Página inicial > Últimas Notícias - PRPG > PRPG firma convênio com a Defensoria Pública para ofertas de pós-graduação

PRPG firma convênio com a Defensoria Pública para ofertas de pós-graduação

Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 10h16

primeira copy copy

A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação recebeu na terça-feira do dia 30 de janeiro, um grupo de defensoras públicas representando a defensoria, para tratar sobre cooperação para pós-graduação. A Pró-Reitora Profa Dra Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo, juntamente com a defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior discutiram a proposta de convênio entre a UFPI e a defensoria, via PRPG, para a pós-graduação lato sensu e stricto sensu para servidores e membros da instituição que tenham interesse em participar do programa. Na reunião estiveram presentes também a diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), Sheila de Andrade Ferreira e a subdefensora pública geral, Verônica Acioly de Vasconcelos

Em busca de parcerias com instituições e de estar em contato com a comunidade externa, a  UFPI tem trabalhado em firmar projetos que possam abrir portas à pós-graduação com pesquisas que tragam retorno à população, como explicou a Pró-Reitora Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo. “Neste convênio a ser firmado, conseguiremos atingir o objetivo de poder formar profissionais que irão atuar junto à população, qualificar profissionais em nível de especialização, mestrado, doutorado, que irão aplicar os conhecimentos adquiridos no seu trabalho”

WhatsApp Image 2024 02 05 at 12.04.55 1 copy

Pró-reitora e defensoras públicas

As oportunidades de pós-graduação oferecem um diferencial no mercado de trabalho, além de aprofundar os conhecimentos do pesquisador e o manter atualizado sobre as tendências da sua área. “A Universidade Federal do Piauí é reconhecida como uma instituição de excelência na área da educação” pontua a defensora pública geral Carla Yáscar. “Poder firmar um pacto como o proposto, possibilitando o aperfeiçoamento a defensores públicos e servidores que integram nosso quadro é certamente um ganho para a Defensoria, assim como para a população, que será a maior beneficiada com esse conhecimento” finalizou.

O interesse para ampliação de convênios é estimulado através de propostas como essa, feita pela Defensoria, por ser um caso de benefício mútuo, que elevará ainda mais a qualidade do ensino da universidade, beneficiando a comunidade tanto interna como externa. A busca pela qualificação dos defensores, pela Escola Superior da Defensoria, trouxe satisfação à diretora da Esdepi, Sheila de Andrade. “Nosso interesse é, cada vez mais, ampliar convênios, para que estes possam aperfeiçoar colegas e colaboradores em suas áreas de conhecimento em instituições que apresentam nota cinco no Enade, podendo contribuir para a difusão do conhecimento, que irá se refletir em suas atividades cotidianas de maneira técnica e eficaz.” destacou.