Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Recursos do FINEP e CNPq beneficiarão o Campus de Parnaíba

Recursos do FINEP e CNPq beneficiarão o Campus de Parnaíba

O Campus Ministro Reis Velloso será beneficiado com os recursos que a Universidade Federal do Piauí recebeu do FINEP e CNPq.

A Universidade Federal do Piauí foi contemplada com R$ 4.161.771 para a modernização da infraestrutura da pós-graduação, pelo Fundo de Infraestrutura, do Ministério da Ciência e Tecnologia. O edital da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq tem como objetivo modernizar e ampliar a infra-estrutura e os serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisa brasileiras.

O valor, recorde, é fruto de uma política de incentivo à qualificação dos docentes que vem sendo feita pela UFPI, bem como a expansão do número de pós-graduações disponibilizadas nos campi. "Todos os anos as universidades apresentam projetos para a FINEP que contempla as que mostram mais resultados em pesquisa e pós-graduação. Todos os anos nós melhoramos nossos projetos e provamos que a UFPI está mais competitiva", destaca o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior.

Segundo a Professora Maria do Socorro Cruz, coordenadora geral de Projetos Estruturantes da UFPI, este ano a universidade enviou cinco subprojetos. Desse total, três foram aprovados. "O que significa muito para a UFPI, pois desde 2001, ano em que a universidade começou a ser beneficiada com as verbas da FINEP, que nós não recebemos uma quantia tão significativa", ressalta ao acrescentar que em 2004, por exemplo, a verba destinada pelo programa do Governo não ultrapassava o montante de R$120 mil.

Destinados também para a compra de equipamentos para os laboratórios da universidade, além da construção de novos espaços físicos, a verba atenderá no ano de 2010 a três subprojetos: Modernização da infraestrutura de Programas de Pós-graduação de Farmacologia e RENORBIO, Expansão do Núcleo de Pesquisa em Ciências Básicas do Centro de Ciências da Natureza, Implantação e Modernização de Infraestrutura de Pesquisa nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas.

"Tamanho investimento influenciará diretamente na qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos da instituição, aumentando ainda mais a confiabilidade dos estudos desenvolvidos perante a comunidade acadêmica", aponta Maria do Socorro Cruz ao comentar sobre o crescimento do número de pesquisas feitas na UFPI que têm sido publicadas em periódicos influentes, tanto no país quanto no exterior.

Parte da verba será direcionada também para a construção de mais um espaço acadêmico entre os complexos CCE e CCHL, beneficiando os programas de pós-graduação recém criados pela UFPI. "As construções devem ser iniciadas ainda este ano, assim que o dinheiro for liberado", garante o reitor Luiz Júnior.

Atualmente a Universidade Federal do Piauí conta com 468 professores doutores e 23 programas de pós-graduação, dos quais 21 em nível de mestrado e três em nível de doutorado. Número bem distante dos 207 doutores e dos dez programas de pós-graduação que a UFPI tinha em 2004. "Isso contribui sobremaneira para o recebimento dos recursos, pois um dos critérios de maior valia para a Financiadora é justamente o número de professores doutores que a instituição apresenta", diz Socorro Cruz.

Recursos beneficiarão campus do interior

O Campus Amilcar Ferreira Sobral, em Floriano e o Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba também serão beneficiados quando da divisão da verba enviada pelo FINEP. Isto porque, ambos possuem projetos para criação de pós-graduações. Ainda este ano será implantado o curso de Pós-graduação em Zoologia em Floriano e o Curso de Pós-graduação em Biotecnologia em Parnaíba.