
PARFOR Indica: livro digital “Indígenas na Universidade: territorializações, tensionamentos e conquistas”
Sexta-feira é dia do PARFOR/UFPI Indica, nosso projeto de incentivo à leitura. E hoje, trazemos a indicação da Profa. Ana Valéria Fortes, Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva. Trata-se do livro digital “Indígenas na Universidade: territorializações, tensionamentos e conquistas”, lançado pela Editora CRV. SINOPSE: A obra apresenta reflexões sobre os desafios, conquistas e resistências dos povos indígenas no espaço acadêmico. Esta coletânea apresenta textos de pesquisadores, indígenas e não indígenas, que participam do grupo “MediAção: diferenças em conflito – interações étnico--raciais com indígenas”. Por meio de uma relação dialógica e horizontal este grupo promove a criatividade e protagonismo de cada membro, numa relação de apoio mútuo, cocriando novas formas de aprender, ensinar, viver e estar no mundo, especificamente o estar no contexto universitário, ambiente ainda pouco permeável as alteridades e diversidades. O livro organiza-se em três partes: assentamentos teóricos, vivências universitárias: tensionamentos e conquistas e diálogos interculturais. É um registro fundamental sobre territorializações, tensionamentos e conquistas no contexto da universidade brasileira. Acesse aqui para conferir e baixar a versão digital totalmente gratuita e sem fins lucrativos.

Cursistas de Geografia do Polo do PARFOR/UFPI de Currais aprofundam conhecimentos em campo na Serra da Capivara e Museu do Homem Americano
A turma de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Currais-PI, participou de uma aula de campo realizada no Parque Nacional Serra da Capivara e no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato. A atividade, realizada em 30 de agosto, fez parte da disciplina Bases Físicos Naturais do Brasil e teve como objetivo aproximar os conteúdos teóricos discutidos em sala de aula com a realidade observada em campo. Cursistas durante visita ao Boqueirão da Pedra Furada na Serra da Capivara Durante o percurso, os estudantes puderam analisar formações geológicas, feições geomorfológicas, aspectos do clima, vegetação e solos do semiárido piauiense. Além disso, conheceram sítios arqueológicos mundialmente reconhecidos e visitaram o Museu do Homem Americano, onde tiveram contato direto com achados e registros que revelam a presença humana pré-histórica na região. Durante visita ao Museu do Homem Americano Segundo o professor responsável pela disciplina, Marcos Pereira da Silva, a vivência prática é um dos pilares da formação geográfica, essencial para a consolidação do aprendizado. Enquanto a teoria fornece os fundamentos conceituais, é no campo que os alunos experimentam, observam e aplicam esse conhecimento em situações reais. “Esse diálogo fortalece a compreensão dos processos naturais e culturais, além de estimular uma postura investigativa e crítica diante do território. O estudante observa na prática os fenômenos discutidos em sala, aprende a interpretar a paisagem e desenvolve uma visão crítica do espaço. Para o futuro docente, essa experiência é valiosa, pois amplia seu repertório e fortalece sua capacidade de transformar o conhecimento científico em prática pedagógica significativa”, enfatiza o professor. Turma reunida em visita aos paredões com pinturas rupestres O cursista Gilberto Fernandes Pereira avalia que foi uma experiência única e enriquecedora para todos. “Só estando lá para ver e sentir de perto. É um lugar único no planeta. Os vestígios encontrados, como as pinturas nos paredões e as fogueiras, comprovam a presença do homem há mais de 50 mil anos. Saindo do Parque retornamos à cidade de São Raimundo Nonato, especificamente até o Museu do Homem Americano, que se destaca pelo seu grande acervo, fruto do trabalho organizado pela arqueóloga Niède Guidon, com o apoio moradores locais. Observamos também o belo trabalho realizado pelos guias. Quero agradecer aos amigos e a todos os envolvidos na realização desta viagem inesquecível”. Cursistas Gilberto Fernandes e Américo Castro leem atentamente informações no Museu do Homem Americano Para o Coordenador local do PARFOR em Currais, professor Cícero Barros, iniciativas como essa ampliam o horizonte de formação dos alunos. “O contato direto com o Parque Nacional e com o Museu do Homem Americano enriquece a experiência acadêmica, fortalece a identidade profissional e reafirma o compromisso da universidade em levar ciência e conhecimento a diferentes territórios. Trata-se de uma oportunidade única de vivenciar, no próprio espaço geográfico, aquilo que se estuda nos livros”, afirma. Diversos aspectos