Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Trabalho sobre o uso da música em aulas de História é destaque durante VII SIMPARFOR

Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2019, 11h57

Durante o VII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR) realizado na cidade de Currais, que fica a 9 km de Bom Jesus, professores cursistas de História ganharam um incentivo a mais para prosseguirem no processo formativo, com a premiação recebida pela relevância da experiência socializada.

O tema trabalhado pela turma foi "A música como instrumento didático", e dentre os trabalhos premiados a professora Gleide Mendes da Silva se destacou chegando a atingir a categoria de primeiro lugar com o trabalho intitulado “Cantando o Brasil: o uso da música nas aulas de História na escola Municipal Nossa Senhora Aparecida na Cidade de Alvorada do Gurguéia- PI”. O trabalho teve como objetivo geral verificar como a música é utilizada pelos professores da citada escola, como recurso didático nas aulas de História do Brasil.

Ao ser questionada sobre a decisão de abordar esse conteúdo, a professora cursista afirma: “Decidi abordar esse tema partindo da problemática da realidade atual vivenciada pelos professores em sala de aula que tem se observado a dificuldade de exercer a profissão docente com êxito pois é marcante o desinteresse e falta de atenção dos alunos durante as aulas, isso exige que o professor busque meios para inovar sua prática, que seja dinâmica e se aproprie de novos instrumentos que despertem a atenção fazendo com que os alunos se sintam motivados e participativos. Diante disso, a música surge como uma rica e importante ferramenta de ensino, pois tem uma linguagem atraente, divertida e tem uma grande aceitação pelo público jovem e na população como um todo, pois todos nós temos uma preferência musical e isso facilita seu uso e pode ser usada de inúmeras formas”.

Para a professora Gleide Mendes, o programa lhe proporcionou a realização de grandes sonhos. “O Parfor me possibilitou fazer uma graduação pela Universidade Federal do Piauí, o que era uma idealização minha, e também enriqueceu meus conhecimentos o que já está me ajudando a exercer minha profissão com mais segurança e êxito, tanto que já consegui passar em um concurso e hoje sou professora concursada que era também um grande sonho, graças a Deus e essa formação que o Parfor me proporcionou”.

A Profa. Bartira Araújo, coordenadora do curso de História do Parfor/UFPI, relata “A música pode ser um excelente aliado no processo de ensino-aprendizagem de história, sendo um artefato cultural que auxilia o estudante a entender a sua relação com o meio em que vive. Assim, o trabalho pedagógico interdisciplinar desenvolvido no curso de História do Parfor/UFPI pela professora/cursista Gleide Mendes contribuiu para a realização de uma reflexão sobre as experiências didáticas no ensino de História relacionadas a importância do uso da música nas discussões de diferentes contextos dos discentes”.

A professora Glória Ferro, coordenadora geral do Parfor na UFPI, destacou que o SIMPARFOR é uma das atividades que visam atender um dos princípios básicos do Programa: “potencializar a unidade teoria e prática, por meio da conexão entre conhecimento teórico e os problemas reais da sala de aula. A cada edição avançamos um pouco mais para alcançar esse propósito”.

As premiações aos classificados em 1º, 2º e 3º lugares de acordo com suas apresentações foram entregues pela coordenadora do curso, Bartira Araújo para a professora cursista e para a orientadora Amanda Maria dos Santos Silva.