Histórico
Criado em 2012 como órgão complementar da Universidade Federal do Piauí, o Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI (MAP) se caracteriza como um instituto de pesquisa interdisciplinar.
Desde a fundação, nosso foco é preservar o estudo da Arqueologia, Paleontologia e ciências afins, por meio de exposições temáticas, além de atuar como local de pesquisa e acervo. As frentes de estudo contempladas são frutos de endossos institucionais a trabalhos de contrato e decorrentes de pesquisas acadêmicas realizadas pelos nossos membros.
Com o objetivo de potencializar a interação da sociedade com a produção técnica, científica e cultural da UFPI, o MAP consolida a proposta de articulação entre os diferentes saberes e áreas, possibilitando a construção do conhecimento dentro do espaço que disponibilizamos.
Contamos com 18 pesquisadores da comunidade acadêmico-científica que contribuem com o nosso acervo
Atualmente, apresentamos um ambiente expositivo principal que expõe vestígios arqueológicos e paleontológicos. A exposição de Arqueologia permite que o visitante observe, de perto, utensílios e manifestações artísticas produzidas há muitos anos pelos seres humanos. Na área Paleontológica é possível acompanhar um resumo de como a biodiversidade se modificou na Terra desde os primórdios até os dias atuais. O museu recebe, também, exposições itinerantes acerca de várias temáticas. A nossa estrutura conta com auditório e área educativa, os quais são utilizados para a realização de atividades como cursos, palestras e oficinas.