





UFPI participa de mobilização pela preservação do Riacho Tibaji por meio de projeto desenvolvido por cursistas do PARFOR EQUIDADE em Uruçuí
Com o objetivo de planejar ações e promover a preservação e a recuperação da nascente e de toda a extensão do Riacho Tibaji, localizado na cidade de Uruçuí, os cursistas de Educação Especial Inclusiva, do Polo do PARFOR EQUIDADE/UFPI do município, desenvolveram, em parceria com alunos e professores de Sistemas de Informação do CETI Maria Pires Lima, o projeto “Inovações Tecnológicas na Preservação da Reserva do Riacho Tibaji”. Durante ação promovida pelo projeto Por meio de atividades interdisciplinares, o projeto visa a valorização dos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente, explica a Profa. Lívia Siqueira, que ministrou a disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação. “A participação dos cursistas do PARFOR enriquece o projeto, trazendo uma perspectiva acadêmica e metodológica que contribui para a formação dos estudantes. A troca de experiências entre os alunos e os professores promove um ambiente de aprendizado colaborativo, onde todos se tornam protagonistas. O Riacho Tibaji não é apenas um projeto ambiental, é uma oportunidade de formação cidadã e de conscientização sobre as questões locais”, ressalta. Durante ação promovida pelo projeto Dentre as ações do projeto, os alunos da Escola Maria Pires, com a orientação dos professores de Sistemas de Informação, realizaram a criação de jogos de aplicativos envolvendo a temática, construíram os QR Codes para fixação nas espécies de árvores nativas da reserva do Riacho e realizaram todo o mapeamento da área para que passe a constar na internet. No dia 12 de abril, cursistas do PARFOR EQUIDADE/UFPI, juntamente com a Coordenadora do Polo de Uruçuí, Profa. Rossiana Ribeiro, estudantes, professores, diretores e coordenadores do CETI Maria Pires Lima, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação e do Comando do Batalhão Ambiental, alunos e gestores da APAE e vereadores do município, promoveram uma ação com atividades práticas, como coleta de resíduos, fixação de coletores, plantação de mudas, instalação de placas informativas, dentre outras atividades. Estudantes realizam coleta de resíduos “Essas ações não apenas promovem a restauração ecológica da área, mas também incentivam a comunidade escolar a refletir sobre a importância da conservação dos recursos naturais. Além disso, quem ainda não conhecia, teve a oportunidade de conhecer de perto a beleza e exuberância do local. O projeto reflete a importância do trabalho em equipe e do envolvimento da comunidade na solução de problemas que impactam diretamente o cotidiano das pessoas”, destaca a Profa. Rossiana Ribeiro. Ação envolveu a comunidade do município “A ação em Uruçuí evidencia o compromisso do PARFOR EQUIDADE com uma formação docente conectada aos territórios e às necessidades reais das comunidades. Projetos como esse mostram que é possível unir saber acadêmico e responsabilidade social em prol da educação e da preservação ambiental”, destacou a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI, Profa. Gardênia de Sousa Pinheiro. Profa. Gardênia Pinheiro, Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, parabenizou a iniciativa, enfatizando a importância de atividades como essa. “A preservação do meio ambiente é uma temática emergencial e a proposta curricular dos cursos ofertados pelo PARFOR é organizada de modo a oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista”. Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI Para a Coordenadora do curso de Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Lustosa, o curso foi presenteado com uma ação de grande impacto para a sociedade de Uruçuí, por abordar a preservação do Riacho Tibaji e, simultaneamente, a qualidade de vida dessa comunidade. “Estou particularmente feliz com o trabalho desenvolvido pela Profa. Lívia Raquel, que conseguiu mobilizar muitas pessoas nessa atividade”. Profa. Ana Valéria Lustosa, Coordenadora do curso de Educação Especial Inclusiva As cursistas envolvidas no projeto são: Maria Marlana Andrade, Marinalva Santana, Márcia Silva, Markelane Rodrigues e Marqueline Rodrigues. Elas afirmam que ações como essa inspiram mudanças de comportamento na população de Uruçuí, promovendo uma cultura de respeito e cuidado com o meio ambiente. Além disso, o engajamento dos estudantes, professores, gestores municipais e a comunidade em geral torna essa iniciativa um modelo a ser seguido, em busca da construção futura de um Parque Ambiental que servirá de ponto turístico e de lazer e, acima de tudo, de preservação do patrimônio natural. Cursistas envolvidas no projeto Confira mais fotos:

CEAD/UFPI: retificação do edital da Especialização em Formação de Professores de Educação Física para uma Escola das Adolescências
A Coordenação do Curso de Especialização em Formação de Professores de Educação Física para uma Escola das Adolescências, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no uso de suas atribuições legais, observadas a Resolução CNE/MEC 1/2018, a Resolução CEPEX/UFPI 349/2022 e a Resolução CEPEX/UFPI 749/2025, divulga Chamada Pública para preenchimento de vagas no referido curso, realizado pelo CEAD/UFPI, por meio de convênio com a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), nos termos do presente Edital. Confira aqui.

CEAD/UFPI: edital de Tutor do Curso de Graduação em Administração
A Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e o Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito da UFPI, no uso de suas atribuições legais e, em observância às disposições contidas nas Leis 11.273/2006, 11.502/2007 e 11.947/2009, nas Portarias CAPES 309/2024 e 33/2023 e na Instrução Normativa DED/CAPES 02/2017, tornam pública a realização de Processo de Seleção destinado à formação de cadastro de reserva de candidatos habilitados à função de Tutor do Curso de Graduação em Administração do CEAD/UFPI, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos termos deste edital. Confira o edital.

UFPI divulga 3ª Chamada da Lista de Espera (4ª convocação) do SISU 2025 com 390 vagas
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou, nesta segunda-feira (07/04), a convocação da Terceira Chamada da Lista de Espera do SISU 2025 com 390 vagas em 41 cursos de graduação nas modalidades presencial e à distância, nos campi de Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos. As matrículas institucionais ocorrem conforme o cronograma do Edital PREG/UFPI nº 16/2025 de 07 de abril de 2025 e são realizadas exclusivamente on-line no Sistema de Matrícula da UFPI no site: https://matriculagraduacao.ufpi.br/. Na Lista Geral de Espera do SISU 2025 da Universidade Federal do Piauí, um(a) candidato(a) pode constar em mais de uma modalidade de concorrência, de acordo com as informações preenchidas pelo(a) candidato(a) no questionário de Perfil Social e de Perfil Econômico para a Lei de Cotas. Uma vez selecionado(a) e convocado(a) para uma dessas modalidades, o(a) candidato(a) será automaticamente excluído(a) das demais modalidades. Por exemplo, o(a) candidato(a) pode constar nas modalidades de concorrência AC, EP2 e PPI-2. Se for selecionado(a) e convocado(a) para a modalidade PPI-2, será excluído(a) das outras modalidades (AC e EP-2). Do total de vagas oferecidas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram integralmente e exclusivamente o Ensino Médio na rede pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012. A partir dessa exigência, há reserva de vagas a estudantes com renda familiar bruta per capita mensal menor ou igual a 1 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e para pessoas com deficiência. Prazo para envio da documentação de validação de cotas - Para candidatos cotistas que precisam comprovar critérios de etnia e raça e/ou baixa renda e/ou pessoa com deficiência (PPI-1, Q-1, PCD-1, EP-1, PPI-2 e PCD-2), o envio de documentação de validação das cotas no Sistema de Matrícula da UFPI (https://matriculagraduacao.ufpi.br/) ocorre das 8h do dia 10 de abril de 2025 às 23h59 do dia 14 de abril de 2025, conforme estabelece o cronograma do Edital PREG/UFPI nº 16/2025 de 07 de abril de 2025 e os procedimentos descritos no Edital UFPI nº 1/2025 de 14 de janeiro de 2025, ambos disponíveis na página da UFPI (https://ufpi.br/sisu-cspe). Prazo para envio da Documentação Básica para todos os candidatos (Cotistas e Ampla Concorrência) - Os candidatos da Ampla Concorrência (AC), os candidatos cotistas com documentação aprovada na etapa anterior (10/04 a 14/04), bem como os candidatos cotistas exclusivamente oriundos de escola pública (EP-2) devem enviar a documentação básica no Sistema de Matrícula da UFPI (https://matriculagraduacao.ufpi.br/), das 8h do dia 10 de abril de 2025 às 23h59 do dia 22 de abril de 2025. A documentação básica está disponível no Anexo III (A a I) do Edital UFPI nº 1/2025 de 14 de janeiro de 2025, disponível na página da UFPI (https://ufpi.br/sisu-cspe). A Matrícula Institucional é um procedimento obrigatório para todos os candidatos convocados nas chamadas (Chamada Regular e Listas de Espera) do Sistema de Seleção Unificada. Nesta primeira etapa das matrículas na UFPI, o aluno formaliza seu vínculo com a Instituição. Há ainda a segunda fase, chamada de “matrícula curricular", que vincula o aluno às disciplinas, que ocorre mais à frente, também on-line (via portal do discente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). ATENÇÃO! O preenchimento das vagas remanescentes pelos candidatos da Lista de Espera ocorrerá conforme estabelecido no Edital UFPI nº 1, de 14 de janeiro de 2025. O candidato cotista (PPI 1, Q 1, PCD 1, EP 1, PPI 2, Q 2, PCD 2 ou EP2) que for selecionado e convocado para ocupar a vaga de Ampla Concorrência (AC), conforme preconiza a legislação vigente, deverá apresentar a documentação comprobatória referente à Ampla Concorrência, sendo dispensada apresentação dos documentos referente à cota escolhida. O candidato cotista (PPI 1, Q 1, PCD 1, EP 1, PPI 2, Q 2, PCD 2 ou EP2) que for selecionado e convocado para ocupar a vaga de outra modalidade de cota, conforme preconiza a legislação vigente, deverá apresentar a documentação comprobatória referente à cota para a qual foi convocado, em concordância com o questionário do perfil socioeconômico respondido pelo candidato no ato de inscrição do SISU. Quando um determinado tipo de vaga de cotas não possuir mais candidatos aptos na espera, a convocação adotará a sistemática disposta nos Art. 14º e 15º, da Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012 e na Seção IV da Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. Neste caso, o candidato (AC ou Cotista) será identificado com um símbolo (#, *, &, %, @, ^, ~, $ ou AC) ao lado do número do CPF e período de ingresso, e a legenda relacionada ao símbolo encontra-se no final do documento, informando a modalidade de concorrência original do candidato. Especificamente neste caso, o candidato deverá apresentar os documentos referentes a sua concorrência original (AC ou Cota escolhida). É de exclusiva responsabilidade do candidato participante da lista de espera da edição única do SiSU 2025, o acompanhamento das convocações da lista de espera, no endereço eletrônico www.ufpi.br/sisu-cspe, e a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos, no Edital UFPI nº 1, de 14 de janeiro de 2025 e nos demais editais de convocação. Confira a lista de convocados na 3ª Chamada da Lista de Espera do SISU 2025. Confira o edital com os procedimentos de Matrícula Institucional. Confira o Edital UFPI nº 1/2025 do SISU 2025. Calendário Acadêmico de 2025 Tem dúvidas? Confira o espaço de respostas para as perguntas mais frequentes: https://ufpi.br/sisu-cspe#duvidas-gerais-e-perguntas-frequentes O candidato que necessitar tirar dúvidas e/ou obter mais informações gerais sobre o SiSU/UFPI, ou o procedimento de Heteroidentificação deve entrar em contato, exclusivamente por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O candidato que necessitar tirar dúvidas e/ou obter mais informações sobre os procedimentos de Cota renda, deve entrar em contato, exclusivamente por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O candidato que necessitar tirar dúvidas e/ou obter mais informações sobre os procedimentos de Cota pessoa com deficiência, deve entrar em contato, exclusivamente por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ao enviar o e-mail informe os seguintes dados: Nome completo do(a) candidato(a), CPF e Data de Nascimento; Chamada para o qual foi convocado (Chamada regular, 1º Lista de espera, 2º Lista de espera...); Curso, turno e Centro ou campi (Ex. Direito Noturno CCHL ou Agronomia Matutino e Vespertino CPCE); Vaga para qual concorreu (Ampla Concorrência, PPI 1, Q 1, PCS 1, EP 1, PPI 2, Q 2, PCD 2 ou EP 2); Confira a Live Tira Dúvidas do SISU no canal UFPITV no YouTube.