Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Inscrições abertas para curso de extensão “A Iniciação Científica e a Produção de Conhecimento na Graduação Acadêmica”
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Inscrições abertas para curso de extensão “A Iniciação Científica e a Produção de Conhecimento na Graduação Acadêmica”

Imprimir
Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 10h43

WhatsApp Image 2023 12 07 at 10.14.27

Com o objetivo de promover a compreensão dos fundamentos básicos da produção e comunicação do conhecimento científico, relacionando-os às normas técnicas de documentação segundo os padrões da ABNT, o Parfor/UFPI promoverá o curso de extensão a distância “A Iniciação Científica e a Produção de Conhecimento na Graduação Acadêmica”, que será ministrado pelo Prof. Dr. Francisco Waldílio da Silva Sousa.

O curso terá carga horária de 20 horas (8 horas síncronas e 12 horas assíncronas). As datas da carga horária síncrona são: 14 e 15/12 (quinta e sexta-feira) e 18 e 19/12 (segunda e terça-feira), no horário das 19 às 21h

Todas as atividades deste curso serão desenvolvidas de modo não presencial, ou seja, de modo remoto, através da internet, nas modalidades síncronas e assíncronas: aulas expositivas e orientações individualizadas; realização de fóruns on-line, webnários e outras atividades com o uso de ferramentas digitais, como SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), Google Meet; Whats App, entre outras. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13/12/2023. Pré-requisito para inscrição: estar cursando ou ter concluído algum curso superior, prioritariamente, licenciatura. Acesse aqui para se inscrever.

Conteúdos que serão trabalhados:

  • Tipos de conhecimento e as múltiplas formas de interpretação da realidade;
  • Conceitos, fontes e metodologia em ciências;
  • Classificação, Métodos e técnicas de pesquisa científica
  • A Normalização do trabalho acadêmico (ABNT);
  • Os tipos de trabalhos acadêmicos (o que é um TCC?);
  • O projeto de pesquisa: Definição. Modelos. Elementos;
  • As etapas da pesquisa (problematização, produção e análise dos dados)
  • Os elementos do texto científico (introdução, objetivos, metodologia, referencial teórico, resultados e discussão, conclusão e referências);
  • A comunicação e divulgação das pesquisas acadêmicas
  • Avaliação Geral

O discente será avaliado por sua frequência e participação, observando-se seu desenvolvimento e compromisso com as atividades propostas no curso.

Fim do conteúdo da página