Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Maquete sobre materiais recicláveis é destaque no VII SIMPARFOR

Instagram - Parfor

Maquete sobre materiais recicláveis é destaque no VII SIMPARFOR

Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 09h59

A Universidade Federal do Piauí por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI continua colhendo frutos do empenho conjunto de professores formadores e professores cursistas do programa.

Na última edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor – SIMPARFOR, realizado na cidade de Luzilândia a turma de Geografia participou de grandes experiências e, com isso, os professores cursistas Suzilânia Sousa Marques, Laisa Alves Vieira e Samuel Sousa com orientação da professora Chistiane Mendes Feitosa, receberam a premiação máxima por seu trabalho “Materiais recicláveis e suas articulações no ensino na Geografia”.

A maquete é um dos recursos mais acessíveis, podendo ser feita com pouco material, e dependendo do tamanho é de fácil transporte. Neste sentido foi realizada a construção desses modelos em uma escola pública de Luzilândia na disciplina de Geografia. Pretendeu-se transformar o bidimensional (mapa) em tridimensional (maquete) para um melhor auxílio na compreensão do aprendizado do ensino Geográfico. A vantagem do uso de maquetes é que além de poderem ser vistos por alunos de visão normal podem ser apreciados por deficientes visuais, pois possuem tamanho suficiente para percepção tátil, diminuindo assim a distância entre o transmissor da informação (professor) e o receptor da informação (aluno), sendo esta comunicação tátil visual essencial para o real aprendizado.

Para a professora Suzilândia, o curso pelo Parfor está sendo um presente. “Sempre tive vontade de estudar com esses mestres e doutores e assim, aprender mais sobre o nosso Universo. Geografia é uma área que eu gosto muito e todos estão de parabéns por selecionar professores ótimos e capacitados e minha turma como um todo também merece parabéns por fazer dessa oportunidade uma profissão maravilhosa”, afirma a cursista.

A Profa. Bartira Araújo, coordenadora do curso de Geografia do Parfor/UFPI afirma que “Na vida acadêmica deve-se destacar a importância da produção científica e da apresentação dos trabalhos em eventos científicos, pois é um local que oportuniza a socialização de conhecimentos. Assim, o VII Simparfor permitiu a estes alunos do curso de Licenciatura em Geografia discutirem as suas experiências de formação docente na escola básica através de um trabalho resultante das ações do Projeto Formativo Interdisciplinar referente a produção de maquetes com uso de materiais recicláveis, possibilitando, assim, a exploração destes conteúdos na geografia escolar, aliando a teoria a prática de forma significativa”.

A professora Glória Ferro, coordenadora geral do Parfor na UFPI, destacou que o SIMPARFOR é uma experiência consolidada no Parfor da UFPI. ”A cada semestre os trabalhos estão mais consistentes e os cursistas mais seguros. Em Luzilândia, particularmente, vi trabalhos excelentes. O evento está promovendo a inserção dos alunos na cultura acadêmica, desde o primeiro período do curso”.

As premiações aos classificados em 1º, 2º e 3º lugares, de acordo com suas apresentações, foram entregues pela coordenadora do curso, Bartira Araújo da Silva Viana e pela coordenadora local Isabela Cristina Barros para os professores cursistas e para a orientadora, Professora Chistiane Mendes Feitosa.