Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > SIMPARFOR encerra sétima edição com grande evento em Teresina

Instagram - Parfor

SIMPARFOR encerra sétima edição com grande evento em Teresina

Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 11h26

O Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR) encerrou sua sétima edição nesta última sexta-feira (07), no Setor de Esportes - CCS – UFPI no Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina.

O evento teve como objetivo geral fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

Durante a cerimônia de encerramento ocorreu à conferência “Atividade física e saúde no contexto Escolar” ministrada pelo Prof. Emídio Matos e a Profa. Vânia Silva Macedo Orsano, com a coordenação da Profa. Dra. Dionis de Castro Dutra Machado e os relatores: Profa. Dra. Nívia Cecília Kruta de Araújo e Prof. Dr. Ahecio Kleber Araújo Brito.

“O VII Simparfor foi bastante exitoso, pois é um momento importantíssimo para o compartilhamento de conhecimentos, tanto por parte dos professores formadores, como dos professores da Educação Básica, os quais neste evento integrativo puderam partilhar as experiências docentes durante suas práticas pedagógicas. Além disso, foi bastante gratificante, pois se encerra um ciclo, ou seja, a conclusão da ultima turma de Educação Física do Parfor em Teresina, motivo de orgulho e realização para este programa que capacita professores no Piauí e promove a melhora da educação do país. Esperamos que estes professores da educação básica possam retornar para suas salas de aula muito mais capacitados e coloque em prática todo o conhecimento adquirido durante a graduação, promovendo a transformação educacional, por meio do movimento humano, a qual não é pra qualquer docente, mas sim um diferencial do Educador físico”, relatou o coordenador do curso de Educação Física Fabrício Rossi.

Realizado também nas cidades de Uruçuí, Currais (contemplando Bom Jesus e Currais), Parnaíba e Luzilândia, o SIMPARFOR foi concluído em Teresina totalizando 133 trabalhos apresentados por professores cursistas, sob a orientação dos professores formadores vinculados ao Parfor da UFPI no período letivo 2018.2.

Para o professor cursista Thiago Soares o evento foi bastante pertinente e interessante; “As palestras ministradas abordaram temas muito relevantes no campo da educação física escolar. Cabe ressaltar também que a acolhida e a estrutura do evento também contribuíram de forma significativa em seu sucesso”.

A palestra chamou a atenção também das cursistas Franciane da Costa e Laiza Vanessa, que afirmaram ter contribuído diretamente para o uso de suas práticas e ressaltaram o grande proveito que foi poder discutir o tema com os palestrantes altamente capacitados.

As sessões de comunicação oral e pôsteres ficaram sobre a avaliação dos professores: Sérgio Luiz Galan Ribeiro, David Marcos Emérito de Araújo, Dionis de Castro Dutra Machado, Nívia Cecilia Kruta de Araújo, Moisés Tolentino Bento da Silva, Mara Jordana M. Costa e Ahecio Kleber Araújo Brito.

A professora Glória Ferro, coordenadora geral do Parfor na UFPI, falou da importância do SIMPARFOR como espaço de materialização da aprendizagem interdisciplinar e destacou o alcance social do programa: “estamos muito felizes com a conclusão de mais uma turma de Educação Física porque certamente a formação obtida através do Parfor alcançará várias escolas de diversos municípios piauienses, impactando significativamente a aprendizagem de centenas de alunos”, disse a coordenadora.

A premiação dos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares foi feita de acordo com avaliação das bancas examinadoras e entregue pelo coordenador do curso de Educação Física, Fabrício Rossi.

Confira a cobertura completa: VII SIMPARFOR - Teresina