Perguntas Frequentes

MATRÍCULA INSTITUCIONAL PARA CANDIDATOS APROVADOS NO SISU

{slider= Qual o local de realização da Matrícula Institucional?}

R - A matrícula será efetuada eletronicamente, o(a) candidato(a) convocado(a) deverá acessar o site: https://ufpi.br/sisu-cspe, para verificar os procedimentos e as orientações sobre o envio da documentação correta, conforme o edital que rege o processo seletivo.

Para submissão dos documentos acessar o portal ufpi.br/matriculagraduacao

Veja um tutorial para acessar o portal ufpi.br/matriculagraduacao

TUTORIAL em PDF

TUTORIAL no Youtube

 {/slider}

{slider= Quais os documentos necessários para solicitação de matrícula institucional?}

R - Consulte o Edital e seus anexos, disponíveis no site: https://ufpi.br/sisu-cspe, para verificar os documentos necessários para solicitação de matrícula institucional.

O formato do documento deve ser arquivo em PDF e/ou JPEG ou JPG no tamanho máximo de 2MB.

Para os candidatos de Cotas de Etnia e Raça, o vídeo deve ser em formato MP4 no tamanho máximo de 20 MB.

 {/slider}

{slider= Por que fui convocado para matrícula em uma modalidade de cota diferente da qual me inscrevi no SISU?}

R - A partir da Edição do SISU 2024, a UFPI adotou os novos procedimentos implementados pela Portaria nº 2.027, de 16 de novembro de 2023 que alterou a Portaria Normativa MEC nº 18, de 11 de outubro de 2012, que dispõe sobre a implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino de que tratam a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e a Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012, que dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada - Sisu.

 

Com isso, o Art. 20 da Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012 estabelece que estudantes serão classificados e selecionados, de acordo com as notas, conforme o seguinte:

I - inicialmente, serão classificados em ampla concorrência, independente de opção de modalidade, e selecionados de acordo o limite de vagas disponíveis na instituição, por local de oferta, curso e turno;

 

Desta forma, todos os candidatos concorrerão, inicialmente, às vagas disponibilizadas para ampla concorrência (AC) e, se não for alcançada nota para ingresso por meio dessa modalidade, passarão a concorrer às vagas reservadas aos candidatos pretos, pardos, indígenas (PPI-1 e PPI-2) e quilombolas (Q-1 e Q-2) e de pessoas com deficiência (PCD-1 e PCD-2), bem como dos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (EP-1 e EP-2), nos termos da Lei nº 14.723, de 2023.

A UFPI adotará a sistemática de preenchimento de vagas que contemple primeiramente a classificação geral de todos os candidatos por notas, independentemente de modalidade de concorrência (ampla concorrência ou ações afirmativas), e, posteriormente, a classificação dos candidatos para as vagas reservadas à política de ações afirmativas.

 

II - aqueles que concorram às vagas reservadas conforme seu perfil socioeconômico informado na sua inscrição e não sejam selecionados nos termos do inciso I do caput serão classificados na seguinte ordem:

a) integralmente em escola pública, independentemente de renda;

b) integralmente em escola pública, independentemente de renda, que sejam pessoas com deficiência;

c) integralmente em escola pública, independentemente de renda, que se autodeclarem quilombolas;

d) integralmente em escola pública, independentemente de renda, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas;

e) integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita;

f) integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita, que sejam pessoas com deficiência;

g) integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita, que se autodeclarem quilombolas; e

h) integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Parágrafo único. O estudante não selecionado para qualquer uma das vagas de que trata este artigo, poderá ser selecionado em uma das ações afirmativas que tenha optado no ato da inscrição

 

Com base no item II do Art. 20 da Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012, um candidato cotista pode ser convocado para outra modalidade de cota a depender das respostas fornecidas pelo candidato no Questionário do Pefil Socioeconômico preenchido no ato da inscrição do SISU. 

Na página do SISU, há perguntas e respostas sobre este o Questionário do Pefil Socioeconômico.

 

O Art. 28 da Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012, estabelece que no caso de não preenchimento das vagas segundo os critérios socioeconômicos dispostos na Lei nº 12.711, de 2012, as remanescentes deverão ser destinadas, primeiramente, a autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas ou a pessoas com deficiência e, posteriormente, completadas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

Parágrafo único. Caso não haja mais estudantes com perfil socioeconômico para ocupar qualquer uma das vagas reservas de que trata o disposto na Lei nº 12.711, de 2012, após aplicação do caput deste artigo, as vagas restantes serão disponibilizadas aos estudantes da ampla concorrência.

 

Desta forma, quando não há mais candidatos aptos para convocação em um determinado tipo de cota, remaneja-se a vaga para um candidato de outra modalidade de cota observando a ordem de prioridade regulamentada pela PORTARIA NORMATIVA Nº 21, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2012 – MEC.

Os candidatos convocados em modalidade de cota diferente da original são identificados com um símbolo (*, &, %, #, @, $, ~ ,^) ao lado do número do seu CPF na lista de convocação, cuja legenda relacionada ao símbolo encontra-se no final da lista de convocação, informando a modalidade original do candidato, que deverá apresentar no ato da matrícula a documentação correspondente à sua cota de origem, ou seja, da cota para a qual fez opção no ato de sua inscrição no SISU.   

 

Exemplo

exemplo candidatos convocados em outras cotas

No curso de Engenharia Elétrica, alguns candidatos cotistas ($ e @) foram convocados para preencher as vagas reservadas PPI-1, Q-1 e PCD-1. Especificamente neste caso, o candidato deverá apresentar os documentos referentes a sua concorrência original (AC ou Cota escolhida). A legenda de cada símbolo encontra-se no final da lista de convocação.

Já no curso de Engenharia de Produção, todos os nove candidatos convocados optaram por concorrer às vagas da Ampla Concorrência (AC). Oito candidatos foram convocados para preencher às vagas de cotas por não haver mais candidatos cotistas (Conforme o Parágrafo único do Art. 28 da Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012). 

 {/slider}

{slider= Por que o Histórico Escolar do Ensino Médio é documento obrigatório para os candidatos optantes pela Reserva de Vagas (cota)?}

R - Porque o histórico escolar do ensino médio é o documento que atesta a frequência integral e exclusiva em escola pública.

 {/slider}

{slider= Concluí o ensino médio recentemente e a ainda não recebi certificado e histórico escolar registrados pela Secretaria Estadual de Educação do Estado emissor. Como proceder?}

R - Se o candidato tiver concorrido pela modalidade de ampla concorrência uma declaração de conclusão do ensino médio (em papel timbrado, carimbada e assinada pelo diretor da escola) será válida para fins de efetivação de matrícula e terá prazo de validade de 30 dias, porém, se concorreu na modalidade de cotas, além da declaração faz-se necessário histórico escolar para comprovação de que cursou todo o ensino médio (em que ano e em qual escola cursou cada série) em escola pública.

Para candidatos cotistas, o histórico escolar é documento obrigatório para efetivação da matrícula. O estudante poderá solicitar à diretoria/secretaria da escola na qual concluiu o ensino médio, um histórico parcial, ou seja, o histórico especificando todas as séries do ensino médio, nome da escola, notas, assinatura e carimbo da escola, sem o registro da Secretaria Estadual de Educação do Estado emissor; este histórico terá validade de 30 dias, até o estudante receber o documento definitivo que contém o registro da referida Secretaria.

OBS.: Existem estados da federação em que a certificação de conclusão do Ensino Médio é isenta de registro pela Secretaria Estadual de Educação do Estado e, neste caso, não se aplica a exigência especificada no edital.

 {/slider}

{slider= Quem obteve certificação do ensino médio pelo Enem poderá entrar pela Reserva de Vagas (COTA)?}

R - Sim. Para isso deverá apresentar o Histórico Escolar atestando frequência integral e exclusiva em escola pública, pois o estudante não pode ter cursado, em nenhum momento, parte do Ensino Médio em escola particular. Ressalta-se que as notas obtidas nos exames de certificação não comprovam frequência em escola pública, apenas o desempenho do candidato no exame.(Item 3.3 do edital).

