Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Piripiri: curso de Letras-Libras realiza evento de extensão sobre as relações étnico-raciais na educação bilíngue de alunos surdos

Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 11h57

8D4E0B29 CBE5 4A84 9D30 772AFF79CB97

O curso de Letras-Libras do Polo do Parfor/UFPI, em Piripiri, realizou, por meio da disciplina Atividades Curriculares de Extensão I (ACE – I), ministrada pelo Prof. Edigar Gonçalves, o evento de extensão “As relações étnico-raciais na educação bilíngue de alunos surdos: desafios e perspectivas”.

1E2E96A3 1F87 4F64 A9FB EFC13C8C9D21

As atividades aconteceram no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí de Piripiri (IFPI); na U. E. Judith Alves Santana; na U. E. Paulo Ferraz, localizada no município de Capitão de Camposno Centro Educativo Municipal Vereador Valdemar Soares de Oliveirae no Centro Estadual de Educação Profissional Rural Professor Antônio de Brito Fortes, na localidade Alfinim (Piracuruca)nos dias 10 e 11 de março. Foram realizadas palestras, minicursos e oficinas voltadas para o tema.

105876F5 5714 4C88 ABD1 B6FA6D321BC1

Prof. Edigar Gonçalves explica que foram seguidos quatros eixos norteadores: As relações étnico-raciais no ambiente educacional – combatendo o racismo entre os alunos (uma abordagem direcionada aos alunos, práticas antirracistas, etc.); Movimento negro surdo (aspectos educacionais, abordar a questão dos sinais, produção literária de surdos negros, os que os artigos sobre a temática relatam); Surdos indígenas (aspectos educacionais, as línguas de sinais indígenas, os vocábulos em língua de sinais etc..); Apontamentos para uma formação docente para a educação das relações étnico raciais no ensino bilíngue de alunos surdos (direcionadoao público de professores, ou professores em formação).

716B50EB E344 41E8 83C8 83ED540300AD

O objetivo das atividades foi proporcionar uma reflexão e sensibilizar sobre a temática. Alunos e professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, educadores e demais profissionais das escolas dos municípios de Piripiri, Capitão de Campos e Piracuruca, participaram dos eventos, tendo como principais autores os alunos do curso de Letras-Libras do Parfor/UFPI, que conduziram diversas palestras, reflexões por meios de atividades lúdicas, oficinas de materiais com foco na identidade afro-brasileira, indígena e negra surda”, afirma.

237D14D1 04BB 4D69 8668 4851BF6E7535

Segundo o professor, os cursistas construíram e divulgaram glossários de sinais sobre as religiões de matrizes africanas, ouviram relatos de estudantes e professores sobre a importância do tema e de situações de preconceito vivenciadas em ambientes educacionais.

2F7A4D45 8E2D 4B9D A672 FD5E9DFBEE68

A Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, destaca o trabalho realizado pelos cursistas e a importância de discutir temas como esse junto à comunidade. “Esse é o papel da Universidade. Precisamos incluir a comunidade na discussão de questões que são extremamente importantes para todos nós. Neste evento, foi pensada a educação bilíngue de alunos surdos com foco nas relações étnico-raciais. Nos próximos semestres, serão trabalhadas outras questões. Espero que possamos sempre contar com a participação e colaboração de todos, pois é só assim que nós poderemos evoluir”.

25BC3DE3 22C9 4648 90E2 2F260D7FB79D

Para a cursista de Letras-Libras, Francisca Liana Urquizaos diálogos com estudantes e professores acerca da inclusão e temáticas étnico-raciais são necessários, pois permitem a reflexão de práticas pedagógicas e promovem mudanças significativas nas relações sociais”, avalia.

A escolha de cada grupo em realizar as oficinas nas escolas foi muito importante, destaca a cursista Rosemeire Coutinho de MoraisCom certeza conseguimos envolver muito mais pessoas neste tema tão relevante no ambiente escolar. E para mim, como docente, foi um despertar para esse importante tema, que até então não tinha direcionado tanta sensibilidade. Parabéns a todos os envolvidos, em especial ao professor Edigar, pelo belíssimo trabalho realizado na disciplina na condução dos trabalhos das oficinas”.

7E5BE2F1 6407 4C6F 922C 26F2840AA1B8

De acordo com a Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Leda Borges, foi uma atividade de extensão, que proporcionou a socialização de experiências e reflexões de temáticas relacionadas ao curso de Letras-Libras aos cursistas, que perceberam a importância da inclusão de índios, negros, negros-surdos, onde o racismo aflige a população negra em diversos setores sociais”, afirmou.

C98E0854 2768 47C8 90B1 18567F21F481

Para a Profa. Ariadna Amaral, coordenadora pedagógica do CEM Vereador Valdemar Soares de Oliveira, a escola foi  agraciada com o Curso de Extensão. “As acadêmicas do curso de Letras-Libras produziram e divulgaram conhecimentos sobre o desenvolvimento histórico e cultural no Brasil, tendo como foco a contribuição para o processo de educação inclusa no sistema educacional brasileiro de direitos à comunidade surda.

Falando sobre a importância da atividade, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, professora Glória Ferro, destacou que o projeto formativo do Programa vislumbra a formação de professores da educação básica comprometidos com a construção de uma sociedade que acolha a todos nas suas diferenças: uma sociedade melhor de se viver. Isso passa inevitavelmente pela (re)educação das relações étnico-raciais, conclui.