Cursistas de Educação Especial Inclusiva de Luzilândia desenvolvem projeto de extensão sobre políticas públicas de educação inclusiva na região
Um grupo de cursistas de Educação Especial Inclusiva, do Polo do PARFOR/UFPI de Luzilândia, está desenvolvendo um trabalho de extensão em escolas e entidades, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município e de cidades vizinhas, com foco em políticas públicas voltadas para a educação inclusiva. A iniciativa surgiu durante a disciplina Ensino e Consultoria Colaborativa, ministrada pela Profa. Benedita Severina de Sousa. Cursistas com alunos da U.E. Duca Leal - Zona rural de Murici dos Portelas As ações e práticas desenvolvidas com os alunos são voltadas à promoção da autonomia, comunicação, socialização e desenvolvimento pedagógico. Além disso, os cursistas promovem palestras para professores, equipe de apoio, pais e comunidade em geral, bem como também, formação direcionada aos profissionais de apoio, abordando temas relevantes como: capacitismo, diversidade, empatia, respeito e equidade. Durante formação no município de Morro do Chapéu O primeiro trabalho ocorreu na U. E. Duca Leal, localizada na zona rural de Murici dos Portelas. Em seguida, os cursistas foram convidados para desenvolver uma ação na APAE do mesmo munícipio. Outra cidade que também já recebeu a visita do grupo é Morro do Chapéu do Piauí. Os alunos receberam, ainda, o convite para estar na APAE de Joaquim Pires e também no município de Caxingó. O grupo é formado pelos cursistas: Dionato Braga Lira, Jackson Lima Abreu, Luzia Ramos Castro, Maria das Dores Ramos da Silva, Maria Suzete Pereira Nunes de Sousa. Segundo eles, essa experiência fez com que percebessem o quanto a sociedade ainda precisa adotar um olhar mais sensível e comprometido em relação à inclusão, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, buscando superar as barreiras físicas, pedagógicas e, sobretudo, atitudinais que ainda limitam a participação plena de muitas pessoas. Ação desenvolvida na APAE de Murici dos Portelas “Foi um trabalho que iniciou em sala de aula e que vem crescendo a cada ação desenvolvida. Esperamos poder expandi-lo cada vez mais, para que os conhecimentos que temos adquirido durante o curso possam ser levados para mais pessoas e que, assim, possamos contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Recebemos o depoimento de muitos pais e alunos nos agradecendo pelo trabalho realizado e isso nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar. Gostaríamos de deixar nosso agradecimento a todos que colaboraram para que o projeto acontecesse”, afirma o cursista Jackson Lima Abreu. Cursista Jackson Lima Abreu e aluno durante atividade Para a Profa. Estefânia Abreu, Coordenadora do Polo de Luzilândia, esse trabalho que vem sendo desenvolvido pelos cursistas é de fundamental importância. “Está havendo um processo de conscientização por meio de palestras voltadas para temas importantes sobre como trabalhar com a criança em sala de aula regular, como trabalhar o auxiliar dentro da sala, pois é importante essa interação do professor titular, professor de apoio e professor auxiliar dentro das políticas públicas para o desenvolvimento e a evolução positiva dos nossos alunos das salas regulares. Os cursistas da educação especial estão levando para as comunidades, tanto da zona urbana como da zona rural, conhecimentos sobre as políticas públicas em desenvolvimento para a evolução positiva dos nossos alunados da rede”. Práticas visam a promoção da autonomia, comunicação, socialização e desenvolvimento pedagógico A Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Fortes, enfatiza que: “É com imensa alegria que vemos alunos do PARFOR Equidade, particularmente do Curso de Educação Especial Inclusiva, compartilhando conhecimentos, de modo a ampliar a compreensão da relevância da inclusão escolar em todos os níveis de ensino. A palestra realizada ocorreu em outro município, expandindo a proposta do curso e promovendo a