





Nota de Pesar: arqueóloga Niède Guidon
O PARFOR/UFPI lamenta profundamente o falecimento da arqueóloga Niède Guidon, ocorrido nesta quarta-feira (04), aos 92 anos, em são Raimundo Nonato (PI). Uma das maiores defensoras da nossa história e do nosso patrimônio, Niède Guidon dedicou sua vida a estudar a região do Parque Nacional da Serra da Capivara. Desde 1973, liderou expedições arqueológicas no estado, revelando segredos sobre a pré-história das Américas e o povoamento do Brasil. Coordenou o projeto que culminou com a criação da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), transformando São Raimundo Nonato em um referência mundial em arqueologia, educação patrimonial e turismo cultural. Em 10 de julho de 2024, foi agraciada com o título de doutora honoris causa pela UFPI, a maior honraria dos segmentos honoríficos da Universidade. Neste momento de tamanha dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade científica, reafirmando nosso respeito e reconhecimento por sua trajetória e legado imensurável.

Seguindo a programação do XVIII SIMPARFOR e I INTERPARFOR, UFPI realiza eventos dos Polos de Teresina e de Miguel Alves
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nos dias 29 e 30 de maio, o XVIII Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR) e o I Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADE/UFPI (INTERPARFOR) dos Polos de Teresina e Miguel Alves, respectivamente. Com o tema “Diálogos interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, os eventos visam a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados nas pesquisas e práticas interculturais/interdisciplinares desenvolvidas nos cursos do Programa. Realização do evento em Teresina Os seminários contaram com a presença do Coordenador Alex Soares de Araújo, da Coordenação de Programas de Formação de Profissionais do Magistério (CFOR/CAPES). “É um momento significativo de escuta da coordenação institucional, dos coordenadores locais, dos professores formadores e dos alunos, não somente professores cursistas, mas também alunos da demanda social, como indígenas, quilombolas, população negra, parda, de surdos e também da educação especial inclusiva, com objetivo de conhecer melhor como ocorrem os processos, quais são os desafios e o que pode ser melhorado”, avaliou Alex Morais. Alex Soares de Araújo, Coordenador CFOR/CAPES Em sua fala, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, destacou o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações. Aproveitem bastante cada palestra, cada temática, cada interação, questionem, inspirem-se e saiam daqui com novas ideias e novas perspectivas. Agradeço a cada um de vocês pela confiança em nossa instituição e pela dedicação à educação. Agradeço também a toda a equipe envolvida na organização desse evento, onde o empenho torna possível a realização de momentos tão ricos como esse”. Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro Durante os eventos, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, enfatizou que o compromisso principal do Programa é com a qualidade da formação. “Esse momento é resultado de um trabalho realizado a muitas mãos, por isso é tão especial para todos nós que fazemos o PARFOR na UFPI. Representa a conclusão do trabalho desenvolvido ao longo do semestre letivo e é extremamente importante para o processo formativo dos cursistas, que está fundamentado no tripé: pesquisa, ensino e extensão. Gostaria de agradecer e parabenizar todos os envolvidos. Sigamos firmes na construção de uma educação justa e equânime", afirmou. Profa. Glória Ferro destacou compromisso com a qualidade da formação Parabenizando os cursistas pela dedicação e qualidade dos trabalhos apresentados, a Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Lucineide Morais, mencionou que somente um governo sensível poderia pensar em um Programa que visa atender a reivindicações de segmentos da população, cujas histórias são marcadas pela marginalização e preconceitos. “Não posso deixar de ressaltar o caráter de reparação social que essa ação do governo federal possui. Por isso, é tão importante que vocês aproveitem ao máximo essa oportunidade, que se dediquem e perseverem em permanecer e concluir o curso, pois trata-se de uma conquista pessoal e profissional”. Alex Araújo, Profa. Marli Clementino (Coordenadora de Graduação da PREG), Profa. Glória Ferro, Profa. Lucineide Morais (Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI) e Prof. Willian Matsumura Coordenador de Seleção e Programas Especiais - PREG/UFPI) Para Valdiane Sudário, cursista de Letras-Libras do Polo de Teresina, o SIMPARFOR é sempre uma grande experiência. “A cada período nos é oportunizado esse momento de reflexão, produção e socialização que se inicia desde o início do semestre. O evento é sem dúvidas um momento de grande valia e de incentivo à produção científica que contribui para nosso amadurecimento enquanto estudantes, pesquisadores e principalmente na nossa prática na educação básica. O SIMPARFOR vem sempre reforçando a importância da formação continuada que é um elemento imprescindível para o desenvolvimento do trabalho nas nossas salas de aula”, avaliou. Durante apresentação de Valdiane Sudário Em Teresina, a Profa. Vívien Veloso, Coordenadora de Educação Inclusiva (CEI)/SEDUC-PI, falou sobre a importância das políticas públicas de inclusão. “A Secretaria de Educação é uma das únicas do país a ter uma Diretoria de Políticas para pensar estratégias para fomentar a inclusão universitária dos jovens. Somos um país com a maior média percentual de pessoas com a idade de 18 a 24 anos, que irão ingressar na universidade, e isso acontece porque o Piauí tem uma máxima de não deixar ninguém pra trás. Portanto, parabenizo todos vocês que fazem este Programa na UFPI pelo trabalho desenvolvido e pela grande contribuição à Educação do Piauí”. Profa. Vívien Veloso, Coordenadora de Educação Inclusiva (CEI)/SEDUC-PI No Polo de Miguel Alves, o prefeito Francisco Paiva (Veim da Fetraf), ressaltou o apoio municipal às ações do Programa no município. “Ficamos muito honrados com a presença de todos vocês no nosso município e por podermos contar com a UFPI por meio do Polo do PARFOR. Antes, os nossos professores precisavam se deslocar até Teresina para se especializarem. Hoje, eles possuem a oportunidade de estudar em casa, graças a essa parceria saudável, que vamos continuar apoiando e incentivando, porque temos plena consciência de que é a educação que transforma vidas”, assegurou. Prefeito Veim da Fetraf e Profa. Glória Ferro A Profa. Rosinete Oliveira, Secretária de Educação de Miguel Alves, que integrou a comitiva da UFPI no Encontro Nacional do PARFOR, realizado recentemente em Brasília, reiterou que o conhecimento adquirido e as experiências compartilhadas durante o evento ampliaram a sua visão para compreender a dimensão e a importância do Programa. “Isso me impulsiona a trabalhar para melhorar ainda mais essa parceria com a UFPI para manter o PARFOR em Miguel Alves, uma vez que ele é ferramenta fundamental para aperfeiçoar a formação dos nossos professores e impactar nos resultados de aprendizagem dos alunos da nossa rede de ensino”. Alex Morais, Profa. Glória Ferro, Profa. Rosinete Oliveira e Prof. Willian Matsumura durante evento Agradecendo por todo apoio recebido da Coordenação do PARFOR/UFPI e também do município, a Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Raimunda Pereira, falou sobre a importância desse regime de colaboração para realização das ações do Programa. “Somos muito gratos por podermos contar com cada um de vocês e o nosso Polo está sempre de portas abertas para recebê-los. Que nossos cursistas possam continuar nessa jornada como eternos pesquisadores, professores que a cada dia aperfeiçoam a sua prática em sala de aula”, completou. Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Raimunda Pereira Confira mais fotos dos eventos e o vídeo dos eventos:

Fortalecimento do PARFOR/UFPI é tema de reunião na Reitoria com representante da Capes
A Reitoria da Universidade Federal do Piauí recebeu visita institucional da Coordenação de Programas de Formação de Profissionais do Magistério (CFOR) da Capes para fortalecer interlocução, estreitar laços e compartilhar experiências da Universidade na oferta de turmas do Parfor e Parfor Equidade. A Reitora Nadir Nogueira, ao lado da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro, e da Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, recebeu para diálogo o Coordenador do CFOR, Alex Soares de Araújo. Em sua fala, a Reitora Nadir Nogueira enfatizou que compartilhar experiências fortalecem o PARFOR e o PARFOR Equidade, em um esforço para promover inclusão e mitigar disparidades sociais. Reitora da UFPI, Nadir Nogueira “O papel da Universidade é incluir pela educação. E a UFPI abraça essa proposta de formar comunidades indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, já como demanda... É muito importante contar com apoio da Capes na continuidade da implementação dessa política, que está dando certo, em um momento em que o País vive a ameaça de um apagão nas licenciaturas”, avaliou a Reitora. No Piauí, o Coordenador da CFOR/Capes participa de atividades do XVIII Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR). Ele esteve presente nesta quinta (29), em Teresina, e segue agenda com equipes da Universidade para visitas in loco nas Cidades de Miguel Alves, maior Polo formador de professores do estado, na sexta (30), e no sábado (31), conclui a programação na comunidade Nazaré, no município de Lagoa de São Francisco, em que estarão reunidas turmas dos Polos de Pedro II e Piripiri para encerramento de atividades do semestre, com visita ao Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, o primeiro museu indígena do estado. Coordenador do CFOR/Capes, Alex Soares de Araújo “Essa viagem é muito importante pra gente conhecer a realidade local e como o Curso do PARFOR Equidade está sendo implantado, já que está no primeiro semestre de atividades. É um momento significativo de escuta da coordenação institucional, dos coordenadores locais, dos professores formadores e dos alunos, que não somente professores cursistas, mas também alunos da demanda social, como indígenas, quilombolas, população negra, parda, de surdos e também da educação especial inclusiva, com objetivo de conhecer melhor como ocorrem os processos, quais são os desafios e o que pode ser melhorado”, avalia Alex Araújo, Coord. CFOR/CAPES. Com 15 anos de atuação na Universidade, o PARFOR/UFPI promove formação de professores por meio de 40 turmas, em 15 municípios e cerca de 1700 alunos ativos, tendo como Coordenadora Institucional, Glória Ferro. Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro “Pretendemos fortalecer uma parceria que já existe há 15 anos de implantação na UFPI, estreitar relações entre a Administração Superior e equipes da Capes e aperfeiçoar o regime de colaboração que regula o PARFOR, entre a Capes, as IEs e as secretarias municipais de educação, ponto que ainda carece de melhor detalhamento”, avaliou Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI. Presente à reunião, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro, destacou o impacto social que o PARFOR/UFPI tem na transformação da Educação do Piauí, construindo oportunidades mais igualitárias para formação de professores. E que as discussões sobre as experiências vividas fortalecem a construção conjunta de soluções aos desafios enfrentados nos programas. “Ter o Alex aqui é importante para estreitar laços com a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes e saber que, de alguma forma, as dificuldades apresentadas podem ser ouvidas”, completou a Pró-Reitora. Também estiveram presentes à reunião, o coordenador adjunto do PARFOR, João Benvindo de Moura; a coordenadora adjunta do PARFOR Equidade, Lucineide Morais; a Coordenadora de Graduação da PREG, Marli Clementino; o Coordenador de Seleção e Programas Especiais, Willian Mikio Kurita Matsumura; e o Coordenador Acadêmico, Edivan Vieira.

UFPI participa de Encontro Nacional para discutir desafios e perspectivas de fortalecimento do PARFOR
Entre os dias 21 e 23 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizou a quarta edição do Encontro Nacional do PARFOR, com o tema “Consolidando Conquistas e Renovando o Compromisso com a Equidade na Formação de Professores”. Realizado em Brasília, o evento reuniu 200 participantes de todo o Brasil e celebrou os 16 anos de implantação do Programa. Participaram coordenadores institucionais e representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), de secretarias municipais e estaduais de Educação e do Ministério da Educação (MEC), alunos, professores e parceiros que colaboram com o Programa. Comitiva da UFPI com a Coordenadora Geral de Formação de Docentes e Valorização das Licenciaturas (DEB/CAPES), Lorena Lins Da UFPI, estiveram presentes a Coordenadora Geral de Graduação (PREG/UFPI), Profa. Marli Clementino; o Coordenador de Seleção e Programas Especiais (PREG/UFPI), Prof. Willian Matsumura; a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI; a Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI; o Coordenador do curso de Educação Escolar Quilombola, Prof. Ariosto Moura; a Profa. Vanessa Guedes, professora formadora do curso de Educação Bilíngue de Surdos/Polo de Pedro II; Islane Sousa, cursista de Educação Bilíngue de Surdos/Polo de Pedro II; Nanildes Xavier, cursista de História/Polo de Miguel Alves; a Profa. Rosinete Oliveira, Secretária de Educação de Miguel Alves, e a Profa. Rita Rodrigues, Secretária de Educação de Baixa Grande e cursista de Educação Especial Inclusiva/Polo de Uruçuí. Equipe da UFPI com a Reitora Nadir Nogueira antes do embarque para Brasília "O Encontro Nacional do PARFOR foi uma formação e o congraçamento dos 16 anos de existência do Programa. E no caso da UFPI, que há 15 anos oferta o PARFOR em parceria com o sistema Estadual e Municipal de Educação, também foi um processo de projeção da continuidade dessa política de formação fundamental em nosso país e no Estado do Piauí", afirma a Profa. Marli Clementino. Segundo o Prof. Willian Matsumura, foi muito gratificante e proveitosa a participação da UFPI no evento. “Nesses eventos que congregam dezenas de instituições de ensino superior do Brasil, sempre aproveitamos para conhecer e dialogar com nossos colegas sobre as atividades realizadas para nos inspirar em desenvolver na UFPI práticas exitosas. Entretanto, a UFPI foi uma das IES mais procuradas e citadas como exemplo de condução do Programa e desenvolvimento das atividades relacionadas ao PARFOR. Este reconhecimento nos mostra a competência e eficiência de toda a equipe do PARFOR/UFPI, coordenada pela Profa. Glória Ferro, que mais uma vez, está de parabéns pelo exemplo de um trabalho com seriedade, transparência e, acima de tudo, muito humanizado". Prof. Willian acompanha apresentação da cursista Islane Sousa A Profa. Glória Ferro reitera a importância do evento para ampliar a discussão sobre os desafios e perspectivas do PARFOR no cenário atual. “Em momentos como esse, nós podemos realizar uma melhor avaliação das suas contribuições do Programa para a formação de professores e o impacto na promoção de uma educação interdisciplinar, equânime e inclusiva. É com muita alegria que nós estamos aqui, representando a UFPI, trocando experiências e adquirindo conhecimentos com representantes do Programa de todo o país. Que possamos avançar cada vez mais na construção de uma educação humanizada e transformadora”, destaca. Professoras Glória Ferro e Lucineide Morais com o cursista Nanildes Xavier Para a Profa. Lucineide Morais, o IV Encontro Nacional do PARFOR foi um momento de celebração e uma importante ocasião para avaliar, propor ajustes e planejar novos de rumos para o Programa. “Penso que a diversidade de políticas de formação de professores no Brasil, especialmente para atuar no contexto da educação pública, são fundamentais e cada vez mais necessárias. E nesse particular, destaco a implementação do PARFOR EQUIDADE, dentro do PARFOR tradicional, uma política de formação voltada para atender a segmentos sociais historicamente marginalizados e que, por apresentarem perfis muito específicos, representam desafios ainda maiores. Devido a essas especificidades, questões do PARFOR EQUIDADE foram objeto de discussão em todos os grupos de trabalho. Voltei gratificada pela experiência e pelas contribuições para aprimorar nosso trabalho aqui no PARFOR da UFPI”. Professoras Glória Ferro e Lucineide Morais com a cursista Islane Sousa O Prof. Ariosto Moura ressalta que os trabalhos apresentados são indicadores positivos de que o PARFOR está no caminho certo. “Em especial, o PARFOR EQUIDADE, recentemente implantado pela CAPES, demonstra ser um programa sustentável, viável e que trará grandes transformações de acessibilidade e equidade para as populações indígenas, quilombolas, surdas e pessoas com deficiência. Nesse sentido, a Universidade Federal, com a representação significativa, apresentou os trabalhos desenvolvidos no PARFOR EQUIDADE, o que foi muito bem aceito, significativo. Só temos que referendar e agradecer à gestão e à Coordenação Institucional que têm desenvolvido um excelente trabalho na condução desse Programa”. Prof. Ariosto Moura durante evento A Profa. Vanessa Guedes, que orientou o trabalho “Cultura e inclusão em Pedro II – PI: a construção de um sinalário em Libras”, apresentado pela cursista de Educação Bilíngue de Surdos, Islane Sousa, enfatiza que "a vivência em Brasília trouxe não somente o contato com as nuances pertinentes ao PARFOR, mas também sobre toda a educação que busca o melhor em cada aluno. Todas as partilhas foram riquíssimas e me proporcionaram uma perspectiva ampliada de onde estamos e para onde vamos dentro da educação”, avalia. Professoras Islane Sousa, Vanessa Guedes, Glória Ferro e Lucineide Morais A cursista Islane Sousa relata que o evento foi uma experiência única na sua trajetória pessoal e profissional. “Primeiramente, gostaria de expressar minha gratidão à equipe do PARFOR/PARFOR EQUIDADE, em nome da Profa. Glória Ferro e do Prof. William Matsumura, pela oportunidade. Como educadora da rede básica do meu município, pude perceber e reconhecer o papel das universidades federais, principalmente por meio de programas como o PARFOR, na transformação de vidas. O compromisso da CAPES com uma educação humanizada, sensibilizadora e práxis transformadora, é algo que precisa ser levado adiante. Todos que fazem parte da equipe estão de parabéns. A Islane que saiu do auditório da CAPES não é a mesma que entrou”. Professoras Glória Ferro e Lucineide Morais com os cursistas Nanildes Xavier e Islane Sousa A Profa. Rita Rodrigues, Secretária de Educação de Baixa Grande e cursista de Educação Especial Inclusiva/Polo de Uruçuí, menciona que o IV Encontro Nacional foi um momento extremamente enriquecedor. “Tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e refletir sobre práticas que contribuem significativamente para minha formação acadêmica e profissional. Saio desse encontro mais motivada e preparada para enfrentar os desafios da educação, levando comigo aprendizados que, sem dúvida, farão diferença na minha atuação”, disse. Professoras Rosinete Oliveira, Lucineide Morais, Glória Ferro, Rita Rodrigues e o cursista Nanildes Xavier Durante o evento, o cursista Nanildes Xavier apresentou a exposição fotográfica “Cotidiano Plural: O Brasil Multicultural Pelas Lentes dos Alunos”, desenvolvida durante a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE), com alunos do 2º ano do Ceti Cecília Lacerda. “Estar ao lado de tantos profissionais dedicados da educação, discutindo o futuro do ensino no Brasil, foi incrível. Pude compreender a grandiosidade do PARFOR e dimensionar o impacto que ele causa na vida de pessoas de realidades tão diversas em todo o país. Tive a honra de expor o trabalho que ajudei a desenvolver e participei de uma oficina, onde sugeri a criação de uma casa de apoio para estudantes da zona rural que precisam ficar na cidade durante o período letivo. Agradeço à Profa. Glória Ferro por acreditar no potencial do nosso trabalho, ao meu grupo incansável, à turma do 2º Ano A do Ceti Cecília Lacerda, ao coordenador do meu curso, Francisco Vilanova, ao professor Francivaldo Pereira, da disciplina de ACE, e à Lorena Damasceno pela oportunidade”. Nanildes Xavier durante exposição fotográfica “Cotidiano Plural: O Brasil Multicultural Pelas Lentes dos Alunos” A Profa. Rosinete Oliveira, Secretária de Educação de Miguel Alves, afirma que o conhecimento adquirido e as experiências compartilhadas ampliaram a sua visão para compreender a dimensão e a importância do PARFOR. “Isso me impulsiona a trabalhar para melhorar ainda mais o regime de colaboração no meu município e continuar, enquanto for necessário, com essa parceria com a UFPI para manter o PARFOR em Miguel Alves, uma vez que ele é ferramenta fundamental para aperfeiçoar a formação dos nossos professores e impactar nos resultados de aprendizagem dos alunos da nossa rede de ensino. Gratidão à Dra. Glória Ferro, ao Dr. Willian Matsumura e a todos que contribuem para o fortalecimento PARFOR em nossa cidade”. Exposição fotográfica “Cotidiano Plural: O Brasil Multicultural Pelas Lentes dos Alunos” Confira mais fotos: