Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI divulga Editais de normas, procedimentos e cronograma de matrículas da Chamada Regular do SISU 2024

Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 16h35

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou nesta segunda-feira (29) dois editais que dispõem sobre as normas e critérios de seleção (Edital UFPI nº 002/2024) e os procedimentos e cronograma (Edital PREG/UFPI n° 01/2024) para realização da Matrícula Institucional dos candidatos aprovados na Chamada Regular do SISU 2024 para preenchimento de vagas nos cursos de graduação da UFPI, na modalidade presencial e à distância com 5.264 vagas, para 88 cursos nos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), com ingresso no primeiro e segundo semestres letivos de 2024. As matrículas serão online e realizadas exclusivamente www.ufpi.br/matriculagraduacao.

Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas para estudantes que cursaram integralmente e exclusivamente o ensino médio completo em escolas da rede pública, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência, conforme estabelecido o Art. 14 da Portaria MEC n° 2.027, de 2023.

Na UFPI, para garantir a vaga, o aluno precisa fazer dois tipos de matrícula: a Matrícula Institucional, que vincula o candidato à Universidade; e, mais à frente, a chamada matrícula curricular, que vincula o aluno às disciplinas que irá cursar.

Atenção: A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) preparou uma cartilha ensinando o passo-a-passo para os estudantes aprovados no SISU. Acesse aqui.

Vale mencionar que no dia 8 de fevereiro, a partir das 16h, a PREG também irá realizar uma live no instagram da UFPI para sanar todas as dúvidas relacionadas ao processo de matrícula institucional e listas de espera.

Para cotistas com comprovação de critérios: Classificados para vagas reservadas ou que aprovados nas vagas da ampla concorrência, devem comprovar critérios de renda, etnia e raça e/ou deficiência precisam fazer, das 8h do dia 19 de fevereiro às 23h59min do dia 21 de fevereiro, o envio da documentação de validação de cotas. Durante esse prazo, os candidatos que precisam validar a etnia e raça têm de enviar foto e vídeo para o procedimento da heteroidentificação.

Envio da documentação básica (para todos os candidatos): Candidatos cotistas com documentação validada; candidatos que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e candidatos de ampla concorrência devem enviar documentação básica da matrícula institucional das 8h do dia 26 de fevereiro às 23h59min do dia 28 de fevereiro.

Todos os candidatos convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula institucional nos prazos mencionados no edital PREG/UFPI Nº 01/2024. inclusive os candidatos convocados nos cursos que iniciam apenas no segundo semestre de 2024.

Matrícula Curricular: O segundo tipo de matrículas na UFPI é destinado a vincular o aluno às disciplinas. A matrícula curricular ocorrerá de 4 a 8 de março pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA. A matrícula curricular deverá ser realizada apenas pelos candidatos matriculados nos cursos/turmas que iniciam no primeiro semestre de 2024.

Lista de Espera: As vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular do SiSU (1º convocação), referente à edição de 2024, serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU, em sucessivas convocações, por meio de Edital divulgado nas páginas eletrônicas da UFPI (www.ufpi.br e www.ufpi.br/sisu-cspe).

Aulas: Conforme o Calendário Acadêmico em vigor, as aulas do semestre 2024.1 iniciam no dia 15 de março.

Confira os aprovados na chamada regular do SISU 2024.

Confira os editais do SISU 2024:

Confira o Edital Geral do SISU 2024, Nº 02

Calendário Acadêmico de 2024

Edital de Procedimentos e Cronograma de Matrícula Institucional

ADITIVO II - Procedimentos e Cronograma relativos à Matrícula Institucional

Tem dúvidas? Confira o espaço de respostas para as mais frequentes:

Caso ainda restem questionamentos, envie-os para os e-mails:

(dúvidas gerais e sobre heteroidentificação)

(dúvidas sobre cotistas critério renda)

(dúvidas sobre cotas de deficiência)

.