Página inicial > Últimas Notícias - PREG > Com Campus de Picos e CCS, começa período de matrícula curricular por unidades de ensino

Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2022, 20h29

Começa nesta segunda (30), a solicitação de matrícula curricular para o semestre 2022.1 dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para tornar mais ágil a efetivação das matrículas, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) informa que as solicitações de vínculo às disciplinas serão divididas por unidades de ensino. Para solicitar a matrícula curricular, estudantes calouros e veteranos devem acessar o sistema SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas).

De acordo com o Diretor de Administração Acadêmica (DAA) da UFPI, Prof. Leomá Matos, para garantir mais rapidez nas matrículas, somente será permitido aos alunos realizar matrícula nos dias estabelecidos para seu centro ou campus. “Se o aluno tentar se matricular antes do dia agendado para sua unidade acadêmica, o sistema irá exibir uma mensagem reafirmando a data correta que o estudante deve voltar a acessar o sistema para se matricular”. A estimativa é que os 22 mil alunos devam realizar a matrícula, dividia em grupos de 5.000 alunos por dia”. detalha o professor.

Atenção alunos! As datas para matrículas ficam divididas da seguinte forma:

capture-20220527-204849.png

Manual - A PREG disponibilizou um manual com orientações para os discentes, ingressantes e veteranos, solicitarem matrícula nas disciplinas/turmas do semestre. O documento pode ser acessado aqui.

Entenda as matrículas

Institucionalmente, as matrículas na UFPI são divididas em quatro momentos, conforme o calendário acadêmico, a fim de garantir mais oportunidades para os alunos, são elas:

1 - solicitação de matrícula: em que o aluno solicita, via SIGAA, e só ingressa nas turmas após o processamento de matrícula;
2 - ajuste de matrícula (rematrícula): o aluno solicita, via SIGAA, e só ingressa nas turma após o processamento do ajuste de matrícula (rematrícula);
3 - matrícula extraordinária: o aluno solicita, via SIGAA, e já ingressa na turma, sem necessidade de processamento. Nesse tipo de matrículo, é necessário tem ainda mais cuidado para não errar, pois não é possível cancelar depois;
4 - matrícula compulsória: apenas a coordenação de curso faz a matrícula, via portal da coordenação. Nesta etapa, o aluno solicita sua matrícula ao curso via e-mail e/ou formulário específico, e se for possível, conforme critérios de equivalência, pré e corequisitos, disponibilidade de vagas entre outros, o curso realiza a matrícula.

Confira as datas de cada etapa das matrículas no Calendário Acadêmico de 2022.

ATENÇÃO! Matrícula para quem perdeu os prazos da Avaliação Docente

Estudantes que não realizaram a avaliação docente, que ocorreu dos dias 21 a 25 de maio, não ficarão sem estudar no semestre 2022.1, e conseguirão se matricular na matrícula extraordinária e/ou compulsória, conforme o Calendário Acadêmico. Como foi explicado antes, quem deixa de fazer a avaliação docente não consegue solicitar a matrícula regular nem fazer o ajuste de matrícula. Somente na matrícula extraordinária (de 21 a 23 de junho) ou na matrícula compulsória (28 de junho a 1º de julho) é possível se vincular às disciplinas.