UFPI desenvolve projeto de extensão de combate ao mosquito Aedes aegypti
A Profa. Dra. Veruska Cavalcanti Barros, Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordena o LAPES (Laboratório de Parasitologia e Entomologia Sanitária), que juntamente com alunos do Cetro de Ciências da Saúde (CCS), desenvolve o Projeto "UFPI sem Aedes".
Profa. Dra. Veruska Cavalcanti Barros
No laboratório do Centro de Parasitologia são desenvolvidos estudos na busca de alternativas no combate e como consequência a diminuição da arboviroses, uma das linhas de frente é a análise de extratos de óleos vegetais e óleos essenciais para detectar atividades larvicidas e repelentes.
Métodos Educacionais também são utilizados, pois acredita-se que o controle do mosquito não é feito somente com o uso de inseticida, é preciso ter ações integradas de conscientização da população.
Tanques Criatórios do Mosquito na Fase Adulta
Segundo a professora, já começaram descrever o mecanismo de combate ao mosquito Aedes. Já temos um livro sobre plantas medicinais no combate ao mosquito Aedes, que esterá pronto no próximo mês, pois encontra-se na editora para ser finalizado.”, afirma a Professora Veruska.
Mosquito na fase de Larvas
A Coordenadora explica, ainda, que "ações tanto no combate efetivo do mosquito e suas diferentes formas evolutivas tem a ação da população, então nosso projeto de extensão aqui, "Ufpi sem Aedes" visa orientar os alunos, funcionários, professores e toda a comunidade universirtária em relação aos perigos da presença do mosquito, contribuindo, assim, para diminuir a proliferação desses insetos”, conclui.
A Profa. Dra. Veruska Cavalcanti possui graduação em Biologia Bacharelado pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009).