Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Descrição
Início do conteúdo da página

Descrição

Imprimir
Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2020, 10h04

1saudecoletiva20200529090241

Descrição:

O Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC) foi criado em março de 2010 a partir da iniciativa de docentes do curso de enfermagem, levando em consideração a necessidade de incentivar e aprimorar, no Curso de Enfermagem de Picos (UFPI/CSHNB), o incentivo à pesquisa e à extensão, e baseou-se no interesse comum de professoras acerca do processo de promoção da saúde no campo da saúde coletiva. O GPeSC procura agregar profissionais da área da saúde, humanas dentre outras, e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação destas áreas. É interesse também do grupo colaborar com estudos de iniciação científica e metodologia da pesquisa, aprofundando o conhecimento adquirido durante a graduação. Fazem parte deste grupo 46 pesquisadores, entre doutores, doutorandos, mestres e especialistas e 118 estudantes, distribuídos em nove linhas de pesquisa. Tem-se parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de e de Educação de Picos-PI, bem como, com a Regional de Educação do estado do Piauí para o desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão.

Após dez anos de muito trabalho e bons resultados, como projetos financiados pelos editais: Primeiros projetos da FAPEPI, PPSUS e UNIVERSAL/CNPq, dentre estes o primeiro lugar no estado do Piauí, coordenado pela Dra. Ana Roberta Vilarouca. Os professores Luísa Helena, Ana Larissa e Mailson Fontes também tiveram projetos financiados nos últimos anos.

Assim, surge a necessidade de expansão, primeiro com o desenvolvimento do Congresso Regional de Saúde Coletiva e depois com a criação de um curso de especialização em Saúde Coletiva.

Tem como líderes as professoras Ana Roberta Vilarouca da Silva e Ana Larissa Gomes Machado.

Acesso ao GPeSC no Diretório Geral de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8884950718378666

Fim do conteúdo da página