participação de outros professores. Parabenizo os discentes pela iniciativa, comprometimento e dedicação”, destaca. Palestras abordam temas importantes sobre educação especial Parabenizando os cursistas pela iniciativa, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressalta que o Programa incentiva ações como essa. “A extensão universitária é muito mais do que uma simples atividade extracurricular, é um compromisso fundamental das instituições de ensino superior com a comunidade circundante. Além disso, complementa a formação acadêmica com aprendizados que vão além das salas de aula”. Formações buscam promover a conscientização sobre as práticas inclusivas A Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, reitera que a Universidade vivencia um novo momento com a chegada dos cursos do PARFOR Equidade. “Acompanhamos de fato a implantação de uma educação para a equidade social, com a construção de um processo formativo que integra a academia a espaços que ela nunca havia chegado antes, ampliando os saberes e fortalecendo a inclusão e a equidade”, complementa. Confira mais fotos:
UFPI, em parceria com UFAM, UEA E UFAC, realiza III Encontro Norte Nordeste do PARFOR
Entre os dias 18, 19 e 20 de novembro, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Acre (UFAC), realizou o III Encontro Regional Norte Nordeste do PARFOR (III ENNEPARFOR). Abertura do evento foi realizada no Auditório Eulálio Chaves (UFAM) Com o tema “PARFOR no Norte e Nordeste Brasileiro: Trajetórias, Desafios e Perspectivas”, o evento foi sediado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e teve como objetivo analisar as trajetórias, os desafios e as perspectivas de ações do PARFOR ao longo dos 16 (dezesseis) anos da sua implantação. O III ENNEPARFOR reuniu coordenadores(as) institucionais, coordenadores(as) de curso, coordenadores(as) locais, professores(as) formadores(as), cursistas do PARFOR do Norte e Nordeste. Evento contou com representantes do PARFOR de diferentes instituições A comitiva da UFPI esteve composta pelo Vice-Reitor, Prof. Edmilson Moura; Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro; Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura; Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais; Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana; Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes; Coordenador do curso de Educação Escolar Quilombola, Prof. Ariosto Moura; Coordenadora do Polo de Paulistana; Profa. Diana Valdete; Coordenador do Polo de Castelo do Piauí. Mathusalém Rodrigues; secretária executiva do PARFOR/UFPI e cursista de Educação Especial Inclusiva/Polo de Teresina, Rayla Oliveira; e as também cursistas: Elyne Raquel Bezerra (Educação Bilíngue de Surdos - PARFOR Equidade/UFPI do Polo de Teresina); Josemilda Cavalcante (Educação Física/ Polo de Floriano); Luzia Sousa (Pedagogia/ Polo de Luzilândia); e Maria Eduarda de Santana (Pedagogia Intercultural Indígena - PARFOR Equidade/UFPI do Polo de Uruçuí). Durante o evento, todos os integrantes participaram da programação integrando mesas-redondas e apresentando trabalhos desenvolvidos no âmbito do PARFOR da UFPI. Comitiva da UFPI com Lorena Lins Damasceno (CGDOC/DEB/CAPES) Na ocasião, o Vice-Reitor, Prof. Edmilson Moura, destacou que ficou profundamente impressionado com a força de vontade e o empenho de todos que fazem o Programa. “É realmente admirável e emocionante. Coloco a Vice-Reitoria da UFPI sempre à disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance. Foi muito importante poder acompanhá-los na discussão sobre os caminhos, os desafios e as perspectivas do PARFOR para o Norte e Nordeste”. Vice-Reitor, Prof. Edmilson Moura A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a alegria pela realização de mais um ENNEPARFOR, cuja 1ª edição foi sediada pela UFPI em 2013. “Este é um momento de muita emoção para todos que fazemos o PARFOR. Estamos vivenciando um momento que nos permite falar de educação como possibilidade de construção de uma sociedade que seja de fato mais justa, inclusiva e equânime. Percebemos que as iniciativas do PARFOR na UFPI são exemplos para outras instituições e isso é motivo de muita satisfação para todos nós”, afirmou, reiterando que a potência do III ENNEPARFOR foi destacada na fala dos palestrantes, na qualidade do debate promovido, nos encaminhamentos apontados na Carta de Manaus, documento de caráter reivindicatório endereçado à CAPES, e também evidenciada no número de trabalhos inscritos, tanto de forma presencial quanto remotamente. Ao todo foram 13 (treze) salas de sessão de comunicação oral presenciais, além de 1 (um) espaço de sessão de pôsteres, e 24 (vinte e quatro) salas de sessão de comunicação oral remotas, alcançando cerca de 400 (quatrocentos) trabalhos apresentados, complementou Glória Ferro. Professores Edmilson Moura e Glória Ferro durante evento A Profa. Diana Valdete, gestora da Unidade Escolar Bela Vista, do município de Paulistana e Coordenadora Local do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade), apresentou a experiência exitosa de imersão total realizada no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola durante a mesa-redonda "PARFOR Equidade - Experiências formativas nas regiões Norte e Nordeste: contextos e práticas", que contou também com a participação do Coordenador do curso de Educação Escolar Quilombola, Prof. Ariosto Moura. “O curso ofertado pela UFPI acontece em parceria com os municípios que possuem estudantes: Paulistana, Queimada Nova, Jacobina e Betânia. As ações de imersão contaram com o total apoio da comunidade Quilombola de Tapuio, na pessoa de Maria Rosalina, e do prefeito Osvaldo Mamédio. Ficamos muito felizes com a repercussão positiva que teve durante o evento. Vamos juntos transformar vidas por meio desse programa que é realizado por pessoas tão responsáveis e apaixonados pela educação, como a Profa. Glória Ferro e equipe”, afirmou. Profa. Diana Valdete durante apresentação A Profa. Bartira Viana, Coordenadora do Curso de Geografia, integrou, juntamente com a Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do Curso de Letras-Libras, a mesa-redonda “16 anos de PARFOR – Experiências formativas nas regiões Norte e Nordeste: contextos e práticas”. Na ocasião, as professoras apresentaram as experiências exitosas do SIMPARFOR/INTERPARFOR e das Atividades Curriculares de Extensão (ACE) da UFPI, respectivamente. O compartilhamento dessas experiências evidenciou práticas pedagógicas inovadoras, estratégias eficazes de acompanhamento acadêmico e o expressivo impacto social e profissional gerado pela formação de professores em exercício proporcionada pelos programas. Professoras integrantes da mesa-redonda "16 anos de PARFOR - Experiências formativas nas regiões Norte e Nordeste: contextos e práticas" Ao comentar sobre os trabalhos apresentados no evento, a Profa. Bartira Viana destacou que: “As temáticas discutidas e apresentadas no ENNEPARFOR são fundamentais para o fortalecimento da formação docente nas regiões Norte e Nordeste. Os trabalhos refletiram os desafios reais da educação básica, abordando práticas pedagógicas, inclusão, diversidade, ensino em contextos rurais e urbanos, além das necessidades específicas das redes públicas. O ENNEPARFOR promoveu um amplo espaço de diálogo e troca de experiências entre professores em exercício, formadores e pesquisadores, fortalecendo a reflexão crítica sobre a prática docente e sobre o papel do PARFOR na garantia de formação superior aos educadores da rede pública. As discussões contribuíram para a valorização do magistério, para o enfrentamento das desigualdades educacionais e para o desenvolvimento de políticas mais sensíveis às diferentes realidades regionais”. Profa. Bartira Viana na exposição de livros do PARFOR/UFPI Para Luzia Sousa, do curso de Pedagogia de Luzilândia, participar do III ENNEPARFOR como cursista do PARFOR, é perceber a grandeza de um programa que muda realidades e fortalece a docência no Norte e Nordeste. “Cada fala, cada experiência e cada reflexão mostram que educar é um ato de coragem e compromisso coletivo. Volto fortalecida e certa de que estamos construindo uma formação que realmente transforma”, enfatizou. Cursista de Pedagogia, Luzia Sousa Elyne Raquel Bezerra, acadêmica do curso de Educação Bilíngue de Surdos, do PARFOR Equidade/UFPI de Teresina, reitera que se sente honrada em ter tido a oportunidade de participar do evento. “Na capital do Amazonas pude conhecer mais de perto a riqueza intelectual e cultural que o PARFOR carrega. Aprendi muito sobre os diversos cursos do PARFOR Equidade, que visam diminuir as barreiras da aprendizagem. No tocante à Educação Bilíngue de Surdos, tive contato com surdos e intérpretes de Manaus e socializei um pouco da nossa cultura piauiense. Agradeço a todos que tornaram este evento tão importante e necessário possível”. Educação Bilíngue de Surdos, Elyne Raquel O Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, mediou a leitura da Carta de Manaus – desafios e proposições para o avanço do PARFOR no Norte e Nordeste Brasileiro. "Nós elaboramos previamente um formulário eletrônico para coletarmos sugestões de coordenadores institucionais, adjuntos, de cursos, locais, professores formadores e cursistas do PARFOR de diferentes estados. Recebemos uma quantidade grande de respostas, que somadas às discussões feitas durante o evento, nos deram elementos para construir a Carta de Manaus. É apenas um esboço que ainda pode ser melhorado, mas que apresenta inúmeras contribuições relevantes para o futuro do programa", mencionou o Prof. João Benvindo. Durante leitura da Carta de Manaus A programação contou com lançamento/exposição de livros, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e atividade de imersão em comunidade indígena. Confira o vídeo, a programação completa e mais fotos do evento:
PARFOR/PARFOR Equidade UFPI: divulgado Edital de seleção de Professor Formador, Formador Intérprete e Monitor de Inclusão
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) e da Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), torna públicos os critérios para o processo seletivo simplificado de Professor(a) Formador(a), Formador(a) Intérprete e Monitor(a) de Inclusão para atuarem nos cursos ofertados pelo Programa, no período letivo 2025.2, como bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Cronograma do processo seletivo atualizado. Resultado da homologação das inscrições. Errata ao Edital CSPE/PREG/UFPI Nº 55/2025. Confira o Edital CSPE/PREG/UFPI N° 55/2025. INSCRIÇÕES: A inscrição será efetuada exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível em https://www.seletivoparforufpi.com.br/index.php, a partir das 8 horas do dia 28 de novembro de 2025 até às 23h59min do dia 02 de dezembro de 2025. VAGAS OFERTADAS: Professor(a) Formador(a) - Estão sendo ofertadas 398 (trezentas e noventa e oito) vagas, nos cursos de primeira licenciatura em Educação Física, Educação Bilíngue de Surdos, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial Inclusiva, Geografia, História, Letras-Libras, Letras-Português, Pedagogia e Pedagogia Intercultural Indígena, distribuídas em 40 (quarenta) turmas implantadas em 16 (dezesseis) municípios piauienses: Baixa Grande do Ribeiro, Batalha, Castelo do Piauí, Currais - Laranjeiras, Currais - Sede, Floriano, Isaías Coelho, Luzilândia, Miguel Alves, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí. Formador(a) Intérprete - Estão sendo ofertadas 06 (seis) vagas no curso de Educação Bilíngue de Surdos, distribuídas em 03 (três) turmas implantadas em 03 (três) municípios piauienses: Floriano, Picos e Teresina. Monitor(a) de Inclusão - Estão sendo ofertadas 02 (duas) vagas para Monitor(a) de Inclusão, distribuídas em 02 (duas) turmas implantadas em 02 (dois) municípios piauienses: Picos e Teresina. ANEXOS: Anexo I - Cronograma e execução do processo seletivo. Anexo II - Oferta, cronograma de desenvolvimento de disciplina e perfil de candidato(a). Anexo III (A) - Tabela de pontos para análise de currículo - Professor(a) Formador(a). Anexo III (B) - Tabela de pontos para análise de currículo - Formador(a) Intérprete. Anexo III (C) - Tabela de pontos para análise de currículo - Monitor(a) de Inclusão. Anexo IV (A) - Declaração de disponibilidade - Professor(a) Formador(a). Anexo IV (B) - Declaração de disponibilidade - Formador(a) Intérprete. Anexo IV (C) - Declaração de disponibilidade - Monitor(a) de Inclusão. Anexo V (A) - Declaração de não acumulação de bolsas - Professor(a) Formador(a). Anexo V (B) - Declaração de não acumulação de bolsas - Formador(a) Intérprete. Anexo V (C) - Declaração de não acumulação de bolsas - Monitor(a) de Inclusão. Anexo VI - Declaração da chefia imediata (candidato(a) do quadro efetivo da Secretaria de Educação). Anexo VII - Autodeclaração étnico-racial (Obrigatório para candidatos(as) inscritos(as) na modalidade de reserva de vagas dos(as) autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as), indígenas ou quilombolas - PPIQ). Anexo VIII - Declaração de pertencimento étnico, indígena ou quilombola (Obrigatório para candidatos(as) inscritos(as) na modalidade de reserva de vagas dos(as) autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as), indígenas ou quilombolas - PPIQ). Anexo IX - Plano de Ensino contendo o cronograma de atividades da disciplina. Anexo X - Caderno de Apoio Pedagógico. Anexo XI - Plano de Trabalho do Professor(a) Formador(a): (ACE/ SIMPARFOR e INTERPARFOR). Anexo XIII (A) - Termo de desistência - Professor(a) Formador(a). Anexo XII - Ficha de Cadastro e Termo de Compromisso do Bolsista. Anexo XIII (B) - Termo de desistência - Formador(a) Intérprete e Monitor(a) de Inclusão. PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS E EMENTAS: Educação Física: Projeto Pedagógico do Curso. Batalha - Bloco VII (1ª Licenciatura). Floriano - Bloco VI (1ª Licenciatura). Luzilândia - Bloco VI (1ª Licenciatura). Miguel Alves - Bloco VII (1ª Licenciatura). Geografia: Projeto Pedagógico do Curso (1ª Licenciatura). Currais - Bloco VI (1ª Licenciatura). Miguel Alves - Bloco VII (1ª Licenciatura). História: Projeto Pedagógico do Curso. Miguel Alves - Bloco VII (1ª Licenciatura). Letras-Libras: Projeto Pedagógico do Curso. Batalha - Bloco VII (1ª Licenciatura). Miguel Alves - Bloco VII (1ª Licenciatura). Piripiri - Bloco VII (1ª Licenciatura). Teresina - Bloco VI (1ª Licenciatura). Letras-Português: Projeto Pedagógico do Curso. Batalha - Bloco VII (1ª Licenciatura). Castelo do Piauí - Bloco VII (1ª Licenciatura). Luzilândia - Bloco VI (1ª Licenciatura). Miguel Alves - Bloco VII (1ª Licenciatura) - Turma 01. Miguel Alves - Bloco VII (1ª Licenciatura) - Turma 02. Pedro II - Bloco VII (1ª Licenciatura). Pedagogia: Projeto Pedagógico do Curso. Batalha - Bloco VII (1ª Licenciatura). Castelo do Piauí - Bloco VII (1ª Licenciatura). Luzilândia - Bloco VI (1ª Licenciatura). Miguel Alves - Bloco VII (1ª Licenciatura). Pedro II - Bloco VII (1ª Licenciatura). Educação Bilíngue de Surdos: Projeto Pedagógico do Curso. Floriano - Bloco III (1ª Licenciatura). Pedro II - Bloco III (1ª Licenciatura). Picos - Bloco III (1ª Licenciatura). Teresina - Bloco III (1ª Licenciatura). Educação Escolar Inclusiva: Projeto Pedagógico do Curso. Luzilândia - Bloco III (1ª Licenciatura). Picos - Bloco III (1ª Licenciatura). Teresina - Bloco III (1ª Licenciatura). Uruçuí - Bloco III (1ª Licenciatura). Educação Escolar Quilombola: Projeto Pedagógico do Curso. Batalha - Bloco III (1ª Licenciatura). Isaías Coelho - Bloco III (1ª Licenciatura). Paulistana - Bloco III (1ª Licenciatura). São João do Piauí - Bloco III (1ª Licenciatura). São Raimundo Nonato - Bloco III (1ª Licenciatura). Pedagogia Intercultural Indígena: Projeto Pedagógico do Curso. Baixa Grande do Ribeiro - Bloco III (1ª Licenciatura). Currais/Sede - Bloco III (1ª Licenciatura). Currais/Comunidade Laranjeiras - Bloco III (1ª Licenciatura). Piripiri - Bloco III (1ª Licenciatura). Uruçuí - Bloco III (1ª Licenciatura).
Castelo do Piauí sedia encerramento do XIX SIMPARFOR com destaque para práticas interculturais na educação
Abertura do evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação Fechando a programação da XIX edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (XIX SIMPARFOR), o evento foi realizado nesse sábado (15), no Polo de Castelo do Piauí, que oferta os cursos de Letras-Português e Pedagogia. Com o tema “Diálogos interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, a programação englobou a exposição de pôsteres, sessões de comunicação oral e apresentação de projetos de trabalhos de conclusão de curso, com foco na discussão dos resultados de pesquisas e das experiências interdisciplinares e interculturais desenvolvidas ao longo do semestre letivo 2025.1. Coordenadoras, professoras formadoras, com a vice-prefeita e a secretária de educação do município Dando as boas-vindas a todos, o Coordenador do Polo de Castelo do Piauí, Prof. Mathusalém Rodrigues, agradeceu o apoio recebido tanto da Coordenação do PARFOR/UFPI, como da gestão municipal. “Graças a essa valiosa parceria nós conseguimos desenvolver as ações do Programa em nosso Polo. Estamos muito felizes com a presença de todos e certamente será mais uma edição de sucesso deste evento tão importante para a formação dos nossos cursistas”. Coordenador do Polo de Castelo do Piauí, Prof. Mathusalém Rodrigues A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a importância do evento e também agradeceu a parceira com o município. Na ocasião, o prefeito de Castelo do Piauí, Júnior Abreu, fez a entrega da chave da casa que ficará a disposição dos professores formadores que moram em outros municípios. “Esse apoio é fundamental, pois o PARFOR é um Programa realizado em regime de colaboração. E nós estamos muito felizes por todo esse apoio que temos recebido e que é fundamental para as nossas ações. Estamos muito satisfeitos também com a qualidade dos trabalhos apresentados e por observarmos a evolução dos nossos cursistas a cada semestre”, enfatizou a Profa. Glória Ferro. Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro Segundo o Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, o SIMPARFOR oportuniza que os alunos apresentam o resultado das pesquisas e dos estudos desenvolvidos durante o semestre letivo. “Esse evento, já consolidado no calendário do Programa, é mais um momento bastante produtivo proporcionado pelo PARFOR da UFPI, que permite o compartilhamento de experiências e a socialização de saberes”, frisou. Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura Oséias de Cássio, cursista de Pedagogia, avalia que XIX SIMPARFOR trouxe luz para um tema extremamente necessário e atual. “Nós tivemos pesquisas bem diferentes entre si, o que trouxe uma riqueza de conteúdos. Passamos por pesquisas na educação infantil a pesquisas em livros didáticos do ensino fundamental. Foi uma experiência de muito enriquecedora para todos que puderam participar. Como sempre o SIMPARFOR se mostrando um evento necessário para a construção de conhecimento”. Turma de Pedagogia de Castelo do Piauí De acordo com a Coordenadora do curso de Letras-Português, Profa. Carolina Aquino, o PARFOR tem fortalecido a integração entre escola e universidade, estimulando os cursistas a compreenderem a escola como espaço de pesquisa. “Hoje, os alunos do curso de Letras-Português estão dando o primeiro passo para o TCC. O curso está em um momento muito importante. Sintam-se abraçados por mim e por toda a coordenação do PARFOR. Esse é o início de uma caminhada muito bonita que vocês estão protagonizando. E aproveitando já esse momento, gostaria de agradecer todos os professores formadores e, sobretudo, os professores orientadores que hoje vão acompanhar vocês”. Professoras Carolina Aquino e Maria Solange Rocha (Coordenadora do curso de Pedagogia) Além do prefeito Júnior Abreu, o evento contou com a presença da vice-prefeita, Anna Belé; e da secretária de educação, Idala Moreira. Na ocasião, as autoridades reafirmaram o compromisso com o Programa. “A nossa bandeira de gestão é a educação. E eu fico muito feliz em estar aqui enquanto gestor público, podendo contribuir com mais essa ação para melhoria do ensino de Castelo do Piauí e de toda a região, pois nossas turmas possuem cursistas de outros municípios, como São Miguel, Assunção, Buriti dos Montes, Alto Longá, dentre muitos outros. Isso demonstra a importância e o alcance do PARFOR da UFPI”, afirmou Júnior Abreu. Prefeito de Castelo do Piauí, Júnior Abreu Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, é visível o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações”. Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro Confira o vídeo, a programação completa e mais fotos do evento: