NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DO CCE
O Conselho Departamental do Centro de Ciências da Educação (CCE), em reunião extraordinária realizada em 23/10/2025, decidiu, por unanimidade, manifestar seu apoio e solidariedade ao professor LUÍS CARLOS SALES, membro deste conselho, em decorrência da situação vexatória e constrangedora ocasionada pela exposição pública decorrente de uma Nota de Repúdio, emanada pelo CEPEX e divulgada no site da UFPI, que fere direitos constitucionais, legais e os processos democráticos.
O docente em questão é o primeiro professor titular deste centro e, em quase 40 anos de carreira atuando no ensino, pesquisa, extensão e gestão, tem construído uma história arcada pelo respeito, ética, cuidado, responsabilidade e compromisso com esta instituição. Nesse sentido, qualquer tentativa de macular sua imagem e sua trajetória profissional precisa ser repudiada e os responsáveis precisam ser identificados e responsabilizados.
Consideramos profundamente lamentável que um espaço universitário — que deve primar pelo diálogo, pela pluralidade de ideias e pela defesa intransigente da dignidade humana — tenha se utilizado de seus canais oficiais de comunicação para expor e constranger um docente cuja trajetória é marcada pela seriedade, pelo respeito e por expressivas contribuições ao campo educacional.
O uso de canais institucionais para promover exposições, constrangimento e linchamento público, ferindo a honra, a moral e a reputação de servidores são práticas que não podem ser admitidas dentro da UFPI, muito menos, estimuladas e efetivadas institucionalmente. Tais práticas significam a naturalização da violência.
Este Conselho Departamental lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com o professor LUÍS CARLOS SALES, e espera que atitudes como essa não se repita contra outros servidores da instituição.
Nos termos da denúncia mencionada e em contraponto à Nota de Repúdio, o referido Conselho também deliberou pela investigação administrativa para que sejam conhecidos os nomes dos agentes que produziram e usaram conteúdo material obtido de forma ilícita a fim de influenciar a decisão do CEPEX. Deliberou ainda que seja retirada imediatamente a Nota de Repúdio do site e que a instituição faça retratação pública.
Teresina, 23 de outubro de 2025.