 {/slider}

{slider= Como posso confirmar se a minha escola é pública?}

R - Para confirmar a dependência administrativa das escolas, ou seja, se ela é pública ou não, consulte o catálago de escolas no site do INEP e siga as orientações lá constantes para realização da pesquisa.

 {/slider}

{slider= Escolas conveniadas, filantrópicas ou pertencentes ao sistema S de ensino (Senai, Sesi e Senac) são consideradas escolas públicas?}

R - Não. As escolas pertencentes ao Sistema S (Senai, Sesi e Senac), escolas conveniadas ou ainda fundações ou instituições similares (mesmo que mantenham educação gratuita) não são consideras instituições da rede pública de ensino para participação na Reserva de Vagas (cotas).

Para confirmar a dependência administrativa das escolas, ou seja, se ela é pública ou não, consulte o catálago de escolas no site do INEP e siga as orientações lá constantes para realização da pesquisa.

 {/slider}

{slider= Eu completo 18 anos no dia da matrícula, preciso apresentar título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral?}

R - Sim. É documentação obrigatória. Os candidatos podem obter o comprovante de quitação eleitoral na página do TSE - https://www.tse.jus.br/#/.

 {/slider}

{slider= Os documentos para matrícula devem ser autenticados em cartório?}

R - Para a etapa on-line não é necessária autenticação, pois a verificação da autenticidade, conforme estabelece o edital, se necessário, poderá ser solicitada ao candidato (ou seu representante legal), para entrega de forma “física”, devendo ser apresentada cópia legível e autenticada, frente e verso, ou fotocópia simples, frente e verso, acompanhada do original, da documentação básica exigida no Edital, para verificação de autenticidade.

 {/slider}

{slider= Tenho uma matricula ativa na graduação da UFPI e preciso realizar o cancelamento (desistência) de matrícula para assumir um novo curso também na UFPI, como fazer?}

R - A solicitação de desligamento do curso deve ser feita por meio do próprio sistema de matricula institucional SiSU, para isso o candidato deve preencher, colocar a data e assinar o Termo de Desistência, digitalizar e anexá-lo ao sistema SiSU, em campo específico, juntamente com a documentação de matrícula.

Obs.: É imprescindível que a assinatura no termo de desistência esteja de acordo com a que consta no documento de identificação (RG).

 {/slider}

{slider= Tenho uma matrícula em outra instituição de ensino superior e quero realizar matrícula na UFPI. Devo cancelar primeiro minha matrícula na outra IES ou posso cancelar após efetivação da minha matrícula na UFPI?}

R - O candidato poderá realizar a matrícula na UFPI, porém em um prazo de no máximo 5 (cinco) dias úteis deverá procurar a outra instituição para solicitar o cancelamento da matrícula, pois a Lei 12.089/2009 proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior.

Link para acesso à Lei: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12089.htm#:~:text=o%20territ%C3%B3rio%20nacional.-,Art.,em%20todo%20o%20territ%C3%B3rio%20nacional

 {/slider}

{slider= Não estou conseguindo acompanhar minha inscrição através do protocolo informado, como devo proceder?}

R - Verifique os campos e preencha todos os espaços do número do protocolo incluindo o "0" (zero). Ex.: 000xx/2020), mais o CPF.

 {/slider}

{slider= No momento da inscrição, o sistema apresenta minha naturalidade como de Teresina-PI, mas esta não corresponde à minha naturalidade, o que fazer?}

R - Prossiga independentemente da informação constante no campo naturalidade, pois o(a) candidato(a) terá a oportunidade de alterar quando finalizar o processo de matrícula, no momento em que ele for encaminhado para o auto cadastro no Sistema Acadêmico SIGAA, caso sua solicitação de matrícula seja deferida.

 {/slider}

{slider= No momento da inscrição, o sistema onde solicito matrícula institucional apresenta um número de RG diferente do meu, o que fazer?}

R - Prossiga independentemente da informação constante no campo RG, pois o(a) candidato(a) terá a oportunidade de alterar quando finalizar o processo de matrícula, no momento em que ele for encaminhado para o auto cadastro no Sistema acadêmico SIGAA, caso sua solicitação de matrícula seja deferida.

 {/slider}

{slider= Minha solicitação de matrícula institucional foi deferida, mas encontra-se com o seguinte status: aguardando processamento. O que significa?}

R - Significa que a solicitação de matrícula do(a) candidato(a) foi concluída com êxito e está em processamento para gerar o número de matrícula institucional que atesta o vinculo com a UFPI. Após o processamento será gerado o número de matrícula e o estudante será direcionado para cadastro no SIGAA.

 {/slider}

SOBRE COTA PARA RENDA:

 {slider= Passei no sisu para cota de baixa renda, por onde devo começar minha matrícula?}

R - Primeiro o candidato deve fazer sua inscrição no sistema de avaliação de renda disponível no seguinte endereço: ufpi.br/matriculagraduacao, deverá preencher o questionário com perguntas relacionadas à sua condição socioeconômica, com a necessidade de anexar documentos comprobatórios das informações preenchidas. O candidato só poderá efetivar a matrícula quando sua inscrição estiver com o status deferido. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar este processo.

 {/slider}

{slider= Qual o formato dos documentos para envio?}

R - O formato do arquivo deve ser em pdf (de até 2MB de tamanho), jpg ou jpeg (com até 2MB de tamanho). Arquivos grandes podem comprometer sua visualização durante a análise ocorrendo o indeferimento da inscrição.

 {/slider}

{slider= Sou menor de idade, preciso preencher e anexar a declaração de maior de 18 anos sem renda?}

R - Não, basta anexar novamente seu documento de identificação.

 {/slider}

{slider= Posso utilizar o comprovante de saque (aposentadoria, pensão, bpc, auxílio doença, seguro desemprego) como forma de comprovar a renda?}

R - Não, pois não indica qual o valor da renda bruta recebida. O documento bancário que deve ser utilizado é o extrato da conta corrente dos 3 meses mais recentes do período de inscrição, juntamente com os 3 últimos contracheques ou extrato de pagamento do benefício obtido no link https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/extrato-de-pagamento-de-beneficio/.

 {/slider}

{slider= Se meu irmão/irmã ou qualquer outro parente for menor de idade, deve ser inserido no grupo familiar?}

R - Sim. Todos devem ser inseridos no grupo familiar, mesmo não possuindo RG e CPF, neste caso, deve-se anexar a certidão de nascimento.

 {/slider}

{slider= Quais documentos posso apresentar como comprovante de renda para os membros de meu grupo familiar maiores de 18 anos?}

R - Tudo vai depender da natureza da renda dessa pessoa. Citaremos aqui alguns exemplos, mas é de suma importância que busque mais informações no anexo III do edital, pois depende da sua dinâmica familiar e como o candido e sua família sobrevivem.

- Aposentados/pensionistas/auxílio doença/bpc/seguro desemprego: extrato do recebimento do benefício do mês mais recente;

- Servidores públicos: contracheque dos últimos 3 meses;

- Trabalhador de carteira assinada ou por contrato: recibo de pagamento dos últimos 3 meses; ou folhas da carteira de trabalho que indica o contrato e a atualização salarial;

- Trabalhadores autônomos: declaração do imposto de renda; ou declaração de renda informal (anexo xi do edital); ou declaração emitida por contador (decore);

- Agricultores filiados ao sindicato: declaração emitida pelo sindicato indicando o valor da renda média recebida;

- Pescadores filiados ao sindicato: declaração emitida pelo sindicato indicando o valor da renda média recebida;

- Agricultores sem filiação ao sindicato: declaração de renda mensal (anexo do edital) indicando uma renda média dos últimos 3 meses;

- Pescadores sem filiação ao sindicato: declaração de renda mensal (anexo do edital) indicando uma renda média dos últimos 3 meses;

- Pensão alimentícia ou ajuda de terceiros: declaração que recebe pensão ou ajuda de terceiros (anexo III do edital).

 {/slider}

{slider= Minha família NÃO tem renda? o que eu faço nesta situação?}

R - O candidato deverá informar no campo da justificativa (último campo de preenchimento do questionário) como as despesas da casa são pagas e todos os membros do seu grupo familiar maiores de 18 anos e que não possuem renda, devem preencher e assinar a declaração de maior de 18 anos sem renda (consulte os anexos disponíveis no edital).

 {/slider}

{slider= A renda do meu pai e/ou da minha mãe ou do responsável é apenas o bolsa família/renda brasil, posso anexar a folha resumo do CAD único ou a foto do cartão como comprovante de renda?}

R - Não. Além da folha resumo do CAD único é necessário comprovar o valor recebido do benefício. Deverá ser anexado o extrato do benefício que indica o quanto a família recebe. Atenção, é o extrato, e não o comprovante de saque. E todos da família que são maiores de 18 anos devem preencher e assinar a declaração de maior de 18 anos sem renda (Anexo X do edital).

 {/slider}

{slider= Os únicos comprovantes de despesas que tenho são os talões de água e energia, posso deixar os outros itens em branco?}

R - Não. Todas os campos de despesas devem ter documentos de comprovação anexados. Caso não tenha algumas das despesas citadas, justificar. Exemplo: não possuo internet; minha água vem do poço; não pagamos aluguel, nem mensalidades escolares etc. Caso não tenha anexado todas as despesas solicitadas e não tenha justificado a ausência de pelo menos algum comprovante, o processo será indeferido.

 {/slider}

{slider= Os comprovantes de despesas não estão no meu nome ou no dos meus responsáveis, o que eu faço? Devo anexar mesmo assim?}

R - Sim. O candidato deve utilizar o campo justificativa para informar quem é a pessoa cujo nome consta nos talões, que devem ser de preferência dos últimos três meses.

 {/slider}

{slider= Minha inscrição foi indeferida, como devo proceder?}

R - O candidato deve ler o parecer e providenciar o que foi solicitado. O candidato poderá formalizar recurso quantas vezes forem necessárias, dentro do prazo estabelecido no edital. No primeiro recurso, o candidato poderá enviar até 3 arquivos, podendo anexar vários documentos em cada arquivo. Se não anexar todos os documentos solicitados ou não justificar a dúvida que surgiu no parecer, o recurso poderá ser indeferido novamente, cabendo um novo recurso da sua parte, desde que dentro do prazo.

 {/slider}

{slider= Caso eu seja deferido(a) na comissão da cota de renda, mas fui indeferido(a) nas outras (racial, deficiência), ainda poderei fazer minha matrícula?}

R - Não. O candidato só poderá efetivar a matrícula se for deferido(a) em todas as comissões da cota que escolheu concorrer. {/slider}

Dúvidas a respeito de documentos para comprovação de renda e/ou deficiência devem ser encaminhadas para os seguintes endereços eletrônico: cotarendaufpi@ufpi.edu.br e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SOBRE O PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO:

{slider= Quem faz parte da Comissão de Heteroidentificação (racial)?}

R - Docentes, Técnicos Administrativos, Discentes da UFPI e membros da Sociedade Civil.

 {/slider}

{slider= Se o resultado da Avaliação da Comissão de Heteroidentificação for INDEFERIDO, eu não tenho mais chance?}

R - O candidato pode solicitar recurso, uma única vez. (item 5.3 do Edital).

 {/slider}

{slider= E se meu recurso de Heteroidentificação for indeferido?}

R - O candidato estará impossibilitado de realizar matrícula institucional.

 {/slider}

{slider= Minha avaliação pela Comissão de Heteroidentificação foi indeferida, mas no meu documento está dizendo que sou negro (pardo ou preto), porque foi negado?}

R - A Comissão de Validação de Autodeclaração Étinco-Racial não analisa dados documentais, apenas traços fenotípicos, no processo de heteroidentificação (item 4.9 do Edital).

 {/slider}

{slider= Se eu for DEFERIDO pela Comissão de Heteroidentificação, mas for indeferido na cota para renda ou vice-versa, posso fazer minha matrícula?}

R - Não. O candidato precisa apresentar resultado DEFERIDO em todas as Comissões relativos a cada exigência da cota a qual se inscreveu no SiSU.

 {/slider}

{slider= Minha submissão de matrícula foi deferida, posso fazer minha matrícula amanhã?}

R - O candidato pode realizar a matrícula no prazo estabelecido em cronograma divulgado por meio de Edital. {/slider}