Saberes ancestrais e diversidade marcam o II Seminário Intercultural do PARFOR Equidade/UFPI (II INTERPARFOR) no Polo de Currais – Laranjeiras
Seguindo a programação do II Seminário Intercultural do PARFOR Equidade/UFPI (II INTERPARFOR), o Polo de Currais - Laranjeiras, que oferta o curso de Pedagogia Intercultural Indígena, realizou o evento no último sábado (08). Turma de Pedagogia Intercultural Indígena com coordenação e professores formadores Com o tema “Diálogos Interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, a programação do evento englobou a exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral, com foco na discussão dos resultados de pesquisas e das experiências interdisciplinares e interculturais desenvolvidas ao longo do semestre letivo 2025.1. Mesa de abertura do evento Para a Coordenadora do Polo de Currais - Laranjeiras, Profa. Jordânia Brauna, o II INTERPARFOR foi um momento rico, de grande troca de experiências e conhecimentos. “Gostaria de parabenizar nossos cursistas pelo desempenho, dedicação e qualidade dos trabalhos apresentados. A segunda edição do evento nos mostrou o quanto eles estão evoluindo a cada semestre. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados”. Coordenadora do Polo de Currais - Laranjeiras, Profa. Jordânia Brauna O Prof. Jesualdo Campos, que ministrou a disciplina de História da Educação e da Educação Escolar Indígena no Brasil, avalia que o evento foi um momento de grande riqueza acadêmica, cultural e humana, representando um importante espaço de diálogo, troca de saberes e fortalecimento da educação intercultural como instrumento de transformação e valorização dos povos indígenas do sul do Piauí, reafirmando o compromisso da Universidade Federal do Piauí e do PARFOR com a valorização dos direitos e identidades dos povos originários. Prof. Jesualdo Campos e cursistas orientadas por ele “Durante o encontro, os discentes apresentaram trabalhos vinculados à disciplina de Atividade Curricular de Extensão (ACE), cujo tema central foi “Direitos Indígenas e Políticas Públicas”. A participação foi unânime e marcada por produções de alta relevância, abordando temáticas como os desafios da comunidade à luz da Lei nº 11.645/08, saberes e identidades indígenas na escola, a interface entre a história da educação e a formação intercultural, a educação escolar indígena como direito e forma de resistência, dentre outros. O evento culminou com a elaboração de cartilhas educativas, que serão reproduzidas e utilizadas como material pedagógico nas comunidades indígenas, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e promovendo a continuidade das ações extensionistas”, explica o professor. Prof. Jesualdo Campos e cursistas durante apresentação A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressalta a emoção pelo encerramento do primeiro ano das atividades dos cursos do PARFOR Equidade e reafirmou o compromisso da UFPI com uma educação de qualidade e comprometida com a equidade social. “Este momento é muito especial para todos nós que fazemos o PARFOR na UFPI; estamos colhendo os primeiros frutos do trabalho dialógico e colaborativo que vem sendo desenvolvido no âmbito do Programa. O nosso compromisso é com a oferta de formação inclusiva e diferenciada para todas as pessoas”. Profa. Glória Ferro durante evento do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI Segundo a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, somente um governo sensível poderia pensar em um Programa que visa atender a reivindicações de segmentos da população, cujas histórias são marcadas pela marginalização e preconceitos. “É uma política pública que está levando em consideração uma reivindicação histórica dessas populações. E nós buscamos executar essa política da forma mais séria e comprometida possível. Nossa intenção não é sobrepor conhecimento científico sobre os saberes originários tradicionais, mas fazer o compartilhamento, a troca de saberes, pois todos possuem o seu valor”. Profa. Lucineide Morais durante evento do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, é visível o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações”. Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro A ocasião foi marcada ainda pela presença de autoridades, como o Vice-prefeito de Currais, Cledim Araújo, e a Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Bom Jesus, Profa. Mariana Moura, que ressaltaram a importância do protagonismo indígena e da formação docente comprometida com a justiça social, o respeito à diversidade e a defesa dos direitos originários. Confira mais fotos do evento:
UFPI apresenta experiência formativa em Educação Especial Inclusiva do PARFOR Equidade no maior congresso nacional da área
A Coordenadora do curso de Educação Especial Inclusiva, do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Ana Valéria Fortes, apresentou a experiência formativa do curso no âmbito da UFPI durante o 11º Congresso Brasileiro de Educação Especial (11º CBEE), realizado juntamente com o 14º Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (14º ENPEE), na Universidade Federal de São Carlos, no estado de São Paulo, no período de 01 a 04 de novembro. Profa. Ana Valéria durante apresentação no CBEE O CBEE tem se materializado como um importante espaço de debates e de divulgação do conhecimento científico produzido na área da Educação Especial. Tradicionalmente, o Congresso conta com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que discutem diversos temas sobre Educação Especial. O evento reuniu profissionais, estudantes e familiares que atuam de modo direto ou indireto na Educação Especial. Representantes do PARFOR de diferentes regiões do país A décima primeira edição do evento teve como objetivo ampliar um fórum próprio para promover o intercâmbio entre profissionais que atuam em Educação Especial, no intuito de debater questões que viabilizem formas de pensar e agir com maior eficiência nesta área, fortalecendo a formação de uma rede de apoio nacional e internacional. Na ocasião, a Profa. Ana Valéria participou da Mesa-Redonda “Formação de Professores de Educação Especial no PARFOR”. “O CBEE é o maior evento da área de Educação Especial e a participação da UFPI abordando o Curso de Licenciatura em Educação Especial do PARFOR deu visibilidade à ação da Universidade na formação de professores em uma perspectiva inclusiva, em um campo que tem enorme carência”, destacou. Durante realização da mesa-redonda A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a relevância do curso para a qualificação dos profissionais que precisam estar preparados para acolher e incluir todos os estudantes. “Estamos vivenciando um momento muito importante, pois já percebemos o impacto positivo da implantação dos quatros cursos ofertados pelo PARFOR Equidade na UFPI – Educação Bilíngue de Surdos, Educação Especial Inclusiva, Educação Escolar Quilombola e Pedagogia Intercultural Indígena. E, se o PARFOR, no seu nascedouro, já é um Programa com um alcance social muito grande, o PARFOR Equidade possui um alcance ainda maior porque prioriza grupos sociais historicamente marginalizados. Como entusiasta, acredito que é por meio da educação que podemos construir uma sociedade mais justa, equânime e inclusiva”. Profa. Glória Ferro durante evento do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI A Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, reiterou que essa ação do governo federal possui um caráter muito especial, principalmente, pelo público que atende. “É um programa que tenta cumprir uma reparação histórica, sendo uma das muitas medidas necessárias para reparar a segregação, a discriminação, a falta de acesso à educação. Então, nos sentimos muito comprometidos e responsáveis para fazer com que esse programa dê certo. E ele vem sendo amparado pelas experiências exitosas que o PARFOR já desenvolve ao longo desses 15 anos, muito bem conduzido pela Profa. Glória”. Profa. Lucineide Morais durante evento do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI Atualmente, o PARFOR Equidade/UFPI oferta o curso de Educação Especial Inclusiva nos municípios de Luzilândia, Picos, Teresina e Uruçuí. Saiba mais sobre as ações do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI acessando: ufpi.br/parfor Confira mais fotos do evento:
UFPI, em parceria com UFAC, UFAM e UEA, realizará III Encontro Regional Norte Nordeste do PARFOR (III ENNEPARFOR) no Amazonas
Diante do alcance das edições anteriores e da necessidade de analisar as trajetórias, os desafios e as perspectivas de ações do PARFOR ao longo dos 16 (dezesseis) anos da sua implantação, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), realizará nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2025, o III Encontro Regional Norte Nordeste do PARFOR (III ENNEPARFOR). A terceira edição do evento acontecerá na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus (AM), e abordará o tema “PARFOR no Norte e Nordeste Brasileiro: Trajetórias, Desafios e Perspectivas”. O III ENNEPARFOR reunirá coordenadores(as) institucionais, coordenadores(as) de curso, coordenadores(as) locais, professores(as) formadores(as), cursistas do PARFOR do Norte e Nordeste e está aberto a demais interessados(as) no campo da educação. SOBRE O ENNEPARFOR O I Encontro Norte Nordeste do PARFOR (I ENNEPARFOR) ocorreu nos dias 05 e 06 de dezembro de 2013, em Teresina (PI). O evento, intitulado “O PARFOR e o compromisso com a redução das assimetrias regionais”, foi organizado pelas coordenações institucionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pautou o compromisso do PARFOR com a redução das assimetrias regionais e com a socialização de experiências e reflexões sobre a formação inicial de professores(as) em exercício. Em face do novo cenário que se desenha no nosso país, com perspectivas promissoras para a política educacional, principalmente, para o campo da formação de professores(as), e ante a incontestável capilaridade das ações do Programa, decorridos 10 (dez) anos do I ENNEPARFOR, foi realizado nos dias 30 e 31 de maio de 2024, o II Encontro Norte e Nordeste do PARFOR (II ENNEPARFOR) e o II Encontro sobre Formação de Professores(as) em Exercício na Educação Básica PARFOR/UFPI (II ENFORUFPI). O II ENNEPARFOR e II ENFORUFPI ocorreram em Belém (PA). Os eventos representaram importantes momentos de articulação, reflexões e proposições dos integrantes do Programa das regiões Norte e Nordeste, objetivando realizar uma análise dos resultados alcançados e seus efeitos na formação e na atuação dos professores(as) das duas regiões. Configuraram-se também como espaços legítimos de reafirmação da defesa do estado democrático de direito como condição política indispensável à construção de uma educação cidadã e inclusiva, comprometida com a redução das desigualdades sociais. Confira o folder com a programação do evento. Para mais informações, acesse: enneparfor.com.br.
PARFOR/UFPI promove diálogos sobre ancestralidade e inclusão durante XIX SIMPARFOR e II INTERPARFOR dos Polos de Pedro II e Piripiri
No último sábado (08), os Polos de Pedro II e Piripiri realizaram, em conjunto, a XIX edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (XIX SIMPARFOR) e a II edição do Seminário Intercultural do PARFOR Equidade/UFPI (II INTERPARFOR). Coordenadores Institucionais, de Polos e de Cursos com a Secretária de Educação de Piripiri Com o tema “Diálogos Interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, o evento ocorreu no Centro Educativo Municipal Manoel Lira, em Piripiri, e reuniu as turmas de Educação Bilíngue de Surdos, Letras-Português e Pedagogia do Polo de Pedro II, e as turmas de Letras-Libras e Pedagogia Intercultural Indígena de Piripiri. Evento reuniu professores formadores e cursistas dos dois Polos A programação englobou a exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral, com foco na discussão dos resultados de pesquisas e das experiências interdisciplinares e interculturais desenvolvidas ao longo do semestre letivo 2025.1. Dando as boas-vindas a todos, a Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges, destacou que é por meio da educação que podemos alcançar as mudanças que queremos. “A educação é dinâmica. Quanto mais a gente faz, mais temos que fazer. E esse é o nosso compromisso, oportunizar que um número cada vez maior de profissionais possam se qualificar, pois sabemos que isso reflete na qualidade do ensino não só do nosso município, mas de todo o Piauí”. Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges O Coordenador do Polo de Pedro II, Prof. Danielson Barros, ressaltou o impacto positivo do PARFOR/UFPI. “Sinto-me honrado em fazer parte desse programa de formação de professores, que contribui diretamente na qualidade da educação e que já promoveu tantas mudanças significativas em diferentes regiões do estado. Quero desejar excelentes apresentações aos cursistas. Tenham calma e aproveitem bastante esse momento formativo e de grande conhecimento”, frisou. Coordenador do Polo de Pedro II, Prof. Danielson Barros Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, agradeceu a todos pelo trabalho colaborativo que vem sendo desenvolvido no âmbito do Programa. “Nós só conseguimos desenvolver ações dessa magnitude, porque contamos com uma equipe de profissionais competentes e, além disso, comprometidos com formação de professores. Reiteramos o nosso agradecimento por essa parceria e pela contribuição de cada um de vocês. Que sigamos firmes no propósito de promover uma sociedade mais justa, equânime e cidadã por meio da educação”. Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro Para o Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, o SIMPARFOR e o INTERPARFOR são momentos fundamentais para o processo formativo dos cursistas. “São eventos já consolidados no calendário do Programa e que oportunizam que os alunos apresentem o resultado das pesquisas e dos estudos desenvolvidos durante o semestre letivo, o que é bastante produtivo, pois permite o compartilhamento de experiências e a socialização de saberes”, frisou. Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura Segundo a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, essa ação do governo federal possui um caráter muito especial, principalmente, pelo público que atende. “É um programa que tenta cumprir uma reparação histórica, sendo uma das muitas medidas necessárias para reparar a segregação, a discriminação, a falta de acesso à educação. Então, nos sentimos muito comprometidos e responsáveis para fazer com que esse programa dê certo. E ele vem sendo amparado pelas experiências exitosas que o PARFOR desenvolve ao longo desses 15 anos, muito bem conduzido pela Profa. Glória”. Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais De acordo com a cursista de Pedagogia Intercultural Indígena, Mara Farias, o evento foi inspirador. “Meu profundo agradecimento ao PARFOR/UFPI pela oportunidade de absorver tantos saberes incríveis. Nosso seminário foi um momento maravilhoso, muito rico em cultura. Toda a organização e o conteúdo merecem, sem dúvida, a nota máxima”, avaliou. Durante apresentação do grupo de Mara Farias A Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras, reiterou que o evento proporciona aos cursistas a vivência acadêmica desde o início do curso. “Esse momento de compartilhamento do que foi construído ao longo do semestre letivo é extremamente importante para a formação de cada um enquanto profissionais. Representa uma oportunidade de troca de conhecimentos, pois os cursistas podem assistir a outros trabalhos, ouvir outros colegas e professores também”. Professoras Maraisa Lopes e Glória Ferro acompanham apresentações da turma de Letras-Libras Presente no evento, a Secretária de Educação de Piripiri, Tânia Monteiro, assegurou o apoio municipal às ações do Programa. “Acreditamos no poder transformador da educação e não mediremos esforços para valorizar cada vez mais os nossos profissionais. Os nossos alunos têm direito de aprender com qualidade, amor e respeito”, disse. Professoras Lêda Borges e Tânia Monteiro Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, é visível o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações”. Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro Confira a programação completa (XIX SIMPARFOR e II INTERPARFOR), o vídeo e mais fotos do evento: Coordenadores institucionais, locais e a Secretária de Educação de Piripiri Palestra do Coordenador do curso de Educação Bilíngue de Surdos, Prof. Clevisvaldo Lima Profa. Glória Ferro com cursistas e representantes de comunidades indígenas após apresentação Apresentações da turma de Educação Bilíngue de Surdos Apresentações da turma de Letras-Português Apresentações da turma de Pedagogia Apresentações da turma de Letras-Português Apresentações da turma de Letras-Libras Turma de Educação Bilíngue de Surdos do Polo de Pedro II Turma de Letras-Libras do Polo de Piripiri Turma de Letras-Português do Polo de Pedro II Turma de Pedagogia do Polo de Pedro II Turma de Pedagogia Intercultural Indígena do Polo de Piripiri