





UFPI promove discussão sobre ancestralidade, diversidade e inclusão em XVIII edição do SIMPARFOR e I edição do INTERPARFOR
XVIII SIMPARFOR e I INTERPARFOR dos Polos de Floriano e Picos (realizado em Floriano) Com o tema “Diálogos interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE), iniciou na quinta-feira (08), a XVIII edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (XVIII SIMPARFOR) e a I edição Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADE/UFPI (I INTERPARFOR). I INTERPARFOR dos Polos de Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí (realizado em Baixa Grande do Ribeiro) Os eventos visam fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados nas pesquisas e práticas interculturais/interdisciplinares desenvolvidas nos cursos do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI. XVIII SIMPARFOR e I INTERPARFOR do Polo de Currais Os Seminários iniciaram no Polo de Floriano, que realizou os eventos juntamente com o município de Picos. Em seguida, dia 09 de maio, os Polos de Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí promoveram os Seminários conjuntamente. E no sábado, dia 10, foi a vez dos Polos de Currais-Sede e Currais-Laranjeiras. I INTERPARFOR do Polo de Laranjeiras Acompanhando os eventos, o Coordenador de Seleção e Programas Especiais (PREG/UFPI), Prof. Willian Matsumura, ressaltou a importância do momento. “A Universidade vem passando por mudanças e sou muito grato por ter a oportunidade de fazer parte dessas mudanças. Em nome da Administração Superior da UFPI, da nossa Reitora, Profa. Nadir Nogueira, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, reitero a alegria por estarmos concluindo este semestre com a realização da XVIII edição do SIMPARFOR e a I edição do INTERPARFOR”, enfatizou. Prof. Willian Matsumura representando a Administração Superior da UFPI A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou que a qualidade necessária da formação superior tem que passar pelo ensino, pesquisa e extensão. “Fico muito feliz quando vejo o professor da educação básica investindo em sua formação, pois isso reverberá na sua prática docente. Além disso, o PARFOR, na sua origem, já é um Programa que possui um grande alcance social. E o PARFOR EQUIDADE, essa ação especial do Programa, veio para ampliar ainda mais esse alcance, pois além de formar professores para atuarem com comunidades surdas, indígenas, quilombolas e com o público-alvo da educação especial, oportuniza o ingresso na educação superior de pessoas oriundas desses grupos historicamente marginalizados em nossa sociedade”. Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI Falando diretamente aos alunos do PARFOR EQUIDADE, a Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do Programa, manifestou seu entusiasmo, ao dizer que essa ação do governo federal tem um caráter de reparação social, por atender a reivindicações de segmentos da população, cujas histórias são marcadas pela marginalização e preconceitos. “Especialmente, pelo atendimento insuficiente de suas necessidades básicas, sobretudo na área educacional, mesmo reconhecendo os avanços significativos das políticas públicas específicas, desenvolvidas até agora”. A Coordenadora também enfatizou a importância da dedicação e perseverança dos alunos em permanecer e concluir os curso, dada a relevância pessoal e social. “Vocês serão pioneiros na entrada no mercado de trabalho com formação especializada, o que certamente vai contribuir para diminuir a lacuna de professores capacitados nessas áreas contempladas pelos cursos ofertados”, afirmou. Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI Dando as boas-vindas a todos, a Profa. Delcimar Azevedo, Coordenadora Local do Polo de Floriano, que oferta os cursos de Educação Física, pelo PARFOR de vanguarda, e de Educação Bilíngue de Surdos, pelo PARFOR EQUIDADE, destacou que o evento deste semestre está ainda mais especial com a realização do I INTEPARFOR. “A cada edição do SIMPARFOR, me alegro com a grandeza das produções e com a superação dos cursistas. E sei que a I edição do Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADE/UFPI terá o mesmo sucesso. Gostaria de parabenizar a todos pelo empenho e dedicação em suas produções”. Professoras Ana Paula de Almeida (Coordenadora do Polo de Picos), Glória Ferro e Delcimar Azevedo Segundo o Prof. Raimundo Nonato, Coordenador do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, o I INTERPARFOR representa um momento de alegria e de celebração. “Apesar das dificuldades que vocês enfrentam, vocês não desistiram. E agora, irão apresentar parte daquilo que aprenderam neste primeiro semestre letivo. Devemos, portanto, celebrar mais essa conquista e colocar esperanças para o próximo período, que começará em julho”, disse. Prof. Raimundo Nonato falou sobre importância dos eventos Para a Secretária de Educação de Baixa Grande do Ribeiro, Profa. Rita Rodrigues, que também é cursista do curso de Educação Especial Inclusiva no Polo de Uruçuí, o Seminário representa um momento muito especial. “Estou aqui como Secretária de Educação, mas também como cursista. Ser cursista do PARFOR é acreditar na transformação dos saberes, mesmo diante dos desafios encontrados. Nossa gratidão especial à Universidade Federal do Piauí por tornar possível essa caminhada, ofertando cursos que valorizam a inclusão e o respeito à diversidade. Essa iniciativa fortalece o compromisso com uma educação pública de qualidade, plural e verdadeiramente transformadora”. Professoras Rita Rodrigues e Glória Ferro Em seu 4º SIMPARFOR, o cursista Ricardo Barros, do curso de Geografia do Polo de Currais, explicou que cada edição é única. “O tema do nosso trabalho deste semestre foi sobre direitos e deveres dos adolescentes. Para mim foi uma experiência, digamos, ímpar, porque esse tema foi voltado para promover a conscientização dos alunos. Sou professor há 13 anos, e por mais que eu já tenha vivenciado muitas experiências, cada edição do SIMPARFOR proporciona ao algo novo e diferente”, avaliou. Ricardo Barros (segundo da direita para esquerda) e grupo durante apresentação Acesse o site do evento para mais informações. Confira o vídeo e mais fotos: Maria da Conceição Sousa "Dan" (Cacia Akroá-Gamella da Comunidade Baixa Funda) e Profa. Glória Ferro durante evento em Baixa Grande do Ribeiro Prof. Willian Matsumura, José Maria (Liderança indígena do Povo Akroá-Gamella/Baixa Grande Ribeiro/Comunidade Riachão dos Paulos), Profa. Glória Ferro, Profa. Lucineide Morais, Delzenir Pereira dos Santos (Cacica Gueguês - Comunidade Sangue) e Prof. Vagner Rodrigues Professores Ana Paula, Leila Alexandre (Coord. do Curso de Educação Bilíngue de Surdos), Delcimar Azevedo, Lucineide Morais, Glória Ferro, Ana Valéria Lustosa (Coord. do Curso de Educação Especial Inclusiva), Fábio Soares (Coord. do Curso de Educação Física), Maria Lemos (Coord. do Curso de Pedagogia) e Willian Matsumura Durante evento em Floriano Professores Willian Matsumura, Rossiana Ribeiro (Coord. do Polo de Uruçuí), Ana Valéria Lustosa, Lucineide Morais, Glória Ferro, Raimundo Nonato e Luana Araújo (Coord. do Polo de Baixa Grande do Ribeiro) Durante evento em Baixa Grande do Ribeiro Coordenadores, representantes municipais e professores formadores durante evento em Currais Apresentação de cursistas de Pedagogia Intercultural Indígena do Polo de Currais Cursistas de Educação Física de Floriano e professores após apresentação Apresentação de cursistas de Educação Especial Inclusiva de Uruçuí Apresentação de cursistas de Pedagogia Intercultural Indígena do Polo de Laranjeiras Professores, coordenação e cursistas de Laranjeiras Confira o cronograma de realização dos eventos: SIMPARFOR: Floriano (08/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Currais-Sede (10/05/2025) - Programação; Castelo do Piauí (22/05/2025) - Programação; Luzilândia (23/05/2025) - Programação; Batalha (24/05/2025) - Programação; Teresina (29/05/2025) - Programação; Miguel Alves (30/05/2025); Pedro II e Piripiri (Lagoa de São Francisco/Comunidade Nazaré: 31/05/2025). INTERPARFOR: Floriano e Picos (realização Polo de Floriano - 08/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí (realização Polo de Baixa Grande do Ribeiro - 09/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo -Abertura I Roda de Diálogo; Currais/sede (10/05/2025) - Programação; Currais/Laranjeiras (10/05/2025) - Programação; Isaías Coelho e Paulistana (realização Polo de Paulistana/Quilombo Sumidouro - 15/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; São João do Piauí e São Raimundo Nonato (realização Polo de São Raimundo Nonato/Quilombo Lagoa da Caraíba - 16/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Luzilândia (23/05/2025) - Programação; Batalha (24/05/2025) - Programação; Teresina (29/05/2025); Pedro II e Piripiri (Lagoa de São Francisco/Comunidade Nazaré - 31/05/2025). As demais programações serão divulgadas em breve.

XVIII edição do SIMPARFOR e I edição do INTERPARFOR iniciam nesta quinta-feira (08)
Com o tema “Diálogos interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, terá início nesta quinta-feira (08), a XVIII edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR) e a I edição Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADE/UFPI (INTERPARFOR). Os eventos visam fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares dos cursos do PARFOR/UFPI, como também, socializar as pesquisas e experiências interculturais/interdisciplinares desenvolvidas nos cursos do PARFOR EQUIDADE/UFPI. Confira o cronograma de realização dos eventos: SIMPARFOR: Floriano (08/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Currais-Sede (10/05/2025) - Programação; Castelo do Piauí (22/05/2025) - Programação; Luzilândia (23/05/2025) - Programação; Batalha (24/05/2025) - Programação; Teresina (29/05/2025) - Programação; Miguel Alves (30/05/2025); Pedro II e Piripiri (Lagoa de São Francisco/Comunidade Nazaré: 31/05/2025). INTERPARFOR: Floriano e Picos (realização Polo de Floriano - 08/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí (realização Polo de Baixa Grande do Ribeiro - 09/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Currais/sede (10/05/2025) - Programação; Currais/Laranjeiras (10/05/2025) - Programação; Isaías Coelho e Paulistana (realização Polo de Paulistana/Quilombo Sumidouro - 15/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; São João do Piauí e São Raimundo Nonato (realização Polo de São Raimundo Nonato/Quilombo Lagoa da Caraíba - 16/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Luzilândia (23/05/2025) - Programação; Batalha (24/05/2025) - Programação; Teresina (29/05/2025); Pedro II e Piripiri (Lagoa de São Francisco/Comunidade Nazaré - 31/05/2025). As demais programações serão divulgadas em breve.

Encontro de saberes: cursistas do PARFOR EQUIDADE/UFPI vivenciam realidade quilombola na comunidade Manga/Iús, em Batalha
Durante o encerramento da disciplina de “Diáspora Africana e Formação dos Quilombos nas Américas”, ministrada pela Profa. Selma Maria Ramos, os cursistas de Educação Escolar Quilombola, do Polo do PARFOR EQUIDADE/UFPI de Batalha, visitaram a comunidade quilombola Manga/Iús, localizada no munícipio. A atividade de campo, que ocorreu no sábado (03), teve como tema “Terra, território e direito quilombola”. Durante atividade na comunidade quilombola Manga/Iús A Profa. Selma explica que o objetivo foi compreender a formação do quilombo local e analisar as dificuldades encontradas durante o processo de regularização das terras. “Foi um momento de aprendizagem e vivência da realidade que muitas comunidades quilombolas vivenciam hoje e que os cursistas de Educação Escolar Quilombola precisam conhecer de perto, para que possam absorver melhor e entender a importância da união das comunidades, para que juntas possam trocar saberes, ideias e estratégias de como melhorar suas condições, desfrutando de seus direitos, que ainda são desrespeitados, mesmo diante de tantas leis que os asseguram”. Roda de conversa entre cursistas e moradores da comunidade Segundo a docente, durante a atividade os cursistas puderam vivenciar um pouco da realidade do quilombo. “Houve uma roda de conversa com os moradores, que relataram como a comunidade surgiu, a precariedade na saúde e na educação local, e as dificuldades que enfrentam para legalizar as terras, já que a comunidade se encontra geograficamente localizada em duas propriedades privadas. Além disso, visitaram a Tenda de Santa Luzia, local em que parte da comunidade pratica a Umbanda, religião de matriz africana, que juntamente com o Catolicismo e o Protestantismo, está presente na comunidade”, menciona. Tenda Santa Luzia Acompanhando a atividade, o Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, expressa que a aula foi bastante produtiva, destacando os aspectos positivos que contribuirão para o bom desempenho dos alunos. “A recepção da comunidade e a interação com os cursistas geraram um bom nível de aprendizado e troca de experiências. Uma das principais reivindicações dos moradores é a solicitação de legalização do território. Essa reivindicação busca garantir a eles o direito à terra e a outros benefícios, como programas de moradia e para o desenvolvimento sustentável”. Cursistas durante visita à Tenda de Santa Luzia Para a cursista Luciana Araújo, a atividade representou um momento de grande aprendizado e reflexão, que reforça a importância de políticas públicas voltadas para a valorização e apoio dessas comunidades. “Fui recebida com muito carinho por um povo forte, acolhedor e cheio de sabedoria. Apesar das dificuldades que ainda enfrentam, a comunidade mantém viva sua cultura, suas raízes e sua fé. Tive o privilégio de aprender mais sobre suas tradições e de conhecer de perto a influência marcante da cultura africana, como a Umbanda, um momento de encantamento e respeito profundo. Gratidão por tanto aprendizado e por me permitirem fazer parte dessa vivência. Foi um dia inesquecível”, afirma. Cursistas, professores e moradores da comunidade O Prof. Ariosto Moura, Coordenador do curso Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, ressalta a importância de atividades como essa para o processo formativo dos cursistas. “O curso visa formar professores em uma modalidade de alternância, por isso é fundamental que sejam promovidas atividades dentro do quilombo, proporcionando essa interação e a rica troca de conhecimentos”, avalia. Lanche coletivo servido na comunidade A Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Lucineide Morais, reitera que as aulas de campo dentro das comunidades aproximam a Universidade da sociedade. “Não só na prestação de serviços, mas, especialmente, na disseminação do conhecimento científico, cumprindo, assim, sua função social. Ressalto que tais atividades são igualmente importantes para os discentes, pois são momentos educativos indispensáveis em seus processos formativos”. Atividade promoveu discussão de temas importantes Parabenizando a iniciativa, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, enfatiza que a Universidade vive um novo momento com a chegada dos cursos do PARFOR EQUDADE. “Vivenciamos hoje a implantação, de fato, de uma educação para a equidade social. E é com muita satisfação que acompanhamos a construção desse processo formativo que integra a academia a espaços que ela nunca havia chegado antes, ampliando os saberes e fortalecendo a inclusão”. Cursistas aprenderam mais sobre terra, território e direitos quilombolas A UFPI, por meio do PARFOR EQUIDADE, oferta o curso de Educação Escolar Quilombola nos municípios de Batalha, Isaías Coelho, Paulistana, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG/UFPI), Profa. Gardênia Pinheiro, o Programa é um passo essencial para garantir uma educação mais equitativa, transformadora e alinhada aos direitos de todos os cidadãos e cidadãs. “Por meio do PARFOR EQUIDADE, temos a oportunidade de formar professores para atuar em contextos específicos, promovendo não apenas a inclusão, mas também o fortalecimento da identidade e da cultura das comunidades atendidas”.

UFPI sedia II Encontro Nacional GECEF sobre ensino de Geografia
Entre os dias 5 e 7 de maio, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) será palco do II Encontro Nacional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Ensino de Geografia (GECEF). O evento tem como tema central “Temas e conteúdos da Geografia: aproximações entre Currículo e Didática” e se propõe a ser um espaço de diálogo e construção coletiva sobre o ensino de Geografia na Educação Básica e na formação de professores. O encontro reunirá professores da Educação Básica, formadores, pesquisadores e estudantes de diversas regiões do país para debater questões relacionadas ao currículo, à didática e à prática pedagógica no ensino de Geografia. A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e momentos de troca de experiências, com a presença de especialistas renomados na área. Entre os principais objetivos do evento estão: ampliar o debate acadêmico sobre currículo e didática da Geografia; contribuir com reflexões e propostas voltadas à valorização da regionalidade no ensino; fortalecer vínculos entre professores e pesquisadores; e fomentar a produção e a socialização de conhecimentos a partir de experiências de ensino e pesquisa. Além de sua importância acadêmica, o II Encontro Nacional GECEF se destaca como um marco para a consolidação de parcerias interinstitucionais e para a elaboração de projetos de pesquisa colaborativos. O evento também prevê a publicação de seus Anais e do quarto livro do grupo GECEF, ampliando a disseminação dos saberes produzidos. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento: Acesse aqui. Acesse também o instagram: @gecef_ Confira também a programação: