Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > NOTA DE REPÚDIO DO CMRV

NOTA DE REPÚDIO DO CMRV

A Direção do Campus Ministro Reis Velloso não poderia deixar de manifestar seu repúdio a forma desrespeitosa por meio da qual uma parcela pequena de estudantes do Campus apresentou reivindicações que poderiam ter sido encaminhadas à Direção do Campus ou mesmo à Administração Superior da UFPI, sem que perturbassem a ordem na solenidade de inauguração do Restaurante Universitário, haja vista, a presença  de autoridades constituídas como o Magnífico Reitor e o Senador da Republica Mão Santa, na segunda-feira, 07 de junho.

Estes alunos que participaram do ato têm olhos para ver que no Campus de Parnaíba tudo tem mudado, de modo significativo, para melhor, desde que o Magnífico Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Junior assumiu a Reitoria e a missão de expandir os limites da Universidade Federal do Piauí nos campi do interior.

Tudo aquilo que foi sonhado por nossos antecessores durante trinta e cinco anos será realizado em cinco, pois instalou-se no campus um canteiro de obras que não ficarão inacabadas.

É preciso entender que nossa necessidade de recursos humanos e materiais é quase três vezes maior que no passado e que por isso falhas pontuais podem ocorrer em alguns projetos ou obras, como já ocorridos atrasos por ações judiciais.

Temos 7 novos cursos de graduação funcionando plenamente e na maioria deles os alunos estão satisfeitos.

Assim sendo, Magnífico Reitor, sei que Parnaíba não o decepcionou nem decepcionará, pois esta cidade o reconheceu oficialmente como parnaibano, suas autoridades públicas o reverenciam e parnaibanos doam terras para a UFPI poder avançar em seus projetos futuros.

Resta celebrar as conquistas recentes que tanto incomodam os insatisfeitos, tais como:

• Incremento de mais de 200% no corpo docente, passando de 50 para 155 (sendo 88% mestres e doutores);
  • Incremento de mais de 100% nos servidores técnico-administrativo, passando de 23 para 59 (sendo 54% de nível superior);
  • Incremento de mais de 300% no corpo discente, passando de 850 para quase 3.750 alunos matriculados no período 2010.1;
  • 7 (sete) cursos novos de graduação: Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas, Turismo, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia e Matemática.
  • Incremento na oferta do vestibular de 270%, passando de 255, em 2006, para 955 no PSIU/ENEM, 2009;
  • A Biblioteca Setorial conta com acervo total de 20.262 exemplares e 5.000 títulos, representando um incremento de 15.052 exemplares e 4.286 títulos;
  • Laboratórios implantados e em fase de conclusão: Informática (04), Bioquímica, Botânica, Ecologia, limnologia, Microscopia, Zoologia, Anatomia, Tecnologia do Pescado, Histologia, Microbiologia, Fisiologia, Genética e Biologia, Parasitologia, Células e Moléculas. Clinica Escola: de Fisioterapia, Psicologia e Turismo. BIOTEC (Grupo de Pesquisas em Biodiversidade e Biotecnologia);
  • Construção de 22 novas salas de aula e recuperação das 16 já existentes;
  • Veículos novos adquiridos pela Administração Superior e locados no Campus:
    • 01 Ônibus
    • 01 VAN
    • 01 Caminhonete S-10
    • 01 Moto
    • 01 Caminhonete Toyota ( Doada pelo IBAMA )
  • Reformas:
    • Da Biblioteca Setorial
    • Do Auditório
    • Da Quadra Poliesportiva
    • Da Residência Universitária
    • De 16 salas de aula
  • Obras:
    • BLOCO 13 = 15 Salas de Professores
    • BLOCO 17 = 15 Salas para Departamentos, Coordenações e Chefias de Curso
    • BLOCO 14 = 11 salas para os Centros Acadêmicos  (CAs)  e  DA
    • BLOCO 15 = Espaço para alocar: Cantina, Xerox, Vigilância e Almoxarifado
    • PISCINA E BANHEIROS para o Curso de Fisioterapia
    • RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, com capacidade para 5.000 refeições/dia
  • Pesquisa:
    • Através do BIOTEC (Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia) foram aprovados 14 Projetos, no valor de R$ 1.147..400,00.
    • 17 Professores e 25 Alunos desenvolvem Projetos de INICIAÇÃO CIENTIFICA, com recurso da UFPI e CNPq.

Magnífico Reitor, nosso destino é o sucesso!

Prof. José Duarte Baluz
Diretor do CMRV