Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Projeto de Extensão TEMPUS Picos reestreia espetáculo teatral “Overdose” no dia 31 de maio
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão TEMPUS Picos reestreia espetáculo teatral “Overdose” no dia 31 de maio

Imprimir
Última atualização em Quarta, 24 de Mai de 2023, 10h17

WhatsApp_Image_2023-05-23_at_17.06.11.jpeg

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove no dia 31 de maio, às 9h, a terceira edição do evento “Por uma história crítica: tensões sociais envolvendo jovens brasileiros dos anos 1970” / Reestreia do espetáculo teatral “Overdose”. O evento ocorre no Auditório Severo Eulálio com entrada franca.

O evento é promovido pelo projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos), em parceria com o programa de Residência Pedagógica e a Escola CETI - Marcos Parente. 

Os coordenadores do evento, Prof. Raimundo Nonato Lima dos Santos, Profa. Carla Silvino de Oliveira e a Profa. Mara Gonçalves de Carvalho, informam que o foco central dessa atividade visa compreender a importância do ensino crítico de História para a formação do cidadão brasileiro, consciente de seus direitos e deveres. 

Nesse sentido, há a necessidade de se discutir a importância de um ensino crítico. E, uma das formas mais didáticas de se trabalhar essas questões com o público da Educação Básica é por meio das artes. Assim, a ludicidade do teatro, por meio do Grupo teatral TEMPUS, ajudará na consecução dos objetivos desse evento. 

O projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos), da UFPI/CSHNB, tem como um dos seus principais objetivos a divulgação de um conhecimento histórico crítico, por meio da reinterpretação artística da História e Historiografia Brasileira. 

Portanto, de acordo com os coordenadores do evento, o espetáculo “Overdose”, que vai ser apresentado no referido evento, possibilita ao público estudantil presente perceber as relações entre teatro, educação e história. Isto porque essa peça teatral discute as tensões sociais que envolveram alguns jovens brasileiros dos anos 1970. O público e o privado são representados numa estética cênica que expressa múltiplas emoções. O sonho, marcando o limite tênue entre ficção e realidade, acompanha as trajetórias de vida das irmãs Maria Clarisse e Geni. Essas histórias individuais se cruzam, com seus altos e baixos, com suas dores e alegrias, com seus momentos de paz e de guerra, com overdoses de repressão.

Fim do conteúdo da página