Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Polo de Castelo do Piauí sedia abertura da XVI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR)

Instagram - Parfor

Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 08h19

WhatsApp Image 2024 04 08 at 11.54.21

Teve início na sexta-feira (05), no Polo de Castelo do Piauí, a XVI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR). O evento ocorre nos meses de abril e maio, em todos os Polos do Programa, visando a socialização de experiências interdisciplinares que transversalizam temáticas contemporâneas desenvolvidas ao longo do período letivo 2023.2, nos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia.

WhatsApp Image 2024 04 08 at 11.57.29

Mesa de abertura do XVI SIMPARFOR em Castelo do Piauí

“É com muita alegria que nós estamos aqui no Polo de Castelo do Piauí, iniciando a XVI edição do SIMPARFOR, após oito anos de implementação deste Seminário, que é a atividade de encerramento do semestre letivo, visando a socialização das experiências vivenciadas pelos cursistas ao longo do período, particularmente, experiências voltadas para a pesquisa, porque esse é o foco do evento, de modo que a tríade que sustenta a educação superior: o ensino, a pesquisa e a extensão, seja garantida e, consequentemente, possamos ofertar uma formação de qualidade aos professores da educação básica ”, destacou a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro.

WhatsApp Image 2024 04 08 at 12.19.14

Profa. Glória Ferro destacou objetivos do evento

O Polo de Castelo do Piauí oferta os cursos de Geografia, Letras Português e Pedagogia. A Coordenadora local, Profa. Chaguinha Monte, enfatizou a satisfação pela realização do evento.  “Iniciamos as atividades com uma roda de diálogo, que abordou as temáticas das Atividades Complementares trabalhadas neste período letivo. Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educação para o Consumo, Ciência, Relações Étnico-Raciais e Educação em Direitos Humanos, que são temáticas indispensáveis para a educação básica nos dias atuais. Quero agradecer a Profa. Glória Ferro pela a confiança no meu trabalho e por ter escolhido o nosso Polo de Castelo para iniciar o cronograma dos eventos deste período”.

WhatsApp Image 2024 04 08 at 11.56.43

Professoras Chaguinha Monte (Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí), Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia), Glória Ferro e Maria Lemos (Coordenadora do curso de Pedagogia)

A Roda de Diálogo: “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivências” contou com a participação do Prof. Wiury Abreu, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão 3 – Meio ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo, no curso de Pedagogia, e da Profa. Maria Beatriz Coutinho, que ministrou Atividades Curriculares de Extensão 2– Ciência, tecnologia e inovação, no curso de Letras Português.

“A Atividade Curricular de Extensão foi uma importante oportunidade de aprendizagem para os discentes do curso de Pedagogia e os discentes da educação básica. Foram executados projetos de implementação das Hortas Pedagógicas, proporcionando a vivência de planejamento, cuidados ambientais e educação para o consumo. Os discentes do curso de Pedagogia também puderam avaliar o impacto do projeto na comunidade escolar, destacando como a Horta Pedagógica promoveu o envolvimento dos responsáveis, fortaleceu os laços entre a escola e a comunidade e inspirou outros projetos educacionais sustentáveis”, explicou o Prof. Wiury Abreu.

WhatsApp Image 2024 04 08 at 12.14.32

Professores Wiury Abreu e Maria Beatriz Coutinho durante roda de diálogo

Para a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, “o XVI SIMPARFOR contribuiu, através da realização de palestras, exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral, para implementar o Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI, a partir da socialização das pesquisas e das experiências das ações interdisciplinares que transversalizam temáticas contemporâneas como ciência, tecnologia e inovação, assim como o multiculturalismo, diversidade cultural, vivenciadas ao longo do período letivo 2023.2, contribuindo para a qualificação dos profissionais que atuam na educação básica no estado do Piauí”.

WhatsApp Image 2024 04 08 at 12.22.46

Profa. Bartira Viana com professores formadores e cursistas de Geografia

Hellen Karine Soares, que reside em Assunção e é cursista de Letras Português em Castelo do Piauí, explica que o seu grupo apresentou os resultados do trabalho desenvolvido sobre hipertexto com os alunos da educação básica de uma escola da Comunidade Cacimba da Pedra. “O hipertexto é associado às tecnologias da informação, sendo um tipo dinâmico e interativo de intertextualidade. A partir de projetos já desenvolvidos na escola sobre a água e a dengue, nós criamos um blog para divulgá-los e promover a interação dos alunos. Ficamos muito felizes com o resultado”, relatou.

WhatsApp Image 2024 04 08 at 11.54.58

Apresentação do grupo de Hellen Karine sobre hipertexto

Confira o cronograma de realização do evento nos demais Polos:

Batalha - 11/04/2024;

Luzilândia-12/04/2024:

Pedro II e Piripiri 19/04/2024 (realização em Piripiri);

Floriano e Teresina-26/04/2024 (realização em Floriano);

Currais-27/04/2024;

Miguel Alves-03/05/2024.

Confira o vídeo e mais fotos do evento:

WhatsApp Image 2024 04 08 at 11.53.39

Cursistas de Geografia contemplados em sorteio de livros

WhatsApp Image 2024 04 08 at 11.55.28

Apresentação de trabalho de Geografia

WhatsApp Image 2024 04 08 at 11.53.57

Cursistas de Letras Português contemplados em sorteio de livros

WhatsApp Image 2024 04 08 at 12.27.00

Apresentação de trabalho de Letras Português

WhatsApp Image 2024 04 08 at 11.54.09