Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Administração superior realiza reunião em celebração ao recebimento do segundo Selo OAB Recomenda
Início do conteúdo da página

UFPI e Rede Pense Piauí promovem palestra com Secretário de Turismo do Ceará

Imprimir
Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 16h37

120190208155634

Aconteceu na manhã desta sexta-feira(08), a palestra com tema “Arranjos Produtivos no Turismo: a experiência no Estado do Ceará”. O evento foi realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), com apoio da Faculdade de Direito, e teve como proposta discutir políticas de desenvolvimento local com a participação de integrantes da “Rede Pense Piauí”. Durante toda a manhã, o Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo de Mello Pinho, palestrou sobre as experiências do desenvolvimento turístico no seu Estado.

Um dos coordenadores do evento, Prof. Samuel Nascimento, docente do curso de Direito, explica que o Seminário de Desenvolvimento Local do Núcleo de Pesquisa da Justiça (NUPEJ) recebe o Secretário de Turismo do Ceará para apresentar como se estrutura o Turismo no seu Estado. “Toda comunidade que foi convidada hoje, interligada à Rede Pense Piauí, é o público que basicamente se faz de autoridades do Estado do Piauí e de empreendedores de Turismo. Nossa ideia é usar o espaço da UFPI como centro de reflexão, de debates e de passar experiências exitosas do Estado do Ceará para que o Piauí se espelhe e também consiga implementar suas políticas de desenvolvimento”, destaca.

220190208155907

Prof. Samuel Nascimento, um dos coordenadores do evento

Arialdo Pinho, Secretário de Turismo do Ceará, falou sobre a crise que o país enfrenta, e destacou que por isso se preocuparam em trabalhar mais lá fora. Ele também salientou que as pessoas estão preocupadas com o turismo, pois sabem que ele gera renda, emprego e que é riqueza.

320190208160055

Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho

O Prof. Samuel Nascimento segue explicando que o evento é um projeto de extensão e que a UFPI está cumprindo com sua função de inserção social ao receber demandas, fazer a leitura delas na sociedade e depois transformá-las em extensão e pesquisa. “O corpo discente de vários cursos, como Economia e Direito, se faz presente e pode colher essa experiência da sociedade. No Direito, especificamente, já que estamos em um Núcleo de Prática Jurídica, olhamos para a necessidade de desburocratização do Estado e como o setor privado precisa do apoio de uma legislação mais eficiente”, ressalta.

Arialdo Pinho salientou que é necessário entender que o turismo é negócio. “Em qualquer setor público você tem de ser consciente, mas o turismo no Brasil geralmente é operado pela pessoa que não sabe o que é turismo ou então é a Primeira Dama. Não é desqualificando, eles só não são profissionais do turismo. Isso traz um desmerecimento muito grande, principalmente no olhar, pois passam a vê-lo como um lugar de festa, e não é, porque é negócio”, afirma.

420190208160408

Convidados à palestra sobre Arranjos Produtivos no Turismo

Ao fim da palestra, o microfone foi aberto ao público para perguntas e dúvidas. Logo após o Prof. Samuel explicou a ausência do Reitor da UFPI. “O nosso Magnífico Reitor da UFPI, Prof, Dr. José Arimateia Dantas Lopes, teve um problema de saúde, está se recuperando, e não pôde se fazer presente. Então, fica aqui o registro que a UFPI o recebe, Secretário Arialdo, com muito prazer e honra”, explicou aos presentes.

O evento contou com convidados do Poder Legislativo, Judiciário e Executivo do Piauí, o que mostra que a Rede Pense Piauí tem alcançado seus objetivos em mobilizar e apontar para novos rumos de desenvolvimento do Estado. Também estiverem no local o Desembargador Carlos Augusto Pires Brandão; o Senador Ciro Nogueira e a Deputada Federal Iracema Portella.

 

520190208160617

Fim do conteúdo da página