Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Com quase 400 inscritos, curso de extensão do Parfor/UFPI apresenta metodologias para a formação de professores de Geografia

Instagram - Parfor

Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 11h16

WhatsApp Image 2023 11 27 at 18.10.34

Com um total de 398 inscritos e contabilizando uma média diária de 100 participantes pelo Google meet e canal do Parfor/UFPI no YouTube, o curso de extensão intitulado “Metodologias de ensino e de pesquisas cientificas voltadas para a formação de professores de Geografia”, realizado no período de 27 de novembro a 02 de dezembro, cumpriu o propósito de apontar caminhos que possam levar à qualidade do ensino de professores de licenciatura, em formação inicial ou continuada.

Promovido pelo curso de Geografia do Parfor/UFPI, o curso de extensão teve inscritos de diferentes regiões do país. A programação contou oficinas didáticas em 3 módulos de 2 aulas de 4 horas cada, pela Plataforma Google meet e YouTube do Parfor/UFPI, e 6 horas de atividades avaliativas realizadas em Formulários do Google Forms, totalizando 30 horas de curso. O Módulo I: "Ensino de cidade para Geografia escolar" foi ministrado pela Profa. Mugiany Portela; o Módulo II: "Introdução à pesquisa científica e metodologia de ensino voltada para a Geografia: Avaliação de Impacto Ambiental" pela Profa. Anna Kelly Moreira e o Módulo III: "Práticas Pedagógicas voltadas para o ensino de Geografia" pelo Prof. Emilson Oliveira.

WhatsApp Image 2023 11 29 at 21.30.24

Curso foi realizado por meio da plataforma Google Meet

Segundo a Profa. Mugiany Portela, o curso promovido pelo Parfor/UFPI possibilitou a aproximação e a troca de experiências entre professores em formação e da educação básica, do que tem sido desenvolvido no campo da pesquisa sobre o ensino de Geografia, especificamente sobre a cidade. "No curso foi possível destacar a importância do conhecimento cotidiano para a mediação, por parte dos professores, dos conhecimentos científicos. Também, foram apresentadas sugestões de metodologias que poderão auxiliar os docentes e ajudar os alunos a compreenderem de forma mais efetiva a importância da Geografia na escola", explicou.

WhatsApp Image 2023 11 30 at 18.39.41 1

A busca pelo aperfeiçoamento do ensino de Geografia foi o que fez Ithalo Lopes participar do curso. "Espero ver esses mestres da educação novamente um dia. Gostei bastante de todas as aulas, mas em especial das aulas da professora Anna Kelly, pois ela nos passa uma sensação de proximidade muito grande com a sua didática de trabalhar com exemplos que fazem parte do nosso cotidiano, e além do mais tem todo um sotaque do nosso Nordeste. Ademais, foi um prazer conhecer todos vocês, até a próxima amantes da Geografia".

A Profa. Anna Kelly Moreira enfatizou que o curso sobre o ensino da Geografia na formação do indivíduo é importante, porque pode produzir mudanças significativas no convívio social, contribuindo para a transformação da sociedade e do meio ambiente, além de estimular a desenvolver uma melhor compreensão do mundo. “É viver em um espaço no qual a natureza ensina, onde o ser humano a todo o momento está criando e modificando o ambiente para a sua sobrevivência", afirmou.

WhatsApp Image 2023 12 04 at 16.23.20

Detaque para professores da rede pública municipal e para estudantes (não trabalham)

Flávio Pereira, do município de Porto Franco (MA), avaliou que apesar de não ter tido uma participação direta nas aulas, pois estava assistindo via YouTube, aprendeu muito nesses dias de aulas. “Quero deixar meus parabéns para todos os envolvidos no desenvolvimento desse curso de extensão voltado à formação de professores de Geografia. Esse conhecimento vai ajudar bastante na minha caminhada no meu curso de Geografia".

Para o Prof. Emilson Oliveira, que ministrou o Módulo III, o curso de extensão foi uma importante oportunidade para professores e acadêmicos em formação de terem acesso a metodologias que corroboram para um processo de ensino aprendizagem significativo. "Além de contribuir para uma formação cidadã por meio de atividades que irão conscientizar alunos da aplicabilidade da Geografia em sociedade".

WhatsApp Image 2023 12 04 at 15.54.15

Segundo a Coordenadora do curso de Geografia do Parfor/UFPI, Profa. Bartira Viana, a proposta do curso de extensão proporcionou a apreensão de conhecimentos práticos que poderão contribuir para o professor da escola básica planejar e desenvolver atividades em sala de aula de forma lúdica e dinâmica. “O curso permitiu também o aperfeiçoamento da prática profissional dos professores em processo de formação inicial ou continuada, a partir da exposição de estratégias metodológicas voltadas para o ensino de Geografia”, disse.

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou a satisfação pelo sucesso e alcance que o curso obteve. "A formação ofertada pelo Programa tem como base o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Ficamos felizes com o alcance das ações realizadas pelo Parfor/UFPI. Incentivamos a realização de cursos como esse, que visam promover a socialização do conhecimento, contribuindo não apenas para a formação dos nossos cursistas, mas do público em geral”.