Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Docente da UFDPar concorre ao prêmio de Melhor Artigo do Ano nos EUA

Docente da UFDPar concorre ao prêmio de Melhor Artigo do Ano nos EUA

Última atualização em Quinta, 01 de Abril de 2021, 09h32

Professor Silva-Néto do Curso de Medicina da UFDPar concorre ao prêmio de Melhor Artigo do Ano nos EUA

O Prof. Dr. Silva-Néto, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), está concorrendo ao prêmio de Melhor Artigo do Ano de 2020, publicado na Headache, a revista oficial da American Headache Society (Sociedade Americana de Cefaleia). Esta revista tem alto fator de impacto igual a 4.041.

No último ano, foram publicados 274 artigos (sendo 11 brasileiros) nessa revista. O artigo do Prof. Dr. Silva-Néto intitulado “A historical review of headaches: Who first described them and when did this occur?” já se encontra entre os cinco melhores e tem como co-autores dois alunos da UFDPar (Wallyson Pablo de Oliveira Souza e Patrick Mesquita Sousa-Santos). A escolha será feita por votação entre os membros daquela Sociedade. O vencedor será anunciado na Edição de Julho de 2021.

Vale destacar que é raro um brasileiro ser indicado a esse prêmio. E pela primeira vez, um piauiense poderá conquistar o prêmio de Melhor Artigo do Ano nos EUA, justamente no campo das cefaleias, em que o professor se dedica a estudar há mais de 20 anos.

O Prof. Dr. Silva-Néto é médico Neurologista, com Mestrado e Doutorado, cujos temas de dissertação e tese foram sobre cefaleia. É um dos tradutores da International Classification of Headache Disorders, Third Edition (ICHD-3) para a língua portuguesa. Já publicou mais de 70 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, e escreveu 7 livros de Neurologia, sendo 6 sobre cefaleia. Atualmente é o Editor Cientifico da revista Headache Medicine, desde 2018. (Fonte: Plataforma Lattes)

Além disso, no dia 19/03/2021, o Prof. Dr. Silva-Néto foi aprovado, em primeiro lugar, no Pós-Doutorado em Ciências Farmacêuticas da UFPI.