Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI participa do I Seminário Nacional de Geografia

Parfor/UFPI participa do I Seminário Nacional de Geografia

Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 12h25

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Coordenação do Curso de Geografia, realizou na manhã desta terça feira (23), o I Seminário Nacional de Ensino e Pesquisa do Curso de Licenciatura em Geografia, no auditório do Centro de Tecnologia – CT da UFPI, localizado no Campus Ministro Petrônio Portella.

Estiveram presente a Profa. Coordenadora do curso de Geografia do Parfor Bartira Araújo, a coordenadora local de Luzilândia Isabela Cristina Barros e uma equipe de professores cursistas do curso de geografia.

Segundo a coordenadora do curso de geografia Bartira Araújo o evento objetiva contribuir para a integração entre ensino superior e ensino básico, pesquisa e extensão, possibilitando a discussão e divulgação das pesquisas científicas da área do Ensino de Geografia e enfatizou também a importância da presença dos alunos de Geografia do Parfor de Luzilândia. “O evento possibilitará a criação de um espaço de articulação e integração entre pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições, com a representação de todas as regiões do país”.

A programação do evento inclui palestras, apresentações e mesas redondas. Na ocasião, ocorreu Reunião Itinerante do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG).

Participaram da mesa de honra o prof. Dr. Carlos Sait Pereira de Andrade – diretor do CCHL, a profa. Dra Nadir Nogueira - vice-reitora da UFPI, a profa. Dra Mugiany Brito Portela – Coordenadora geral do evento e membro do NEPEG, a profa. Dra Bartira Araújo da Silva Viana - Coordenadora do curso de Geografia do Parfor e do curso extensivo, e representando os demais professores do curso de Geografia a profa. Dra Josélia Saraiva – coordenadora do NUPEG e o prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo.

A Profa. Dra Nadir Nogueira - vice-reitora da UFPI enfatizou a importância de enfrentar desafios e promover discussões como essa. “Durante a graduação os alunos podem estar se questionando sobre o cenário atual, as dúvidas do mercado de trabalho, mas o que precisamos é olhar para o lado, então olhemos para o lado e para frente que é para onde nós estamos pretendendo seguir, animados e acreditando na educação, no compromisso das instituições públicas com a educação básica e assim na educação continuada que o Parfor desenvolve, e isso certamente tem se traduzido em mudanças dos nossos indicadores de educação e a geografia está junto conosco nessa caminhada”, conclui a vice-reitora em sua fala de abertura do seminário.

A Coordenadora Geral do Parfor, Profa. Glória Ferro, destacou o compromisso e empenho da equipe que faz o Programa na UFPI com a inserção dos alunos do Parfor na cultura acadêmica. “Esse evento é um momento importante para os cursistas do Parfor participarem do debate acadêmico e estabelecerem intercâmbios com profissionais da área do Ensino de Geografia, o que certamente se traduzirá em mudanças tanto na formação dos professores quanto nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas de educação básica de Luzilândia”. Disse Glória Ferro.

08:00 - Credenciamento

09:00 - Solenidade de Abertura Coordenação: Mugiany Portela

10:00 - Palestra de abertura: Helena Copetti Callai

12:00 - Intervalo

14:30 às 16:00 - Mesa redonda: Formação de Professores de Geografia: contextos e desafios Denis Richter e Cláudia do Carmo Rosa Mediador: Vanilton Camilo de Souza

16:00 às 17:30 - Apresentação de banners

17:30 às 19:00 - Mesa de encerramento: Pesquisa, ensino e extensão: ações desenvolvidas pelo NEPEG Lana de Sousa Cavalcanti e Miriam Aparecida Bueno Mediadora: Eliana Marta Barbosa de Moraes.

Confira fotos do evento: