Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Anais do evento
Início do conteúdo da página

Anais do evento

Imprimir
Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2016, 16h33

Apresentação:

O curso de Bacharelado em Ciência Política da UFPI foi criado em 2012 por professores Pós-Graduados – Mestres e Doutores – em Instituições de Ensino Superior da região Sudeste, especialmente, IUPERJ e UNICAMP. Esses professores que pertenciam ao Departamento de Ciências Sociais se organizaram para a criação do bacharelado, tendo em vista que já existia um Mestrado em Ciência Política na IES e por observarem a existência de uma demanda reprimida para área no Piauí, assim como no Nordeste como um todo.

No segundo semestre de 2015, o bacharelado formou os primeiros graduados em Ciência Política da UFPI. Já em fevereiro de 2016, o curso foi avaliado pelo Ministério da Educação – MEC e aprovado, obtendo a nota média de 3,42. E a partir de uma demanda dos discentes da graduação para que os professores realizassem mais eventos e convites a pesquisadores de outras IES, alguns professores do bacharelado se reuniram e a e decidiram organizar a Primeira Semana de Ciência Política da UFPI.

A Semana Acadêmica de Ciência Política (SACP) visa produzir um efetivo espaço de troca e intercâmbio interinstitucional, consolidando as redes entre pesquisadores não só das regiões Norte e Nordeste, mas de todo o Brasil, além de colaborar para o fortalecimento dos programas de pós-graduação e para ampliação da qualidade dos graduandos não só do curso em questão, mas também de áreas afins. Neste sentido, é importante registrar que apesar da SACP envolver majoritariamente pesquisadores das regiões Norte e Nordeste, também conta com a participação de pesquisadores de outras regiões, excedendo, em muito, o caráter de um Encontro Regional, tornando-se, na prática, um Encontro de caráter Nacional. Assim, consolidação da SACP como um Evento Anual será, extremamente, importante para o bacharelado de Ciência Política da UFPI, bem como a consolidação da área na região Norte e Nordeste

Normas Para Publicação:

Grupos de Trabalho consistem na reunião de um conjunto de pesquisadores que se propõem a fomentar e aprofundar a discussão em torno de determinado eixo temático durante a I Semana Acadêmica de Ciência Política e X Seminário de Ciência Política da UFPI. Os GTs constituirão a base programática do evento, permitindo o intercâmbio entre pesquisadores de diferentes IES e em diferentes estágios de suas carreiras. Podem apresentar propostas para a realização de GTs pesquisadores MESTRES (em número de dois a três por proposta, não podendo nenhum deles constar como proponente em qualquer outra proposta de GT). Os GTs serão compostos por até três sessões de trabalho que ocorrerão nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2016, das 08:30hs às 12:00hs. Em razão da limitação de espaço físico, serão aprovadas até 20 propostas de Grupos de Trabalho (GTs). Leia atentamente as regras para cada fase especificada abaixo antes de iniciar sua Inscrição:

FASE 1 – Inscrição das propostas de GT: Nesta etapa os coordenadores proponentes deverão se inscrever através do e-mail da I Semana Acadêmica de Ciência Política e X Seminário de Ciência Política da UFPI e indicar os seguintes dados: NOME COMPLETO, TELEFONE, E-MAIL, CPF, ENDEREÇO, TITULAÇÃO ACADÊMICA, INSTITUIÇÃO PERTENCENTE, TÍTULO DO GT e EMENTA (com até 250 palavras). Cada proposta de GT deverá indicar até 3 (três) Coordenadores(as), e um debatedor em cada sessão de apresentação. Os debatedores podem ser indicados entre os proponentes de trabalho aprovados e indicados no momento da composição da programação do GT. Nenhum proponente de GT poderá constar em qualquer outra proposta de GT como coordenador(a) ou debatedor.

FASE 2 – Inscrição de trabalhos nos GTs: Neste momento, o(a) pesquisador(a) interessado(a) em participar em um dos GTs propostos, apresentados na primeira fase, deverá encaminhar sua colaboração científica, com TÍTULO DO TRABALHO, NOME, INSTITUIÇÃO, E-MAIL E RESUMO (de até 900 caracteres com espaço). a) Em caso de aprovação da proposta, o(a) pesquisador(a) compromete-se a encaminhar para I Semana Acadêmica de Ciência Política e X Seminário de Ciência Política da UFPI, até o dia 12/09/2016, o TEXTO COMPLETO do trabalho a ser apresentado, para inclusão nos anais eletrônicos do evento; b) Todos os trabalhos dos GTs devem seguir a seguinte formatação: Formato PDF. Página de rosto (CAPA), com as seguintes informações: I Semana Acadêmica de Ciência Política da UFPI. 19 a 22 de setembro de 2016, UFPI, Teresina-PI. Grupo de Trabalho: [INDICAR NOME DO GT]. Título do Trabalho [idêntico ao que foi registrado no momento da inscrição]. Nome completo do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es) e e-mail. Fonte: Arial, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; entre 10 e 20 páginas (com referências bibliográficas), excluindo-se os eventuais anexos. c) Nenhum trabalho enviado após a data limite e fora da formatação indicada será incluído nos anais.

- Importante: a) Cada pesquisador(a) só poderá enviar uma ÚNICA proposta de trabalho para um ÚNICO GT. É vedada a participação de um mesmo(a) autor(a) em mais de um grupo, salvo quando na condição de co-autoria. Nestes casos, o trabalho deverá ser apresentado pelo PRIMEIRO autor. b) Também poderão submeter propostas de trabalho pessoas que estejam na condição acadêmica de estudantes de pós-graduação e graduação.

c) A devida e correta identificação da autoria de cada trabalho é um dos pilares éticos da atividade acadêmico-científica. Neste sentido, deve-se atentar para a indicação dos autores realmente envolvidos na produção das pesquisas a serem apresentadas. Acrescentamos que orientadores de mestrado ou doutorado NÃO podem ser considerados coautores de trabalhos, salvo em situações pertinentes, quando ocorrer efetivo trabalho conjunto. O uso de trabalhos e pesquisas de terceiros constitui falta grave e pode implicar na exclusão dos envolvidos de todas as atividades do Evento.

Comissão Editorial:

Editores (as)

Monique Menezes

Barbara Cristina Mota Johas

Olívia Perez

Comissão Organizadora:

- Monique Menezes

- Barbara Cristina Mota Johas

- Olívia Perez

- Vitor Sandes

Edições:

Edição Atual

V.1 (2016)

Sumário:

GT 02 - POLÍTICAS DE VISIBILIDADES E RECONHECIMENTOS

GT 04 - POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO

GT 05 - INSTITUIÇÕES POLÍTICAS

GT 06 - ELEIÇÕES, GOVERNOS, PARTIDOS E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

GT 07 - DIREITOS HUMANOS CRIMINOLOGIA CRÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS: PARTICIPAÇÃO SOCIAL E LIMITES DO EXERCÍCIO DO PODER NA MODERNIDADE

GT 08 - ESTADOS, SOCIEDADE CIVIL E MARCADORS SOCIAIS DA DIFERENÇA

Edições Anteriores

Não há Edições Anteriores

Contatos

Email:

Telefones:

Coordenação da Graduação de Ciência Política (UFPI): (86) 3237-2080

Redes Sociais:

facebook.com/sacpufpi

EXPEDIENTE

Comissão Organizadora do Evento

Monique Menezes

Barbara Cristina Mota Johas

Olívia Perez

Vitor de Sandes Freita de Veras

Editores (as)

Monique Menezes

Barbara Cristina Mota Johas

Olívia Perez

Períodicidade

Bianual

Idioma(s)

Português, Inglês e Espanhol

Publicações-EDUFPI

Editora da Universidade Federal do Piauí

Coordenador: Ricardo Alaggio Ribeiro

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página