Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Projeto de extensão CACTUS vinculado ao NuPolis, realizou encontro formativo para profissionais do SAVVIS

Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 17h18
Foto 1 Ryanne

O Núcleo de Atenção e Prevenção a Pessoas em Situação de Violência - CACTUS, projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Psicologia Crítica e Subjetivação Política – NuPolis, coordenado pelo Prof. Dr. João Paulo Macedo, ligado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, realizou no dia 06 de maio de 2022 encontro formativo para profissionais do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual – SAVVIS do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde- HEDA.

O encontro proporcionou debates sobre a humanização e produção do cuidado à pessoa vítima de violência sexual, aspectos relacionados ao atendimento não revitimizante e os marcos legais importantes sobre a temática, bem como apresentação e discussão de protocolo de atendimento, fluxos e encaminhamentos. Esta foi a primeira ação realizada de forma presencial pelo CACTUS, respeitando todos os cuidados e protocolos sanitários.

O projeto de extensão CACTUS, com atuação desde 2020, tem como objetivo contribuir para a assistência de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual da cidade de Parnaíba-PI, desenvolvendo ações de prevenção, proteção e atenção para esse público. O projeto está orientado para ações de formação interna para os estudantes de Psicologia, concomitante às ações de prevenção e proteção no território, e realização de ações de acolhida e cuidado psicológicos de vítimas de violência sexual. Por meio do instragram @cactusufdpar o público geral pode acompanhar mais de perto as ações desenvolvidas pelo CACTUS e agenda futura.