Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > XVI edição do SIMPARFOR é realizada no Polo de Batalha
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

XVI edição do SIMPARFOR é realizada no Polo de Batalha

Imprimir
Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 14h26

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.10.11

Dando continuidade à programação da XVI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR), o evento foi realizado nessa quinta-feira (11), no Polo de Batalha, que oferta os cursos de Educação Física, Geografia, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.10.01

Mesa de abertura do evento

Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a importância do evento para o processo formativo dos cursistas, que está fundamentado no tripé: pesquisa, ensino e extensão. “É uma alegria muito grande observar a evolução dos nossos cursistas, ver a maturidade acadêmica deles e a qualidade dos trabalhos apresentados. Celebramos também a implantação no Polo de Batalha, pelo PARFOR EQUIDADE, do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola. Agradecemos a parceria da Coordenação local, da prefeitura e da Secretaria de Educação do município, fundamental para o processo de formar professores da educação básica com qualidade”, disse.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.14.25

Professores Milton Pereira e Glória Ferro durante XVI SIMPARFOR em Batalha

O Prof. Milton Pereira, Coordenador do Polo de Batalha, destacou a satisfação em receber mais uma vez a equipe da UFPI. “A Coordenação Institucional, na pessoa da Profa. Glória, está sempre nos apoiando e fazendo esse acompanhamento de perto, que é fundamental para a qualidade dos cursos que nós ofertamos. Nós temos cinco cursos e agora também iremos ofertar o curso de Educação Escolar Quilombola, o que para nós é uma imensa alegria, visto que a procura é muito grande. Estaremos sempre de portas abertas para recebê-los”.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.10.34 1

Lucimar Pereira (Líder de comunidade quilombola), Profa. Glória Ferro e Luiz Segundo (Secretário de Educação de Batalha)

Falando em nome dos Coordenadores de cursos, a Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora de Letras-Libras, explicou que o evento tem como objetivo proporcionar aos cursistas a vivência acadêmica. “Aproveitem bastante esse momento, que representa uma oportunidade de troca de conhecimentos, pois vocês poderão assistir outros trabalhos, ouvir outros colegas e professores também. Esse momento de compartilhamento do que vocês construíram ao longo do semestre é extremamente importante para construir cada um de vocês enquanto profissionais”.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.41.11

Profa. Maraisa Lopes destaca objetivos do SIMPARFOR

Para a cursista de Educação Física, Ana Maria Cruz, o SIMPARFOR é um momento muito aguardado por todos. “O evento é muito importante para todos nós, para o nosso processo de formação, pois nos estimula a pesquisar, a desenvolver trabalhos acadêmicos e a nos dedicar ainda mais aos estudos e às atividades relacionadas à educação, que é a nossa área. Estamos muito felizes com os resultados alcançados”, afirmou.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.38.18

Profa. Glória Ferro e cursista Ana Maria durante evento

O evento contou com a Roda de Diálogo “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivêncisas”, que teve a participação dos professores que ministraram a disciplina de Atividade Curriculares de Extensão ao longo do semestre: Prof. Nailton Araújo (Educação Física), Profa. Sanna Chris Nunes (Geografia), Prof. Jessivan Santos (Letras-Libras), Profa. Deuzilene Cunha (Letras Português) e Profa. Millena Carvalho (Pedagogia).

A Profa. Sanna Chris Nunes, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) 5 - Multiculturalismo, Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras, no curso de Geografia, enfatizou a importância da disciplina de extensão do PARFOR/UFPI. “Essa disciplina promove diálogos entre a universidade e a sociedade, fazendo com que os nossos cursistas tenham um olhar mais crítico e reflexivo acerca da realidade escolar, pois vivenciam essa realidade por meio de projetos de intervenção durante a sua formação. Além disso, ocorre uma mediação entre o conhecimento científico produzido na universidade e o que é produzido na escola”.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.15.28

Profa. Sanna Chris durante apresentação na roda de diálogo

O XVI SIMPARFOR ocorre nos meses de abril e maio, conforme o seguinte cronograma: Castelo do Piauí - 05/04/2024; Batalha - 11/04/2024; Luzilândia-12/04/2024; Pedro II e Piripiri -19/04/2024 (realização em Piripiri); Floriano e Teresina-26/04/2024 (realização em Floriano); Currais-27/04/2024; Miguel Alves-03/05/2024.

A programação do evento engloba roda de diálogo, apresentação de pôsteres e sessões de comunicação oral, discutindo as experiências interdisciplinares que transversalizam temáticas contemporâneas (ética e educação para as relações étnico-raciais; meio ambiente, educação ambiental e educação para o consumo; ciência, tecnologia e inovação; multiculturalismo, diversidade cultural; orientação sexual; meio ambiente, educação ambiental e educação para o consumo; cidadania e educação em direitos humanos), desenvolvidas ao longo do período letivo 2023.2 nos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia, mirando a construção de uma práxis educativa para a transformação social.

Confira o vídeo e mais fotos do evento:

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.44.31

Apresentação de cursistas de Educação Física

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.13.17

Profa. Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia) e cursistas após apresentações

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.12.14

Coordenação e cursistas de Letras-Libras acompanham apresentações dos trabalhos

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.11.50

Apresentação de Letras Português

WhatsApp Image 2024 04 15 at 11.12.37

Apresentação de Pedagogia

Fim do conteúdo da página