vistos em sala de aula foram observados durante a visita Destacando a relevância pedagógica da atividade e agradecendo o apoio da Secretaria de Educação e da coordenação local do Polo de Currais, a Coordenadora do curso de Geografia, professora Bartira Viana, explica que os cursistas puderam vivenciar, in loco, a riqueza geológica, geomorfológica, climática, faunística e florística desse patrimônio natural e cultural de relevância mundial. “A atividade oportunizou a integração entre teoria e prática, permitindo que os discentes aprofundassem seus conhecimentos sobre os processos físico-naturais que moldam o território piauiense, bem como a importância da preservação ambiental e cultural da região, reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O Parque Nacional Serra da Capivara, além de sua importância científica e educativa, reafirma-se como espaço privilegiado para a construção de uma educação geográfica crítica, contextualizada e sensível às dinâmicas socioambientais do Semiárido brasileiro”. Cursistas observam paredões com pinturas rupestres A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, também ressalta a importância da realização de aulas de campo para o processo de ensino e aprendizagem dos cursistas. “É fundamental que os cursistas vejam na prática conteúdos abordados em sala de aula. O processo formativo do PARFOR é cuidadosamente planejado de modo que haja essa unidade entre teoria e prática”. Visita consolidou conteúdos abordados na teoria Ao final, os alunos avaliaram a experiência como um marco em sua trajetória acadêmica, destacando o valor de vivenciar, no próprio território piauiense, a riqueza cultural e ambiental que faz da Serra da Capivara e do Museu do Homem Americano patrimônios de relevância mundial. Confira mais fotos:

Participação de cursistas do PARFOR Equidade na Assembleia dos Povos Indígenas do Piauí reafirma compromisso da UFPI com os povos originários
Os cursistas de Pedagogia Intercultural Indígena, dos Polos do PARFOR/UFPI de Baixa Grande do Ribeiro, Currais e Uruçuí, participaram da IV Assembleia dos Povos Indígenas do Piauí, que teve como tema: “Fortalecimento dos Povos Indígenas do Piauí: Organização, Território e Resistência”. O evento, considerado o maior encontro estadual de mobilização social, ocorreu entre os dias 28 a 30 de agosto, na Retomada indígena – Aldeias João Seco e Toco Preto, em Uruçuí. Turma de Uruçuí durante evento Durante a Assembleia, foram tratados temas como o fortalecimento das lutas indígenas por mais políticas públicas: luta pela terra, defesa ao meio ambiente e aos recursos naturais, respeito à cultura e raízes ancestrais, participação nas decisões das políticas públicas e formação de coletivos indígenas. O evento teve por objetivo promover o diálogo, a articulação e a tomada das decisões coletivas, preparar os caminhos e garantir a defesa dos direitos territoriais, culturais, sociais e ambientais dos povos originários. Evento reuniu lideranças indígenas de todo o Piauí Segundo a Profa. Edilene Gomes, que ministrou a disciplina de Psicologia da Educação na turma de Uruçuí e acompanhou os alunos durante a Assembleia, a participação dos cursistas foi extremamente significativa, tanto do ponto de vista formativo quanto político e social. “Um momento que oportunizou aos estudantes a possibilidade de articular os conhecimentos acadêmicos com as demandas reais de suas comunidades, fortalecendo a própria concepção da Pedagogia Intercultural: uma educação construída a partir do diálogo entre os saberes indígenas e os saberes acadêmicos”. Evento oportunizou encontro de cursistas com lideranças indígenas Para a cursista Lorrane Santos, de Baixa Grande do Ribeiro, indígena Akroá Gamella, ter participado da Assembleia dentro do território foi uma experiência transformadora. “Entendemos o quanto é importante valorizar a nossa cultura, a nossa língua e o nosso jeito de aprender, que o território é um espaço de ensino, mas também um lugar de fortalecimento da identidade e de preservação da memória do nosso povo. Para nós, universitários do PARFOR, essa vivência traz um aprendizado imenso: entendemos que ser indígena dentro da Universidade não é apenas ocupar um espaço, mas levar conosco a voz das comunidades e que nossas conquistas não são individuais, mas coletivas”, avaliou. Turma de Baixa Grande do Ribeiro durante evento Camila Oliveira, também indígena Akroá-Gamella, cursista do Polo de Currais, reitera que a Assembleia representou um momento de extrema importância, tanto para a vida acadêmica quanto pessoal. “Sou indígena e até então não tinha tido a oportunidade de participar de um encontro como esse, que