Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Quem Somos
Início do conteúdo da página

Quem Somos

Imprimir
Publicado: Terça, 02 de Maio de 2017, 15h36

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NINTEC da Universidade Federal do Piauí foi criado através de projeto aprovado por meio da Chamada Pública MCT / FINEP / Ação Transversal - TIB - 02 / 2006 - Rede NIT-NE (UFBA, UFPB, UFS, UFC, UFPI, CEFET-BA, SENAI-CIMATEC-BA e CISE) - REDE NIT-NE / FINEP, com o objetivo de gerir a proteção da Propriedade Intelectual na UFPI.

Propriedade Intelectual é um conjunto de direitos que incidem sobre a criação do intelecto humano. Assim, o NINTEC-UFPI ajudará o inventor/pesquisador a proteger sua propriedade intelectual, defendendo-a de práticas inapropriadas das atividades comerciais e industriais e da concorrência desleal, assegurandoao detentor do conhecimento o privilégio de sua exploração.

O NINTEC-UFPI se encontra diretamente relacionado às etapas de apoio, estímulo e ampliação de pesquisas na Instituição, com o intuito de identificar as tecnologias comercializáveis e estimular a solicitação da proteção, licenciamento e transferência dessas tecnologias.

Na instituição, o NINTEC-UFPI está subordinado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, tendo como colaboradores as Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica de Teresina - INBATE e do Agronegócio Piauiense - INEAGRO.


A visão do NINTEC-UFPI é se tornar um centro de referência com excelência na área de PI e licenciamento de tecnologias no mercado. E tem por objetivo promover a cultura de inovação e transferência de tecnologias na instituição, bem como, aprimorar a política de P&D com vistas à efetiva incorporação pela sociedade, dos resultados de suas pesquisas, estabelecendo a inserção de novos produtos no mercado e a consequente melhoria da qualidade de vida.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página