Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Campi > Bom Jesus > SRH > Últimas Notícias - SRH > UFPI convida a comunidade acadêmica para evento de conscientização e combate ao assédio na instituição
Início do conteúdo da página

UFPI convida a comunidade acadêmica para evento de conscientização e combate ao assédio na instituição

Imprimir
Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 18h55

          A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) e da Coordenação de Atenção ao Servidor (CAS) convidam a comunidade acadêmica para evento de conscientização, prevenção e combate ao assédio moral, sexual e à discriminação, no âmbito da UFPI. O evento acontece dia 07 de fevereiro de 2024, no auditório do Centro de Ciências da Natureza (CCN), campus Ministro Petrônio Portella/ Teresina, com abertura prevista para às 14h30.

 

2Assédio Moral

 Fonte: SRH

          O Tema assédio, tem sido cada vez mais recorrente na sociedade, e nas instituições públicas, não é diferente. O “Guia para Prevenção de Assédio Moral, Sexual e à Discriminação-2023” elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU), traz uma descrição clara do assédio, sendo caracterizado por meio de condutas abusivas, que violam a dignidade e integridade física e psíquica de outra pessoa, podendo ser manifestadas por gestos, mensagens (orais e escritas), comportamentos e atitudes que exponham a outra pessoa ou grupo de pessoas a humilhação e constrangimentos de forma a desestabilizar e impactar de forma física e emocional da vítima.

          Na UFPI, a ação de conscientização para prevenção e combate ao assédio dá início a um calendário de atividades que devem ser desenvolvidas em 2024 pela instituição, primando pela valorização da pessoa humana, da dignidade e integridade, tanto do ponto de vista cidadã, como institucional.

          “Priorizamos começar o ano com uma agenda de conscientização, para construirmos uma cultura de educação para a prevenção e combate ao assédio moral, sexual e à discriminação, tendo a informação como primeiro pilar. Para tanto, reuniremos no mesmo espaço representantes da Ouvidoria e da Unidade Setorial de Correição da UFPI, que irão apresentar como a instituição já lida com a temática. Mas também, queremos ouvir o que o servidor e o estudante têm a pontuar”, comenta a Superintendente de Recursos Humanos da UFPI, Profa. Dra. Flávia Lorenne Sampaio Barbosa.

 

FLAVIA LORENE 2

Superintendente de Recursos Humanos, Profa. Dra. Flávia Lorenne Sampaio Barbosa

          De acordo com a SRH, atualmente, a UFPI conta com 2. 616 servidores, sendo 1.011 técnicos administrativos e 1.605 docentes.  A superintendente informa ainda que a partir desse encontro de informações serão traçadas novas estratégias para a educação, prevenção e combate ao assédio no âmbito da UFPI, no que toca a SRH, em especial, ações voltadas para a capacitação continuada do quadro de gestores e servidores, constituindo passos na conscientização, prevenção e combate ao assédio.

          O evento será realizado na UFPI, no próximo dia 07 de fevereiro, no auditório do CCN, com início às 14h30 e será aberto à comunidade acadêmica. Além da apresentação dos trabalhos da Ouvidoria e da Unidade Setorial de Correição (USC) da UFPI, contará com palestra sobre conscientização para prevenção e combate ao assédio moral, sexual e à discriminação, com a Profa. Dra. em Ciências Jurídicas e juíza do trabalho do TRT 22, Regina Coelli.

          “É importante que nossos colegas servidores, bem como os estudantes, participem desse momento de apresentação de como a UFPI tem tratado essa temática, para que conheçam qual é o fluxo que as reclamações e denúncias de assédio na instituição devem obedecer, bem como possam conhecer que condutas caracterizam o assédio, que devem ser evitadas, para que possamos construir uma convivência pautada no respeito, na acolhida, na inclusão e segurança organizacionais”, reforça a Coordenadora de Atenção ao Servidor, especialista em medicina do trabalho e uma das organizadoras do evento, Lílian Rêgo de Carvalho Borges.

 

assedioMEDICA SRH LILIAN 13

Coordenadora de Atenção ao Servidor e especialista em medicina do trabalho, Lílian Rêgo de Carvalho Borges.

 

Veja abaixo a programação:

14h30 – Abertura

14h50 – 15h30 – Palestra Profa. Dra. em Ciências Jurídicas Regina Coelli
15h30 – 16h00 – Apresentação Ouvidoria/ Profa. Dra. Maria Francinete Damasceno
16h00 – 16h30 – Apresentação Corregedoria/ Profa. Dra. Germana Assunção Trindade

17h00 – 17h30 – Roda de conversa/ Tira dúvida
17h30 – 18h00 – Finalização

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página