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Edição Atual

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Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 12h39

III SimLER 2021 (clique)

Viver, sentir, ler... tudo a ver

 A leitura envolve todos os nossos gestos no mundo, implica observação, participação, transformação e, no conjunto, ações que nos permitem significar. Sobre essas ações por meio da leitura, propomos o terceiro SimLer, Simpósio de leitura, reflexões e diálogos que se constitui como encontro para compartilhar saberes e experiências, tendo em vista estudos teóricos e ações de ensino. O evento se insere em um cenário de discussões multifacetado, com abordagens distintas e modos de ver o mesmo ponto: leitura e temas contíguos.

A temática desta edição do evento parte do reconhecimento de que  “...a nossa espécie busca pelo significado. A criança se maravilha ao reconhecer -- por trás do estimulo -- um rosto familiar; o adolescente padece em sua busca de um padrão capaz de definir a sua autoidentidade; o adulto sempre buscando o sentido de sua vida; e, na velhice, tenta-se compreender a morte desesperadamente” (Marcelo Dascal (2006),  e essa busca nos confirma que viver, sentir e ler tem tudo a ver com o nosso ser no mundo.

Cada pesquisador apresentará um caminho de estudo, e os frutos colhidos em sua trajetória, nem todos têm a leitura como fio condutor, mas os pontos escolhidos esbarram e se alinham ao tema, pois a leitura é parte do processo de condução e definição de pontos de vista. Assim, assuntos como escrita, ensino, mundo digital, gêneros, entre outros, serão abordados no conjunto das exposições e situados nos campos de estudos da linguagem, em seu entendimento interdisciplinar.

O compartilhamento de saberes se dará também por meio de painéis temáticos para que os interessados apresentem seus estudos e colaborem com as discussões, ampliando a divulgação de saberes e compartilhando experiências.


O evento é gratuito e se compõem das seguintes atividades:


Sessões interativas e palestras que serão transmitidas para o canal do YouTube 


Comunicação oral: através da plataforma Google Meet. As informações sobre os painéis temáticos, as regras de submissão e as condições de acesso podem ser vistas no site do evento 

As inscrições para ouvintes serão feitas pela plataforma SIGAA, atividades de extensão.


As inscrições para os painéis temáticos serão feitas através do formulário do google (google forms). Elas ficarão abertas até o preenchimento das 80 (oitenta) vagas para o total de painéis temáticos. Acompanhem a listagem com painéis temáticos e com as regras para participação no site do evento.


Outras informações podem ser encontradas  rede social Instagram @proletrasufpi.


***IMPORTANTE: Solicitamos a todos os interessados no evento que se inscrevam no canal do YouTube.


CALENDÁRIO DE INSCRIÇÃO:


OUVINTES: 06 a 20 de setembro de 2021 – via SIGAA – Extensão 


APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: 06 a 16 de setembro - Formulário de inscrição

VAGAS PARA INTÉRPRETES VOLUNTÁRIOS - Formulário de inscrição


Sobre INSCRIÇÕES  OUVINTES

Acessar, no menu localizado à esquerda do painel, a aba EXTENSÃO.

 

Ao clicar no item à direita: Acesso à área de inscritos em cursos e eventos, clique para realizar a inscrição no evento de interesse.

 

Se você é aluno da UFPI, basta inserir o seu e-mail e a senha. Se você não possui cadastro deverá fazê-lo. Para isso, clique em “Ainda não sou cadastrado”.

Veja a atividade com o título do evento, inscreva-se e siga as orientações.

 


 

PAINEIS TEMÁTICOS

 

Preenchimento de Formulário.

Os participantes interessados em submeterem trabalhos para os painéis temáticos, devem considerar as ementas  propostas e submeter apenas um resumo autoral e, se for do interesse, um em coautoria, podendo ser elaborado por ATÉ três autores por trabalho.

 

APRESENTADOR DE COMUNICAÇÃO ORAL: até 80 (oitenta) vagas para concorrência em Painel temático. As inscrições serão encerradas quando atingirem o máximo de vagas ofertadas. As vagas serão preenchidas de acordo com a avaliação dos trabalhos submetidos, a qual será feita pela Coordenação da Painel.

 

PAINEL TEMÁTICO 01 PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA EM ABORDAGEM ENUNCIATIVA: O TEXTO E O DISCURSO EM INTER-AÇÃO 

Coordenação:

Francisco Renato Lima (UNICAMP) 

Nilton Cézar Ferreira (UNICAMP)

 

PAINEL TEMÁTICO 02 LEITURA, INTERAÇÃO OU CONFRONTO? 

Coordenação:

Luciana Maria Libório Eulálio (UESPI - PPGeL/UFPI)

 

PAINEL TEMÁTICO 03 GÊNEROS LITERÁRIOS: RECEPÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA 

Coordenação

Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI-UFPI)

Joelma de Araújo Silva Resende( PPGEL - UFPI

Israel A. C. Nolleto( IFPI/PPGELUFPI)

 

PAINEL TEMÁTICO 04 ESTUDOS ENUNCIATIVOS E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA INTEGRAÇÃO TEXTO-GRAMÁTICA E LEITURA

Coordenação

Maria Auxiliadora Ferreira Lima (UFPI)

Isael da Silva Sousa (UNEMAT)

 


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS

RESUMO:  a submissão de resumos deverá ser feita conforme as normas técnicas, seguindo o modelo disponibilizado no site do evento. O resumo será avaliado de acordo com os seguintes critérios:

  • Introdução; objetivo, relevância do tema, metodologia; resultados finais e referências. O resumo deve ser sucinto, claro e compreensível, apresentando objetivo que reflita adequadamente a proposta do estudo; relevância do tema, metodologia e resultados finais. Observar a sequência de informações, grau de informatividade e coerência entre as partes do resumo. Redação adequada ao gênero acadêmico, correção de linguagem e de acordo com as normas da ABNT, seguindo o modelo disponibilizado pela Coordenação do Evento.

IMPORTANTE: os critérios de avaliação são válidos para o resumo simples e expandido. Os resumos simples podem ser apresentados por graduandos e graduados, com orientadores. Os resumos expandidos podem ser apresentados por mestres (com ou sem orientador), mestrandos com orientadores; doutorandos* (com ou sem orientador *em caso de pesquisa em desenvolvimento, deverá ser apresentada com o orientador). Os resumos que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas serão excluídos.

 

SOBRE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

A AVALIAÇÃO será feita considerando as normas indicadas. Os resumos serão avaliados pelos coordenadores do Painel Temático que, preliminarmente, observarão a adequação do resumo à linha temática do Painel de apresentação de trabalhos. APENAS o trabalho coerente ao tema proposto pela sessão poderá fazer parte dos trabalhos a serem apresentados. Caso o trabalho não seja considerado adequado ao Painel submetido, e corresponda aos critérios para aprovação, o resumo poderá ser direcionado a outro Painel mais ajustado à proposta do trabalho submetido, ou devolvido para ajustes, se for do interesse dos coordenadores do Painel Temático e do participante.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

O participante terá de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos para expor o seu estudo. Após as apresentações de todos os trabalhos, os coordenadores disponibilizarão um tempo de 05 (cinco) a 10 (dez) minutos para debate, a partir dos questionamentos e dos comentários escritos no chat durante a exibição dos trabalhos.

 

Para apresentação, o participante poderá usar material expositivo.

OBSERVAÇÃO: caso haja problema de conexão com a internet, problemas de energia elétrica ou qualquer outro motivo atípico que venha a interromper a sua apresentação, o participante poderá entrar em contato com a organização do evento, apresentando justificativa plausível, dispondo-se a enviar o seu material de apresentação em formato vídeo até 5 (cinco) minutos, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, para que ele seja apreciado e julgado sobre a emissão ou não, de certificação. Essa alternativa destina-se, somente, aos participantes que tenham problema de conexão e o comprovem.

 

O vídeo será produzido pelo participante com duração entre três a cinco minutos, devem ser padronizados seguindo o roteiro proposto no modelo “power point”, disponibilizado na página do evento, que atenda às exigências de uma apresentação e citações científicas. Podem ser feitas adaptações que contemplem as particularidades do trabalho a ser apresentado. Podem ser usadas imagens (figuras, gráficos, fotografias, esquemas, etc.). Não apresentar a própria imagem no vídeo.

 

DA ENTREGA DE CERTIFICADOS

 

Os certificados serão entregues até no máximo 60 (trinta) dias após o evento. Os participantes poderão baixá-lo no formato pdf na página do Evento ou neste site.

 

OBSERVAÇÕES GERAIS:

Não serão aceitas inscrições fora do prazo

 

  • Acompanhe informações sobre o evento na rede social do grupo de pesquisa PROLETRAS: instagram @proletrasufpi
  • Quaisquer informações adicionais serão disponibilizadas pela coordenação e poderão ser encontradas na página do evento 


CARTAZ OFICIAL

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