Página inicial > Últimas Notícias - PPGED > Campanha Nacional promove painel na UFPI sobre o Direito à Educação

Campanha Nacional promove painel na UFPI sobre o Direito à Educação

Última atualização em Sábado, 10 de Setembro de 2022, 10h16

00 campanha 02

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, constituida por um conjunto de organizações da sociedade civil, irá promover no dia 13 de setembro, das 14h30 às 18h, o painel “Direito à Educação: desafios para as Políticas Públicas em Contexto”, com a participação da coordenadora da Campanha, Andressa Pellanda e da prof. Dra. Lucienide Barros Medeiros (UESPI).

O evento será realizado, no formato hibrido, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a organização do Comitê Piauiense da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

No dia 14/09, das 9h às 12h, será realizado o lançamento oficial da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições de 2022, no auditório do CCE/UFPI, com a participação do articulador regional, José Alberto e da coordenadora da Campanha, Andressa Pellanda, que fará a apresentação da Carta Comprimisso para os candidatos a governadores presentes, que poderão assinar o documento como parte do compromisso com as políticas de educação defendidas pelo movimento.

A Carta Compromisso contém 40 compromissos voltados à garantia do financiamento adequado à educação nos próximos governos e legislaturas, além da construção de sistemas de educação pública fortes que favoreça a superação das profundas desigualdades raciais, sociais, de gênero e regionais que afetam o acesso e a permanência de estudantes na escola – sobretudo as meninas. O documento está sendo assinado pelas/os pré-candidatas/os que se comprometem a assumir um compromisso público por uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva, equitativa e de qualidade.

“A Campanha coloca essa agenda como prioritária na atuação de 2022, de forma a concentrarmos esforços, em todas as regiões do país, para influenciar um processo eleitoral com debates e compromissos baseados em direitos", diz Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

O objetivo da articulação da Campanha nesse momento de incidência política é mobilizar as/os candidatas/os locais a promoverem pautas educacionais e se comprometerem com a educação durante os seus mandatos. O Comitê Piauí da Campanha articula uma série de atividades para promover o pacto pelo direito à educação entre as candidaturas do estado.

Para participar do evento é necessário fazer a inscrição através do link: https://forms.gle/KY39cbC2dutBFPfh6

▶️ O evento terá transmissão no YouTube da Campanha Nacional pelo Direito à Educação!

Confira aqui a programação.

00 campanha 01 copy