Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Curso de Qualificação em Turismo será ofertado em parceria entre UFDPar, IFPI e CEEP no Litoral do Piauí

Última atualização em Quinta, 01 de Abril de 2021, 09h34
O curso de Bacharelado em Turismo da UFDPar, por meio dos professores Prof. Dr. André Riani Costa Perinotto (coordenador do projeto no Piauí) e os Prof. Dr. Vicente de Paula Censi Borges e Prof. MSc. Vinicius Boneli Vieira (pesquisadores) em parceria com o IFPI e o CEEP, iniciará um curso de Qualificação em Turismo no dia 29 de março (inscrições encerradas em 24h – mais de 130 inscritos).

O curso tem como tema: “HOSPITALIDADE: Empreendedorismo, Atendimento, Gestão e Planejamento em Turismo”. OFERTANTES: UFDPar, IFPI e CEEP, com a CARGA HORÁRIA de 60h no período noturno, em duas semanas concentradas de segunda a sexta-feira – entre 29 de março de 2021 até 09 de abril de 2021. O curso terá como coordenação pedagógica professores do IFPI e do CEEP, tendo como planejadores e observadores os responsáveis pelo projeto na UFDPar.

O curso é o grande ápice do projeto no Litoral do Piauí, atrelado ao Programa Nacional de Qualificação do Turismo, na Rota(s) Estratégica(s) – Rota das Emoções. Assim, seguindo os princípios, premissas e proposições expressos na Política Nacional de Qualificação no Turismo (PNQT), no intuito de atender as necessidades locais, a geração de emprego e renda e o aumento da qualidade de vida em nossas comunidades. O projeto de pesquisa cujo objetivo é construir um referencial metodológico para a qualificação do turismo, considerando-se como um dos pilares para a sustentação do Programa Nacional de Qualificação no Turismo. O programa é coordenado pelo Ministério do Turismo, por intermédio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, em parceria com a Universidade de Brasília, juntamente com pesquisadores da área do Turismo, membros do Núcleo de Políticas Públicas do Turismo (NPPTUR/CET/UNB) e professores do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, além de outros pesquisadores pertencentes às instituições de ensino superior com graduação e pós-graduação nas 5 regiões brasileiras.

O estudo por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa identificou na Rota das Emoções (Litoral do Piauí) áreas prioritárias para a qualificação do turismo. Após a validação do diagnóstico e o diálogo com os atores locais que atuam nos diferentes setores do turismo, os quais encontram-se distribuídos nas distintas comunidades do território, foi iniciada a constituição de uma rede, rede essa que possibilitará um espaço de construção coletiva e permitirá a participação e integração dos interesses locais no planejamento do programa de qualificação do Turismo. Rede esta que validou e aprovou o curso que será ofertado a partir de segunda-feira.