debateu pautas muito importantes, principalmente, a respeito da educação e da saúde indígena, temáticas que já havíamos discutido em sala de aula. Pudemos ver na prática o quanto eventos como esse são necessários. Fomos muito bem recepcionados e para mim foi uma honra participar desse momento”. Turma de Currais durante evento A Coordenadora do Polo de Baixa Grande do Ribeiro, Profa. Luana Araújo, ressalta que a participação na Assembleia oportunizou a reflexão sobre a importância da cultura indígena e das lutas por seus direitos. “Levar os alunos de Pedagogia Intercultural Indígena para participar desta assembleia foi de fundamental importância para que eles, enquanto alunos e indígenas, conheçam e se inteirem sobre as demandas sociais que lhes são atribuídas no Piauí. São ações como essa que fortalecerão o vínculo instituição e comunidade para alavancar o conhecimento destes alunos”. Professoras Luana Araújo e Rossiana Ribeiro (Coordenadora do Polo de Uruçuí) O Coordenador do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, Prof. Raimundo Nonato do Nascimento, considera que a participação dos discentes demonstra o compromisso do curso com a formação integral dos alunos. “Nosso objetivo no curso é formar, além de professores, lideranças indígenas que possam atuar na defesa dos seus direitos. Nesse sentido, terem participado desse momento da organização política dos povos indígenas, foi de grande relevância para a formação, haja vista que os colocou em contato com outras lideranças, sobretudo, com o movimento indígena organizado, onde eles puderam ouvir e participar da construção de uma pauta de reivindicações dos povos indígenas. Tal participação demonstra que o curso está no caminho do cumprimento de seus objetivos, de formar professores para o exercício da sala aula, mas também para a luta política”. A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, enfatizou que o compromisso da Universidade Federal do Piauí é com a construção de uma sociedade realmente justa, inclusiva e equânime. “Por isso, nós apoiamos a participação dos nossos cursistas em eventos como esse, que celebram a diversidade e a riqueza da cultura indígena e fortalecem o movimento de resistência e luta dos povos originários pela garantia dos seus direitos”. Assembleia promoveu debate de pautas importantes A participação dos cursistas no evento também contou com o apoio das secretarias municipais de educação de Baixa Grande do Ribeiro, Currais e Uruçuí, que disponibilizaram ônibus para transporte dos estudantes, professores e coordenadores. Confira mais fotos:

Educação Básica fortalecida! UFPI diploma professores em Geografia pelo PARFOR em Castelo do Piauí
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFPI), realizou na sexta-feira, dia 29 de agosto, a solenidade de Colação de Grau da turma de Geografia, segunda licenciatura, do Polo de Castelo do Piauí. Formatura da turma de Geografia de Castelo do Piauí Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, parabenizou os concludentes em nome da administração superior da UFPI e ressaltou a emoção do momento. “Estamos muito felizes! Este é um momento ímpar para nós porque estamos honrando, mais uma vez, o compromisso assumido pela UFPI, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de fazer a reescritura da história da educação no nosso estado com a oferta de ensino superior público e gratuito e com qualidade, por meio do PARFOR, com vistas a melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas. Esta solenidade simboliza, portanto, o resultado de anos de dedicação em prol da UFPI em defesa de um trabalho que tem a missão de melhorar a qualidade da Educação Básica no estado do Piauí”, destacou. Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro Concluindo a sua fala, e se dirigindo, especialmente, aos(às) mais novos(as) Geógrafos(as) formados(as) pelo PARFOR/UFPI, a Profa. Glória Ferro enfatizou: “esta cerimônia de colação de grau é particularmente singular e de suma importância, sobretudo, porque a turma é intitulada 'Mentes que movem o mundo', título que carrega uma simbologia bem importante: o compromisso com transformação social e, portanto, com o engajamento na luta pelo enfrentamento e combate das desigualdades sociais no nosso país, por meio dos conhecimentos geográficos”. Também mencionando o nome escolhido pela turma, “Mentes que movem o mundo”, a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, enfatizou que, de fato, o professor é o ser que move o mundo. “Não com armas, não com riquezas, mas com o poder sútil e imenso do conhecimento. Hoje, celebramos muito mais do que diplomas. Celebramos histórias de luta, de resistência, de coragem. Ser professor de Geografia é um chamado especial. É ensinar que o mapa não é apenas um desenho, mas um retrato das vidas. Que o território não é apenas um espaço, mas um chão de memória, de identidade, de pertencimento. É compreender que cada rio carrega histórias, que cada cidade revela desigualdades e sonhos, que cada paisagem é reflexo da expressão do trabalho humano e da natureza em diálogo constante. Queridos formandos e formandas, vocês se tornam hoje geógrafos de futuro. Cada sala de aula que os aguarda é um território novo a ser desbravado”. Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana Para o Coordenador do Polo de Castelo do Piauí, Prof. Mathusalém Silva, foi um momento muito feliz e festivo. “Fiquei emocionado em celebrar a conquista dos alunos do curso de Geografia, pois acredito que toda a trajetória acadêmica deles foi marcada pelo esforço e dedicação, que os levaram até esse momento especial. Foi inspirador ver o orgulho estampado nos rostos dos formandos e de seus familiares”. Ele ressaltou também, que a cerimônia marcou não só a conclusão do curso de licenciatura, mas a parceria colaborativa entre municípios e o PARFOR. “Gostaria de mencionar o apoio do município de Castelo do Piauí, por meio do prefeito Junior Abreu e da Secretária de Educação, Ídala Moreira, que hoje reafirmam este compromisso com a alocação e a implementação da casa de apoio aos professores do Programa. Isso é compromisso de uma gestão que é preocupada com a formação de seus professores”. Professores Glória Ferro e Mathusalém Silva A formanda Bruna Luciana, oradora da turma, relembrou os anos de lutas e aprendizados. “Hoje, menciono com orgulho o nome de todos que trilharam essa jornada comigo. E chegam, enfim, a este dia de vitória. Colegas, ao nos formarmos em Geografia, carregamos a responsabilidade de compreender o mundo e sua complexidade de lei, o território como espaço de vida, de luta e de esperança. Somos, a partir de hoje, professores que assumem o compromisso de mover o mundo com mentes críticas, sensíveis e transformadoras”. Bruna Luciana durante discurso Presente na solenidade, a vice-prefeita de Castelo do Piauí, Anna Belé, afirmou que o PARFOR é uma ação da UFPI, que juntamente com a parceria do município, veio para engrandecer ainda mais a educação do município. “Quanto mais a gente qualifica os nossos profissionais, os nossos professores, isso reflete na nossa educação. E os nossos alunos é que irão colher esses frutos que já estão sendo ofertados nesse momento de formação. Então, é uma noite realmente muito feliz, de gratidão a todos que ofertaram essa estrutura educacional para os nossos professores. E uma noite para parabenizarmos esses profissionais que se dispuseram a ir atrás de mais conhecimento, mais uma graduação, que com certeza vai aprimorar a sua prática como no profissionais da educação”. Profa. Glória Ferro e a vice-prefeita de Castelo do Piauí, Anna Belé A Secretária Municipal de Educação, Ídala Moreira, frisou a importância do aperfeiçoamento dos profissionais. “Estou muito feliz com esse momento, com essa parceria que qualifica os profissionais que estão nas nossas escolas e que ainda não tinham a formação específica. Parabéns para cada um deles e quem está, também, de parabéns é o município e os alunos por receberem agora profissionais que já estão com os seus certificados de conclusão do curso de Geografia. Agradecer à Universidade Federal do Piauí e ao PARFOR por essa parceria e dizer que iremos honrá-la e estreitar ainda mais os nossos laços”. Profa. Glória Ferro e Secretária Municipal de Educação, Ídala Moreira Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI, Profa. Gardênia Pinheiro, o PARFOR/UFPI tem causado grande impacto social na Educação do Piauí, construindo oportunidades mais igualitárias para formação de professores. “Agradeço a cada um pela confiança em nossa instituição e pela dedicação à educação”. Profa. Gardênia Pinheiro durante Encontro de Formação Pedagógica do PARFOR/UFPI No sábado, dia 30 de agosto, a equipe do PARFOR/UFPI que estava no município realizou visita às turmas de Letras-Português e de Pedagogia para acompanhamento das atividades acadêmicas. Na ocasião, também foi realizada visita à casa de apoio disponibilizada pela prefeitura de Castelo do Piauí, por intermédio da Secretária Municipal de Educação, Ídala Moreira, para acolher os professores formadores que moram em outras cidades, ação resultante do fortalecimento do regime de colaboração entre o município de Castelo do Piauí e a Universidade Federal do Piauí. Visitas à casa de apoio para professores e às turmas Confira mais fotos da solenidade: