autora: WANNA SANTOS DE ARAÚJO [baixar]
38. FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: implicações políticas e pedagógicas
Autora: REJANE DE OLIVEIRA ALVES [baixar]
{/slider}
{slider=2011}
01. REVISITANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM-SUCEDIDAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Autora: JULIANA BRITO ARAÚJO [baixar]
02. VIOLENCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: o silêncio da escola
Autor: ALCI MARCUS RIBEIRO [baixar]
03. A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR E A PRÁTICA DAS PROFESSORAS PRIMÁRIAS NA ZONA RURAL DO PIAUÍ NOS ANOS DE 1940 A 1970
Autora: MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO CASTELO BRANCO [baixar]
04. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO: sentido e significado de aprendizagem em contexto de colaboração
Autora: ELIENE MARIA VIANA DE FIGUEIRÊDO PIEROTE [baixar]
05. SENTIDOS E SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELO PSICÓLOGO ESCOLAR ACERCA DE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL: definindo passos e consolidando espaços
Autora: ANA GABRIELA NUNES FERNANDES [baixar]
06. OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: experiências nas escolas públicas municipais de Caxias-MA
Autora: FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO [baixar]
07. AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA FUNDAMENTAL ACERCA DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO
Autor: ALAN KARDEC CARVALHO SARMENTO [baixar]
08. NARRATIVAS DE AUTOFORMAÇÃO DOCENTE: desvelando modos de ser e de fazer-se professor
Autora: FRANCISCA DOS SANTOS TEIXEIRA [baixar]
09. PRÁTICAS DE GESTÃO DA UNIDADE ESCOLAR UTOPIA E O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
Autora: MARIA GENILDA MARQUES CARDOSO [baixar]
10. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ESCOLAS COM VIOLÊNCIAS E SEM VIOLÊNCIA EM TERESINA
Autora: ELILIAN BASÍLIO E SILVA [baixar]
11. SUPERVISÃO ESCOLAR: produção de saberes e transformação de práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos-EJA
Autora: DIANE MENDES FEITOSA [baixar]
12. UM OLHAR SOBRE SI: História e Memória da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na UFPI
Autora: SAMARA MARIA VIANA DA SILVA [baixar]
13. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: saberes e fazeres de egressos do curso de Pedagogia da UFPI
Autora: MARIA DE JESUS ASSUNÇÃO E SILVA [baixar]
14. O PROFESSOR DE DIDÁTICA E AS APRENDIZAGENS DOCENTES: um estudo focalizando narrativas
Autora: LIDENORA DE ARAÚJO CUNHA [baixar]
15. A MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA MODALIDADE DE DUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autora: CLEIDINALVA MARIA BARBOSA OLIVEIRA [baixar]
16. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO CEJA COMO CONTEXTO DE APRENDIZAGENS DOCENTES
Autora: CLÁUDIA MARIA LIMA DA COSTA [baixar]
17. O IMPACTO DO FUNDEF/FUNDEB NA REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ
Autora: SAMARA DE OLIVEIRA SILVA [baixar]
18. SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES EM INÍCIO DE CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo com os professores substitutos do Núcleo da UESPI em Amarante-PI
Autora: JOQUEBEDE DIAS DOS SANTOS NUNES [baixar]
19. A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 5º ANO DO ENSIO FUNDAMENTAL
Autora: SIMONE CARVALHO OLIVEIRA [baixar]
20. O SENTIDO SUBJETIVO DA INCLUSÃO PARA O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER
Autor: CARLOS EDUARDO GONÇALVES LEAL [baixar]
21. A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS PELO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Autora: CRISTINA CARDOSO DE ARÁUJO [baixar]
22. CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS DO FUNDEF/FUNDB DO MUNICÍPIO DE TERESINA (2004-2009)
Autora: LUCINEIDE MARIA DOS SANTOS SOARES [baixar]
23. DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES AO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES: uma História da instalação e consolidação do Ensino Superior em Caxias (1968-1994) [baixar]
Autor: ROLDÃO RIBEIRO BARBOSA
24. ARTE AFRODESCENDENTE A PARTIR DE TRÊS OLHARES DE EDUCADORA EM TERESINA [baixar]
Autora: FRANCILENE BRITO DA SILVA
{/slider}
{slider=2010}
01 - (RE)PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: concepções de ensino e aprendizagem
Autor: JURANDIR GONÇALVES LIMA [baixar]
02 - A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TERESINA: O DESAFIO DE IR ALÉM DA ESCOLARIZAÇÃO
Autora: ROSÂNGELA MARIA DA SILVA MELO [baixar]
03 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: o desafio de tornar-se professor
Autora: VANESSA HIDD BASÍLIO [baixar]
04 - SER PEDAGOGO: o conhecimento da identidade profissional pelas histórias de vida
Autora: THAIZI HELENA BARBOSA E SILVA LUZ [baixar]
05 - NARRATIVAS SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: administradores-professores de ensino superior como protagonistas
Autora: SHIRLEY DOURADO REBÊLO SARAIVA [baixar]
06 - A ESCOLA DE QUALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE ESCOLAS DE TERESINA-PI, COM MELHOR PERFORMANCE NO ENEM - 2007
Autora: CLEIRE MARIA DO AMARAL RODRIGUES [baixar]
07 - OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM INÍCIO DE CARREIRA E A PRODUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE: um estudo com diários narrativos
Autora: RENATA CRISTINA DA CUNHA [baixar]
08 - TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA: interfaces com o saber-ensinar
Autor: FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DA SILVA [baixar]
09 - A TRAJETÓRIA DAS ESCOLAS DA CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC NO PIAUÍ: 1952-1997
Autor: JOÃO BATISTA DA SILVA [baixar]
10 - "O PROCESSO DIALÓGICO: conceito de planejamento de ensino internalizado pelos professores de ensino superior e a prática pedagógica."
Autora: MARLINDA PESSÔA ARAÚJO [baixar]
11 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS (OS) PROFESSORAS (ES) DO ASSENTAMENTO DIAMANTE NEGRO JUTAIH NO MARANHÃO: “ a pedagogia dos aços”
Autora: MARILDA DA CONCEIÇÃO MARTINS [baixar]
12 - OS SENTIDOS PRODUZIDOS EM RELAÇÃO À ESCOLA MEDIANDO O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO
Autora: MARIA ESCOLÁSTICA DE MOURA SANTOS [baixar]
13 - INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE PARES: a importância do brincar para a inclusão escolar de criança com Síndrome de Down
Autora: CAMILA SIQUEIRA CRONEMBERGER FREITAS [baixar]
14 - A COMPREENSÃO DO SER PROFESSOR COMO PROFISSIONAL DO ENSINAR: um estudo com docentes da rede pública Estadual de Teresina
Autora: MÔNICA NÚBIA ALBUQUERQUE DIAS [baixar]
15 - SABERES DA PRÁTICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: análise de sua produção nos cursos de licenciatura da UEMA
Autora: MARIANGELA SANTANA GUIMARÃES SANTOS [baixar]
16 - A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Autora: MARIA CARMEM BEZERRA LIMA [baixar]
17 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO PIAUI: de 1939 a 1975
Autor: JOSE CARLOS DE SOUSA [baixar]
18 - PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: estudo compartilhado com professoras da cidade de Parnaíba-PI
Autora: FABRÍCIA PEREIRA TELES [baixar]
19 - CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO (UFPI): história e memória
Autora: FRANCISCA DAS CHAGAS LOPES CAMPOS [baixar]
20 - DA FORMAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma reflexão sobre a formação matemática do pedagogo
Autora: VALDIRENE GOMES DE SOUSA [baixar]
21 - A DOCÊNCIA EM QUÍMICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para a construção da cidadania
Autora: MARIA DE FÁTIMA CARDOSO SOARES [baixar]
22 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sobre a prática como lócus da produção dos sabes docentes
Autora: MARIA DO SOCORRO SOARES [baixar]
23 - AÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: discutindo a mobilização de saberes experienciais
Autora: ANTONINA MENDES FEITOSA SOARES [baixar]
24 - "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: discutindo saberes docentes"
Autora: ROBERT MAURÍCIO DE OLIVEIRA ARAÚJO [baixar]
25 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: saberes e reflexividade na prática pedagógica
Autor: MARIA REGINALDA SOARES DA SILVA [baixar]
26 - HISTÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DE UNIÃO-PIAUÍ: (re) visitando trajetórias profissionais
Autor: LOURIVAL DA SILVA LOPES [baixar]
27 - O SENTIDO SUBJETIVO ATRIBUIDO PELO ALUNO SURDO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO REGULAR
Autor: RAFAELA COELHO SÁ [baixar]
28 - A EFETIVAÇÃO DOS SABRES PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Autor: CLEIDIVAN ALVES DOS SANTOS [baixar]
29 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: revelando os saberes da experiência
Autora: PAULA JANAÍNA MENDES LOPES [baixar]
30 - INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS ECOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI
Autora: MÁRCIA RAIKA E SILVA LIMA [baixar]
31 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES
Autor: LOURENILSON LEAL DE SOUSA [baixar]
32 - POSTA VOZES DA CONQUISTA DA RIQUEZA: o ensino comercial e a escola União Caixeiral de Parnaíba (1918-1950)
Autor: GILBERTO ESCÓCIO DUARTE FILHO [baixar]
33 - AUTORIA, COSCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: o fanzine como recurso formativo na escrita e reescrita de trajetórias formativas em formação
Autor: IONEIDE SANTOS DO NASCIMENTO [baixar]
34 - DOSCÊNCIA SUPERIOR EM FOCO: articulações entre formação continuada, saberes e práticas pedagógicas
Autor: ALDINA DE FIGUEIREDO CUNHA [baixar]
35 - O SUPERVISOR ESCOLAR NA INTERFACE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO: entre o dito e o vivido
Autor: LUIZ JESUS SANTOS BOMFIM [baixar]
36 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES
Autor: SIDCLAY FERREIRA MAIA [baixar]
37 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PIAUÍ: 1968 a 1998: reflexões sobre suas história e memória
Autor: ROSA MARIA BORGES DE QUEIROZ [baixar]
38 - IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE TERESINA - PIAUÍ
Autor: DANIELLE DE FREITAS FONSECA [baixar]
{/slider}
{slider=2009}
01. RELAÇÕES DE GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES: A EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE PRODUÇÃO ‘MULHERES PERSEVERANTES [baixar]
Autora: Ana Célia de Sousa Santos
02. JUVENTUDES DO CAMPO E PRÁTICAS EDUCATIVAS:O CASO DO ASENTAMENTO MARRECAS EM SÃO JOÃO DO PIAUÍ [baixar]
Autora: Marli Clementino Gonçalves
03. O SENTIDO SUBJETIVO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL [baixar]
Autora: Maria de Jesus Rodrigues
04. PRÁTICA PEDAGOGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR FORMATIVO: uma etnografia [baixar]
Autora: Cleide Maria Arraes Rezende
05. ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO : um estudo etnográfico [baixar]
Autora: Georgyana Andréa Silva Morais
06. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: desvelando significados do ser professor de Didática [baixar]
Autora: Mary Gracy e Silva Lima
07. OS SABERES EXPERIENCIAIS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TERESINA-PI [baixar]
Autor: Neuton Alves de Araújo Calaça
08. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MÚSICAS NO PIAUÍ: das primeiras iniciativas à Universidade [baixar]
Autor: João Valter Ferreira Filho
09. DE SUPERVISOR ESCOLAR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional [baixar]
Autora: Cristiane de Sousa Moura Teixeira
10. DOCÊNCIA SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO PROFISSIOINAL: interface com narrativas autobiográficas de médicos professores [baixar]
Autora: Samyla Miranda Monte
11. OS DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO NO PIAUÍ: reflexos dos ideais da Escola Nova – 1920 a 1947 [baixar]
Autora: Ana Maria Gomes de Sousa Martins
12. O ENSINO DE ENFERMAGEM NO PIAUÍ: História e Memória [baixar]
Autora: Anneth Cardoso Basílio da Silva
13. PSICOLOGIA ESCOLAR EM TERESINA: percursos de inserção e particularidades de uma atuação profissional [baixar]
Autora: Carla Andréia Silva
14. A APRENDIZAGEM DO ADOLESCENTE COM ALTAS HABILIDADES: uma compreensão a partir da Teoria da Subjetividade [baixar]
Autora: Patrícia Melo do Monte
15. AS ESCOLAS DO PROGRAMA DE EXPANSÃO E MELHORIA DO ENSINO (PREMEN) EM TERESINA – 1982 a 2000 [baixar]
Autora: Benedita Severiana de Sousa
16. O REENCANTMENTO DO MUNDO: educação não-formal e o protagonismo dos novos movimentos sociais [baixar]
Autor: Marcelino de Oliveira Fonteles
17. DOCÊNCIA SUPERIOR: o desenvolvimento profissional do professor bacharel em Direito [baixar]
Autora: Adriana Borges Ferro Moura
18. OS SENTIDOS DO CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE [baixar]
Autora: Maria Adréia Bezerra Marques
19. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESPI: articulação teoria-prática na formação docente [baixar]
Autor: Raimundo Dutra de Araújo
20. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA [baixar]
Autora: Maria Dilima Ponte de Brito
21. IMPLICAÇÕES DO ASSÉDIO MORAL ENTRE DISCENTES E DOCENTES NO AMBIENTE DA ESCOLA [baixar]
Autora: Tereza Cristina Ribeiro Franco
22. PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: interfaces entre a formação inicial e continuada [baixar]
Autora: Maria das Graças Silva Ciríaco
23. CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS “PROFESSOR MOACI MADEIRA CAMPOS” E “SANTA FÉ” EM TERESINA [baixar]
Autora: Maria do Socorro Moura Costa
{/slider}
{slider=2008}
01. OS OBSTÁCULOS DIDÁTICOS O COTIDIANO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO PROFESSOR: DA IDENTIFICAÇÃO À SUPERAÇÃO [baixar]
Autora: Malvina Thais Pacheco Rodrigues
02. PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO: o diário como instrumento de reflexão [baixar]
Autora: Hilda Maria Martins Bandeira
03. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO ATUANTE NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI: 1980 a 2006 [baixar]
Autora: Reijane Maria de Freitas Soares
04. A PRODUÇÃO DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR E OS ESCRITOS EM TORNO DELA: os Estudos Sociais do Maranhão [baixar]
Autora: Odaléia Alves da Costa
05. A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TERESINA – PI: Revelações a partir de histórias de vida [baixar]
Autora: Maria Goreti da Silva Sousa
06. CUSTO DIRETO DE FINANCIAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA – PIAUÍ [baixar]
Autora: Magna Jovita Gomes de Sales e Silva
07. A APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO [baixar]
Autora: Aída Teresa dos Santos Brito
08. POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL (1996-2006): o FUNDEF e a valorização do magistério [baixar]
Autora: Isabel Cristina da Silva Fontineles
09. EDUCAÇÃO-MERCADORIA: A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO PIAUÍ (1990 A 2005) [baixar]
Autor: Geraldo do Nascimento Carvalho
10. O PROFESSOR LEITOR: OS SENTIDOS DA LEITURA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS [baixar]
Autora: Virgínia Maria de Melo Magalhães
11. FAZERES DE GÊNERO E FAZERES PEDAGÓGIGOS: como se entrecruzam na Educação Infantil [baixar]
Autora: Carmen Lúcia de Sousa Lima
12. A PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA DO PROFESSOR: um processo colaborativo de (re)elaboração conceitual no Ensino Médio [baixar]
Autor: Francisco Afranio Rodrigues Teles
13. REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORAÇÃO: articulação teoria e prática no desenvolvimento da atividade docente [baixar]
Autora: Maria Ozita de Araujo Albuquerque
14. A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINAR: um estudo focalizando o docente do ensino jurídico [baixar]
Autor: José Augusto Paz Ximenes Furtado
15. A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM ESCOLA INCLUSIVA: um estudo de caso [baixar]
Autora: Daniela Coutinho de Morais Escórcio
16. POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE JOVENS EM INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS “ALTERNATIVAS” DE TERESINA-PI: Escola Municipal “Nau Cidadã” e Casa de Metara [baixar]
Autora: Marilde Chaves dos Santos
17. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE ALUNOS DO LICEU PIAUIENSE: sinalizando diferenças e desigualdades [baixar]
Autor: Ronaldo Matos Albano
18. A CRIATIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE ARTE: um estudo exploratório nas escolas públicas de Teresina-PI [baixar]
Autor: José Ribamar Santos Costa Júnior
19. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TERESINA: Piauí (1968 – 1996) [baixar]
Autora: Zélia Maria Carvalho e Silva
20. OS SABERES DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: da utopia à realidade formativa de professores da escola pública [baixar]
Autor: Julival Alves da Silva
21. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: concepções de professores [baixar]
Autora: Lucineide Morais de Sousa
22. ENTRE RIOS E LETRAS UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA-PI [baixar]
Autora: Célia Revilândia Costa
23. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO SEMI-ÁRIDO: valorizando experiências, reconstruindo valores e tecendo sonhos [baixar]
Autor: Elmo de Souza Lima
{/slider}
{slider=2007}
01. À LUZ DOS VALORES RELIGIOSOS: escolas confessionais católicas e a escolarização das mulheres piauienses (1906 – 1973) [baixar]
Autora: Samara Mendes Araújo Silva
02. DE TAMBORIL A ISAÍAS COELHO: A EDUCAÇÃO DOS MESTRES-ESCOLA AO GRUPO ESCOLAR (1935 A 1970) [baixar]
Autor: Welbert Feitosa Pinheiro
03. A MATERIALIZAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA PDE, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA: ASPECTOS E OLHARES QUE SE ENTRECRUZAM [baixar]
Autora: Adriana Lorena Mendes Crisóstomo
04. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA [baixar]
Autora: Vilma Lages Lopes da Silva
05. INTEGRAÇÃO DO PROGRAMA TV ESCOLA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE TERESINA-PI [baixar]
Autora: Jovina da Silva
06. GÊNERO E PRÁTICA DOCENTE NO TEMPO E NO ESPAÇO DE CLASSES MULTISSERIADAS: ENCANTOS E DESENCANTOS DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA ZONA RURAL DE TERESINA PIAUÍ [baixar]
Autora: Joana D´arc Socorro Alexandrino de Araújo
07. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EJA: uma etnografia do registro escrito na escola e na sala de aula [baixar]
Autora: Raimundo Nonato Moura Oliveira
08. TECENDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUPERVISOR ESCOLAR [baixar]
Autora: Marinalva Veras Medeiros
09. CRUZANDO OLHARES, REFLETINDO E DIALOGANDO: O PROJETO FORMATIVO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CMRV/UFPI – PARNAÍBA [baixar]
Autora: Sônia Maria Santos do Nascimento
10. DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL INCLUSIVO: um estudo de caso etnográfico sobre a deficiência visual [baixar]
Autora: Sandra Lima de Vasconcelos Ramos
11. DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: refletindo sobre a prática profissional [baixar]
Autora: Francisca da Costa Brito
12. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS MEDIANDO HISTÓRIAS DE FRACASSO ESCOLAR: Um estudo do cotidiano de uma sala de aula [baixar]
Autora: Eliana de Sousa Alencar
13. O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: Vozes de professoras alfabetizadoras [baixar]
Autora: Terezinha Gomes da Silva
14. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: A REFLEXÃO CRÍTICA COMO MEDIADORA DO SABER, DO SABER-SER E DO SABER-FAZER [baixar]
Autora: Hostiza Machado Vieira
15. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DE 5ª A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO OS SABERES DOCENTES [baixar]
Autora: Maria de Lourdes Bandeira Rodrigues
16. DISCUTINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: O Caso do Liceu Piauiense [baixar]
Autor: Elias Alves Barbosa
17. CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE MANIFESTADAS NAS VOZES DE ATORES E ATRIZES NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: um desvelar das faces ocultas [baixar]
Autora: Francisca Carla Silva de Melo Pereira
18. LICEU PIAUIENSE (1845-1970): DESVENDANDO ASPECTOS DE SUA HISTÓRIA E MEMÓRIA [baixar]
Autora: Maria Inêz Bandeira de Vasconcelos
19. PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA: CONTEXTO DE APRENDIZAGENS DOCENTES [baixar]
Autora: Joana D’arc Alves Rosal Adad
20. A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA [baixar]
Autora: Fernanda Antônia Barbosa da Mota
21. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO CEFET – PI: DESVELANDO CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM [baixar]
Autora: Helenildes Maria de Albuquerque Batista
22. A AÇÃO EDUCATIVA DO CENTRO DE CULTURA NEGRA DO MARANHÃO: combate ao racismo (baixar)
Autora: Káthia Regino Pinto
23. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA NORMAL OFICIAL DE PICOS (1967-1987) [baixar]
Autora: Cristiane Feitosa Pinheiro
{/slider}
{slider=2006}
01. GESTÃO ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DE ESPAÇOS DE CIDADANIA EM ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO DE TERESINA [baixar]
Autora: Maria Elisabete Evaristo de Paiva
02. A PRÁTICA DOCENTE NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ: uma abordagem à luz do agir comunicativo [baixar]
Autor: José Adersino Alves de Moura
03. A EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA ESTADUAL NO PIAUÍ: aspectos da origem e o processo de expansão nos anos 1990 [baixar]
Autora: Maria da Penha Feitosa
04. PROJETO ESCOLA ATIVA: os desafios de ensinar ciências naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina-Piauí [baixar]
Autora: Marta Maria Azevedo Queiroz
05. A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo exper imental com pr éescolares do ensino público municipal de Teresina-Piauí [baixar]
Autora: Maria Beike Waquim Figueirêdo
06. INTERFACES ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ À LUZ DO DISCURSO DE SEUS PROFESSORES [baixar]
Autor: Eduardo Souza de Lobão Veras
07. EDUCAÇÃO SUPERIOR NO EXTREMO SUL PIAUIENSE (1986 2005): História e Memória [baixar]
Autora: Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Nogueira
08. A TRAJETÓRIA SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA NO PIAUÍ [baixar]
Autor: Ariosto Moura da Silva
09. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DOS PROGRAMAS DE OTIMIZAÇÃO DO FLUXO ESCOLAR [baixar]
Autora: Maria Cézar de Sousa Falcão
10. A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E CULTURA DE PAZ COM ADOLESCENTES DE 5ª SÉRIE DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE TERESINA [baixar]
Autora: Leontina Pereira Lopes
11. ANÁLISE DO DESEMPENHO DOCENTE NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DO CEFET-PI: elementos para referenciar a avaliação interna [baixar]
Autora: Maria do Perpétuo Socorro Marques Lopes
12. PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo da formação do magistério leigo em Oeiras (PI) 1970 a 2004 [baixar]
Autor: Baltazar Campos Cortez
13. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS DO CURSO DE ENFERMAGEM: revisitando a construção dos saberes docentes [baixar]
Autora: Maria Zélia de Araújo Madeira
14. DESVELANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CEFETPI: Análise de Dilemas Emergentes [baixar]
Autora: Dinalva Clara Monteiro Santos
15. A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE TORNAR-SE PROFESSOR: um estudo focalizando o Administrador [baixar]
Autora: Maria Teresa de Jesus Andrade Portela
16. TRAJETÓRIAS DE VIDAS PROFISSIONAIS: histórias de professores das séries iniciais do ensino fundamental [baixar]
Autora: Georgina Quaresma
17. OS ALICERCES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PIAUÍ: Uma avaliação das experiências das faculdades de Dir eito e Católica de Filosofia (1930 – 1970) [baixar]
Autor: Antonio Maureni Vaz Verçosa de Melo
18. AS INTERRELAÇÕES ENTRE O CURRÍCULO ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO À 4º SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MOACI MADEIRA CAMPOS [baixar]
Autora: Umbelina Saraiva Alves
19. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM OEIRAS - PIAUÍ [baixar]
Autora: Amada de Cássia Campos Reis
20. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PARA ALUNOS DO 1°. ANO DO ENSINO MÉDIO [baixar]
Autor: Luiz Carlos Carvalho de Oliveira
21. O COTIDIANO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: uma perspectiva transformadora [baixar]
Autora: Yolete Araújo Dourado
22. A METODOLOGIA DA ESCOLA ATIVA: avaliação de experiências nas escolas municipais de Teresina-PI [baixar]
Autora: Martha Goretti Vasconcelos Said Araújo
23. RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO CEFET-PI [baixar]
Autor: João Pedro de Sousa Ribeiro Filho
24. PROFESSORES DE INGLÊS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DO ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA [baixar]
Autora: Francisca de Fátima de Lima
{/slider}
{slider=2005}
SINDICALISMO, REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E PRÁTICAS SOCIOPOLÍTICAS EMERGENTES [baixar]
Autor: João Gervásio dos Santos Neto
A PROPAGANDA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLAS PARTICULARES DE TERESINA [baixar]
Autor: Iônio Alves da Silva
A ESCOLA HOSPITALAR: um estudo sobre o acompanhamento psicopedagógico e o desenvolvimento escolar de crianças hospitalizadas por tempo prolongado [baixar]
Autora: Francisca Maria de Sousa
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA PÚBLICA NOS JORNAIS DE TERESINA (1960–1989) [baixar]
Autora: Maria Gláucia Ferreira da Ponte
O CONTROLE SOCIAL DO FUNDEF EM MUNICÍPIOS RECÉM-EMANCIPADOS DO PIAUÍ [baixar]
Autora: Laura Emília de Carvalho Meireles
COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ (1874 a 1915): História de uma Instituição Educativa [baixar]
Autora: Rozenilda Maria de Castro Silva
PICOS E A CONSOLIDAÇÃO DE SUA REDE ESCOLAR: do Grupo Escolar ao Ginásio Estadual [baixar]
Autora: Jane Bezerra de Sousa
{/slider}
{slider=2004}
ESCOLA NORMAL EM TERESINA (1864 – 2003): reconstruindo uma memória da formação de professores [baixar]
Autora: Norma Patricya Lopes Soares
FUNDEF NA GESTÃO EDUCACIONAL PARNAIBANA: entre a fragilidade estrutural e os vícios do sitema [baixar]
Autora: Maria Helena Cortez de Melo Pires
O VALOR SIMBÓLICO DA ESCOLA E DO TRABALHO: representações sociais das crianças trabalhadoras das camadas populares de Teresina-Piauí (17/09/2004)
Autor: Eduardo Aguiar Bezerra [baixar]
{/slider}
{slider=2003}
1. A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: um olhar psicossocial(22.08.2003)
Autora: Fernanda Lourdes de Carvalho Gomes Lustosa [baixar]
{/slider}
{slider=2001}
O LIVRO DIDÁTICO, A POESIA E O LEITOR: um estudo das atividades propostas para alunos de 3ª Série do Ensino Fundamental
Autora: Maria da Glória Duarte Ferro Silva [baixar]
{/slider}
{slider=1999}
PARNAÍBA: Educação e Sociedade na Primeira Republica [baixar]
Autor: Francisco Iweltman Vasconcelos Mendes
{/slider}
{slider=1997}
01. UTILIZAÇÃO DA ENSIMA UREASE DE SEMENTES DE ALGUMAS ESPÉCIES DE LEGUMINOSAS DO CERRADO PIAUIENSE NA PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO EXPERIMENTAL NAS ÁREAS BIOMÉDICA E QUÍMICA [baixar]
02. O PAGODE NO TERREIRO: um estudo de uma manifestação cultural no Médio-Parnaíba piauiense [baixar]
{/slider}
Revalidações
Revalidações realizadas 2006-2012