Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Coordenação Institucional do Parfor/UFPI participa de reunião na SEDUC sobre o Parfor Equidade

Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2023, 09h28

Na manhã dessa segunda-feira (13), a Coordenação Institucional do Parfor/UFPI esteve reunida com a equipe da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC) para tratar sobre os encaminhamentos necessários para a implantação do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica - Parfor Equidade no Piauí.

WhatsApp Image 2023 11 13 at 10.47.11 5

Reunião realizada na Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC)

A reunião foi motivada por solicitação autenticada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) quanto aos dados estatísticos que traduzem as necessidades da rede estadual de ensino em relação aos professores sem a formação adequada, e aos estudantes da educação básica que são indígenas, quilombolas, pardos, pretos, populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial, em observância aos critérios estabelecidos no Edital nº 23/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC.

Participaram da reunião representantes da Superintendência de Ensino Superior (SUPES) e da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) da SEDUC (Ivana Cabral; Cláudio Rodrigues, Maria do Carmo Fernandes, Raimundo Rodrigues), da UFPI (Glória Ferro e Ednardo Monteiro, Coordenadora Institucional e Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI, respectivamente; Williams Gonçalves e Ariosto Moura, Coordenador Adjunto  e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, do Parfor Equidade/UFPI, reciprocamente) e da Universidade Estadual do Piauí – UESPI (Francisca Cunha, Raquel Faria, Coordenadora Institucional e Coordenadora Adjunta do Parfor/UESPI, mutuamente; e Nadja Carolina integrante do Parfor Equidade/UESPI.

WhatsApp Image 2023 11 13 at 10.47.11 1

Encontro reuniu representantes da SEDUC e IES para tratar sobre o novo programa

A professora Ivana Cabral, da Superintendência de Ensino Superior (SUPES/SEDUC), iniciou explicando que o objetivo da reunião é fortalecer essa parceria entre a SEDUC e as IES, esclarecendo quais setores podem melhor contribuir e apoiar o projeto. “Estamos nos reunindo hoje para que possamos articular a melhor forma de ofertar esses cursos, fazendo um planejamento que consiga atender as demandas da nossa população e garantir que não haja duplicação de ofertas.  Além de fornecer os dados necessários, a SEDUC também contribuirá com a oferta dos cursos”, explicou.

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, reiterou a importância do encontro: “Estou satisfeita porque esta reunião oportuniza o diálogo entre IES e SEDUC e vislumbra a reativação do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Piauí (FORPROF - PI), medidas imperativas no planejamento e submissão de propostas de oferta de cursos no âmbito do Parfor Equidade, ação do governo federal de grande alcance social, porque além de formar professores que atuam com as comunidades surdas, indígenas, quilombolas e do campo, ou com a educação especial inclusiva, oportunizará o ingresso na educação superior de pessoas oriundas desses grupos historicamente marginalizados em nossa sociedade, visando a implantação, de fato, de uma educação para a equidade social dentro das nossas universidades”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 11 13 at 10.47.11

Reunião tratou sobre encaminhamentos necessários para implantação do Parfor Equidade

O Prof. Francisco Williams Gonçalves, avalia: “estamos passando por um momento muito rico, pois essa proposta que veio do MEC é o reconhecimento de que existe uma população considerada fora dessa possibilidade de fazer um ensino superior adequado às demandas de suas comunidades. Portanto, é muito bom saber que vamos poder contar com uma educação voltada para as comunidades quilombolas, para as populações indígenas, com propostas bilíngues de inclusão social. O Parfor Equidade reconhece o direito à educação superior das pessoas que hoje estão excluídas desse processo”.

O Parfor Equidade é uma ação especial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC); Integra o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, relançado pela Capes em 2023 e com iniciativas voltadas para a formação de “estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades”.